Cão não come nem bebe água

Cão não come nem bebe água

Seu cachorro está sem beber água? Entenda o que pode ser e quais medidas tomar

Assim como nós humanos, os cachorros também precisam se hidratar para prevenir qualquer tipo de problema de saúde, já que o consumo adequado de água garante um bom funcionamento do organismo e previne doenças sérias, como a insuficiência renal. 

Para manter as células bem hidratadas e o organismo mais saudável, é importante que seu cão beba uma quantidade de água que seja compatível com seu peso, o ideal é de, em média, 20 a 90 mL por quilo, todos os dias.

Notou que seu cachorro está sem beber água? Isso pode significar algumas coisas! Aqui, vamos te dar dicas e te ajudar a entender o que fazer caso perceba que seu animalzinho não está bebendo água. Olha só:

1 – Mantenha o pote sempre limpo

Se você não tem o costume de trocar a água e limpar o pote frequentemente, saiba que isso pode ser uma das causas pela qual seu cãozinho não está bebendo água. O mesmo vale para o caso de bebedouros específicos para eles, mantenha-o sempre limpo e troque a água regularmente, afinal, quem é que gosta de beber água parada ou suja, não é mesmo? 

Dependendo do local em que fica instalado o bebedouro ou o pote, pode ser até arriscado manter a água suja e parada por muito tempo, isso pode ser um prato cheio para o mosquito da dengue, por exemplo.

2 – Verifique a temperatura da água

Às vezes a solução é bem simples: nos dias quentes e de muito calor, tente verificar regularmente a temperatura da água do seu cão, isso pode ser um fator determinante para eles no momento de se hidratar, troque por água fresca ou gelada.

3 – Coloque cubos de gelo 

Se no calor nós humanos adoramos uma água bem gelada, eles também podem aproveitar uns cubinhos de gelo para se refrescar. Se possível, coloque alguns cubos na água para incentivar a hidratação. 

Uma outra dica é fazer o gelo a partir do suco de algumas frutas que o cãozinho gosta, isso pode fazer com que ele beba água enquanto busca os cubos com frutas. Mas, lembre-se: laranja, abacaxi e uvas devem ser evitadas, pois podem causar problemas gástricos e renais.

4 – Atente-se ao local em que está o pote

Cachorro sem beber água? Um dos fatores pode ser o local em que o pote se encontra. A maioria dos animais evita se alimentar próximo ao local em que eles fazem suas necessidades. Isso é muito simples de ser resolvido, basta posicionar o pote de comida e água do seu cãozinho longe de onde ele urina e defeca.

5 – Tamanho e altura do bebedouro

Se o pote ou bebedouro do seu animal for o mesmo de quando ele era apenas um filhote, isso pode ser um fator bastante determinante na frequência em que ele está se hidratando. Para resolver isso, busque encontrar um pote mais adequado, maior e mais largo.

Dependendo do tamanho do seu cachorro, se estiver pequeno demais, isso pode incomodá-lo na hora de beber água. Alguns pets, principalmente os maiores, podem sentir certa dificuldade em se agachar para beber água. 

Como esta posição não é muito anatômica, você pode experimentar elevar um pouco o bebedouro e comedouro, colocando-o em cima de algum degrau ou superfície

Cão não come nem bebe água

6 – Se possível, distribua os potes pela casa

Uma boa alternativa para incentivar seu cão a beber mais água é espalhar mais de um pote pela casa, dessa forma, ele possivelmente tomará água com mais frequência e se manterá hidratado, mas não se esqueça das dicas acima: não deixe a água parada, suja ou quente.

7 – Posso dar água de coco para meu cachorro?

Essa é uma dúvida bem comum que os tutores têm, mas a resposta é: sim, mas com moderação! A água de coco é rica em potássio e seu consumo pode causar desequilíbrios ao organismo do animal, causando diarreia e dores de barriga. 

Ofereça sempre doses pequenas e pergunte antes ao veterinário, ok? Uma forma de dosar de forma simples é utilizando o mesmo truque do suco em forma de cubo de gelo: prepare cubinhos feitos da água de coco, mas não a substitua pela água mineral de forma alguma. 

8 – Não esqueça da garrafinha quando for passear com seu cãozinho

Vai sair com seu pet? Leve uma garrafinha de água com você, há modelos específicos para cachorros e gatos, eles podem ser uma alternativa simples e prática para manter seu companheiro sempre hidratado, principalmente se ele brincar muito e estiver ofegante ou cansado.

9 – Troque a ração seca pela úmida ou comida caseira

Se ainda assim o seu pet continuar com dificuldades ou não estiver se hidratando corretamente, para prevenir problemas de saúde graves como os renais, uma dica é trocar a ração seca por alimentos que já contêm água em sua composição, como a ração úmida ou a comida caseira (sempre consulte o veterinário e peça orientação sobre a dieta do seu animal).

10 – Por último e não menos importante: tenha sempre uma clínica veterinária de confiança

Essas dicas são de extrema importância para o cuidado do seu cãozinho, mas é muito importante que você leve seu animal periodicamente ao veterinário para exames de rotina. Busque sempre um profissional qualificado e uma clínica veterinária de confiança.

Conheça o Pronto Socorro Veterinário 24 Horas – Vet Quality e conte com um hospital veterinário 24 horas, todos os dias, inclusive aos domingos e feriados.

O que fazer quando o cachorro não quer comer nem beber água?

Meu cachorro não quer comer e nem beber água Problemas de saúde comuns nos cachorros que apresentam falta de apetite vão de gastrite até parasitas no organismo, depressão e doença do carrapato. Você deve procurar um veterinário com urgência para descobrir o que está acontecendo com o seu cachorro que não quer comer.

O que dar para o cachorro quando ele não quer comer nada?

"Se o animal está com a saúde em dia, mas se recusa a comer por questões comportamentais, pode-se oferecer alimentação úmida própria para os animais (sachês e pastas). Pode-se também misturar alguma fonte de proteína na ração, como ovo cozido ou carnes cozidas com pouca gordura e sem tempero algum.

O que significa quando o cachorro não bebe água?

Se o seu cão não bebe água suficiente ele acaba por ficar desidratado. E por conseguinte o funcionamento dos órgãos é afetado, podendo levar a uma situação fatal. Assim, se o seu cão não bebe água regularmente há algum tempo leve-o ao veterinário.