A energia solar aquece a superfície do planeta e contribui para a formação dos ventos

Questão 1

Durante o ciclo da água, observamos a formação de nuvens, que ocorre graças à transformação do vapor de água em pequenas gotículas. Essa mudança do estado gasoso para o líquido é chamada de:

a) evaporação.

b) solidificação.

c) sublimação.

d) fusão.

e) condensação.

Questão 2

Os ciclos biogeoquímicos podem ser definidos como processos em que os elementos químicos circulam entre os seres vivos e o meio ambiente. Com o ciclo da água não é diferente e os seres vivos interferem ativamente no movimento cíclico dessa molécula.

Marque a alternativa que indica corretamente o nome do processo caracterizado pela perda de água pelas plantas na forma de vapor.

a) Respiração.

b) Transpiração.

c) Fotossíntese.

d) Gutação.

Questão 3

Os humanos participam do ciclo da água, uma vez que usam essa importante substância e, depois, devolvem-na para o ambiente. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não indica uma forma de liberação da água pelos humanos:

a) Respiração.

b) Transpiração.

c) Eliminação das fezes.

d) Eliminação da urina.

e) Gutação.

Questão 4

(Enem) O sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa-se em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.

Considere, então, as seguintes afirmativas:

I. a evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.

II. a vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.

III. o ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.

IV. a energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.

V. o ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.

a) somente a afirmativa III está correta.

b) somente as afirmativas III e IV estão corretas

c) somente as afirmativas I, II e V estão corretas.

d) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

e) todas as afirmativas estão corretas.

Questão 5

(Fesp-PE) Todos os seres vivos participam de alguma forma e constantemente do ciclo da água na natureza porque consomem água do meio e liberam depois em decorrência de suas atividades vitais. Assinale:

a) Se a afirmação e a razão estiverem corretas.

b) Se a afirmação estiver correta e a razão estiver errada.

c) Se a afirmação estiver errada e a razão estiver correta.

d) Se a afirmação e a razão estiverem erradas.

e) Se a afirmação e a razão estiverem corretas, mas a razão não justificar a afirmação.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “e”. Dá-se o nome de condensação à mudança do estado gasoso para o líquido.

Resposta Questão 2

Alternativa “b”. As plantas eliminam água na forma de vapor pelos seus estômatos no processo de transpiração. O processo de eliminação de água no estado líquido recebe o nome de gutação.

Resposta Questão 3

Alternativa “e”. A gutação é uma forma de eliminação de água feita pelas plantas.

Resposta Questão 4

Alternativa “d”. Apenas a afirmativa I está incorreta.

O aquecimento dos continentes é o mesmo dos oceanos, mas nestes há maiores taxas de evaporação, em razão do maior volume de água.

Resposta Questão 5

Alternativa “a”. Todos os seres vivos necessitam de água para atividades metabólicas e, posteriormente, eliminam-na em diferentes processos.

Assista às nossas videoaulas


A radiação solar faz parte da nossa vida, tendo tipos mais nocivos para a saúde humana, porém, essenciais para o planeta.

A radiação solar nada mais é que a energia enviada pelo Sol na forma de radiação. Esta, por sua vez, é transmitida em forma de ondas eletromagnéticas, lançada por meio da fotosfera, a parte mais externa do Sol, a qual possui cerca de 300 km de amplitude.

A camada é uma das principais fontes de alimentação do nosso planeta, sendo responsável por estabelecer o clima terrestre. Ou seja, isso significa que a fotosfera também determina o aquecimento do lugar, que depende de sua posição no globo.

Isso está sujeito à posição de determinado país, Estado e, principalmente, cidade, em relação à Linha do Equador. Isto é, quanto mais próximo da linha ficar o local, mais quente ele será. Dessa maneira, o oposto ocorre com cidades mais distantes da linha, ou seja, quanto mais longe dela, mais fria será.

O que é a radiação solar?

A radiação solar sai do seu ponto de origem e se propaga no espaço livremente, ou seja, não necessita de qualquer material para a locomoção. Sendo assim, ela parte do Sol, cruza o espaço e chega à Terra sem interferências.

A energia solar aquece a superfície do planeta e contribui para a formação dos ventos
Portal Solar

A energia, visibilidade e poder de penetração são fatores indicados por meio do comprimento e frequências das ondas eletromagnéticas. Veremos alguns tipos logo abaixo.

Outro ponto importante ressaltar é que essas ondas eletromagnéticas se deslocam no vácuo a cerca de 299.792 km/s.

A importância da radiação solar

Seja direta ou indiretamente, a energia solar é essencial para o sustento do meio ambiente. Nós a recebemos por meio da radiação solar que, além disso, representa parte importante para:

  1. Fotossíntese em plantas;
  2. Equilibrar a temperatura do planeta adequada para os seres vivos;
  3. Formação dos ventos.

Os tipos de radiação solar

A energia solar aquece a superfície do planeta e contribui para a formação dos ventos
Os tipos de radiação solar visíveis e não visíveis ao olho humano.

A radiação solar possui três tipos principais de raios:

  1. Infravermelhos, fornecedores de calor – 49%;
  2. Visíveis, fornecem luz – 43%;
  3. Ultravioleta – 7%;
  4. Outros tipos – 1%.

Separada em três grupos, a radiação solar é classificada de acordo com a intensidade e os comprimentos da onda, visível ultravioleta e infravermelha.

1 – Radiação Visível

A energia solar aquece a superfície do planeta e contribui para a formação dos ventos
Luz Visível.

Um dos tipos de radiação solar, recebe esse nome sugestível justamente por ser perceptível aos olhos humanos.

A radiação visível é tida como a forma mais simples de radiação eletromagnética. Além disso, ela também centraliza a grande parte da energia solar, cerca de 42% dela.

Suas cores variam do violeta ao vermelho. É a radiação visível, por exemplo, que possui a energia certa para ser usada no processo da fotossíntese.

2 – Radiação Ultravioleta

A energia solar aquece a superfície do planeta e contribui para a formação dos ventos
Radiação Ultravioleta.

Ao contrário da anterior, a radiação ultravioleta não é perceptível a olho nu e ainda se subdivide em três tipos:

  1. A (UVA): passam com tranquilidade pela atmosfera terrestre, atingindo todo o plano;
  2. B (UVB): por ter maior dificuldade em cruzar a atmosfera terrestre, possui onde mais curta, abrangendo com maior facilidade a zona equatorial;
  3. C (UVC): também possui onda curta, no entanto, elas não chegam a passar pela atmosfera, sendo absorvidas pela camada de ozônio.

Em relação a radiação ultravioleta que chega na Terra, a UVA condiz quase ao total. Dessa forma, ela chega até a superfície terrestre sendo responsável, por exemplo, pelas queimaduras solares.

3 – Radiação Infravermelha

Assim como a antecessora, a radiação infravermelha também não pode ser vista a olho nu. Ela tem cerca de 50% da energia solar, sendo a maior quantidade entre as três.

A energia solar aquece a superfície do planeta e contribui para a formação dos ventos
Radiação da luz infravermelha.

Devido a sua ampla capacidade de produzir agitação térmica, isso significa que ela aquece corpos e objetos expostos a ela. Sendo assim, a radiação infravermelha se trona nociva aos tecidos humanos, em especial aqueles formados por grande quantidade de moléculas de água. Por exemplo, no caso dos olhos.

A radiação solar na superfície da Terra

A camada de ozônio está localizada na parte alta da atmosfera e é responsável por uma pequena porcentagem de absorção da radiação total.

Esta, por sua vez, refere-se à radiação ultravioleta, que pode ser bastante prejudicial não apenas aos seres humanos, como também outros seres vivos.

Na escola aprendemos que a atmosfera terrestre funciona como uma espécie de filtro. De fato, esta é uma definição que se encaixa perfeitamente.

Por causa dela, apenas 47% da radiação solar chega até nós, sendo 25,8% dela absorvida pela água e 21% pelo solo. Ainda resta 0,2% para ser usada na fotossíntese.

A energia solar aquece a superfície do planeta e contribui para a formação dos ventos
A radiação solar na superfície da Terra.

Assim sendo, a outra parcela da radiação é rebatida de volta ao espaço pelas camadas mais altas da atmosfera.

Apesar disso, a energia absorvida pela água e solo são suficientes para movimentar as circulações atmosféricas e marítimas, essenciais para a vitalidade da biosfera.

Confira alguns tipos de radiação solar.

  1. Difusa: parte da radiação que alcançou, ao menos, uma partícula de gases atmosféricos. Tende a ser maior em dias nublados.
  2. Incidente: aquela que encontra alguma barreira, fornecendo parte ou toda sua energia.
  3. Refletida: parcela da radiação refletida na superfície terrestre por causa do efeito albedo.
  4. Absorvida: o resto de radiação solar incidente é absorvida pela superfície terrestre, contribuindo, assim, com seu aquecimento de modo variado.

Distribuição e medição da radiação solar no planeta Terra

Por causa do movimento de translação da Terra (volta ao redor do Sol), nem todas as regiões do planeta recebem a mesma quantidade de radiação solar.

A energia solar aquece a superfície do planeta e contribui para a formação dos ventos
Heliógrafo.

Sendo assim, as zonas mais afastadas da Linha do Equador, recebem bem menos energia solar do que as localizadas mais próximas.

Em alguns desertos, por exemplo, já foram registrados altos valores de radiação perto do solo, cerca de 220 kcal/(cm2/ano). Já os valores mínimos catalogados nos polos, foram inferiores a 80 kcal/(cm2/ano).

Mas afinal, como são realizadas essas medições?

Existem observatórios meteorológicos que mantêm um registro das horas de sol e o total de energia enviada nos locais que se encontram.

Dessa maneira, a quantidade de horas de insolação é apurada através do heliógrafo – aparelho com forma de esfera de vidro, o qual centraliza os raios solares sobre uma fita de papel, incumbida de marcar as horas.

Assim, quando a luz solar queima a folha de marcação, ela deixa um rastro carbonizado que pode ser computado.

Por outro lado, a energia solar em si é medida pelo aparelho conhecido como solarímetro.

Radiação solar, a energia do futuro

A evolução do ser humano tem causado vários danos ao planeta, devido ao gasto descontrolado de recursos naturais.

Nos tornamos totalmente dependente de energia e, portanto, cabe a própria espécie encontrar outros meios de consumo.

A radiação solar aparece como alternativa para o problema, pois, ao chegar na Terra, é possível utilizá-la na produção de energia.

A energia solar aquece a superfície do planeta e contribui para a formação dos ventos
Painéis de energia solar.

A consequência do processo é conhecida como energia fotovoltaica, gerada através de painéis solares, compostos por pequenas células voltaicas chamadas de silício.

Esses painéis tendem a ser colocados em locais com alta incidência solar, produzindo energia por meio da reação entre fótons presentes na radiação e as células formadas por silício.

Embora tenha o alto custo como desvantagem, o sistema dos painéis solares exige pouco manutenção, é zero poluente para o meio ambiente e tem longa durabilidade.

Fontes: Significados, Cola da Web e Energia Solar.

Imagens: Dermatologia & Saúde, Portal Solar, Nova Escola, Wiki, Toda Matéria, Blue Sol, MeterologodiaEnRed, InfoEscola, PXHere.

Qual é a função do sistema solar?

O funcionamento da energia solar acontece da seguinte maneira: os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e produzem a energia. Essa é transportado até o inversor solar que irá converter a energia gerada pelo sistema para as características da rede elétrica. A energia é gerada graças ao efeito fotovoltaico.

É verdade que toda energia gerada pelo sol é utilizada no aquecimento da Terra?

Nem toda a energia é utilizada no aquecimento do planeta. Uma parte é refletida para o espaço, outra é absorvida e utilizada no aquecimento do planeta, e outra parte "se perde" antes de chegar ao planeta.

Para que serve a energia do sol?

A energia solar é uma fonte renovável utilizada para gerar energia por meio de painéis fotovoltaicos. Energia solar corresponde à energia proveniente da luz e do calor emitidos pelo Sol. Essa fonte de energia pode ser aproveitada de forma fotovoltaica ou térmica, gerando energia elétrica e térmica, respectivamente.

Quais são as vantagens do uso da luz solar para a geração de energia?

São vantagens da energia solar: seu baixo impacto ambiental, sua instalação simples, seu baixo custo em relação ao tempo de vida útil (mais de 25 anos) e o fato de poder ser utilizada como substituta da energia elétrica convencional em regiões que ainda não possuem distribuição.