A financeira pode bloquear meu credito mesmo com limite

A financeira pode bloquear meu credito mesmo com limite

Se você tem uma dívida com o banco, ele pode bloquear o dinheiro na sua conta para quitar essa dívida?

É sempre uma surpresa desagradável conferir o extrato do banco e descobrir que o seu dinheiro está bloqueado.

Daí não tem como pagar contas, fazer transferências e nem sacar o dinheiro.

Nesta publicação, vamos entender como funciona o bloqueio judicial, indicando em que situações o banco pode e não pode penhorar o dinheiro que está na sua conta.

Antes de mais nada, a resposta à pergunta do título é SIM: o banco pode acionar a Justiça, normalmente por meio de uma ação de execução, para quitar qualquer tipo de dívida.

E isso vale para qualquer tipo de operação bancária pendente: empréstimos pessoais, consignados, capital de giro, dívidas de cartão de crédito e cheque especial, financiamento imobiliário ou de veículo.

Se não há acordo com o banco e o devedor não efetuar os pagamentos devidos, o banco pode, por meio de medida judicial, determinar o bloqueio do seu dinheiro em conta.

Daí a importância de saber negociar com o banco, para não ter esse tipo de surpresa em sua vida.

As regras para a penhora de dinheiro do devedor

A financeira pode bloquear meu credito mesmo com limite

O dinheiro pode ser bloqueado por medida judicial, mas existem muitas regras que precisam ser observadas.

Por exemplo, o Código de Processo Civil proíbe que seja penhorado dinheiro que provenha de salários, subsídios, pensões (inclusive pensão alimentícia), aposentadoria e até o dinheiro dado ou emprestado por alguém para o sustento da família.

Renda de trabalhador autônomo ou profissional liberal também não pode ser penhorada pelo banco.

A regra é que se você pode provar que o dinheiro é usado para sustento pessoal e da família ou para a continuidade das atividades profissionais ou trabalho, então ele não pode ser bloqueado para pagamento de dívida.

Apenas dinheiro que não tenha relação com o sustento da família ou com o trabalho poderá ser penhorado.

Por exemplo, o dinheiro resultante da venda da cota societária por um empresário ou da venda de um imóvel. 

Mas cuidado: há posicionamento diferente sobre penhora de salário

Apesar dessa proibição legal, alguns Tribunais têm se posicionado de forma diferente quanto à possibilidade de penhora de salário ou vencimentos.

A penhora de salário tem sido admitida para devedores que possuem um rendimento acima da média e não possuem nenhum outro meio de quitar a dívida.

O STJ (Superior Tribunal de Justiça), por exemplo, autorizou uma penhora de 15% dos vencimentos de um delegado para pagamento de aluguéis atrasados no valor de 50 mil reais.

Nem todos os magistrados vêm essa decisão com bons olhos, uma vez que o texto da Lei não autoriza expressamente esse tipo de penhora.

Mas o bloqueio de salário tem sido adotado em casos excepcionais, onde se mostra que a penhora não implica em ruína financeira e não vai comprometer a dignidade do devedor e de sua família.

Não há um consenso entre juízes e tribunais sobre a questão, e é sempre um risco para o devedor que é acionado na Justiça pelo banco se ele se enquadra ou não nos casos de penhora de salário.

Poupança e investimentos também podem ser bloqueados?

A financeira pode bloquear meu credito mesmo com limite

A lei protege a poupança contra o bloqueio.

Valores até 40 salários mínimos (R$ 41.800,00, em valores de 2020) na poupança são protegidos da penhora.

Acima desse valor, o banco pode pedir o bloqueio apenas daquilo que exceder o limite de 40 salários mínimos.

Por outro lado, outros tipos de investimentos – como CDBs, títulos públicos, fundos de ações – podem ser bloqueados.

Há um caso em que a posição da Justiça não é certa: a previdência privada.

Se ela tiver caráter de aposentadoria não poderá ser penhorada, mas poderá caso seja apenas um investimento.

É difícil provar quando a previdência cai numa ou noutra situação e essa indefinição é arriscada para o devedor, pois dependerá muito do entendimento de cada juiz.

Cuidado: dinheiro em investimentos pode ser localizado pela Justiça

Antes de 2018, o sistema usado pelo Poder Judiciário para bloquear valores, o BacenJud, só conseguia rastrear valores em contas correntes e poupança. 

Contudo, a ferramenta foi aperfeiçoada e hoje consegue rastrear contas de investimentos, bloqueando valores de renda fixa e também de renda variável, como investimentos em ações.

Eu perco o meu dinheiro se o banco bloqueá-lo?

Ter dinheiro ou bem bloqueado pela Justiça não significa que eles estejam perdidos.

Estamos falando aqui de ação judicial, onde há temas que podem ser discutidos e você pode contar com a defesa especializada de um advogado.

Mas cuidado: o Código de Processo Civil autoriza o juiz a penhorar bens e valores sem aviso prévio, ou seja, o devedor não precisa ser notificado da medida.

E é sempre uma surpresa muito desagradável descobrir que seu dinheiro foi indisponibilizado de uma hora para outra.

E mesmo que você consiga provar no processo que o dinheiro bloqueado é impenhorável, pode ser o caso de passar um tempinho com o dinheiro indisponível.

Imagine a dor de cabeça.

E atenção a um detalhe importantíssimo: o prazo para você provar que o dinheiro bloqueado é impenhorável ou que foi bloqueado um valor maior do que o necessário para cobrir o valor da dívida é de apenas 5 dias.

Ou seja, você tem pouco tempo para constituir um advogado e organizar toda a documentação necessária para provar sua situação para o juiz.

E se o banco bloquear meu dinheiro sem ação judicial?

A financeira pode bloquear meu credito mesmo com limite

Acontece do banco bloquear dinheiro do devedor sem ordem judicial.

Por exemplo, bloqueia o salário que cai na conta corrente para cobrir a dívida.

Em muitos casos, esse tipo de bloqueio é ilegal e, a depender da situação, pode gerar uma indenização por danos morais e materiais.

Se o dinheiro for bloqueado, o que eu faço?

Se for bloqueio judicial, o banco deve ser transparente e informar o número do processo e a vara que realizou o bloqueio.

Com esses dados, o ideal é procurar um advogado especializado para tomar as medidas judiciais cabíveis.

Lembre-se que o prazo é pequeno.

Uma das opções é provar que o dinheiro penhorado está numa das exceções da penhora, que listamos mais acima.

Você pode usar os holerites, declaração de imposto de renda, extrato do banco, e todo tipo de comprovantes de seus gastos para provar ao juiz que o dinheiro é usado para as despesas do dia-a-dia.

Provar que outras pessoas dependem de você também é importante, pois o dinheiro gasto com a família também é impenhorável.

Outra opção é tentar uma saída negociada com o banco.

O problema é que após a penhora do dinheiro, a balança da negociação pende mais para o lado do banco.

Ele já não se sente na obrigação de fazer tantas concessões.

Mas, a depender do caso, ainda é possível convencer o banco da vantagem de uma saída alternativa, que precisa ser negociada.

É como um jogo de tabuleiro: tudo depende do posicionamento das peças de cada jogador.

Se quiser aprender sobre negociação com bancos, confira nossas publicações selecionadas.

Quando o banco pode bloquear o cartão de crédito?

A situação mais comum em que o banco pode bloquear o seu cartão, é se não pagar a fatura. Quando o cliente não paga, ele entra no ciclo de cobrança do banco. Assim, o cartão é bloqueado dependendo do prazo de pagamento do banco.

Quando o nome sujo bloqueia cartão de crédito?

Se meu nome sujar vou perder meus cartões de crédito? Indo direto ao ponto não! Você não perderá seu cartão de crédito simplesmente por ter o seu CPF negativado. Vale lembrar que estar com o nome negativado no SPC e Serasa diz respeito ao histórico do seu comportamento financeiro como consumidor.

Pode bloquear cartão com dívida?

Cada banco e instituição financeira possui suas regras internas e por isso podem bloquear o cartão de crédito do cliente que estiver com o nome sujo, mas para que isso ocorra é necessário que o consumidor receba uma notificação informando sobre o bloqueio do cartão.

O que significa bloqueio de limite?

Um bloqueio por limite é um bloqueio temporário que poderá ser imposto automaticamente à sua conta se identificarmos que você realizou a mesma ação várias vezes em um curto período.