Quem foi o faraó que nomeou José governador?

Publicidade

Não foi possível carregar anúncio

Nos próximos capítulos de Gênesis, o destino de José (Juliano Laham) vai mudar completamente. O rapaz consegue ser abençoado por Deus e se torna um dos homens de confiança do Faraó.

Ao ter um sonho intrigante, Sheshi (Fernando Pavão) não consegue entendê-lo. Por isso, o poderoso ordena que os nobres e seus conselheiros ajudem a interpretá-lo.

Continua depois da publicidade

Não foi possível carregar anúncio

A missão não é tão simples e ninguém consegue encontrar sentido. Sabendo da dificuldade, Shareder (Paulo Verlings) se lembra que José tem o dom de dizer o que os sonhos significam.

O copeiro avisa Potifar (Val Perré), que liberta o servo da prisão e o manda para conversar com o Faraó. Sheshi relata tudo para José, que fica pensativo, mas cumpre o objetivo.

“O sonho do faraó na verdade é somente um. Através deles Deus revelou o que está pra acontecer. As sete vacas boas são sete anos. As sete espigas boas também, porque o sonho é um só. As sete vacas magras e feias são sete anos, assim como as sete espigas mirradas. Elas serão sete anos de fome”, revela o filho de Israel (Petrônio Gontijo).

Além disso, o rapaz aconselha o Faraó sobre como agir frente aos anos de infortúnio. “Escolha um homem responsável e sábio e o coloque para governar sobre todo o Egito. E administradores que viajem por todo o reino para recolher a quinta parte das colheitas durante os sete anos de fartura”, explica.

O jovem mostra a Sheshi que tem uma boa solução para o problema. “E que eles ajuntem todo o cereal que puderem e o armazenem nas cidades, para mantimento do povo, com tudo sendo controlado pelo senhor. Esse mantimento vai abastecer o Egito nos sete anos da fome, para que ninguém morra”, destaca.

Impressionado com o dom e a serenidade de José, o Faraó conversa com os conselheiros e toma uma decisão. Ele define que o rapaz será nomeado como o grande governador do Egito.

“Uma vez que Deus revelou a você o significado dos sonhos, é evidente que não há ninguém com mais capacidade ou sabedoria. Você vai ficar encarregado do palácio e todo o meu povo se sujeitará e obedecerá a suas ordens. Somente em relação ao trono eu vou ter posição superior a você”, avisa, deixando José impressionado.

Ao final, Sheshi proclama a todos. “Eu declaro que a partir de agora José é o governador de toda a terra do Egito!”, diz o Faraó, enquanto José fica com os olhos repletos de lágrimas, totalmente emocionado.

Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos de Gênesis.

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV.

Publicidade

Não foi possível carregar anúncio

José, governador do Egipto (episódio bíblico)

Todas as passagens da Bíblia sobre o episódio "José, governador do Egipto".

Gênesis 41

41 E o faraó prosseguiu: "Entrego a você agora o co­mando de toda a terra do Egito".

42 Em seguida, o faraó tirou do dedo o seu anel-selo e o colocou no dedo de José. Mandou-o vestir linho fino e colocou uma corrente de ouro em seu pescoço.

43 Tam­bém o fez subir em sua segunda carruagem real, e à frente os arautos iam gritan­do: "Abram caminho!" Assim José foi posto no comando de toda a terra do Egito.

44 Disse ainda o faraó a José: "Eu sou o faraó, mas sem a sua palavra ninguém poderá levantar a mão nem o pé em todo o Egito".

45 O fa­raó deu a José o nome de Zafenate-Paneia e lhe deu por mulher Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. Depois José foi inspecionar toda a terra do Egito.

46 José tinha trinta anos de idade quando começou a servir ao faraó, rei do Egito. Ele se ausentou da presença do faraó e foi percorrer todo o Egito.

47 Durante os sete anos de fartura a terra teve grande produção.

48 José recolheu todo o excedente dos sete anos de fartura no Egito e o armazenou nas cidades. Em cada cidade ele armazenava o trigo colhido nas lavouras das redondezas.

49 Assim José estocou muito trigo, como a areia do mar. Tal era a quantidade que ele parou de anotar, porque ia além de toda medida.

50 Antes dos anos de fome, Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om, deu a José dois filhos.

51 Ao primeiro, José deu o nome de Ma­nassés, dizendo: "Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai".

52 Ao segundo filho, chamou Efraim, dizen­do: "Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido".

53 Assim chegaram ao fim os sete anos de fartura no Egito,

54 e começaram os sete anos de fome, como José tinha predito. Houve fome em todas as terras, mas em todo o Egito havia ali­mento.

55 Quando todo o Egito começou a sofrer com a fome, o povo clamou ao faraó por comi­da, e este respondeu a todos os egípcios: "Dirijam-se a José e façam o que ele disser".

56 Quando a fome já se havia espalhado por toda a terra, José mandou abrir os locais de ar­mazenamento e começou a vender trigo aos egíp­cios, pois a fome se agravava em todo o Egito.

57 E de toda a terra vinha gente ao Egito para comprar trigo de José, porquanto a fome se agravava em toda parte.

Quem foi o faraó que nomeou José?

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José.

Porque o faraó mudou o nome de José?

Quando foi nomeado governador, o nome de José foi mudado para Zafenate-Paneia, a interpretação mais popular diz que o significado é “Deus salva, Ele vive”. Alguns intérpretes judeus sugerem que esse nome significa “o revelador de segredos”.

Quem mudou o nome de José?

… 44E acrescentou ainda o Faraó: “Eu sou o Faraó, mas sem tua permissão ninguém erguerá a mão ou pé para dar um passo em toda a terra do Egito!” 45E o Faraó impôs a José o nome de Zafenate-Paneia e lhe deu por mulher Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om, cidade do sol.

Qual era o nome egípcio de José do Egito?

Zafenate-Panéia foi o nome egípcio dado por Faraó a José, filho de Jacó, no Egito. O significado de Zafenate-Panéia sempre foi muito discutido entre os intérpretes bíblicos. Por isso, há várias sugestões de interpretação para esse nome.