Quem é john cage

"Quando eu era jovem, um de meus professores costumava se queixar de que assim que eu começava uma música, já a encaminhava para o final. (...) Eu introduzi o silêncio. Eu era um solo - digamos assim - no qual o vazio podia crescer."

Assim se expressou o compositor de vanguarda John Cage, que viria a se consagrar como o músico que concebeu o silêncio como parte fundamental e geradora da criação musical.

Em 1932, Cage ingressou na universidade, mas, desiludido com as condições de ensino, abandonou-a dois anos mais tarde. Viajou então para a Europa, em 1935, primeiro a Paris, e depois a Mallorca, onde começou a pintar e compor.

De volta aos Estados Unidos, compôs músicas para textos da escritora Gertrude Stein e o coro da tragédia "Os Persas", de Ésquilo, improvisadas no piano.

Estudou em Nova York, com Cowell, e em 1934, retornou a Los Angeles, onde se tornou aluno de Schönberg. Dessa época, datam suas primeiras composições, escritas num sistema atonal que ele mesmo criou.

Em Seatlle, em 1937, passou a trabalhar criando composições para companhias de dança, atividade que a que se dedicaria também em São Francisco (39), Chicago(41) e Nova York (42), como a de Merce Cunningham.

Em 1938, Cage fundou uma orquestra de percussão. Data dessa época a criação do piano preparado, "prepared piano", em que utilizou cortiças, pedaços de madeira, de papel e outros materiais entre as cordas do piano, transformando-o numa orquestra de percussão. Criou peças de concerto também para o novo instrumento.

John Cage começou a inclinar-se às filosofias orientais, especialmente o zen-budismo, incorporando vários de seus elementos às suas composições.

Determinado a remover qualquer intencionalidade em suas composições, chegou a usar jogar moedas para determinar eventos. A apresentação de suas obras o aproximou da performance, como em "Música aquática".

Acrescentou elementos de aleatório, indeterminação e invenção de novos padrões musicais Em "Paisagem Imaginária nº 4", de 1951, Cage reuniu 24 aparelhos de rádio ligados, aleatória e simultaneamente, por doze executantes.

John Cage foi autor de dois livros de grande repercussão, "Silêncio" e "Um ano desde segunda-feira", em que expõe suas concepções musicais, que viriam a assinalar uma grande ruptura em toda a tradição musical.

Quem foi John Cage e quais seus mais importantes?

Um dos mais controversos e influentes compositores do séc. XX, é considerado o pai do indeterminismo, corrente inspirada na filosofia budista Zen, que rejeita os princípios convencionais da criação musical, em favor de uma abordagem radical baseada na improvisação e na construção aleatória de sons.

Quem foi John Cage e o que ele criou?

Em 1938, Cage fundou uma orquestra de percussão. Data dessa época a criação do piano preparado, "prepared piano", em que utilizou cortiças, pedaços de madeira, de papel e outros materiais entre as cordas do piano, transformando-o numa orquestra de percussão. Criou peças de concerto também para o novo instrumento.

Qual era o objetivo de John Cage?

Em suma, o acaso cumpre ao mesmo tempo o que para alguns era o objetivo primordial de Cage, ampliar o repertório sonoro abarcando todos os ruídos possíveis, e também o objetivo que outros consideram o mais importante: eliminar qualquer traço da personalidade do compositor.

Qual foi a principal inovação realizada por John Cage?

Cage foi um pioneiro da música aleatória, da música eletroacústica, do uso de instrumentos não convencionais, bem como do uso não convencional de instrumentos convencionais, sendo considerado uma das figuras chave nas vanguardas artísticas do pós-guerra.