Tem que tirar o papel do queijo brie?

Conhecido também como o queijo mais antigo da França, o queijo brie é também considerado como o “rei dos queijos”. Isso porque sempre foi muito apreciado pelos reis e rainhas da época, inclusive pelo imperador Carlos Magno I, por volta do século VIII. quejo brie

E não é para menos! O brie tem um sabor todo especial, com uma textura cremosa e macia no interior envolta em uma casca branca aveludada e firme que dá forma ao queijo.

No paladar, ele se apresenta intenso e ao mesmo tempo suave. É uma combinação que cria um sabor incrível, único e original.

Seja num coquetel, em pratos de entrada ou apenas para degustação, o brie oferece uma experiência marcante para o paladar.

Venha conhecer mais sobre essa iguaria francesa:

Tem que tirar o papel do queijo brie?

As Características Do Queijo Brie

O brie apresenta caraterísticas interessantes que o distingue dos outros tipos de queijo. Confira abaixo:

  • É um queijo que se apresenta numa forma cilíndrica, e por padrão o seu diâmetro é, em média, de 35 centímetros e a sua altura é de cerca de 3,5 centímetros. Já o peso pode variar entre 1,5 a 3,5 quilos. Mas esses números podem variar a depender da variedade.
  • É uma ótima opção para ser servido em degustações, coquetéis e tabuas de frios, por ser prático e apetitoso.
  • É um tipo de queijo que deve ser consumido mais rapidamente, pois a sua vida útil não é muito longa e tende a ter um prazo de validade mais curto. Para garantir que ele irá durar mais tempo, é fundamental que ele seja refrigerado.
  • Após refrigerado, é interessante retirar o queijo da geladeira no mínimo 30 minutos antes de consumir, para ser servido em temperatura ambiente. Isso garante que o seu sabor e aroma estejam bem presentes na degustação.
  • Após fatiado ou cortado, o brie perde a sua capacidade de maturação, e por conta disso não se desenvolve completamente.
  • O queijo brie é fonte de gorduras e proteínas, já que é produzido a partir do leite de vaca. Cada porção de 100 gramas desse queijo apresenta em torno de 335 calorias. Além disso, pode ser considerado um queijo gordo, pois a sua porcentagem de gordura chega a aproximadamente 27%.
  • A casca do brie é comestível e não deve – nem precisa – ser retirada! Aliás, é ela que garante o sabor característico desse queijo tão autêntico. quejo brie

[the_ad id=”2393″]

As Variedades De Brie

O queijo brie é dividido em dois tipos distintos: o Brie de Meaux e o Brie de Melun. Ambos são classificados com o selo de Denominação de Origem Controlada, e são produzidos na mesma região da França.

A grande diferença entre as duas variedades desse fabuloso queijo se encontra na maneira como é realizada a fermentação.

Além disso, outras diferenças podem ser observadas no tamanho da peça. Confira:

Queijo Brie de Meaux

Este é o queijo mais encontrado. O processo de coagulação do leite para a produção do brie de meaux dura aproximadamente 30 minutos, devido a adição de coalho. Esse é o processo padrão, cuja maturação dura em torno de 1 a 2 meses.

Em seguida, o leite coalhado é colocado nos moldes de queijos com o auxílio de uma colher de brie.

O resultado é um queijo com uma textura mais firme e definida, apresentando um sabor marcante e um aroma suave. A sua casca é branca e aveludada.

Quanto à suas dimensões, o Brie de Meaux possui um diâmetro maior, variando entre 36 e 37 centímetros, espessura de aproximadamente 4 centímetros, e com o peso médio de 2,8 quilos.

Queijo Brie de Melun

Essa variedade de brie é resultado da fermentação láctica que coagula o leite, e esse processo dura aproximadamente 18 horas, muito mais demorado que o processo do Brie de Meaux.

O leite coagulado é disposto nos moldes por meio de uma colher de pau. E finalmente, tem-se um queijo com uma textura muito mais mole, quase derretida e mais macia, e com um sabor mais salgado, mais pronunciado e intenso.

Quanto a sua casca, ela adquire uma coloração em tons avermelhados. O diâmetro do Brie de Melun varia entre 27 a 28 centímetros, atingindo 3,5 centímetros de espessura e um peso médio de 2 quilos. quejo brie

O tempo de cura do Brie de Melun pode chegar a 4 meses.

Tem que tirar o papel do queijo brie?

A Diferença Entre Queijo Brie E O Queijo Camembert

Muitas pessoas confundem o queijo brie com um outro tipo de queijo com uma estética muito parecida: o queijo camembert.

O processo de fabricação desses dois tipos de queijo é praticamente o mesmo. Mas eles possuem algumas caraterísticas que os diferem. Veja:

  • Lugar de origem: Ambos os queijos origem na França, mas são produzidos em regiões distintas. O queijo brie é feito na região de Île-de-France, enquanto que o queijo camembert é produzido na Normandia, que está situada no noroeste da França.
  • Tamanho do queijo: o queijo camembert possui um diâmetro menor que o do brie, reduzido em aproximadamente metade do tamanho. Enquanto que o brie pode chegar a, em média, 30 centímetros de diâmetro, o queijo camembert apresenta apenas cerca de 12 a 15 centímetros.
  • Sabor e textura: em suma, o queijo camembert é tem um sabor mais acentuado que o queijo brie, levemente amanteigado e mais salgado. Mas ambos apresentam a mesma casca branca formada pela ação do fungo Penicillium Camemberti.

Além disso, devido ao teor de gordura presente na composição do queijo camembert ser um pouco menor – cerca de 45% – o brie, com 60% de gordura, apresenta uma textura mais cremosa e macia, enquanto que o queijo camembert possui uma massa mais densa.

  • Matéria prima: os dois tipos de queijo têm como matéria prima o leite de vaca cru ou pasteurizado. O que diferencia é a região em que os bovinos são criados. Pode não parecer relevante, mas as condições climáticas de cada região interferem no sabor do leite e, portanto, no sabor final do queijo.

Melhores Acompanhamentos Para Queijo Brie

O brie é um tipo de queijo que pode ser consumido puro, cru e sem a necessidade de realizar nenhum outro processo. Aliás, é bom lembrar que esse não é um queijo culinário, ou seja, não é ideal para ser utilizado no preparo de outras receitas.

Apesar disso, o acompanhamento certo pode aprimorar ainda mais o sabor desse queijo incrível. Uma boa dica é priorizar acompanhamentos mais simples e leves, para dar destaque ao sabor do queijo, como por exemplo: pães salgados, torradas ou biscoitos mais refinados. quejo brie

Esse é um tipo de queijo que harmoniza bem com alimentos doces, então uma boa dica é servir o queijo brie com geléia de sabores variados, mel, chocolates, ou até mesmo frutas em calda, como o figo ou o pêssego.

Outras opções de acompanhamento são biscoitos, frutas em geral, ou oleaginosas como castanhas, amêndoas e avelãs.

[the_ad id=”2390″]

Tem que tirar o papel do queijo brie?
Como Comer Queijo Brie (Foto: Reprodução)

Outras Dicas De Dar Água Na Boca

O brie é geralmente consumido in natura, mas pode também ser servido quente, é só usar saber prepara-lo.

Uma dica super interessante é assar o queijo brie no forno, e para isso basta fazer cortes superficiais na superfície, e em seguida envolve-lo em papel alumínio ou em massa folhada.

Coloque numa forma própria para forno e deixe assando por aproximadamente 10 a 15 minutos a 200º C, ou até perceber que sua superfície está levemente dourada.

Isso vai fazer com que a massa do queijo derreta, virando uma espécie de molho ou por que não, fondue de queijo.

Uma delícia! O verdadeiro queijo brie folhado.

Dessa forma, o queijo brie assado pode ser acompanhado de pães e torradas, carnes, presunto de parma e batatas, por exemplo. Ou é possível também utilizar o molho do brie assado em sanduíches e massas.

É usar a imaginação!

Mas se ainda assim você preferir consumi-lo na sua forma natural, uma opção muito versátil é a famosa tábua de frios, onde você pode deixa-lo fatiado ou inteiro, e servi-lo com as ideias de acompanhamentos descritas logo acima.

Tem que tirar o papel do queijo brie?
Queijo Brie Com Geleia

Queijo Brie Harmoniza Com Qual Vinho?

O queijo brie é um tipo de queijo que combina super bem com vinhos em geral. Mas você sentirá um toque especial no sabor se optar por vinhos brancos.

Além disso, o brie harmoniza perfeitamente com um bom e autêntico champagne francês. Mas você pode também selecionar bons espumantes para acompanhar a degustação do queijo.

Como Comer Queijo Brie?

Essa é a parte mais interessante, onde você poderá adquirir várias ideias para degustar o “rei dos queijos” das mais diversas formas. Separamos um vídeo da Tastemade para abrir essa sessão do artigo em grande estilo:

Receita com Queijo Brie

Quer conhecer uma receita incrível que usa esse queijo e impressiona a todos os convidados? Saca só esse risoto italiano de queijo brie delicioso!

Risoto de Queijo Brie

Tem que tirar o papel do queijo brie?
Risoto de Queijo Brie

Para preparar um risoto de queijo brie, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de arroz arbóreo
  • 1 cebola grande picada
  • 3 colheres de azeite extravirgem
  • 1 xícara de vinho branco seco
  • 1 litro de caldo de legumes ou de frango cebolinha picada
  • 180 g de queijo brie em cubinhos
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

O modo de fazer é razoavelmente simples. Vamos a ele:

  1. Primeiramente, você deve refogar a cebola com azeite em uma panela bem quente. Quando a cebola ficar transparente, acrescente o arroz arbóreo e deixe refogar por alguns minutos;
  2. Após esse processo, acrescente o vinho e deixe reduzir (mexendo para não grudar). Coloque aos poucos o caldo de legumes até que o arroz esteja cozido al dente.
  3. Acrescente o sal e a pimenta, a cebolinha e misture. Quando tudo estiver bem misturadinho, adicione o queijo e mexa até que ele derreta.

Ao final dessa preparação você vai pode degustar um incrível risoto de queijo brie.

Queijo Brie Folhado

Segue um vídeo super delícia de como fazer queijo brie folhado:

A Origem Do Queijo Brie

O brie é um dos tipos de queijos franceses com selo de Denominação de Origem Controlada – DOC.

A Denominação de Origem Controlada é uma certificação utilizada para proteger marcas que cuja produção é exclusiva de uma região específica.

Atualmente há vários tipos de produtos com essa indicação, como vinhos, chocolates, vegetais, manteigas e claro, queijos.

Com o brie não é diferente! A sua origem remonta ao século VIII, na comuna francesa Jouarre, mais precisamente na Abadia de Notre Dame da cidade que está situada na região administrativa de Île-de-France.

Essa região da França era conhecida antigamente como Brie, e o queijo produzido naquela região e que foi batizado com esse nome, passou a ser usado como tributo a ser pago aos reis da França.

Mas foi somente mais tarde, no século XIX, no ano de 1814, que o queijo brie se tornou conhecido pelo mundo, quando ganhou o selo de Denominação de Origem Controlada no Congresso de Viena, na versão do Brie de Meaux.

Tem que tirar o papel do queijo brie?

Como É Produzido O Queijo Brie?

O brie produzido na França, e, portanto, o chamado queijo brie autêntico e original com selo de Denominação de Origem Controlada, tem como matéria prima o leite de vaca natural, ou seja, cru.

No Brasil e em outros países, esse queijo é também produzido a partir do leite de vaca pasteurizado – ou seja, que passa por um processo de esterilização – e que pode tanto ser integral quanto semidesnatado.

A produção é feita adicionando coalho, que é um conjunto de enzimas que realizam o processo de coagulação do leite, necessário para a formação do queijo.

O leite com o coalho é colocado para aquecer a uma temperatura de 37 graus, formando a coalhada.

Após essa primeira etapa, começa o processo de moldar o queijo, e é realizado colocando-o em camadas nos moldes. A mistura permanece lá por um período de aproximadamente 18 horas.

Por fim, adiciona-se o sal ao queijo e, então, ele é reservado por cerca de um a três meses, para sofrer o processo de envelhecimento, também chamado de maturação.

O Penicillium Camemberti

Ainda durante o preparo do queijo, é adicionado à massa um fungo chamado Penicillium Candidum, ou Penicillium Camemberti. Essa espécie de fungo é aeróbica, e realiza a maturação do queijo da casca para o interior da massa. É esse fungo que garante ao queijo uma massa mais macia e cremosa.

Além disso, o Penicillium Camemberti é o responsável pela casca branca aveludada que envolve o queijo, que pode também ser considerada uma espécie de mofo branco.

Mas a casca não permanece branca com o passar do tempo. À medida em que o queijo amadurece aos poucos, a casca vai ganhando uma coloração acinzentada e escura.

Além disso, a massa do queijo torna-se cada vez mais mole e cremosa, com uma textura de aparência derretida, e o seu sabor fica mais forte e acentuado.

Isso ocorre porque os fungos continuam o seu processo de maturação ao longo do tempo.

Logo, um queijo brie jovem apresenta um sabor mais suave, uma pasta mais firme e densa, e uma casca branca e sem manchas.

É o caso do brie produzido para ser exportado, que passa por um processo de estabilização que impede a sua maturação por meio da ação dos fungos, garantindo maior vida útil para o queijo.

Tem que tirar o papel do queijo brie?

Perguntas e Respostas sobre o Queijo Brie

O que é o branco em cima do queijo brie?

Tem que tirar o papel do queijo brie?

O branco em cima do queijo brie é o resultado da maturação do leite causada por um fungo: o Penicillium Candidum. Ele age na formação do queijo causando essa casca branca e o seu interior macio.

Pode comer a casca do queijo brie?

Tem que tirar o papel do queijo brie?

Sim, você pode comer a casca do queijo brie sem problemas. A casca desse queijo é comestível e não deve – nem precisa – ser retirada. Aliás, é ela que garante o sabor característico desse queijo tão autêntico.

O queijo brie é rico em que?

Tem que tirar o papel do queijo brie?

O queijo brie é fonte de gorduras e proteínas, já que é produzido a partir do leite de vaca. Cada porção de 100 gramas desse queijo apresenta em torno de 335 calorias. Além disso, pode ser considerado um queijo gordo, pois a sua porcentagem de gordura chega a aproximadamente 27%.

Como comer o queijo brie?

Tem que tirar o papel do queijo brie?

É uma ótima opção para ser servido em degustações, coquetéis e tabuas de frios, por ser prático e apetitoso. Esse é um tipo de queijo que harmoniza bem com alimentos doces, então uma boa dica é servir o queijo brie com geleia de sabores variados, mel, chocolates, ou até mesmo frutas em calda, como o figo ou o pêssego.

Queijo brie harmoniza com qual vinho?

Tem que tirar o papel do queijo brie?

O queijo brie é um tipo de queijo que combina super bem com vinhos em geral. Mas você sentirá um toque especial no sabor se optar por vinhos brancos. Além disso, o queijo brie harmoniza perfeitamente com um bom e autêntico champagne francês. Mas você pode também selecionar bons espumantes para acompanhar a degustação do queijo.

Onde surgiu o queijo brie?

Tem que tirar o papel do queijo brie?

O queijo brie surgiu no século 8, na comuna francesa Jouarre, mais precisamente na Abadia de Notre Dame da cidade que está situada na região administrativa de Île-de-France

Pode comer a capa do queijo brie?

Afinal, pode comer a casca do queijo brie? Sim, a casca branca é comestível! Há quem prefira não consumi-la por conta da ação do fungo, mas saiba que essa parte é saborosa e não oferece nenhum risco à saúde.

Tem que tirar a parte branca do queijo brie?

Muitas pessoas preferem não comer a casca do brie, talvez por saberem que ela é resultado da ação de um fungo. No entanto, este queijo de mofo branco comestível ainda é preferência no gosto popular, mas se você não gosta muito, não deixe de experimentar, ou então aprecie somente a massa do queijo que é irresistível.

O que é o branco em cima do queijo brie?

Sua casca branca aveludada é resultado da ação de um fungo, o Penicillium camemberti, que não só dá a sua aparência característica, mas também promove a sua maturação de fora para dentro.

Como se come queijo brie com casca?

Ninguém nunca sabe o que fazer com aquela casca dura do queijo, mas, no caso do brie, você pode comê-la sem medo. Tirá-la e simplesmente jogá-la fora seria como tirar toda a carne de um hambúrguer e comer apenas o pão. Mesmo que seja meio amarguinha, o sabor não interfere tanto no sabor do queijo.