Quem tem direito ao bilhete de estudante

O Passe Livre Estudantil garante a gratuidade no transporte público para estudantes de baixa renda. Entenda como ele funciona.

Em 2015, a prefeitura de São Paulo liberou o Passe Livre Estudantil para alunos de baixa renda, inclusive universitários participantes do ProUni e do Fies. Dessa forma, esse público tem a isenção total do pagamento de embarque no transporte público da cidade, desde que a universidade ou a escola encaminhe os dados de matrícula do estudante e o mesmo esteja inscrito no CadÚnico do governo para programas sociais.

Veja agora tudo o que você precisa saber sobre este benefício.

Quem tem direito ao Passe Livre Estudantil

Alunos da Rede Pública:

  • Todos os alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico Profissionalizante têm direito ao passe livre, sem precisar comprovar renda;
  • Alunos do Ensino Superior e Tecnólogos também têm direito ao Passe Livre se comprovarem baixa renda (renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa).

Alunos da Rede Privada:

  • Todos os alunos participantes de programas sociais como o Prouni, Fies, Bolsa Universidade ou Cotas Sociais têm direito ao Passe Livre;
  • Alunos de cursos técnicos e profissionalizantes tem direito ao Passe Livre apenas se comprovarem baixa renda (renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa). Veja abaixo como preencher e solicitar o requerimento;
  • Alunos do Ensino Superior e Tecnólogo também tem direito ao Passe Livre se comprovarem baixa renda;
  • Alunos que tenham renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo por membro da família (R$ 1.567,50) podem utilizar o Passe Livre.

Como fazer o Passe Livre

Para solicitar o Passe Livre Estudantil, é necessário que você já possua um Bilhete Único cadastrado, mas não serve aquele seu primeiro Bilhete, é necessário que esse Bilhete tenha sido emitido depois de 2014.

Se você não se cadastrou ainda, cadastre-se aqui.

Depois é necessário solicitar que a instituição de ensino envie seus dados de matrícula para a SPTrans. Então, em alguns dias, sua solicitação já estará no sistema da SPTrans, mas ainda será necessário ativar o cartão, por isso você deve acessar o site da SPTrans aqui. Veja abaixo um exemplo.

Para ativar seu benefício do Passe Livre você terá que pagar a taxa de ativação no valor de R$ 30,10. Após a confirmação de pagamento, seu cartão será enviado à instituição de ensino.

Como preencher a Autodeclaração de Baixa Renda

Acesse o seu cadastro no SPTrans e no menu, ao lado esquerdo da tela, clique na opção “Estudante – Solicitação de Benefício”. Você deverá colocar o número do NIS (Número de Identificação Social) que foi inscrito junto com o CadÚnico. Se os dados estiverem corretos, no prazo de 24 horas você saberá se tem direito à gratuidade.

Desde 2018, a prefeitura de São Paulo solicita que todos os beneficiários do Passe Livre estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo. Para realizar o cadastro é necessário ir até um centro de assistência social (Cras) mais próximo da sua residência e levar uma cópia do RG ou título de eleitor de todos os integrantes da família.

O beneficiário será entrevistado por um assistente social e confirmar as informações cadastradas na SPtrans. Se estiver tudo certo, o benefício será liberado para o estudante dentro de 45 dias. Lembre-se de que será necessário colocar o número do NIS que foi cadastrado no CadÚnico na página da SPTrans.

Como funciona o Passe Livre Estudantil

Para recarregar as cotas do seu cartão é necessário ir a uma das máquinas de carregamento. É preciso recarregar duas vezes seguidas, uma para as cotas de ônibus e outra para as cotas de trem e metrô.

As cotas são definidas pela instituição de ensino de acordo com suas aulas e variam de 5 a 24 cotas diárias. As cotas de gratuidade são duplas. Cada cota dá direito a 2 viagens de 2 horas cada com até 04 embarques por viagem, e até 02 embarques por dia em trens e metrôs.

As cotas são diárias e, assim que você passa pela primeira vez o cartão, começa uma contagem regressiva, o que significa que, depois de 2 horas no embarque de ônibus ou 24 horas nas viagens de metrôs e trens, será debitada uma nova cota.

Estudantes da rede privada têm direito ao Passe Livre?

Os alunos que forem do Ensino Superior podem solicitar a gratuidade por baixa renda (até 1,5 salário mínimo por membro da família). Os beneficiários de programas sociais, como ProUni ou Fies, têm direito automático, porém, a instituição de ensino deve encaminhar os dados de vínculo com o programa para a SPTrans. Além disso, o estudante ainda deve pagar a taxa de ativação.

Mas se forem do Ensino Fundamental ou Médio, mesmo que bolsistas integrais, têm direito apenas a 50% de desconto na passagem.

Estudantes do Pronatec têm direito ao Passe Livre?

Sim, se você frequentar o curso em uma instituição de ensino da rede privada e comprovar baixa renda. Se não comprovar baixa renda, você pode ter direito à meia tarifa.

Tire outras dúvidas na SPTrans!

Você pode ver outras perguntas pertinentes à gratuidade estudantil no site da SPTrans, e ainda conferir o Manual de Instruções para o estudante.

Veja também!

Início » Direitos & Benefícios » Bilhete Único: Perfil dos estudantes que têm direito a gratuidade na passagem

Jheniffer Freitas em 24 de julho de 2021, às 19:20

O Bilhete Único é usado pelos paulistas para realizar o pagamento da tarifa no transporte público sem ter que ficar com dinheiro no bolso para isso. Os estudantes podem conseguir gratuidade caso se encaixe em alguns requisitos.

Bilhete Único: Perfil dos estudantes que têm direito a gratuidade na passagem (Imagem: Jornal SP Norte)

Quais as modalidades de bilhete único?

  • Bilhete Único de Estudante Meia-Tarifa, cujos créditos eletrônicos são adquiridos diretamente pelo usuário com redução de 50% (cinquenta por cento) sobre as tarifas básicas vigentes para o usuário comum.
  • Bilhete Único de Estudante com Gratuidade, cujas cotas de viagens gratuitas são disponibilizadas com redução de até 100% (cem por cento) sobre as tarifas básicas vigentes para o usuário comum.

Quem pode pedir o bilhete único?

Podem solicitar o bilhete aqueles alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante, Ensino Superior e Tecnológico, na rede pública municipal, estadual e federal ou na rede privada de ensino.

Compartilhe no WhatsApp

Cujos cursos sejam devidamente autorizados, oficialmente reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades competentes. 

Além disso, a instituição de ensino frequentada pelo estudante deverá localizar-se a uma distância não inferior a 1 (um) quilômetro da residência do aluno, e desde que exista ligação de transporte coletivo público entre estes pontos. 

Se faz necessário ainda que, comprovadamente, os alunos residam no Município de São Paulo e estejam matriculados em cursos sediados na Região Metropolitana de São Paulo ou nos municípios constantes de portaria da SMT; ou residam na Região Metropolitana de São Paulo ou nos municípios constantes de portaria da SMT e estejam matriculados em cursos sediados no Município de São Paulo.

Como solicitar o bilhete?

Cadastre-se no site;

  • Informe a Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente;
  • Aguarde o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela Unidade de Ensino;
  • Acompanhe a confirmação de sua matrícula no site;
  • Caso você já possua um Bilhete Único de Estudante ativo, utilizado em ano(s) anterior(es), será necessário efetuar o cancelamento pelo site sptrans.com.br/atendimento para depois solicitar um novo.
  • Se preferir, outra opção é permanecer com esse mesmo cartão, por sua inteira responsabilidade, desde que ele esteja em perfeito estado de funcionamento e conservação, sem trincas ou envergaduras e com a foto e numeração, impressas na parte frontal, legíveis;
  • Nos dois casos, seja para receber um novo cartão ou renovar um cartão usado, pague o boleto disponível pelo site no menu “Estudante” “Solicitação do Benefício” ou dirija-se a um Posto de Atendimento da SPTrans e pague o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes;
  • Após a conclusão dessas etapas o cartão será encaminhado para a sua Unidade de Ensino em até 20 dias, exceto para quem optou por permanecer com um cartão usado.
Jheniffer Freitas

Última postagem

Tag