Bem-vindo à área de transferência do gboard. o texto que copiar será guardado aqui.

18 Ago 2020 · Android

O teclado da Google para o Android tem muitas funcionalidades que ultrapassam a sua utilização básica. Dá ao utilizador muito mais do que o esperado e, assim, é para a maioria a escolha para este sistema e para os smartphones.

Uma das mais interessantes é a sua área de transferência, que pode ser gerida de forma simples e, principalmente, com muito detalhe. Esta é a área onde todo o texto que precisam de colocar repetidamente pode ser guardado e usado.

Bem-vindo à área de transferência do gboard. o texto que copiar será guardado aqui.

Apesar de não ser algo novo, a área de transferência do teclado da Google para o Android é muito importante. Esta proposta tem sido melhorada ao longo do tempo e hoje muitos não conhecem todas as suas capacidades.

Ativar a área de transferência deste teclado

Para a ativarem só precisam de abrir o teclado da Google em qualquer área de texto. Aqui vão ver uma área sem qualquer ícone em cima do teclado, com apenas uma seta para a direita presente. Devem carregar aqui para verem as opções.

O ícone da área de transferência é óbvio e deve ser carregado para ser acedido. Caso não esteja já ativo, devem carregar no interruptor presente e de imediato este fica pronto a ser usado no Android.

Configurar o GBoard para ser usado melhor no Android

Este teclado tem a particularidade de não guardar indefinidamente o que é copiado pelo utilizador. Com uma janela de retenção de 1 hora, mantém ali tudo o que for guardado para posterior utilização.

Ainda assim, existe a possibilidade de serem guardados pedaços de texto de forma permanente. Basta que carreguem no lápis presente e podem assim gerir os snipets que querem guardar ou eliminar de forma permanente. Assim, esta gestão é simples e global.

Como usar o que guardam neste teclado da Google

Agora que está configurado, podem usar o teclado e a área de transferência de forma normal. O copiar do texto é feito como sempre foi realizado no Android, selecionando as palavras e escolhendo essa opção.

Sempre que quiserem colar um trecho de texto que tiverem copiado antes, só precisa de aceder a esta área do teclado. Ao clicarem no texto pretendido, será mostrado um menu onde podem escolher a opção colar ou, em alternativa, eliminar.

Esta área de transferência vem trazer ao teclado da Google para o Android muito mais do que era esperado. Dá ao utilizador muito mais e torna-o ainda mais útil e com uma liberdade única.

O Gboard é um dos recursos do Google mais usados no mundo em razão da sua versatilidade e constantes melhorias. Prova disso é mais uma adição que promete tornar a área de transferência e o preenchimento automático de caracteres mais otimizados para detectar automaticamente trechos mais importantes de um texto copiado.

  • Android 12 não terá opções de estilo conhecidas de edições anteriores; confira
  • Gboard prepara chegada do tema dinâmico do Android 12; veja como ficou
  • 5 funções pouco conhecidas do Gboard que você precisa conhecer

Ao tocar em um campo de texto, o teclado já oferecia imediatamente uma opção para colar o que você tiver acabado de copiar, como algum trecho de um livro ou o login e senha para adentrar em algum serviço.

Nome e telefone

Reprodução/Android Police

Com base em inteligência artificial, o novo sistema conseguirá saber o que é mais importante daquele trecho copiado. Por exemplo: ao clicar em um campo de e-mail para preenchimento, se você tiver copiado dados de outra página que com várias informações, o teclado deve separar apenas o endereço virtual.

Pelo sistema atual, é necessário colar todo o conteúdo e depois excluir o que não interessa. Pelo novo Gboard, essa exclusão já seria feita de forma automática — se preferir, ainda será possível colar todo o conteúdo.

Segundo o Google, essa novidade também funcionará para hora e datas específicas. Assim, se a hora estiver colocada como XX:XX, ela será reconhecida como tal e interpretada deste modelo diferente. Caso o trecho esteja escrito como “encontre-me às 11”, o teclado não conseguirá entender que isso é um horário. Ainda assim, não dá para negar a relevância desta atualização.

Para acessar as sugestões, será necessário fazer a habilitação manual no Gboard. Basta acessar o menu Configurações, clicar em Área de Transferência e depois escolher a opção “Mostrar texto e imagens copiados na barra de sugestões”.

Ainda não está claro se essa será uma novidade implementada a todos ou somente para um grupo seleto. De todo modo, é interessante manter a versão mais atualizada do aplicativo e dar uma checada nas configurações para ver se ela surge.

É usuário do Gboard? Compartilhe conosco sua experiência e como essa adição vai impactar na sua rotina.

Fonte: Android Police  

Onde fica Os textos copiados na área de transferência?

Área de transferência Android Semelhante ao iPhone, os celulares Android também contam com essa função. Para isso basta abrir o aplicativo que se deseja copiar o dado, tocar e segurar por algum tempo até aparecer a opção “Copiar”.

Como ver a área de transferência do Gboard?

Basta acessar o menu Configurações, clicar em Área de Transferência e depois escolher a opção “Mostrar texto e imagens copiados na barra de sugestões”. Ainda não está claro se essa será uma novidade implementada a todos ou somente para um grupo seleto.

Como recuperar texto área de transferência?

Em qualquer aplicativo que permita escrever ou digitar textos, toque sobre uma área vazia para abrir uma janela flutuante. Selecione a opção “Área de Transferência”. Passo 2. O celular irá exibir os últimos conteúdos copiados pelo usuário, incluindo imagens e textos.