Qual a diferença entre mercado primário e secundário

Índice

A principal diferença entre um mercado primário e um mercado secundário é que o primeiro é onde os ativos financeiros são emitidos e o último é onde os ativos financeiros previamente emitidos são negociados e trocados..

Ambos são necessários na estrutura operacional da mercados financeiros.

Qual a diferença entre mercado primário e secundário

Mercado primário: emissão de novos títulos

Nos mercados primários, a emissão de produtos é realizada e verificada sob certos critérios de liquidez Y solvência, bem como a avaliação dos ativos financeiros ocorre através Agências de rating.

A emissão efetua-se através da definição das características do produto a emitir e a sua colocação é efetuada através de organismos emissores autorizados e com determinada reputação no mercado, para que possa ser comercializado no mercado secundário.

Podemos dizer que o mercado primário é o primeiro filtro de mercado e é essencial para garantir um bom controle do instrumento financeiro emitido.

Mercado secundário: Negociação de títulos emitidos anteriormente

É o mercado comercial onde a oferta e a demanda são expressas mais claramente.

Os investidores licitam para obter os preços mais competitivos de forma a maximizar o seu lucro dentro de um determinado horizonte de tempo.

Nesse mercado, o participante já possui informações sobre as características do produto e pode decidir com segurança entre comprar ou vender o ativo financeiro em questão.

Este segmento de negociação deve respeitar o anonimato das partes envolvidas na transação e a transparência de seus preços. Além disso, deve exigir um mínimo de liquidez. Já a ausência de liquidez faz com que o custo das operações seja maior, pois a diferença entre o preço de compra e o preço de venda, em alguns casos, é muito elevada e afeta diretamente o volume negociado do ativo e sua capitalização, além de repassar este custo para o investidor e dificultando a obtenção de lucro na operação.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

Qual a diferença entre mercado primário e secundário
Notícias

Principalmente para quem está iniciando nos investimentos em renda variável, a B3, bolsa de valores brasileira pode à primeira vista parecer uma “sopa de letrinhas”.  IPO, ticker, follow on, long & short, swing trade, entre outros termos comuns para quem atua no mercado, podem ser intimidadores para os novatos. No blog da Ouro Preto Investimentos sempre trazemos em detalhes o que cada um deles significa. É só clicar nos exemplos que citamos acima para conhecer cada um deles. E, caso surja alguma dúvida, utilize nossa barra de busca para encontrar aquele tema que está te deixando perdido na hora de negociar na bolsa.

Outro tema que costuma gerar dúvidas na cabeça dos investidores é a diferença entre mercados primário e secundário. Confira o que são eles!

Mercados primário e secundário: depende de quem vende

A diferença básica entre os dois mercados é de quem você está comprando um ativo, como ações, cotas de fundos ou títulos de renda fixa. O mercado primário é aquele em que você adquire o ativo diretamente do emissor. Ao comprar um título do Tesouro Direto, por exemplo, a venda é realizada pelo Tesouro Nacional, que também é quem recompra o seu título quando você vende. Na b3, bolsa de valores brasileira, quando compra uma ação no IPO (oferta pública inicial de uma empresa), também está comprando no mercado primário, pois quem está negociando é a própria empresa.

Já no mercado secundário, você adquire seus papéis de outros investidores. Após finalizado o IPO, por exemplo, as ações de uma empresa passam a ser negociadas diariamente nos pregões e quem comprou na oferta inicial pode vendê-las a outros investidores interessados nos papéis. Nesse caso, os valores negociados não vão mais para o caixa da empresa, mas do investidor que comprou para aquele que vendeu.

Vale mais a pena comprar do mercado primário ou secundário?

Isso dependerá de cada caso. Vamos imaginar que uma empresa grande, já listada em bolsa e bem estabelecida no mercado, como a Petrobras (PETR3, PETR4), resolva fazer uma nova emissão de papéis. Essa seria uma operação no mercado primário, mas com risco relativamente mais baixo que a compra de ações de uma empresa que está fazendo IPO. Isso porque não é sempre que o valor precificado da ação no IPO se sustenta depois da oferta, isto é, pode ser que ao longo do tempo os papéis percam muito do seu valor, o que seria mais difícil no caso de uma blue chip (como são conhecidas grandes empresas da bolsa, como Vale, bancos e a própria Petrobras).

Quer investir em ações de forma inteligente? Conheça nossos fundos de investimentos!

Please follow and like us:

Qual a diferença entre mercado primário e secundário

Qual a diferença entre mercado primário e secundário

Qual a diferença entre mercado primário e secundário

Diferença entre mercado primário e mercado secundário

O mercado principal é onde os títulos são criados. É nesse mercado que as empresas lançam novas ações e títulos ao público pela primeira vez. Uma oferta pública inicial, ou IPO, é um exemplo de mercado primário. Um IPO ocorre quando uma empresa privada emite ações ao público pela primeira vez. O mercado secundário é comumente referido como mercado de ações. Os títulos são primeiramente oferecidos no mercado primário ao público em geral para a subscrição em que uma empresa recebe dinheiro dos investidores e os investidores obtêm os valores mobiliários; depois disso, são listadas na bolsa de valores para fins de negociação.

O mercado financeiro é um mundo em que novos títulos são emitidos ao público regularmente de diversos produtos e serviços financeiros, adaptados às necessidades de todos os indivíduos, em todos os escalões de renda. Esses produtos financeiros são comprados e vendidos no mercado de capitais, dividido em Mercado Primário x Mercado Secundário. Estes são os dois termos distintos.

Mercado Primário

O mercado primário refere-se ao mercado em que os títulos são criados, enquanto o mercado secundário é aquele em que são negociados entre investidores. Vários tipos de questões feitas pela corporação são: emissão pública, oferta para venda, emissão correta, emissão de bônus, emissão de IDR etc. A empresa que realiza o IPO é conhecida como emissor e o processo é considerado uma questão pública . O processo inclui muitos bancos de investimento e subscritores através dos quais as ações, debêntures e títulos podem ser vendidos diretamente aos investidores.

Por exemplo, a empresa XYZ Inc. contrata quatro empresas de subscrição para determinar os detalhes financeiros de seu IPO. Os subscritores detalham que o preço de emissão das ações será de US $ 20. Os investidores podem então comprar o IPO a esse preço diretamente da empresa emissora. Esta é a primeira oportunidade que os investidores têm para contribuir com capital para uma empresa através da compra de suas ações. O capital social de uma empresa é composto pelos fundos gerados pela venda de ações no mercado primário.

Mercado secundário

Isso inclui a Bolsa de Nova York (NYSE), a NASDAQ e todas as principais bolsas do mundo. A característica definidora do mercado secundário é que os investidores negociam entre si. Nesse mercado, as ações, debêntures, títulos, opções, títulos comerciais, letras do tesouro etc. das empresas são negociadas entre investidores. O mercado secundário pode ser um mercado de leilão no qual a negociação de valores mobiliários é feita através da bolsa de valores ou no mercado de revendedores, popularmente conhecido como Over The Counter, onde a negociação é realizada sem o uso da plataforma da bolsa de valores.

Por exemplo, se você for comprar ações da Amazon (AMZN), estará lidando apenas com outro investidor que possui ações da Amazon. A Amazon não está diretamente envolvida com a transação.

Embora o mercado primário ofereça meios para vender novos títulos aos investidores, o mercado secundário é o mercado que negocia títulos já emitidos pela empresa. Antes de investir seu dinheiro em ativos financeiros, como ações, debêntures, commodities etc., deve-se conhecer a diferença entre o mercado primário e o mercado secundário, para melhor utilizar a economia.

Abaixo está a diferença dos 10 principais entre mercado primário e mercado secundário:

Qual a diferença entre mercado primário e secundário

Principais diferenças entre mercado primário e mercado secundário

Tanto o mercado primário quanto o mercado secundário são escolhas populares no mercado; vamos discutir algumas das principais diferenças entre mercado primário e mercado secundário:

  • Os títulos são inicialmente emitidos em um mercado conhecido como Mercado Primário, que é então listado em uma bolsa de valores reconhecida para negociação, que é conhecido como Mercado Secundário.
  • Os preços no mercado primário são fixos, enquanto os preços variam no mercado secundário, dependendo da demanda e oferta dos títulos negociados.
  • No mercado primário, o investidor pode comprar ações diretamente da empresa. No mercado secundário, os investidores compram e vendem ações e títulos entre si.
  • No mercado primário, a segurança pode ser vendida apenas uma vez, enquanto no mercado secundário isso pode ser feito um número infinito de vezes.
  • No mercado primário, o valor recebido dos títulos é a receita da empresa, mas no mercado secundário, é a receita dos investidores.
  • O mercado primário está enraizado em um local específico e não tem presença geográfica, pois não possui configuração organizacional. Por outro lado, o mercado secundário está presente fisicamente, como uma bolsa de valores, situada em uma área geográfica específica.
  • Os banqueiros de investimento negociam títulos no caso do mercado primário. Por outro lado, os corretores atuam como intermediários enquanto negociam no mercado secundário.

Comparações cara a cara entre mercado primário x mercado secundário

Abaixo está a comparação mais alta entre o mercado primário e o mercado secundário:

A base de comparação entre mercado primário e mercado secundário

Mercado Primário

Mercado secundário

SignificadoUm mercado para novas ações é o Mercado PrimárioO local em que os valores mobiliários emitidos anteriormente são negociados é o Mercado Secundário
Outro nomeNovo Mercado de Emissões (NIM)After Market
Tipo de compraDiretoIndireto
FinanciamentoAjuda a fornecer fundos para empresas iniciantes e também para empresas existentes para expansão e diversificaçãoNão fornece financiamento para empresas
Quantas vezes a segurança pode ser vendida?Apenas uma vezVárias vezes
Comprando e vendendoCompra e venda são entre a empresa e os investidoresCompra e venda é apenas entre investidores
Quem ganhará o valor com a venda de ações?CompanhiaInvestidores
IntermediárioSubscritoresCorretores
PreçoPreço fixoFlutua depende da força de demanda e oferta
Diferença organizacionalNão está enraizado em nenhum ponto ou localização geográfica específicaTem uma existência física

Mercado Primário vs Mercado Secundário - Considerações Finais

Os dois mercados financeiros desempenham um papel importante na mobilização de dinheiro na economia de um país. O Mercado Primário incentiva a interação direta entre as empresas e o investidor, enquanto, pelo contrário, o mercado secundário é onde os corretores ajudam os investidores a comprar e vender as ações entre outros investidores. No mercado primário, a compra a granel de valores mobiliários não ocorre enquanto o mercado secundário promove a compra a granel.

Artigos recomendados

Este tem sido um guia para a principal diferença entre mercado primário e mercado secundário. Aqui também discutimos as principais diferenças entre mercado primário e mercado secundário com infográficos e tabela de comparação. Você também pode consultar os seguintes artigos para saber mais -

  1. Economia positiva versus economia normativa
  2. ACA vs ACCA
  3. CA vs ACCA
  4. Investimento vs economia