São organismos eucariontes unicelulares ou pluricelulares Autotróficos facultativos Verdadeiro ou falso?

Os organismos apresentam diversas características importantes que auxiliam a sua classificação. Uma dessas características é a forma como cada ser vivo consegue obter as biomoléculas necessárias para o funcionamento do seu corpo. De acordo com esse critério, os seres vivos podem ser considerados autotróficos (do grego autós = “de si mesmo” e trophos = “alimentador”) ou heterotróficos (do grego heteros = “outro” e trophos = “alimentador”).

Os organismos autotróficos, ou autótrofos, podem ser definidos como seres que são capazes de sintetizar seu próprio alimento, ou seja, são capazes de utilizar material inorgânico para sintetizar material orgânico. Entre os organismos que possuem nutrição autotrófica, podemos citar os vegetais, algas, cianobactérias e algumas espécies de bactérias e protistas.

A produção de matéria orgânica acontece por meio de dois processos, a fotossíntese e a quimiossíntese, sendo o primeiro o mais conhecido. Na fotossíntese, os organismos autotróficos utilizam energia luminosa para produzir energia química e fixar o carbono em compostos orgânicos. Já na quimiossíntese, a energia é conseguida graças à oxidação de substâncias químicas.

Os organismos heterotróficos, ou heterótrofos, por sua vez, não são capazes de produzir seu próprio alimento, dependendo do consumo de material orgânico previamente formado. Entre os exemplos de organismos heterotróficos, podemos citar os animais, fungos e algumas espécies de bactérias e protistas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

São organismos eucariontes unicelulares ou pluricelulares Autotróficos facultativos Verdadeiro ou falso?

As plantas são organismos autotróficos, ou seja, capazes de produzir seu alimento.

Analisando a cadeia alimentar, é possível perceber que os organismos autotróficos sempre são encontrados na base; por isso, são chamados de produtores. Os organismos heterotróficos, por sua vez, constituem os outros níveis tróficos, ou seja, podem ser consumidores ou decompositores.

Os consumidores são classificados de acordo com o nível em que se encontram. Os organismos heterotróficos que se alimentam de autotróficos são chamados de consumidores primários. Já aqueles que se alimentam dos primários são chamados de secundários e assim por diante.

Por fim, temos os decompositores, que se nutrem de restos de seres vivos, liberando no meio sais minerais e outros nutrientes. Esse processo é realizado por fungos e bactérias e é extremamente importante para o processo de ciclagem de nutrientes.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Exercícios retirados de provas de vestibulares, sobre o Reino Fungi.
Ler artigo Reino Fungi.

Exercício 1: (PUC-RIO 2009)

Quanto a indivíduos do Reino Fungi podemos afirmar que:

A)

podem produzir antibióticos e fazer fotossíntese.

B)

podem formar micorrizas e fazer fermentação

C)

são exclusivamente unicelulares e procariotos

D)

são autotróficos e pluricelulares

E)

são eucariotos e quimiossintéticos


Exercício 2: (PUC-RIO 2008)

Assinale a opção que NÃO apresenta uma característica dos seres pertencentes ao Reino Fungi.

A)

São autotróficos e realizam fotossíntese.

B)

Produzem antibióticos.

C)

São capazes de realizar fermentação.

D)

Realizam decomposição de matéria orgânica.

E)

Suas células não possuem cloroplastos.


Exercício 3: (UDESC 2009)

Os fungos são organismos que integram o Reino Fungi e que apresentam as seguintes características:

A)

células procariontes, fotossintetizantes e reserva de amido.

B)

células eucariontes, autotróficas e reserva de amido.

C)

células procariontes, nutrição heterotrófica e reserva de glicogênio.

D)

células eucarionte, heterotróficas e reserva de amido

E)

células eucariontes, nutrição heterotrófica e reserva de glicogênio.


Exercício 4: (UFPB 2008)

Sobre os representantes do reino Fungi, pode-se afirmar:

I.   Ascomicetos possuem hifas cenocíticas e não possuem ascocarpo (estrutura de frutificação).
II.   Basidiomicetos, além das fases haplóide e diplóide, apresentam uma terceira fase dicariótica.
III.   Ascomicetos e Basidiomicetos apresentam ciclo de vida haplobionte haplonte.

Está(ão) correta(s) apenas:

A)

II e III

B)

I e II

C)

I e III

D)

I

E)

II


Exercício 5: (UFSC 2016)

Presentes em vários processos industriais de fermentação, os fungos, por meio de um processo químico mediado por suas enzimas, são capazes de produzir, em laboratório, nanopartículas biológicas de prata com potencial antibacteriano para uso, por exemplo, em lençóis, fronhas e aventais usados em hospitais.

São organismos eucariontes unicelulares ou pluricelulares Autotróficos facultativos Verdadeiro ou falso?

ERENO, Dinorah. Prata biológica. Pesquisa Fapesp: 206, p. 66-69, abr. 2013. [Adaptado].

Sobre os fungos, é CORRETO afirmar que:

1)

pesquisas em biologia molecular e biotecnologia utilizam fungos porque as suas células procarióticas são fáceis de manipular e cultivar.

2)

na fabricação de pães, a fermentação alcoólica realizada por leveduras libera gás carbônico, o que torna a massa do pão aerada.

4)

a decomposição de substâncias orgânicas é realizada por algumas espécies de fungo e não é importante para os ecossistemas.

8)

os fungos não podem ser utilizados como controle biológico em lavouras porque sempre causam doenças às plantas, como as observadas em associações desarmônicas entre fungos específicos e raízes de plantas conhecidas como micorrizas.

16)

as nanopartículas descritas no texto podem ser utilizadas no combate às contaminações bacterianas, como as micoses.

32)

além da possibilidade biotecnológica relatada no texto, alguns fungos produzem antibióticos, como a penicilina, usados no tratamento de infecções bacterianas.


Exercício 6: (UFSC 2013)

Os seres humanos desenvolveram uma sociedade baseada na utilização de combustíveis fósseis, entre eles o carvão. O acúmulo de matéria orgânica vegetal, ocorrido no período Carbonífero há 300 milhões de anos, gerou as reservas de carvão hoje exploradas. Porém, este processo de acúmulo não mais aconteceu em função do surgimento dos fungos, seres vivos capazes de degradar lignina e celulose.

Considerando o exposto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

1)

Os fungos são seres heterótrofos que apresentam parede celular composta de quitina, característica compartilhada por algumas espécies de algas unicelulares.

2)

Juntamente com as bactérias, os fungos compõem um grupo de seres vivos decompositores da matéria orgânica e responsáveis pela ciclagem dos nutrientes na cadeia trófica.

4)

Alguns fungos podem ser encontrados em associações simbióticas com outros organismos. A associação de fungos com plantas forma as micorrizas e a de fungos com algas, os líquens.

8)

As leveduras são fungos unicelulares capazes de realizar a fermentação, processo bioquímico utilizado na produção de alimentos como o iogurte.

16)

A lignina e a celulose são moléculas encontradas principalmente no citoplasma de células vegetais.


Exercício 7: (UDESC 2018/1)

“Os fungos – sejam eles cogumelos ou não – são formados de um emaranhado de pequenos filamentos conhecidos como micélio. O solo está cheio desta rede de micélios, que ajuda a ‘conectar’ diferentes plantas no mesmo solo. Muitos cientistas estudam a forma como as plantas usam essa rede de micélios para trocar nutrientes e até mesmo para ‘se comunicar’.”

Fonte BBC: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/11/141128_vert_earth_internet_natural_dg.

Assinale a alternativa correta em relação à informação acima.

A)

A relação de simbiose está de acordo com a teoria de Charles Darwin, na qual prevalece a competição por recursos entre espécies.

B)

Esta pesquisa sobre a rede de micélio não é relevante, pois as plantas são organismos isolados e não podem estar conectadas entre si, necessitando apenas de sol para realizar a fotossíntese.

C)

Os fungos são seres eucariontes, pluricelulares e heterotróficos, não necessitam de associações com outras espécies para sobreviver, e, por isso, a comunicação entre as plantas por intermédio dos micélios dos fungos não é possível.

D)

A relação entre plantas e fungos é do tipo comensalismo, relação ecológica intraespecífica na qual duas espécies de animais se encontram associadas com benefício para uma delas, mas sem prejuízo para a outra.

E)

Na relação de simbiose entre as plantas e os fungos, que são conhecidos como micorrizas, as plantas recebem água e nutrientes essenciais desses fungos e, nesta relação, as plantas fornecem carboidratos para o desenvolvimento dos fungos.


Exercício 8: (UDESC 2017/2)

A batata é um alimento rico em amido e muito utilizada como principal item da alimentação em muitos países. Foi levada para a Europa pelos espanhóis quando estes invadiram as civilizações andinas. Na Irlanda tornou-se o principal item de alimentação da população, no entanto, entre 1846 e 1850, um fungo atacou as plantações de batata, danificando as folhas e os tubérculos. As plantações foram destruídas e se estabeleceu um período de fome na região. Muitas pessoas chegavam a comer as batatas apodrecidas. E povoados inteiros foram dizimados pela fome e por doenças como tifo e cólera.

Analise as proposições com relação aos fungos e às doenças nos seres humanos na Irlanda.

I. Os fungos são exclusivamente agentes patogênicos, sendo parasitas obrigatórios.
II. Doenças como o tifo e o cólera, que afetaram os irlandeses, são originadas por fungos patogênicos.
III. A associação entre os fungos e as raízes nas batatas forma as micorrizas, as quais foram a provável causa da destruição das plantações de batatas.
IV. Os fungos podem ser unicelulares ou pluricelulares.

Assinale a alternativa correta.

A)

Somente a afirmativa III é verdadeira.

B)

Somente a afirmativa IV é verdadeira.

C)

Somente a afirmativa II é verdadeira.

D)

Somente a afirmativa I é verdadeira.

E)

Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.


Exercício 9: (UDESC 2016/2)

Muitas vezes ao se pegar alguns alimentos, a exemplo, fatias de pão, depara-se com a presença de fungos.

São organismos eucariontes unicelulares ou pluricelulares Autotróficos facultativos Verdadeiro ou falso?

Analise as proposições com relação a estes organismos.

I. São importantes na natureza como agentes
decompositores.
II. Entram na produção de alimentos de largo consumo como
pães, vinhos e alguns tipos de queijos.
III. Não possuem representantes que possam causar doenças em humanos.
IV. Alguns representantes podem se associar com algas e formar os liquens.
V. Pode ocorrer a associação deles com raízes de plantas, sendo esta benéfica para ambos.

Assinale a alternativa correta.

A)

Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

B)

Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.

C)

Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.

D)

Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.

E)

Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.


Exercício 10: (UFRGS 2017)

Sobre os fungos utilizados pela espécie humana, é correto afirmar que:

A)

a maioria apresenta flagelos em algum estágio do ciclo de vida.

B)

o levedo de cerveja e o fermento de padaria formam esporos sexuais.

C)

o fermento de padaria é multicelular e apresenta hifas cenocíticas.

D)

os cogumelos e os parasitas de mucosas, como, por exemplo, a Candida albicans, são da mesma classe.

E)

a penicilina é obtida de um fungo que não apresenta corpo de frutificação.


São organismos eucariontes unicelulares ou pluricelulares Autotróficos?

(01) São organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autotróficos facultativos. (02) O material nutritivo de reserva é o glicogênio. (04) Em função da nutrição heterótrofa, esses seres podem viver em mutualismo, em saprobiose ou em parasitismo. (08) Alguns fungos são utilizados na obtenção de medicamentos.

São organismos eucariontes uni ou pluricelulares e Autótrofos uma vez que se nutrem por absorção?

(UEM) Sobre os fungos, é corretoafirmar que: I II 0 0 – São organismos eucariontes, uni ou pluricelulares e autótrofos, uma vez que se nutrem por absorção. 1 1 – As hifas cenocíticas não apresentam septos transversais; portanto, seus núcleos ficam dispersos em uma massa citoplasmática comum.

Quais são os tipos de fungos mais conhecidos?

Entre os fungos mais conhecidos estão os cogumelos, o mofo, as trufas e as leveduras.

Qual é o material nutritivo de reserva dos fungos?

Possuem, além da membrana plasmática, uma parede celular composta de quitina, mesmo composto encontrado no exoesqueleto de artrópodes. São seres heterotróficos, ou seja, não produzem o próprio alimento e sua reserva energética está na forma de glicogênio, mesmo material de reserva encontrado nos animais.