Quem é a magali da turma da monica

Descubra a história por trás das criações de Mauricio de Sousa e confira os detalhes e características de 24 personagens da Turma da Mônica.

Você sabia que os primeiros personagens desenhados por Mauricio de Sousa foram o Bidu e o Franjinha? Em 1959, o cartunista mais querido do Brasil começou sua trajetória nos quadrinhos publicando sua primeira tirinha no Jornal Folha da Manhã. A história curtinha contava apenas com o protagonista Bidu, que foi inspirado em seu cachorro, e seu coadjuvante Franjinha.

Nos anos seguintes, Mauricio de Sousa continuou a se inspirar em sua família e amigos para desenhar os personagens que conquistaram os corações do público e incentivaram muitas gerações a desenvolverem o hábito da leitura. Em 1960, foi a vez do Cebolinha ganhar as páginas das tirinhas. Já em 1961, o Cascão começou suas aventuras para fugir do banho, divertindo os leitores. Em 1963 Mauricio criou a Mônica, inspirada em sua filha, e no ano seguinte foi a vez da comilona Magali ganhar as páginas das histórias. 

O primeiro gibi com a Turma da Mônica

Em 1970 chegava às bancas o primeiro volume do gibi “Mônica e sua Turma”, que reunia em uma única história todos os personagens criados por Mauricio. O sucesso foi tão grande que desde então novas histórias com a Turma da Mônica foram publicadas e diversos personagens foram incluídos nos gibis. 

A turma do Bairro do Limoeiro consagrou Mauricio de Sousa como cartunista e o transformou em um dos escritores mais famosos da literatura infantil brasileira. Atualmente ele é membro da Academia Paulista de Letras e segue encantando o Brasil e o mundo com seus desenhos. 

Mais recentemente, a Mauricio de Sousa Produções deu início ao projeto Graphics MSP, em que diferentes ilustradores têm a oportunidade de criar novas histórias para os personagens desenhados por Mauricio. O roteirista e ilustrador Rafael Calça trouxe um novo olhar para o personagem Jeremias em 2018 quando lançou a graphic novel “Pele”. A publicação ganhou o Prêmio Jabuti em 2019 na categoria Melhor História em Quadrinhos.

Ainda em 2019, a Turma da Mônica ganhou o cinema com o longa-metragem “Laços”, filme que conquistou os corações das famílias brasileiras.

Características dos personagens da Turma da Mônica

A Turma da Mônica tem mais de 50 anos de histórias e aventuras. Para garantir a diversão em cada gibi, os personagens contam com personalidades únicas. Que tal conhecer melhor os principais personagens da Turma da Mônica e suas características?

Anjinho

Anjinho é o anjo da guarda que tem como principal missão cuidar e proteger todas as crianças do bairro do Limoeiro. Ele desce das nuvens para brincar com a turma, mas seu maior problema é quando os meninos aprontam com a Mônica, já que não consegue evitar as coelhadas da forte baixinha.

Astronauta

O Astronauta é o grande herói interplanetário da Turma da Mônica. Suas aventuras espaciais o levam para os mais distantes pontos do universo, em histórias cheias de humor e ação. Sua única companhia é o Computador, por isso, volta e meia, o Astronauta retorna à Terra para matar saudades dos amigos.

Bidu

O cachorro azul do Franjinha foi o primeiro personagem da Turma da Mônica. Ele foi inspirado no cachorrinho Cuíca, que Mauricio de Sousa tinha na infância. Nos gibis, Bidu não gosta de banho e se diverte correndo atrás das rodas dos carros ao dos outros mascotes da turminha como Zé Esquecido e Duque. 

Cascão

O Cascão é amigo inseparável de Cebolinha e está sempre envolvido nos planos mirabolantes para roubar o Sansão da Mônica. Sua característica mais marcante é que morre de medo de água e por isso nunca toma banho! Ele adora jogar futebol e seu bicho de estimação é um porquinho, chamado Chovinista.

Cebolinha

Com seus cinco fios de cabelo e sua camiseta verde, Cebolinha é o grande rival da Mônica na disputa para líder do Bairro do Limoeiro. Sua principal característica é trocar a letra “R” por “L”, o que não o impede de criar planos mirabolantes. Só que normalmente acaba correndo das coelhadas da Mônica.

Chico Bento

Chico Bento mora no sítio e é um típico caipira brasileiro. Travesso e esperto, anda descalço, usa chapéu de palha e ama pescar. Gosta de descansar na rede e brincar no riacho com seus amigos. Chico tem um porco de estimação chamado Torresmo e seu sonho é vê-lo ganhar um prêmio no concurso.

Chovinista

O Chovinista é o porquinho de estimação do Cascão. Para ele, esse bichinho é a companhia perfeita: divertido, esperto e carinhoso, nunca deixa seu dono na mão. Mas, ao contrário de Cascão, Chovinista não tem medo de água e ama limpeza. Vive fazendo novas amizades e não gosta que joguem lixo no chão.

Dorinha

Dorinha é uma menina doce e simpática, que surpreende os amiguinhos através de suas habilidades e sentidos aguçados, por conta da sua falta de visão. Ela desfila pelo bairro com roupas fashion e óculos escuros, segurando a sua bengalinha e, na outra mão, a coleira do seu cachorro chamado Radar.

Floquinho

Floquinho é o cachorro verde do Cebolinha. Por ser muito peludo, as pessoas não sabem onde fica a cabeça e onde fica o rabo, sempre confundido um com outro. Qualquer coisa que chegue perto do Floquinho costuma ficar presa no seu pelo, e só sai com banho ou quando ele dá uma boa chacoalhada.

Franjinha

Franjinha é o cientista do Bairro do Limoeiro. Muito esperto e inteligente, vive criando experimentos como máquinas do tempo e raios malucos para os planos infalíveis do Cebolinha, que quase sempre dão errado. Franjinha é dono do cachorrinho Bidu, o primeiro personagem de Mauricio de Sousa.

Horácio

Horácio é o filhotinho de tiranossauro rex que insiste em se alimentar apenas de folhas, ou seja, é vegetariano. O  personagem foi encontrado ainda pequeno pelo Piteco, que o criou até crescer e sair em busca de sua mamãe, fazendo diversos questionamentos sobre a vida durante a jornada.

Humberto

O Humberto é um dos personagens mais antigos da turminha. Ele está na mesma classe da Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Ele é loiro, sempre usa uma camiseta rosa e é deficiente auditivo, surdo-mudo, por isso se comunica em Libras. Sua única fala nas histórias aparece como “Hum hum!”.

Veja também: Episódios da Turma da Mônica para assistir em Libras

Jeremias

Jeremias é um dos personagens mais antigos de Mauricio de Sousa e foi o primeiro personagem negro da Turma da Mônica. Sempre usa seu boné vermelho porque, na verdade, é um pouco careca. Ele gosta de aprender coisas novas e é um bom companheiro para seus amigos da Turma do Bermudão.

Jotalhão

O Jotalhão é um elefante verde, muito sensível e um grande amigo. Foi criado em 1962 pelo Mauricio de Sousa como um mascote, e em 1965 estrelou sua primeira história em quadrinho, tornando-se um dos personagens mais famosos da Turma da Mônica. É o protagonista da Turma da Mata junto com o Raposão.

Luca

O Luca é um garoto que ama esportes, principalmente o basquete. Foi apelidado carinhosamente pelos seus amiguinhos de “Da Roda” por ser um cadeirante, e com o passar do tempo, após se mudar para o Bairro do Limoeiro, ganhou a amizade de todos da Turminha com seu jeito amigável e divertido.

Veja também: Crianças com cadeiras de rodas viram personagens da Turma da Mônica

Magali

A Magali é a personagem mais comilona e bem humorada do Bairro do Limoeiro. Com seu vestido amarelo, vive com fome e acompanha a Mônica nas aventuras, sempre defendendo a amiga de Cebolinha e Cascão. Sua comida preferida no mundo é melancia! Ela também adora brincar com seu gatinho Mingau.

Marina

Marina é a personagem artista da turminha do Limoeiro. Possui longos cabelos cacheados e vive pintando lindos quadros. É uma menina bondosa, talentosa, inteligente e confiante, e é muito admirada pelos outros personagens da turma por seu jeito solidário e seu talento com desenho e pintura.

Milena

Milena é uma menina cheia de atitude que entrou para Turminha em 2018. Ela adora música e sabe tocar piano muito bem. Seu amor pela música é tão grande que seu sobrenome é Sustenido, igual ao símbolo musical. Os pais dela são veterinários e cuidam dos bichinhos de estimação da Turma da Mônica.

Mingau

Mingau é o gato de estimação da Magali. Travesso e manhoso, esse bichinho é preguiçoso mas também muito carinhoso com sua dona. A Magali e sua mãe, Dona Lili, gostam muito de Mingau, mas o pai da garota, Seu Carlito, tem alergia a pelos de gatos e por isso não chega muito próximo dele.

Mônica

A estrela da Turma da Mônica foi inspirada na segunda filha de Maurício de Sousa. Dentuça e baixinha, Mônica está sempre de vestido vermelho e tem uma força extraordinária. Se irrita facilmente, ainda mais quando Cebolinha e Cascão fazem de tudo para roubar o seu querido coelhinho Sansão.

Nimbus

Nimbus Hiromashi é o irmão mais novo do personagem Do-Contra. Apaixonado por mágica, tem muito medo de trovões. Foi criado em 1994 por Mauricio de Sousa, baseado, assim como outros personagens, em um filho dele: Mauro de Sousa. Ele tem descendência nipo-brasileira e o Cascão seu melhor amigo.

Papa-Capim

Papa-Capim é um sagaz e bondoso indiozinho, que vive com a sua tribo indígena em meio à natureza da Floresta Amazônica. Ele deseja ser um grande guerreiro de sua tribo um dia, como o Cacique, mas por enquanto se aventura entre as árvores, encontrando animais encantadores e tomando banhos de rio.

Penadinho

O Penadinho é um fantasminha alegre e simpático que vive no cemitério, onde é amigo de várias outras “assombrações”. É considerado por todos um ótimo amigo, conselheiro, companheiro e confidente. Quando não tem nada para fazer, ele tenta assustar alguém, mas no fundo é um fantasminha muito legal.

Sansão

Sansão é o famoso coelho de pelúcia azul da Mônica, que o ganhou quando ainda era pequena. Além de ter um grande significado emocional, Sansão também é usado para dar lições aos travessos meninos do Bairro do Limoeiro, em especial o Cebolinha e o Cascão, que são atacados pelas coelhadas da Mônica.

O novo personagem da Turma da Mônica

Quem nunca sonhou em fazer parte da Turma da Mônica e viver altas aventuras ao lado dos personagens de Mauricio de Sousa?

Com os livros personalizados esse sonho se tornou realidade: a criança entra na história como personagem e embarca com a Turma da Mônica em divertidas histórias, como em um passeio pelas regiões do Brasil ou ainda para desvendar o mistério do Sumiço do Sansão.

Por que a Magali e tão comilona?

Muito comilona, esse hábito veio da Magali real também, que comia uma melancia inteira com muita facilidade. Apesar desse apetite, Magali continua sendo elegante e feminina.

Qual é a Magali da Turma da Mônica?

A Magali é a personagem mais comilona e bem humorada do Bairro do Limoeiro. Com seu vestido amarelo, vive com fome e acompanha a Mônica nas aventuras, sempre defendendo a amiga de Cebolinha e Cascão. Sua comida preferida no mundo é melancia! Ela também adora brincar com seu gatinho Mingau.

Qual a história da Magali?

Criada em 1964 pelo cartunista Mauricio de Sousa, ela foi inspirada em uma de suas filhas e nasceu na Folha. Foi na "Ilustrada" de 11 de janeiro daquele ano que Magali apareceu pela primeira vez em uma tirinha. No desenho, ela dizia para a Mônica que as meninas precisavam ser mais femininas (veja abaixo).

Por que que a Magali come muito?

Em "Magali em Outras Vidas" vemos que a garotinha sempre sofreu com o amor em suas existências passadas. Quando viveu na "Antiga Espanha", seu então amado morreu durante um ataque ao vilarejo onde moravam e restou a Magali comer exageradamente para tentar se confortar.

Toplist

Última postagem

Tag