Qual a comparação do sacrifício de isaque e jesus

Qual a comparação do sacrifício de isaque e jesus

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Gênesis 22:1-8

1. A salvação pela graça sempre foi o método divino oferecido à humanidade desde a entrada do pecado no mundo.

2. A salvação é o auge da revelação de Deus a fim de atrair o pecador. Deus faz de tudo para torná-la compreensível!

3. A salvação é um assunto que Deus mais quer esclarecer ao pecador, de valor incalculável.

4. A salvação pela graça é ilustrada de maneira pedagógica, didática e trágica no pedido de Deus a Abraão.

I.  DIDATICAMENTE ABRAÃO REPRESENTAVA A DEUS PAI – Gênesis 22:2-3, 16

1. Abraão entregou completamente seu filho a Deus. Assim também Deus amou tanto ao mundo que deu Seu Filho a fim de morrer e oferecer salvação aos pecadores (João 3:16)

2. Abraão esperou o filho da promessa, o qual seria uma bênção para todas as nações (Gênesis 22:15-18), como Deus prometeu e cumpriu a promessa de enviar o Seu Filho para ser o Desejado de todas as nações (Ageu 2:7).

3. Abraão não poupou seu “único” filho, como Deus também “nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós” (Romanos 8:32).

II. DIDATICAMENTE ISAQUE PREFIGURAVA A ATITUTE DO DEUS FILHO – Gênesis 22:6-10

1. Isaque apontava para Cristo por ser o Filho da promessa; da mesma forma  Jesus foi prometido na primeira profecia bíblica na figura de descendente da mulher (Gênesis 3:15) desde o início da história do pecado no mundo.

2. Isaque prefigura Cristo em sua atitude humilde em aceitar que o plano de Deus se cumprisse em sua vida.

3. Isaque apenas apontava a Cristo em Seu comportamento, pois não poderia morrer para salvar a ninguém, por isso o anjo não permitiu que ele seja sacrificado.

III. DIDATICAMENTE O CORDEIRO SIMBOLIZAVA O SACRIFÍCIO DE CRISTO – Gênesis 22:8, 13-14

1. O cordeiro foi providenciado por Deus porque a fé e a abnegação de Abraão eram insuficientes para salvar a si e a seu filho da morte.

2. O cordeiro foi providenciado por Deus para morrer em lugar de Isaque, a fim de que Isaque não precisasse morrer.

3. O Cordeiro (ou carneiro) simboliza Cristo, o meio pelo qual Deus providenciou a fim de executar um sacrifício expiatório em lugar do pecador (Hebreus 10:5-10).

CONCLUSÃO:

1. Este relato é vital para a compreensão do evangelho tanto no Antigo como para o Novo Testamento. Jesus morreu para que você não precisasse morrer eternamente.

2. Este relato retrata o evangelho de maneira que todos em todas as épocas podem compreender. Os pecadores devem morrer, mas Jesus como Cordeiro inocente tomou o lugar do pecador culpado.

3. Este incidente revela a provisão que Deus fez para livrar-nos da condenação do pecado, que é a morte. Com a morte de Cristo é possível libertar-nos do pecado e de suas trágicas conseqüências.

APELO:

1.   Aceite o sacrifício que Deus Pai e Deus Filho fizeram para te libertar do pecado e suas conseqüências.

2.  Aceite a substituição realizada por Cristo em teu lugar, Ele deu a vida por você para que você dê a vida por Ele.

3.  Aceite viver longe do pecado e próximo de Deus pela fé, como Abraão.


Pastor Heber Toth Armí


Page 2

Qual a comparação do sacrifício de isaque e jesus
Gênesis 22:1-2 E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

Deus estava mostrando na vida de Abraão que assim como Abraão ia sacrificar o seu filho. Deus sacrificaria seu filho Jesus Cristo, o verdadeiro e único cordeiro que tira o pecado do mundo.

Qual a comparação do sacrifício de isaque e jesus
Gênesis 22:6-14 tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos. Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, MAS ONDE ESTÁ O CORDEIRO PARA O HOLOCAUSTO? E disse Abraão: DEUS PROVERÁ PARA SI O CORDEIRO PARA O HOLOCAUSTO, MEU FILHO. Assim caminharam ambos juntos. E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.

Veja que Deus na vida de Abraão estava mostrando o plano da redenção. Abraão sendo o tipo de Deus, sacrificando seu filho Isaque, símbolo de Jesus Cristo, porém Deus por meio de Abraão mostrou que seu Filho venceria a morte, ou seja, o verdadeiro cordeiro seria provido por Deus, o plano da redenção, por isso João Batista quando viu Jesus disse; João 1:29 Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

O pequeno Isaque subindo a colina com a lenha nas costas, assim como Cristo com o madeiro nas costas até o calvário, nós estávamos condenados a morte, porque pecado requer sacrifício, mas Deus proveu o verdadeiro cordeiro ele pagou nossa dívida, foi morto no nosso lugar. Jesus morreu no meu e no seu lugar.

Temer (v. 12)

Reverenciar, amar e respeitar

Possuir a porta (v. 17)

Ter poder sobre

“Por que o Senhor pediu uma coisa dessas a Abraão? Porque, sabendo qual seria seu futuro e que ele seria pai de uma posteridade incontável, Ele estava determinado a testá-lo. Deus não o fez por Si mesmo; porque Ele sabia graças a Sua presciência que Abraão o faria; mas para deixar uma lição gravada na mente de Abraão e permitir que ele adquirisse um conhecimento que ele não poderia obter de nenhuma outra forma. É por isso que Deus nos prova. Não é para Seu próprio conhecimento; pois Ele tem conhecimento prévio de todas as coisas. Ele conhece toda a nossa vida e tudo o que fazemos. Mas Ele nos prova para nosso próprio bem, para que conheçamos a nós mesmos. (…) Ele exigiu que Abraão se submetesse a essa provação porque queria dar-lhe glória, exaltação e honra; Ele pretendia torná-lo rei e sacerdote, compartilhando de Sua própria glória, poder e domínio.” (George Q. Cannon, Conference Report, abril de 1899, p. 66.)

O Élder Neal A. Maxwell aplicou essas verdades a nós quando disse que nossa vida “não pode ser cheia de fé e desprovida de estresse (…).

Como podemos nós realmente esperar navegar ingenuamente pela vida, como que dizendo: ‘Senhor, dá-me experiência, mas não tristeza, nem pesar, nem dor, nem oposição, nem traição, e, certamente, não me deixes desamparado. Guarda-me, Senhor, de todas essas experiências que fizeram de Ti o que Tu és! Depois, permite-me ir viver Contigo e partilhar plenamente de Tua alegria!’” (A Liahona, outubro de 1991, p. 10.)

O Profeta Joseph Smith sugeriu que o sacrifício é uma das maneiras pelas quais adquirimos maior fé. Por exemplo, como você acha que sua fé em Deus teria crescido se tivesse passado pelo que Abraão passou? Ele não teria crescido em sua fé se tivesse se recusado a oferecer o sacrifício ordenado por Deus. Joseph Smith disse: “Uma religião que não exige sacrifício de todas as coisas jamais terá poder suficiente para produzir a fé necessária para a vida e salvação”. (Lectures on Faith, 1985, p. 69.)

Qual a comparação do sacrifício de isaque e jesus

Savior’s crucifixion Hill of Golgotha

Mount of Olives

Gethsemane

Solomon’s Temple

Kidron Valley

Mount Moriah Jehovah-jireh

road to the Dead Sea

Road to Behlehem and Hebron

Abraão deu ao lugar onde construiu o altar do sacrifício o nome de “Jeová-Jiré”, que era uma profecia de que o Senhor seria visto mais tarde naquele mesmo monte. Geralmente chamado de monte Moriá (ver Gênesis 22:2), esse mesmo grupo de montes foi o local do Templo de Salomão e da Crucificação do Salvador.

Qual a comparação do sacrifício de isaque e jesus
Qual a comparação do sacrifício de isaque e jesus