6 temporada de Peaky Blinders será a última

A sexta e última temporada de Peaky Blinders chegou à Netflix nesta sexta-feira (10), colocando um fim à saga da família Shelby – bom, pelo menos na TV, já que a série ganhará um filme, a ser gravado no ano que vem. Os episódios finais trouxeram importantes desfechos para os membros da gangue e aqueles ao seu redor, e também responderam a algumas questões que ficaram pendentes da temporada anterior.

  • Crítica: 6ª temporada de Peaky Blinders é despedida com gosto de "quero mais"
  • Peaky Blinders | Tudo o que você precisa lembrar para a sexta e última temporada
  • Peaky Blinders: o destino de Polly na 6ª temporada após morte de Helen McCrory

A seguir, explicamos os principais pontos do final. Confira [mas cuidado com SPOILERS]:

Quem era o traidor?

O final do quinto ano da série trouxe um grave revés para Tommy Shelby (Cillian Murphy), que viu frustrada sua tentativa de assassinar o fascista Oswald Mosley (Sam Claflin). Traído, Tommy ainda perdeu Barney Thompson (Cosmo Jarvis), Aberama Gold (Aidan Gillen) e, como revelado no início da sexta temporada, sua tia, Polly (Helen McCrory, que morreu aos 52 anos, vítima de câncer).

O novo ano confirma que a traição foi cometida por Billy Grade (Emmett J. Scanlan), contratado pelos Peaky Blinders para trabalhar na casa de apostas, manipulando os resultados de jogos de futebol. Ele ficou muito amigo de Finn Shelby (Harry Kirton), que, inadvertidamente, deixou escapar para Billy os planos do irmão. No último episódio da série, Billy é morto, e Finn é banido da família por tentar defendê-lo.

O plano de Tommy

Envolvido em uma intrincada trama com Mosley, o IRA (Exército Republicano Irlandês) e o gângster americano Jack Nelson (James Frecheville) – tio de Gina (Anya Taylor-Joy), esposa de Michael (Finn Jones) –, Tommy se alia a Alfie Solomons (Tom Hardy) para garantir a distribuição de seu ópio em Boston, nos Estados Unidos.

Já prevendo que seria alvo de uma emboscada em seus negócios com Michael e os americanos, Tommy envia Johnny Dogs (Packy Lee) para vigiá-los – e ele consegue trocar de lugar a bomba destinada ao líder dos Peaky Blinders, explodindo boa parte da máfia de Boston no processo. Michael, que não estava em nenhum dos carros no momento da explosão, é confrontado por Tommy, que o mata.

Dessa forma, o protagonista abre mais espaço para a máfia dos judeus de Boston, ligada a Solomons – daí a aliança lucrativa entre os dois.

E o diagnóstico dele?

Por volta da metade da temporada, após a morte trágica de Ruby, sua filha, por tuberculose, Tommy recebe a notícia de que tem um tuberculoma, uma espécie de tumor inoperável que vai matá-lo em pouco tempo. O protagonista então resolve usar o tempo que lhe resta para organizar seus negócios (incluindo aí o plano acima mencionado) e, depois de tudo em ordem, se afasta para que seus entes queridos não o vejam sofrer.

Um mês depois, isolado nas montanhas, ele tem uma visão de sua filha, dizendo que ele não irá morrer. Logo em seguida, ele se depara com um recorte de jornal, que traz uma imagem de seu médico ao lado de Mosley e sua segunda mulher, Diana Mitford (Amber Anderson). O médico conspirava com o fascista, e confirma isso ao ser confrontado por Tommy. Na última cena da série, o líder da gangue deixa seu acampamento montado em um cavalo branco – possivelmente, retornando para sua vida pregressa.

Todos os episódios de Peaky Blinders estão disponíveis na Netflix. 

Peaky Blinders: Final da série será "muito diferente" com 81 minutos de duração em preparação para o filme

24 de mar. de 2022 às 11:14

6 temporada de Peaky Blinders será a última

Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Peaky Blinders recebe sua sexta e última temporada no Brasil em 10 de junho na Netflix, mas um filme vai continuar a história.

6 temporada de Peaky Blinders será a última

Peaky Blinders é uma das séries que se encerram em 2022, com o lançamento de sua sexta e última temporada. Apesar disso, os fãs podem ficar tranquilos pois essa história vai continuar em um filme após a conclusão da série. Levando isso em conta, o diretor Anthony Byrne revelou que o tempo de duração do episódio final da 6ª temporada de Peaky Blinders é de 81 minutos em preparação para o longa-metragem.

Peaky Blinders: 6ª temporada recebe data de estreia na Netflix; o que esperar dos últimos episódios da série?

Em entrevista para o RadioTimes.com, o diretor Anthony Byrne confirmou que o finale de Peaky Blinders terá 81 minutos de duração e será uma espécie de preparação para o filme. "É uma coisa muito Peaky de se fazer para o último grito. É o noticiário das 10h22 por apenas uma noite. Será uma sensação muito, muito diferente do resto da temporada. Parece muito diferente de tudo que fizemos antes. É muito épico em escopo. A sensação é de um filme – é um tipo de teste para o longa-metragem", explica Anthony Byrne.

Qual será a história do filme de Peaky Blinders?

6 temporada de Peaky Blinders será a última

Em entrevista anterior para o RadioTimes.com, o criador do programa Steven Knight disse que o próximo filme será uma "história não contada que aconteceu na Segunda Guerra Mundial, na qual os Peakys estarão envolvidos". Peaky Blinders foi planejada para cobrir o período após a Primeira Guerra Mundial e anterior ao período da Segunda Guerra Mundial – que vai ser explorado na última temporada da série. 

Knight disse ao que a história "oferece todos os tipos de possibilidades para um elenco incrível", indicando a possibilidade para séries derivadas para os personagens após o lançamento do filme. Além disso, ele também confirmou ao Digital Spy que tanto Thomas Shelby (Cillian Murphy) quanto seu irmão Arthur Shelby (Paul Anderson) estarão envolvidos, o que sugere que o protagonista de Peaky Blinders pode não ter um destino trágico na sexta temporada, como se especulou inicialmente.

Lentidão da 6ª temporada de Peaky Blinders recebeu críticas dos fãs 

6 temporada de Peaky Blinders será a última

Na mesma entrevista para o RadioTimes.com, Anthony Byrne aproveitou para defender o rumo que Peaky Blinders tomou em sua 6ª temporada, após críticas de alguns espectadores pela lentidão dos novos episódios ou a falta a força em relação aos capítulos anteriores da produção. “A 6ª temporada é uma peça de personagem sobre a escuridão da alma de Tommy Shelby e é até onde ele terá que ir antes de poder sair. E vai sobrar algum dele? Isso é o que é para mim. E o público que ama o personagem vai com ele porque eles estão em uma jornada com esse cara, com Tommy Shelby. Sempre haverá um elemento de pessoas que querem exatamente as mesmas coisas, mas não estamos nisso porque tem que evoluir e mudar. E tem que desafiar as expectativas do público e levá-lo adiante. Uma experiência muito mais profunda do que você espera", comenta o diretor de Peaky Blinders. 

Uma das principais tramas dos últimos episódios na 6ª temporada é a continuidade da batalha de Thomas Shelby em sua oposição ao fascismo, relacionada à figura de Oswald Mosley (Sam Claflin) – depois que ele planejou seu assassinato por meses na 5ª temporada, mas acabou fracassando no último episódio. Tudo isso em meio à agitação política crescente e preocupante com a ameaça da Segunda Guerra Mundial. 

A 6ª temporada de Peaky Blinders estreia no Brasil em 10 de junho no catálogo da Netflix, depois de sua exibição completa na BBC One do Reino Unido, que está acontecendo desde 27 de fevereiro.

Compartilhe esta matéria

  • Peaky Blinders: 6ª temporada prepara final explosivo para a família Shelby, "isso será o fim de tudo"
  • Peaky Blinders: Cillian Murphy revela o que odeia em Thomas Shelby e como melhorou seu sotaque na série
  • Peaky Blinders: 5 possíveis spin-offs da série depois de sua última temporada
  • Peaky Blinders: Cillian Murphy explica porque Thomas Shelby nunca come na série