Ame ao próximo como a ti mesmo versículo

Ame ao próximo como a ti mesmo versículo

"Respondeu Jesus: 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'." (Mateus 22:37-39)

Quando Jesus disse: "Ame o seu próximo como a si mesmo", Ele não estava dizendo que antes de amar os outros, devemos antes amar a nós mesmos. Essa é a interpretação mais comum que ouvimos, mas não é correta. Jesus não está, neste versículo, ensinando o amor-próprio.

Basicamente, Ele está dizendo que a medida do quanto já amamos a nós mesmos, já cuidamos de nós mesmos e pensamos sobre nós mesmos, deve ser a mesma a ser usada para o quanto de amor devemos dispensar ao nosso próximo.

Já amamos a nós mesmos. Como o apóstolo Paulo disse: "[…] ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida […]" (Efésios 5:29). E isso é a mais pura verdade.

Às vezes as pessoas dizem: "Eu me odeio. Sou tão feio, tão horrível. Eu me odeio."
– Será mesmo? Se você realmente odiasse si mesmo, então ficaria feliz em ser feio, não é verdade?

Por que será que as pessoas que dizem odiar a si mesmas, gastam tanto tempo falando delas próprias? "Odeio minha aparência"; "Odeio isso e aquilo sobre mim mesmo"…

Não. A maior prova de que isto não é verdade, é o quanto de atenção elas requerem sobre si mesmas. Isso prova o quanto na verdade elas se amam. A verdade é que todos amamos a nós mesmos.

Então o que Jesus diz é: "Você já ama a si mesmo. Portanto, ame também o seu próximo." Ele continua dizendo que, se você fizer isto e amar ao Senhor de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento, todos os mandamentos de Deus serão cumpridos, porque você vai naturalmente fazer as coisas que agradam a Ele.

Clique aqui e leia o texto original.

Fonte: Devocionais Diários | 09/06/2014.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.

Sexta-feira, 20 de agosto de 2021.

Evangelho (Mt 22,34-40)

“Amarás o Senhor teu Deus… Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

Reflexão

Outra vez, os doutores da Lei tentam colocar Jesus à prova. Responder qual o maior mandamento, segundo a lógica de Jesus, não é tão difícil assim: o AMOR. Mas, a resposta de Jesus fala de um primeiro e de um segundo que semelhante ao primeiro. O Senhor leva ao centro da sua catequese: “destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. Em relação a este Amor apontado por Jesus, encontrei um texto que li sobre os dois lenhos da cruz de Cristo: aquele enterrado na terra apontado para o céu, dirige-se a Deus, e aquele que representa a horizontalidade, diz respeito aos nossos semelhantes. Também esta imagem tem um primeiro e um segundo. O braço horizontal não poderia se manter no alto se não fosse o vertical. O vertical sustenta o horizontal. O amor de Deus sustenta o amor ao próximo. São João da Cruz dizia: “Quanto mais ama uma alma, mais perfeito é aquele que ama; então essa alma, que já é perfeita, tudo dela é amor e todas as suas ações são amor”. É preciso dizer que o cristianismo não pode ser visto como uma série de moralismos, uma série de preceitos a se cumprir. Só com as nossas forças não conseguimos observar a lei do Senhor, que é o amor. Se a nossa relação com Deus se resume a uma série de observâncias de leis, com o tempo isso será frustrante e, ao invés de sermos felizes, nos fecharemos em nós mesmos e nos tornaremos únicos ou juízes sem nenhuma piedade em relação aos outros. Para estarmos em condições de amar, não basta escutarmos a Palavra. É necessária a presença de Jesus. Só Ele pode nos enviar o seu Espírito e nos restituir o sentido de viver.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

Qual o versículo da Bíblia que diz amar o próximo como a si mesmo?

O Salvador respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. [Mateus 22:37–39] Seremos capazes de fazer isso?

O que diz em João 15 12?

12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos aamei. 13 Ninguém tem maior amor do que este: de adar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14 Vós sereis meus aamigos, se fizerdes o que eu vos mando.

O que diz Mateus 22 37?

37 E Jesus disse-lhe: aAmarás ao Senhor teu Deus de todo o teu bcoração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: aAmarás o teu próximo como a ti mesmo.

O que significa ame o próximo como a si mesmo?

Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do ser humano para com o próximo.