Vinho tinto suave e doce

Vinho Suave, Doce E Seco: Qual a Diferença Entre Eles ?

Minhas pessoas não sabem ao certo as diferenças entre os vinhos suaves, doces ou secos. Quem está começando a beber normalmente acaba se identificando mais com os vinhos que tendem a ser adocicados.

Isto não quer necessariamente dizer que são os vinhos que levam adição de açúcar, mas podem ser também aqueles mais frutados e de corpo mais leve, como um Pinot Noir carliforniano.

O ser humano, em geral, está mais propenso a ser atraído pelo sabor mais doce.Dentre os três tipos os vinhos suaves são mais doces, já que levam adição de açúcar durante a produção.

Esses, diferente dos vinhos finos de mesa, não apresentam um leque grande de aromas e sabores em taça. São simples, podendo ser brancos ou tintos, assim como os secos.

E qual a diferença?

Vinho de Sobremesa: Apesar de ser o tipo mais doce de vinho, nenhum açúcar é adicionado na sua produção. A doçura pode ser devido ao fungo Botrytis Cinerea; ou à colheita tardia (normalmente chamados de “late harvest”), onde a uva é colhida, geralmente, depois de um mês de maturação; ou então pode ser um vinho fortificado pelo seu alto grau alcoólico.

Alguns exemplares desse estilo podem ser encontrados no nosso site, na sessão de Vinhos de Sobremesa.

Os Vinhos Secos são também chamados de vinhos finos de mesa e são elaborado com uvas nobres, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, entre outras.

Eles são feitos com o açúcar contido nas uvas, tendo em média 3,5 gramas de açúcar por litro.

Já os Vinhos Suave têm qualidade um pouco inferior e são elaborados com uvas uvas mais comuns como Concord, Herbermont, Niágara, Isabel e outras.

Esses vinhos sempre possuem alto teor de açúcar, acima de 20 gramas por litro. São também os mais comumente encontrados em supermercados. Dificilmente lojas especializadas oferecem vinhos desse tipo.

Conheça nossa variedade de vinhos.

Vinho suave é um estilo com boas chances de agradar até quem não entende tanto do assunto. Por ser um vinho mais adocicado, tem um sabor que pode ser mais atraente a quem não bebe tanto. É, então, uma boa opção de entrada no mundo dos vinhos.

No Brasil, de acordo com a legislação brasileira, o vinho suave conta com um acréscimo de no mínimo 25g/l de açúcar. São vinhos com adição de açúcar de cana, beterraba e até do suco de uva concentrado. Assim, o vinho suave se torna uma boa opção para ser apreciado como aperitivo ou harmonizando com massas e queijos leves.

Os vinhos suaves não têm um grande leque de aromas e sabores, assim como os vinhos finos de mesa. Então, devem ser consumidos em dias comuns e não em ocasiões especiais ou com grandes expectativas. Sabe aquele dia em que você quer apenas relaxar, assistir um filme ou bater um bom papo com os amigos? Os vinhos suaves são perfeitos nessas ocasiões!

Quer saber mais? Aqui vamos apresentar sete boas opções de vinhos suaves.

Leia também: Os Melhores Vinhos Brasileiros

Vinho Suave Chalise - Serra Gaúcha

Vinho tinto suave e doce
O vinho suave Chalise harmoniza com carnes, massas e queijos. (Foto: Salton)

O vinho suave Chalise é um vinho tinto produzido na região da Serra Gaúcha, pela Vinícula Salton. Em sua formação, leva variedades de uvas Isabel, Concord e Seibel. Tem uma coloração vermelho rubi, com aromas de morango e framboesa. Costuma ser um vinho persistente no paladar. Harmoniza com carnes, massas e queijos.

Confira as características do Vinho Suave Chalise:

  • Vinho tinto, feito com variedades de uvas Isabel, Concord e Seibel;
  • Produzido na região da Serra Gaúcha;
  • Harmoniza com carnes, queijos e massas;
  • Temperatura de serviço: 15°C a 18°C;
  • Teor alcóolico: 10,5%.

Gostou do vinho suave Chalise, da Serra Gaúcha? Confira os melhores preços.

Vinho Suave Aurora - Saint Germain

Vinho tinto suave e doce
O vinho suave Saint Germain conta com uma variedade de uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Tannat. (Foto: Aurora)

O vinho suave Saint Germain é mais uma opção de vinho tinto produzido na Serra Gaúcha. É fabricado por uma das principais vinícolas do país, a Aurora. Em sua composição, conta com uma variedade de uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Tannat. Tem uma coloração vermelho rubi, com aromas frutados e paladar persistente, mas suave. É indicado para consumo com aves, massas e carnes.

Confira as características do Vinho Suave Saint Germain

  • Vinho tinto, feito com variedades de uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Tannat;
  • Produzido na região da Serra Gaúcha;
  • Harmoniza com carnes, aves e massas;
  • Temperatura de serviço: 14°C a 16°C;
  • Teor alcóolico: 11,5%.

Deu vontade de experimentar o vinho suave Saint Germain? Veja os melhores preços do produto.

Vinho Suave Dom Bosco

Vinho tinto suave e doce
Vinho suave costuma harmonizar perfeitamente com queijos (Foto: Shutterstock)

Dom Bosco é um vinho suave também produzido na serra gaúcha. É um vinho tinto seco, elaborado com as uvas das variedades Isabel e Bordeaux. Tem aroma leve e frutado, além de persistir no paladar. É um vinho suave que harmoniza com carnes, massas e queijos.

Confira as características do Vinho Suave Dom Bosco

  • Vinho tinto, feito com variedades de uvas Isabel e Bordeaux;
  • Produzido na região da Serra Gaúcha;
  • Harmoniza com carnes, queijos e massas;
  • Temperatura de serviço: 12°C a 14°C;
  • Teor alcóolico: 10,2%.

Quer experimentar o vinho suave Dom Bosco? Dê uma olhada nos melhores preços do produto.

Vinho Suave Adega do vale

Vinho tinto suave e doce
O vinho suave Adega do Valeu é uma boa opção de vinho tropical (Foto: Adega do Vale)

O vinho suave Adega do Vale é feito com uvas Cabernet Sauvignon do Vale do São Francisco, na Bahia. É uma boa opção de vinho tropical, como são conhecidos os vinhos da região. É um vinho tinto, com cor rubi brilhante. Conta com aromas de frutas vermelhas, como framboesa e morango, além de notas suaves de especiarias. Tem um sabor leve, ideal para um encontro de amigos. Harmoniza bem com comidas leves, como peixe ou carnes brancas, saladas, risotos e massas.

Confira as características do Vinho Suave Adega do Vale:

  • Vinho tinto, feito com variedades de uva Cabernet Sauvignon;
  • Produzido na região do Vale do São Francisco, na Bahia;
  • Harmoniza com peixes, carnes brancas, saladas, risotos e massas;
  • Temperatura de serviço: 16°C;
  • Teor alcóolico: 10,5%.

Gostou do vinho suave Adega do Vale? Confira os melhores preços.

Vinho Suave Collina Branco

Vinho tinto suave e doce
O vinho suave Collina Branco é feito com variedades da uva Niágara Branca (Foto: Nova Aliança)

O vinho suave Collina Branco é uma boa opção para quem prefere vinhos brancos. Produzido pela cooperativa de vinícolas Nova Aliança, na Serra Gaúcha, se destaca pelos aromas florais, como jasmim. É feito com variedades da uva Niágara Branca, colhidas antes da maturação completa. Tem a cor amarelada, com tons verdes. É um vinho jovem e fresco, equilibrando acidez e maciez.

Confira as características do Vinho Suave Collina Branco:

  • Vinho branco, feito com variedades de uva Niágara Branca;
  • Produzido na região da Serra Gaúcha;
  • Harmoniza com carnes brancas, massas e aperitivos;
  • Temperatura de serviço: 10°C;
  • Teor alcóolico: 10%.

Deu vontade de experimentar o vinho suave Collina Branco? Veja os melhores preços do produto.

Vinho Suave Montecchio Rosé – Lambrusco

Vinho tinto suave e doce
Vinho suave costuma ser uma boa pedida para reuniões entre amigos (Foto: Shutterstock)

O vinho suave Montecchio Rosé é nossa opção importada na lista. Fabricado na Itália, é um vinho do estilo Rosé. Sua composição é feita com uvas da variedade Lambrusco, típicas do país europeu. Tem um sabor e aroma frutados e frescos. Por ser um vinho leve, é ideal para um happy hour com os amigos, além de harmonizar bem com peixes e queijos.

Confira as características do Vinho Suave Montecchio Rosé – Lambrusco:

  • Vinho rosé, feito com variedades de uva Lambrusco;
  • Produzido na Itália;
  • Harmoniza com peixes, queijos e aperitivos;
  • Temperatura de serviço: 10°C;
  • Teor alcóolico: 8%.

Quer experimentar o vinho suave Montecchio Rosé – Lambrusco? Dê uma olhada nos melhores preços do produto.

Vinho Suave Aurora - Malvasia moscato

Vinho tinto suave e doce
O vinho suave Aurora Colheita Tardia é ideal para consumir com sobremesas, como fondue de chocolate e mousse de maracujá (Foto: Malvasia Moscato) 

O vinho suave Aurora Colheita Tardia é mais um da vinícola em nossa lista. É feito com uvas das variedades Malvasia Bianca e Moscato, colhidas depois do fim da maturação, no outono. Tem uma concentração de açúcar superior e apresenta coloração amarelo-ouro, aromas de nozes, castanhas, flores brancas e mel. É um ideal para consumir com sobremesas, como fondue de chocolate e mousse de maracujá, além de harmonizar bem com queijos de mofo azul, como Gorgonzola e Roquefort.

Confira as características do Aurora - Malvasia moscato:

  • Vinho branco, feito com variedades de uvas Malvasia Bianca e Moscato;
  • Produzido na Serra Gaúcha;
  • Harmoniza com sobremesas e queijos;
  • Temperatura de serviço: 8°C a 10°C;
  • Teor alcóolico: 12%.

Quer experimentar o vinho suave Aurora - Malvasia moscato? Confira os melhores preços.

Qual vinho é mais doce e suave?

Os vinhos suaves são mais adocicados e costumam agradar aos iniciantes no mundo dos vinhos. Em geral, eles são produzidos a partir de uvas de mesa como Concord, Herbermont e Niágara. Alguns produtores, no entanto, trabalham com uvas mais nobres, uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Chardonnay.

Qual tipo de vinho tinto é mais doce?

O mais famoso dos vinhos doces é o do Porto, que foi “descoberto” pelos comerciantes ingleses no século XVII. Segundo eles, quanto mais forte e doce o vinho, melhor o seu sabor seria, e mais dificilmente ele estragaria. O vinho de Sauternes tem origem na região de Bordeaux, na França, lugar de vinhos maravilhosos.

Qual tipo de vinho e o doce?

A categorização de vinho seco, meio-seco e doce (ou suave) é feita a partir da quantidade de açúcar residual por litro de vinho. Na legislação brasileira, o vinho seco tem até 4g de açúcar por litro; das 4,1g/L até 25g/L o vinho é meio-seco; acima disso, o vinho pode ser considerado doce ou suave.

Como saber se o vinho é doce?

– Sec ou Seco: superior a 15 e até 20 g/L de açúcar. – Demi-sec, Meio-doce, Meio-seco: superior a 20 e até 60 g/L de açúcar. – Doce: superior a 60 g/L de açúcar. Vale ressaltar que o teor de açúcar não agrega maior ou menor qualidade ao vinho, serve apenas pra marcar estilos e atender aos paladares que os desejem.