Robbins (1999) define que os valores representam convicções básicas:

1239 palavras 5 páginas

Valores

Valores representam convicções básicas de que “um modo específico de conduta é pessoal ou socialmente preferível a um modo de conduta contrário”. (Rokeach, citado em Robbins). Os valores se manifestam a partir das crenças (o que é verdadeiro para alguém).

Os valores contêm um elemento julgador que conduz as idéias de um indivíduo ao que é certo, bom ou desejável. São caracterizados por dois atributos básicos: seu conteúdo classifica algo como importante; sua intensidade classifica o quanto aquilo é importante. Ao classificarmos os valores de uma pessoa em relação à sua intensidade, teremos o seu sistema de valores.

O sistema de valores de uma pessoa normalmente é formado durante sua infância e juventude. Uma porção significativa é determinada geneticamente, porém as influências da cultura nacional, imposições familiares, influências ambientais, professores e amigos são muito importantes. Os valores de um indivíduo tendem a ser estáveis e duradouros; é pouco provável que esforços gerenciais obtenham alterações significativas.

Pesquisas recentes (Rokeach, 1976) têm mostrado que existem dois grandes “tipos” de valores: valores terminais representam as metas

últimas do indivíduo; valores instrumentais são as atitudes que o indivíduo adota para atingir estas metas. Por exemplo, dar importância a uma vida confortável e à estabilidade material é um valor terminal; a ambição e a dedicação ao trabalho seriam valores instrumentais correspondentes. Os valores têm importância para o Comportamento Organizacional porque influenciam a percepção dos indivíduos, suas atitudes e seus comportamentos. As pessoas entram numa organização com noções preconcebidas de “certo” e “errado”, do que “devem” ou “não devem” ser. A partir da concepção individual de que determinados resultados são mais importantes do que outros, os valores podem eventualmente comprometer a racionalidade e a objetividade.

Atitudes

Atitudes são constatações avaliadoras -


Relacionados

  • Valores, atitudes e satisfação com o trabalho 2010valores, atitudes e satisfação com o trabalho 2010

    1729 palavras | 7 páginas

    VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO Aborto é uma coisa certa ou errada? Pena de morte? Se uma pessoa gosta do poder, isso é bom ou ruim? Prof Lia Maura Caldas VALORES Representam convicções básicas que de um modo especifico de conduta ou de condição de existência é individualmente ou socialmente preferível a modo contrario ou oposto de conduta ou de existência. (ROBBINS) Prof Lia Maura Caldas Valores São as preferências gerais relativas a ações e resultados apropriados….

  • Valores, Atitudes e satisfação com o Trabalho,Cap 3

    355 palavras | 2 páginas

    Valores, Atitudes e satisfação com o Trabalho,Cap 3 Nos dias de hoje, independentemente da faixa etária a maioria dos trabalhadores sentem-se satisfeitos em seus trabalhos. Na maioria dos casos os mais velhos sentem-se mais satisfeitos, mesmo assim aqueles que estão abaixo dos 35 anos declaram- se satisfeitos também. Isso se decorre ao fato de que as pessoas tendem a buscar posições compatíveis com seus interesses, valores e habilidades….

  • trabalho comportamental

    3900 palavras | 16 páginas

    realizarem atendimento à comunidade, pagando 40 horas por ano de trabalho voluntário paracada um. Em New Hampshire os funcionários distribuem cestas de alimentos aos menos favorecidos. O atendimento à comunidade é um VALOR importante desta organização, o que faz gerar em seu corpoorganizacional: Resposta Selecionada: Corretab. Atitudes positivas. Resposta Correta: Corretab. Atitudes positivas. Feedback da resposta: Alternativa correta: Atitudes positivas. A Timberland aoestimular este tipo de comportamento….

  • Seminário valores, atitudes e satisfação

    1600 palavras | 7 páginas

    VALORES TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS Definição de Valores e Atributos; A importância dos Valores; Tipos de Valores; Classificação dos Valores; Valores, Lealdade e Comportamento Ético; Os Valores em diferentes Culturas; Exemplo de Dimensões Culturais. VALORES Os VALORES influenciam as ATITUDES e o COMPORTAMENTO de um indivíduo como tambem de uma ORGANIZAÇÃO. Stephen P. Robbins VALORES ATRIBUTOS Conteúdo : É IMPORTANTE Intensidade : O QUANTO É IMPORTANTE VALORES A IMPORTÂNCIA DOS VALORES….

  • Capitulo 3

    1066 palavras | 5 páginas

    Capitulo 3 VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO NO TRABALHO DEFINIÇÃO Conjunto de convicções básicas que de um modo direcionam a conduta e os valores finais e é individualmente ou socialmente preferível a um modo oposto. (VER) Aquilo que o indivíduo acredita ser correto, bom ou desejável. Os valores dependem da cultura e aquilo que é valorizado por uma empresa, um pais ou um indivíduo pode não ser valorizado por outra. “A pena de morte é certa ou errada?” ATRIBUTO DOS VALORES: Refere-se….

  • Comportamento organizacional

    1360 palavras | 6 páginas

    COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO VALORES  Convicções básicas de que um modo específico de conduta é individual ou socialmente preferível a um modo oposto. Os valores possuem atributos tanto de conteúdo como de intensidade. O atributo de conteúdo determina que um modo de conduta ou de valores finais é importante. O atributo de intensidade especifica o quanto ele é importante. Quando classificamos os valores de uma pessoa de acordo com sua….

  • QVT - Robbins

    2536 palavras | 11 páginas

    Capitulo 3 – Valores, Atitudes e Satisfação com o Trabalho QUESTÕES PARA REVISÃO 1. Faça uma comparação entre as tipologias da ética protestante, da existencialista, da pragmática e da geração X e os valores terminais identificados no Levantamento de Valores de Rokeach. Utilizando a teoria dos valores de Rokeach para analisar os valores próprios das diferentes cortes ou gerações nos Estados Unidos verificou-se que é possível segmentar os valores dos trabalhadores em relação a época em que….

  • Folder Adm

    922 palavras | 4 páginas

    Valores, Atitudes e Satisfação no trabalho 1.VALORES Os valores são importantes no estudo do comportamento organizacional porque estabelecem a base para a compreensão das atitudes e da motivação além de influenciarem nossas percepções .Os valores geralmente influenciam as atitudes e o comportamento . Suponhamos que você entre para uma empresa com a convicção de que a remuneração com base no desempenho é uma coisa correta e que a remuneração com base no tempo de casa e errada….

  • Psicologia Cap. 6

    2162 palavras | 9 páginas

    Compreendendo a equipe de trabalho Atitudes, emoções e sentimentos, personalidades e valores Gestão de Recursos Humanos - 2º Ano Desenvolvimento Gerencial Prof. Rafael Roesler Aula 6 Sumário • Atitudes e satisfação no trabalho • Emoções e sentimentos • Personalidade e valores ATITUDES Referência Cap 03 – Atitudes e satisfação no trabalho. ROBBINS, Stephen Paul; JUDGE, Timothy A; SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed….

  • atitudes, valores e satisfação

    2147 palavras | 9 páginas

    Atitudes, valores e satisfação no trabalho Praia Grande, 11 de novembro de 2014 Introdução Atitudes, valores e satisfação no trabalho são um pouco do que uma organização espera de um funcionário que deseja crescimento e progressão em seu trabalho, a contra partida para que se tenha esse crescimento e progressão é a satisfação do colaborador com sua função desempenhada na empresa. A ligação de um funcionário com valores, atitudes e sua satisfação….

Outros Trabalhos Populares

O que são valores para Robbins?

Conforme Robbins (2002), os valores representam convicções básicas de que um modo específico de conduta ou de valores finais é individualmente ou socialmente preferível a um modo oposto. O atributo de “conteúdo” determina que um valor ou modo de conduta seja importante.

O que são valores passei direto?

A palavra valor pode significar merecimento, talento, reputação, coragem e valentia. Pode ser definido em objetivo quando a coisa tem valor em si mesmo, e em subjetivo, quando nós atribuídos as coisas alguma qualidade que elas não têm em si mesmas.