Sobre terras e reservas indígenas no Brasil, assinale a alternativa incorreta

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UDESC 2017/1. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

Questão 51:

“No Brasil, é comum retratar as populações indígenas como meros resquícios de um passado cada vez mais remoto, como os pobres remanescentes de uma história contada na forma de uma crônica do desaparecimento e da extinção. Diversos povos sucumbiram ao impacto fulminante do contato e da conquista, é verdade. Mas muitos conseguiram sobreviver ao holocausto, recompondo populações dizimadas, reconstruindo suas identidades, enfim, se ajustando aos novos tempos. Contribuem, hoje, para o rico painel de diversidade cultural que é, sem dúvida alguma, o patrimônio mais precioso deste país”.

MONTEIRO, John M. Armas e armadilhas: história e resistências dos índios. In: NOVAES, Adauto (org.). A Outra margem do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, p. 247.

Assinale a alternativa incorreta sobre os povos indígenas no Brasil:

A)

O Brasil é um país pluriétnico, com dezenas de povos indígenas.

B)

A Constituição de 1988 reconhece costumes, línguas, crenças e tradições indígenas, além dos direitos originários sobre as terras que os índios tradicionalmente ocupam.

C)

As populações indígenas não estão desaparecendo, pelo contrário, estão em crescimento demográfico no Brasil.

D)

Guarani, Kaingang e Mapuche são povos indígenas do Brasil.

E)

Mesmo com a violência sofrida ao longo da história do Brasil, os indígenas não foram vítimas passivas dos colonizadores.


Questão 52:

Na obra O queijo e os vermes, o historiador Carlo Ginzburg conta a história de Domenico Scandella, vulgo Menocchio, um moleiro do norte da Itália que, no século XVI, foi considerado herege pela Igreja por afirmar que a origem do mundo estava na putrefação. Ao analisar o processo inquisitorial que trata do caso, Ginzburg chama a atenção para as peculiares opiniões de Menocchio sobre os dogmas da igreja e para suas críticas ao seu poder excessivo: a igreja chegou a controlar um terço das terras cultiváveis da Europa. Para o autor, dois grandes eventos históricos tornaram possível um caso como o de Menocchio: a invenção da imprensa e a Reforma.

Com base nas informações e nos estudos sobre a Idade Moderna europeia, analise as proposições.

I. A Reforma Protestante contribuiu para a uniformização das práticas e dos significados religiosos no século XVI.
II. O desenvolvimento da imprensa contribuiu para que pessoas comuns tivessem acesso a informações antes controladas pela Igreja Católica.
III. A venda de indulgências pela Igreja Católica foi um dos motivos que levou o monge Martinho Lutero a escrever suas 95 teses, criticando vários pontos da doutrina católica.
IV. Uma das medidas da Contrarreforma foi o retorno da Inquisição, que tinha como objetivo reprimir aqueles que não estavam seguindo a doutrina católica.
V. A censura exercida pela Igreja Católica Apostólica Romana foi determinante para a expansão do protestantismo na Itália e na Península Ibérica.

Assinale a alternativa correta.

A)

Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

B)

Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

C)

Somente a afirmativa IV é verdadeira.

D)

Somente a afirmativa I é verdadeira.

E)

Todas as afirmativas são verdadeiras.


Questão 53:

“Por meio da interligação dos reservatórios por um canal, o chamado modelo de usina a fio d’água permitiu que Belo Monte ocupasse uma área 60% menor do que a prevista no projeto original. A mudança garantiu que nenhuma aldeia indígena próxima ao empreendimento fosse inundada e a hidrologia do rio ____________________, preservada. A piracema também não foi comprometida, graças à colocação de escadas de peixes que preservam o equilíbrio da fauna aquática do rio”.

Disponível em http://www.brasil.gov.br/governo/2016/05/dilma-inaugura-usina-hidreletrica-de-belo-monte, acessado em agosto de 2016.

O nome do rio que completa corretamente a lacuna do texto acima é:

A)

Xingu

B)

Madeira

C)

Teles Pires

D)

Juruá

E)

Guaporé


Questão 54:

Sobre os fatores climáticos que interferem na formação de desertos pelo globo, assinale a alternativa correta.

A)

As vertentes a barlavento de cordilheiras são menos suscetíveis à chegada de umidade que as vertentes a sotavento, sendo, por isso, aquelas mais suscetíveis à formação de desertos que estas.

B)

Correntes marítimas frias tornam estável a atmosfera dos locais, promovendo a formação de desertos no litoral.

C)

A continentalidade é um importante fator formador de desertos, pois diz respeito a distância de áreas oceânicas, como é o caso do deserto do Atacama.

D)

Áreas com predomínio de sistemas de baixa pressão atmosférica são mais suscetíveis à formação de desertos que as áreas com predomínio de sistemas de alta pressão.

E)

Depressões interplanálticas são áreas fortemente suscetíveis à desertificação na região equatorial.


Questão 55:

Três propriedades rurais, A, B e C, de formato quadrado, são representadas em mapas com diferentes escalas, sendo que a propriedade A é representada com 3 centímetros de lado em um mapa de escala 1:100.000; a propriedade B é representada com 6 centímetros de lado em um mapa de escala 1:50.000 e a propriedade C é representada com 9 cm de lado em um mapa de escala 1:10.000. A partir dessas informações, é possível afirmar:

A)

a área da propriedade A é maior que a área da propriedade B.

B)

a área da propriedade C é maior que a área da propriedade B.

C)

a área da propriedade B é o dobro da área da propriedade A.

D)

a área da propriedade B é a metade da área da propriedade C.

E)

as propriedades A e B têm a mesma área.


Questão 56:

A economia de Santa Catarina é extremamente diversificada. No território catarinense são desenvolvidas atividades econômicas no ramo da indústria, do extrativismo (animal, vegetal e mineral), da agricultura, da pecuária, da pesca e do turismo. Santa Catarina é, hoje, o quinto Estado mais rico do País. Com relação à economia de Santa Catarina, considere as proposições.

I. O setor com maior participação no PIB catarinense é o terciário, seguido pelo secundário e por último o primário.
II. A agricultura catarinense pode ser caracterizada por pequenas propriedades, policultura e mão de obra familiar.
III. O grande destaque da pecuária é o rebanho bovino, localizado, principalmente, na região Oeste.
IV. Os imigrantes europeus que chegaram ao Brasil, no século XIX, e possuidores de grandes capitais para investimento, foi um dos motivos para o desenvolvimento da indústria catarinense.

Assinale a alternativa correta:

A)

Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

B)

Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

C)

Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

D)

Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

E)

Todas as afirmativas são verdadeiras.


Questão 57:

O Tratado de Assunção, com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) foi assinado entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, em 26 de março de 1991. Os objetivos principais do Tratado de Assunção são: A integração dos Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes.

Com relação ao MERCOSUL, assinale a alternativa incorreta.

A)

O MERCOSUL não possui código aduaneiro comum, apesar de a tarifa externa comum ser um dos seus objetivos inicias.

B)

Todos os países da América do Sul participam do MERCOSUL, seja como Estado Parte, seja como Estado Associado.

C)

Em 2012, o MERCOSUL passou pela primeira ampliação desde sua criação, com o ingresso definitivo da Venezuela como Estado Parte.

D)

Guiana e Suriname foram os últimos países a fazer parte do MERCOSUL como Estados Associados, em 2013.

E)

Com mais de 310 milhões de barris em reservas certificados pela OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), o MERCOSUL possui a maior reserva de petróleo do mundo, apresentando-se como um dos principais potenciais energéticos do planeta.


Questão 58:

O processo de modernização agrícola, iniciado ainda no final do século XIX, com os avanços da energia a vapor, da mecânica, da genética vegetal, dos descobrimentos da química agrícola, tem continuidade, em âmbito mundial, nos setores agrários capitalizados. Esta Segunda Revolução Agrícola, apoiada por um conjunto de incentivos de políticas agrárias nos Estados Unidos e na Europa, e daí para os países em desenvolvimento, ficou conhecida internacionalmente como:

A)

Revolução Transgênica

B)

Revolução Verde

C)

Agricultura Biodinâmica

D)

Permacultura

E)

Agroecologia


Questão 59:

O Aquífero Guarani é um dos maiores aquíferos do mundo. Sua localização abrange parte do Brasil, do Paraguai, do Uruguai e da Argentina e constitui a principal reserva de água subterrânea da América do Sul.

Sobre o Aquífero Guarani, analise as proposições.

I. A maior parte do Aquífero Guarani localiza-se no subsolo do Brasil.
II. Os estados do Brasil onde está localizado o Aquífero são: Amazonas, Rio Grande do Norte e Pará.
III. O termo Guarani, para nomear o Aquífero, foi sugerido por um geólogo e aprovado em reunião de pesquisadores, em homenagem aos índios guaranis que primeiramente ocupavam a região do Aquífero.
IV. As águas do Aquífero são todas de confinamento, não havendo nenhuma área de afloramento.
V. A água do Aquífero poderia abastecer a população brasileira por centenas de anos.

Assinale a alternativa correta:

A)

Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

B)

Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

C)

Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

D)

Somente a afirmativa V é verdadeira.

E)

Todas as afirmativas são verdadeiras.


Questão 60:

A centralização do mapa-múndi na Europa foi criada e sedimentada pela projeção de Mercator e pelo seu uso dominante ao longo de séculos. Essa projeção é originalmente de 1569 e a Europa ficou centrada após a inclusão das Américas, com o acréscimo do “novo mundo” ao mapa de Ptolomeu.

Sobre terras e reservas indígenas no Brasil, assinale a alternativa incorreta

Com base no mapa e na informação acima, analise as proposições.

I. A projeção de Mercator faz com que a precisão na medição das distâncias seja tanto prejudicada quanto maior for a longitude da rota medida.
II. Os primeiros mapas do cartógrafo belga foram elaborados no intuito de orientar os navegantes na expansão marítima e comercial do século 16.
III. Há vários tipos de projeções que são classificadas em três grupos básicos: cilíndricas, cônicas e azimutais. A referida projeção de Mercator é um exemplo de projeção cilíndrica.
IV. A projeção de Mercator presta-se à comparação das áreas das superfícies ou para medir distâncias.

Assinale a alternativa correta.

A)

Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

B)

Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

C)

Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

D)

Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

E)

Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.


Quais são as principais reservas indígenas no Brasil?

No Brasil, atualmente, existem 724 unidades de Terras Indígenas. Dentro desse conjunto, 487 são homologadas e reservadas, ou seja, já foram adquiridas pela União ou doadas por terceiros. O restante se encontra em processo de identificação ou declaração.

O que são reservas ou terras indígenas?

Reservas Indígenas: são terras doadas por terceiros, adquiridas e/ou desapropriadas pela União e que se destinam à posse permanente dos povos indígenas. Também pertencem ao patrimônio da União e não correspondem às terras de ocupação tradicional da etnia em questão, tal como ocorre na forma anterior.

É correto afirmar que as terras indígenas serão homologadas?

A demarcação de terra tem seu processo homologado mediante um decreto do Presidente da República, segundo as etapas descritas pela Funai.

O que são as terras indígenas Brainly?

Terras indígenas, segundo a legislação brasileira, são aquelas tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas do Brasil, habitadas em caráter permanente, utilizadas para as suas atividades produtivas.