Tomei a pílula do dia seguinte e menstruei 7 dias depois posso estar grávida

Se tomou a pílula do dia seguinte e a menstruação não desceu, isso é normal e pode acontecer mesmo quanto a pílula do dia seguinte foi eficaz. Nos casos de atraso menstrual em mulheres que usam a pílula anticoncepcional, a mulher pode continuar tomando sua medicação regularmente, mesmo não vindo a menstruação. Provavelmente no próximo ciclo haverá um reajuste e o ciclo menstrual habitual será retomado.

A pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação devido ao desequilíbrio hormonal que ela provoca. Após o uso da medicação, o organismo precisa se readaptar e reajustar o ciclo menstrual. Isso pode demorar algum tempo a depender de qual momento do ciclo menstrual você utilizou a pílula do dia seguinte.

Tomei a pílula do dia seguinte e menstruei 7 dias depois posso estar grávida

Quando a pílula do dia seguinte é usada próximo do período que viria a menstruação habitual, esse atraso pode ser de mais de 1 semana, prolongando o ciclo menstrual.

Normalmente, depois de tomar a pílula do dia seguinte, a menstruação volta a descer cerca de uma semana depois da data prevista.

Se a menstruação não ocorrer depois de 4 semanas da tomada da pílula, convém fazer um exame de gravidez.

Pílula do dia seguinte atrasa sempre a menstruação?

Não, nem sempre a pílula do dia seguinte atrasa a menstruação. Embora o atraso da menstruação seja um efeito colateral comum da pílula do dia seguinte, ele não ocorre na maioria dos casos.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), para aproximadamente 57% das mulheres que tomam o anticoncepcional, a menstruação vem na data prevista. A maioria das mulheres apresenta pouca ou nenhuma alteração relevante no ciclo menstrual.

Ainda segundo a OMS, cerca de 15% das usuárias que tomam a pílula do dia seguinte podem apresentar um atraso de até 7 dias na menstruação. Aproximadamente 13% das mulheres que usam a medicação podem apresentar um atraso menstrual de pouco mais de 7 dias. Em 15% das mulheres, a pílula do dia seguinte pode antecipar a menstruação em até uma semana.

A pílula do dia seguinte não é o único método anticoncepcional que pode atrasar ou ainda antecipar a menstruação. O anticoncepcional injetável trimestral, o DIU de cobre e os implantes também podem causar irregularidade menstrual.

Depois de tomar a pílula do dia seguinte a menstruação volta ao normal?

Sim, depois de tomar a pílula do dia seguinte a menstruação volta ao normal. A irregularidade ocorre no período menstrual imediatamente seguinte ao uso da pílula. Com a vinda da menstruação, o ciclo volta ao normal.

A irregularidade no ciclo menstrual causada pela pílula do dia seguinte resolve-se espontaneamente. O uso correto do anticoncepcional não provoca alterações duradouras ou permanentes na data da menstruação.

No entanto, o uso repetitivo da pílula do dia seguinte pode tornar as alterações menstruais mais intensas, tornando difícil para a mulher prever a vinda da menstruação e identificar o seu período fértil.

Para maiores esclarecimentos sobre o uso da pílula do dia seguinte, consulte um médico clínico geral, médico de família ou ginecologista.

Para saber mais sobre a pílula do dia seguinte, você pode ler:

Como saber se a pílula do dia seguinte funcionou?

Sangramento após tomar pílula do dia seguinte é normal? Por que ocorre?

Pílula do dia seguinte dose única pode falhar?

Tomei a pílula do dia seguinte. Posso engravidar?

Referência:

FEBRASGO. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

Se fizermos uma busca rápida pela internet por “pílula do dia seguinte grávida”, encontraremos diversas perguntas a respeito. Dúvidas e medos sobre suas consequências em relação ao bebê. Parece sem sentido tomar a pílula do dia seguinte grávida, mas é muito comum encontrarmos mulheres que já fizeram isso. O porquê talvez seja a forte propaganda que fazem a respeito desse medicamento.

A propaganda é realmente boa, mas a realidade não é bem assim. A pílula do dia seguinte, também chamada de contraceptivo de emergência não faz milagre, e também não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

Claro que, se tomada da maneira correta e somente em caso de emergência, tem sua taxa de sucesso bem mais efetiva. Porém, o uso indiscriminado desse tipo de contraceptivo tem feito mais e mais mulheres contarem que ficaram grávidas mesmo tomando dentro do prazo das 72 horas.

Composição da Pílula do Dia Seguinte

Antes de respondermos porque algumas mulheres engravidam tomando a pílula do dia seguinte vamos saber um pouquinho mais a respeito desse tipo de contraceptivo.

A pílula do dia seguinte é composta por levonorgestrel, um tipo de progesterona (o hormônio feminino usado em anticoncepcionais) sintética. Comparada com anticoncepcionais que são tomados diariamente, a pílula do dia seguinte possui até vinte vezes mais hormônios, os quais se não forem usados de maneira correta podem causar diversos efeitos colaterais1.

Muitas mulheres adotam a pílula do dia seguinte como forma de contracepção diária, que torna o método ineficaz no caso de gravidez. Tomar a pílula toda vez que se transa sem prevenção faz com que uma pílula anule o efeito da outra, além do organismo acostumar com a quantidade de hormônio e o efeito esperado nem sempre seja alcançado.

Em um depoimento sobre tomar a pílula do dia seguinte grávida, uma mulher contou que, após manter relações sexuais sem preservativo, tomou a pílula do seguinte. Teve um leve sangramento o qual achou que era sua menstruação, mas na verdade era nidação.

Depois de alguns dias teve outra relação sem proteção e fez uso da pílula novamente sem saber que já estava grávida, logo após descobriu que a gravidez. E daí veio todas as preocupações com a saúde de seu bebê.

Pílula do Dia Seguinte Pode Falhar

A pílula do dia seguinte pode falhar, com certeza. Embora a pílula apresente uma eficácia que varia de 95% a 98%, pode falhar quando não ingerida dentro do prazo de 72 horas, ou seja, 03 dias após a relação desprotegida2.

Outra situação mencionada acima é que uma pílula pode anular o efeito da outra e ainda gerar uma sobrecarga de hormônios. É importante esclarecer que em hipótese alguma a pílula do dia seguinte deve ser usada como um contraceptivo comum. Deve-se evitá-la ao máximo, buscando outros métodos contraceptivos para evitar a gravidez.

Tomei a Pílula do Dia Seguinte e Não Menstruei, é Normal?

Uma resposta simples para isso é que: o ciclo menstrual em que a pílula do dia seguinte é tomada pode ser mais curto ou mais longo devido à explosão de hormônios lançados durante a ingestão do medicamento.

Como o ciclo será afetado dependerá de como o corpo irá metabolizar os hormônios sexuais. Com o uso constante, a pílula do dia seguinte pode desregular o ciclo menstrual e facilitar uma gravidez.

O ciclo menstrual que se segue após a pílula do dia seguinte ser tomada, deve acontecer normalmente3, uma vez que os níveis de hormônio terão retornado a seus valores normais. Mas também podem acontecer variações devido ao uso constante do medicamento, causando uma bagunça até mesmo nos ciclos futuros.

Tomei a Pílula do Dia Seguinte Grávida, e Agora?

A pílula do dia seguinte pode agir de duas maneiras, dependendo de que período do ciclo menstrual a mulher se encontra. Caso ela ainda não tenha ovulado, esse método impede a liberação do óvulo. Assim, os espermatozoides não encontram a parte feminina necessária para a fertilização e, portanto, não há fecundação.

Caso a mulher já tenha ovulado, a pílula age de outra forma: altera a secreção vaginal, agindo no muco cervical e no endométrio, tornando o ambiente inapropriado para a sobrevivência dos espermatozoides. Dessa maneira eles morrem pelo caminho, impedindo a fecundação.

O trabalho principal da pílula do seguinte (ou seja, o real motivo porque ela foi desenvolvida) é evitar a ovulação da mulher e impedir que o espermatozoide se encontre ao óvulo. No entanto, numa situação em que o espermatozoide já se uniu ao óvulo, mas ainda não se fixou no útero (ainda não aconteceu a nidação), a pílula do dia seguinte também consegue interferir no processo.

Ela altera a camada interna do útero, o endométrio, impedindo a fixação do ovo, que será eliminado junto com a menstruação. É nessa parte do processo que muitas religiões denominam como um método abortivo.

Agora, se o ovo já estiver se fixado ao útero, a pílula do seguinte não terá nenhum efeito. Uma vez que gravidez esteja estabelecida, a pílula não é capaz de interrompê-la e, mesmo que a mulher tome o remédio, o embrião não sofrerá nenhuma consequência.

Como mencionado antes, a pílula do dia seguinte é composta por hormônios femininos, mesmo que sintéticos não causam danos ao bebê se forem tomados sem conhecimento de gravidez
O ideal é buscar sempre a ajuda médica e contar tudo desde o começo, para que ele possa te auxiliar em todas as fases que passará daqui para frente.
E vale lembrar que, o uso de contraceptivos de emergência como método de prevenção comum pode ser extremamente prejudicial ao organismo feminino. Aproveite para conversar com o médico a respeito de utilizar outros métodos assim que o bebê nascer!

Dica Importante: Os testes de gravidez de boa sensibilidade podem salvar quem está na duvida se a pilula do dia seguinte falhou ou não! Por isso recomendamos o teste de gravidez Famivita que podem detectar a gravidez até 5 dias antes do atraso menstrual!

Veja Também: Esqueci de Tomar o Anticoncepcional – E Agora?
Fotos: Anka Grzywacz

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:

É normal sangrar 7 dias depois de tomar pílula do dia seguinte?

Geralmente, um sangramento pode ocorrer após 15 dias da ingestão da pílula do dia seguinte. Portanto, se você teve um sangramento 7 dias após tomar a pílula, ele é considerado normal e esperado devido à variação hormonal provocada pelo hormônio.

É possível engravidar mesmo depois de ter tomado a pílula do dia seguinte e ter menstruado?

Estava menstruada e tive relação sem camisinha logo depois tomei a pílula do dia seguinte posso engr. Se você não usa nenhum método contraceptivo corre o risco de engravidar, mesmo estando menstruada. A pilula do dia seguinte não age como método anticoncepcional. Apenas impede a implantação do óvulo ja fecundado.

Que cor vem a menstruação depois da pílula do dia seguinte?

Cor da menstruação preta Dessa forma, os sangramentos mais escuros podem acontecer por diversos motivos, desde uso de anticoncepcional, pílula do dia seguinte, proximidade da menopausa, gravidez… Se não vem acompanhado de outros sintomas, geralmente não representa um problema.

Como saber se a pílula do dia seguinte falhou?

As únicas formas de se saber são: esperar o próximo ciclo menstrual. Se houver menstruação (lembrando que é possível que o medicamento cause atrasos), então a pílula funcionou. Caso a menstruação não desça, recomenda-se que a mulher faça um teste de gravidez cerca de 5 a 7 dias após ter feito uso do medicamento.