9 semanas de gestação barriga

As 9 semanas de gravidez chegou. As mudanças já não são tão evidentes semana a semana, mas elas existem.

Nesta fase, o cansaço e a fadiga são bem frequentes e podem ser resultados de noites mal dormidas ou da carência de nutrientes como o magnésio – que age na função imunológica, dá força aos ossos, regula o açúcar no sangue e a pressão arterial, melhora o metabolismo e a performance física, porque atua na contração muscular.

A ansiedade e o medo em relação ao parto, às alterações físicas (como o aumento de peso), as mudanças psicológicas e de rotina como adaptações financeiras e a troca do papel de filha e de esposa para o de mãe são alguns dos motivos que tiram a noite de sono das futuras mamães. Por isso, geralmente, as gestantes acordam muito cansadas.

9 semanas de gestação barriga
Vejamos quais as principais mudanças das 9 semanas de gravidez. Foto: FemmeActuelle

O ideal é dormir ao menos oito horas por dia e, quando possível, que a gestante descanse nos intervalos de trabalho. Estique bem as pernas. Beba bastante água. Se alimente corretamente, com riqueza de nutrientes e pratique atividades físicas adequadas como, yoga ou pilates.

Sinais de ansiedade e de cansaço extremo devem ser relatados ao obstetra – que saberá como ajudar a gestante a amenizar esses e outros sintomas ou preocupações.

Nesta fase de transições, receber o apoio do pai da criança e de familiares é fundamental. Ouvir mães mais experientes pode trazer algum tipo de conforto emocional. Mas lembrem-se, grávidas, conselhos não são indicações médicas e o que foi bom para um organismo pode não ser para outro. Compartilhar informações é importante, mas se automedicar, por exemplo, é errado em qualquer situação.

9 semanas de gravidez: quanto tempo?

A nona semana de gestação representa o início do terceiro mês de gravidez (de 9 semanas a 13 semanas e 2 dias).

Calculada a partir da data da última menstruação (DUM), tecnicamente, a nona semana de gestação equivale à sexta semana de gravidez.

Embriologia das 9 semanas de gravidez

Na nona semana de gravidez o embrião mede cerca de 30 mm (quase do tamanho de uma azeitona). Em virtude dos ombros, cotovelos, joelhos e pulsos já estarem funcionando, ele se mexe bastante dentro da bolsa d’água. Mas ainda não é possível que a futura mamãe sinta este movimento do feto. Isso ocorrerá apenas no segundo trimestre, quando ele crescer ao ponto de encostar-se à parede uterina.

Nesta fase, 100 mil novos neurônios são criados por minuto, formando esse órgão tão complexo que é o cérebro. É também neste período que ele começa a perceber os sons emitidos pela gestante. Se você ainda não teve um bate-papo com seu herdeiro, esta é a hora de começar. Pode conversar a vontade, cantar músicas e relaxar bastante. Quanto mais plena a mamãe estiver, mais tranquilidade passará para seu bebê.

9 semanas de gestação barriga

Barriga de 9 semanas de gravidez

Muitas mulheres percebem a barriga já bem grande nesta fase. Outras têm a sensação de “estufamento” da barriga. Pelo fato de terem de comer em um intervalo menor entre as refeições, algumas gestantes acabam comendo muito e de forma errada. O ideal é se alimentar a cada três horas e manter uma dieta saudável e equilibrada.

O fator “comer por dois” é mito, mas incluir mais verduras, legumes, frutas, carboidratos (de preferência integrais), proteínas, como ovos, castanhas ou sementes, e leite faz toda a diferença.

9 semanas de gestação barriga

  • Capa
  • Vida e Estilo

Seu bebê cresceu bastante e atingiu 22 mm, da cabeça ao bumbum. Para você ter uma ideia, isso é mais ou menos o tamanho de um morango. Com 9 semanas de gravidez, seu corpo também pode começar a ter alterações perceptíveis (ainda que aos poucos).

9 semanas de gestação barriga

9 semanas de gravidez: desenvolvimento do bebê

Foto: BabyHome

E ele está ficando com carinha de bebê humano, viu? Embora ainda seja muito pequeno, a cauda desapareceu. Os olhos, que ainda ficam nas laterais da cabeça, são agora cobertos por pálpebras. Ele também tem língua, que conta até com minúsculas papilas gustativas. As pernas cresceram. O pequeno ainda não tem dedos, mas há pequenas protuberâncias, de onde eles vão sair, um pouco adiante.

Órgãos importantes, como o coração, o cérebro, os pulmões, o intestino e os rins, seguem se desenvolvendo.

9 semanas de gravidez: já dá para saber o sexo?

Os órgãos genitais também começam a ganhar forma, embora ainda não dê para visualizar no ultrassom. Isso só deve acontecer entre a 18ª e a 25ª semanas. Até lá, segure a ansiedade! A não ser que vocês sejam do time de pais que querem surpresa só na hora do parto.

No entanto, se a curiosidade for muita, saiba que, a partir de agora, você já pode fazer o exame de sexagem fetal, que detecta o sexo do bebê pela presença do cromossomo Y no sangue materno. Se for positivo, você espera um menino. O exame é simples e não apresenta riscos, nem para a mãe, nem para o bebê. Porém, não tem cobertura pela maioria dos convênios e nem pela rede pública. Deve ser pago à parte e tem um custo relativamente elevado (cerca de R$ 800).

Há também um teste de farmácia, que pode ser realizado a partir da 10ª semana, mas o resultado não é tão assegurado. 

O que muda no seu corpo (e nas suas emoções)?

A produção do hormônio da gestação, o beta HCG atinge o pico com 9 semanas de gravidez. Isso tem um lado bom e um lado ruim. O lado ruim é que suas oscilações de humor estão no nível máximo. Uma hora você está radiante, na outra, só quer chorar, e na seguinte, sente raiva até da própria sombra. Respire! Vai passar. 

O lado bom é que com esse pico hormonal, aumentam também o estrogênio e a progesterona. Os níveis são orquestrados para garantir que seu bebê fique firme onde está e que também receba tudo o que precisa para crescer e se desenvolver. Seu cabelo também pode ficar mais forte, mais grosso e ganhar mais brilho. Aproveite! 

E mais:

Quer saber mais? Assine nossa newsletter e receba toda semana mais matérias sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e gratuito.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

9 semanas de gestação barriga

É possível ter barriga com 9 semanas?

Segundo a ginecologista Sheila Sedicias, durante essa semana, com o crescimento do útero e o desenvolvimento do bebê, a barriga começa a ser notada, e a mulher pode continuar a ter enjoos matinais, azia, sensação de queimação no estômago ou vontade de urinar com frequência.

O que o bebê faz na barriga com 9 semanas?

Nesta fase o bebê já está se movendo, curvando e balançando, e esses movimentos podem ser vistos no ultrassom, mas a mulher pode ainda não senti-los.

Estou com 9 semanas e minha barriga tá mole?

Algumas vezes, o ventre pode parecer mole, mais do o que considera normal, mas pode depender da posição. Quando está deitada, a barriga tende a ficar mais relaxada, mas isso não é uma regra, somente é o esperado.

Quais os sintomas de uma gestação de 9 semanas?

Com 9 semanas de gestação estes são alguns dos sintomas da gravidez:.
Fadiga, falta de energia, sonolência;.
Urinar com frequência;.
Náuseas e enjoos que tendem a desaparecer antes das 16 semanas (2º trimestre);.
Alterações nas mamas que ficam mais cheias, pesadas, doridas e com uma sensação de formigueiro;.