Quem é o Calisto da novela O Cravo e A Rosa?

Colegas do ator Pedro Paulo Rangel se manifestaram sobre a morte do artista, confirmada na manhã desta quarta-feira (21), dias após a internação dele para o tratamento de um enfisema pulmonar

Conhecido pelo papel de Calixto, na novela "O Cravo e a Rosa", ele recebeu uma série de depoimentos do elenco do folhetim. 

Eduardo Moscovis, o Petruchio, Suely Franco, que fez par romântico com o ator, e Vanessa Gerbelli, a Lindinha, deixaram recados no programa "Encontro com Patrícia Poeta", da TV Globo.

Leia mais

"Minhas lembranças com o PP, tanto de público, assistindo às suas peças de teatro e novelas, quanto da parceria profissional, são inúmeras e potentes, de muito aprendizado. Ele dizia que cada personagem era um rascunho, e que estávamos sempre evoluindo. Levo esse ensinamento para a vida", disse Moscovis, emocionado.

Enquanto isso, Suely lembrou que os dois mantinham amizade desde a década de 1970, solidificando a relação com o passar do tempo.

"Ele me ensinou a dirigir, a gente se divertia muito! Depois fizemos novela... A gente saía para almoçar... Ele era um amigo inesquecível. Espero que agora ele esteja bem feliz lá em cima, se encontrando com nossos outros amigos, porque ele merece essa felicidade. Meu amigo, a gente se encontra lá", comentou.

Vanessa lembrou da relação nos bastidores. "O legado dele é de um ator fantástico e de muita humanidade. Ele sempre foi muito interessado pelas produções de outros colegas, foi me assistir algumas vezes no teatro, como eu fui assistir a ele também", completou.

Morte confirmada

O ator Pedro Paulo Rangel, de 74 anos, faleceu no fim da madrugada de quarta-feira (21). Segundo o portal g1, a informação foi confirmada pela família.

Internado no CTI da Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio de Janeiro, ao artista estava em tratamento de uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar e deu entrada na unidade de saúde no dia 30 de novembro. 

Assuntos Relacionados

Quem é o Calisto da novela O Cravo e A Rosa?

Pedro Paulo Rangel � o Calixto em O Cravo e a Rosa (Reprodu��o) (foto: Reprodu��o / Internet)

O Cravo e a Rosa est� fazendo o maior sucesso na Globo 22 anos depois de sua exibi��o original. Na trama, o ator Pedro Paulo Rangel vive o caipira Calixto, um dos destaques.

O veterano atuou na novela quando tinha 52 anos e atualmente ele tem 73.

Sem atuar especificamente em novelas, Rangel ficou bastante recluso durante a pandemia e s� voltou a aparecer recentemente, com o sistema vacinal contra a covid-19 bem avan�ado.

Quem é o Calisto da novela O Cravo e A Rosa?

Pedro Paulo Rangel recentemente ao lado de C�ndido Damm e Rodrigo Lima (foto: Reprodu��o / Internet)

A �ltima novela em que Pedro Paulo Rangel fez foi Amor Eterno Amor, em 2012, quando interpretou Z� da Carmen. Depois dela, esteve nas s�ries As Brasileiras e O Dentista Mascarado (2013), na Globo.

Em O Cravo e a Rosa, Calixto � um 'roceiro' fabricador de queijos, tio de Lindinha (Vanessa Gerbelli), e que trabalha na propriedade de Petruchio (Eduardo Moscovis) h� anos.

Os dois, inclusive, t�m uma rela��o quase que de 'pai e filho'. No decorrer da hist�ria, ele vai se apaixonar por Dona Mimosa (Suely Franco).

Quem é o Calisto da novela O Cravo e A Rosa?

Calixto (Pedro Paulo Rangel) e Mimosa (Suely Franco) em O Cravo e a Rosa (Reprodu��o/Globo) (foto: Reprodu��o / Internet)

Pedro Paulo Rangel n�o quer voltar para as novelas

Em uma entrevista ao jornal O Globo em 2019, Pedro Paulo Rangel afirmou n�o ter mais desejo de atuar em novelas. 'J� cumpri esse carma. N�o tenho mais sa�de para me dedicar a um trabalho intenso de 11 meses com eventuais externas � noite', justificou o artista.

Ao Domingo Show, da Record TV, em 2017, o ator comentou que sua sa�da da Globo era para ser tempor�ria, mas que depois a emissora encerrou seu contrato.

'Hoje em dia, sacudo os ombros para eles. Mas, na �poca, fiquei muito magoado. N�o precisa, uma TV como essa, t�o premiada, t�o famosa, agir dessa maneira', contou Pedro Paulo.

Vale lembrar que Pedro Paulo Rangel estreou na TV em 1970 na Rede Tupi. E foi em 1972 que ele migrou para a Globo para fazer sua primeira novela da carreira, Bicho do Mato, j� em um papel de destaque.

Ao longo das d�cadas esteve em in�meros projetos de sucesso da teledramaturgia, como as primeiras vers�es de Gabrielae Saramandaia, assim como A Indomada, em 1997, Torre de Babel e Pecado Capital, ambas em 1998.

Quem é o Calisto da novela O Cravo e A Rosa?

Pedro Paulo Rangel e Suely Franco repetiram a parceria na novela Cama de Gato (Reprodu��o/Globo) (foto: Reprodu��o / Internet)

Ator convive com doen�a cr�nica

Dedicando-se quando pode ao teatro, Pedro Paulo Rangel convive com uma doen�a respirat�ria cr�nica.

Por isso tamb�m que, durante a pandemia, optou por ficar em isolamento social pela maior parte do tempo. 'Resta-me ficar em casa, esperando, mascarado', disse ele � revista Veja Rio, em 2020.

Em 2017, Pedro Paulo relatou uma rotina complicada por conta da enfermidade. 'N�o � falta de ar. � o contr�rio. � excesso. Fico empapu�ado porque n�o tenho for�a para expelir o ar do pulm�o', descreveu o ator � reportagem da Record TV.

Quem é o Calisto da novela O Cravo e A Rosa?

Calixto (Pedro Paulo Rangel) de O Cravo e a Rosa (Reprodu��o/Globo) (foto: Reprodu��o / Internet)

N�o deixe de conferir tamb�m: Primeira vers�o de O Cravo e a Rosa teve Antonio Fagundes como Petruchio; compare o elenco

Leia outros textos desta colunista.

Este post Vai mudar? Saiba com quem Guta fica definitivamente em Pantanal foi publicado primeiro no Observat�rio da TV.

Quem é o Calisto da novela O Cravo e a Rosa?

E "O Cravo e a Rosa" carrega uma legião de fãs. Bora relembrar esse ícone de personagem, interpretado por Pedro Paulo Rangel: Calixto é funcionário do sítio de Petruchio (Eduardo Moscovis). Na verdade, Calixto é quase um pai para o roceiro.

O que aconteceu com Calisto do Cravo e A Rosa?

O ator Pedro Paulo Rangel, 74 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira, 21, no Rio de Janeiro (RJ). Ele estava internado desde o dia 30 de outubro na Casa de Saúde São José, para tratar uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar. O falecimento foi confirmado pela família, mas a causa não foi divulgada.

Como está o Calisto hoje?

Pedro Paulo Rangel, o eterno Calixto da novela O Cravo e a Rosa, morreu no final da madrugada desta quarta-feira (21). Ele estava internado desde novembro em um hospital do Rio de Janeiro desde outubro para tratar complicações causadas por um enfisema pulmonar.

Quantos anos tem o seu Calixto do Cravo e A Rosa?

O ator Pedro Paulo Rangel morreu na madrugada desta quarta-feira (21), às 5h40, no Rio de Janeiro. Ele tinha 74 anos e estava internado desde o dia 30 de outubro, na Clínica de Saúde São José, por complicações de um enfisema pulmonar. A informação foi confirmada pela hospital.