Caroço nos grandes lábios dolorido

Caroço nos grandes lábios dolorido

Se você identificou alguma bolinha ou caroço na vagina, calma. Na maioria dos casos, não é nada grave. Usualmente, esses nódulos são resultantes de uma inflamação das glândulas de Bartholin e de Skene, responsáveis pela lubrificação do canal vaginal.

Mas, atenção. Se esse caroço doer, coçar ou queimar, procure a ajuda de um profissional da saúde. Isso porque a bolinha na vagina pode ser sintoma de alguma doença mais grave, como câncer, herpes ou varizes.

Nesse texto, iremos expor as principais causas de caroço ou bolinha na vagina e também te indicar como agir nesses casos.

As principais causas de caroço na vagina

Espinhas

Causa de dor e desconforto, as espinhas não são propriamente comuns na região, mas podem sim acontecer, tanto na entrada da vagina como nos grandes ou pequenos lábios.

Antes de consultar um profissional, não esprema o caroço na vagina tampouco passe algum medicamento. Cabe ao especialista avaliar qual o tratamento mais indicado.

Em suma, os tratamentos mais comuns para casos leves envolvem pomadas à base de corticoide e banho de assento com flogo-rosa. Já casos mais intensos podem demandar antibióticos.

Pelo encravado

O caroço na vagina pode ser também um pelo encravado, principalmente entre mulheres que realizam depilação com cera, pinça ou lâmina. Assim como a espinha, esse nódulo pode apresentar pus.

Outra semelhança com a espinha é que não se deve espremer, pois, uma vez que o pus vaze, a infecção pode se espalhar. Enquanto espera a inflamação ceder naturalmente, é recomendável fazer compressas quentes e usar roupas íntimas mais folgadas.

Casos mais graves podem requerer uma visita a um profissional da saúde. Ele avaliará o caso e poderá indicar um antibiótico.

Furúnculo

Esse caroço na vagina é uma consequência direta dos pelos encravados. Esse fio que não conseguiu passar pela pele pode servir de porta de entrada para bactérias, que agravam o caso, causando desconforto e dor intensa.

O tratamento do furúnculo é importante pois a evolução não para por aí. O quadro pode se tornar um abscesso, que é um caroço ainda maior e ainda mais dolorido.

Durante o primeiro estágio, os cuidados consistem em compressas mornas e pomadas antibióticas. Se houver agravamento do caso, talvez seja necessária a aplicação de antibióticos por via oral, bem como intervenção cirúrgica, que consiste em um pequeno corte para drenar o pus.

Inflamação de glândulas

Para combater bactérias e manter a vulva lubrificada, a região possui diversos tipos de glândulas, as de Bartholin são exemplos. Essas, em especial, podem ser afetadas por inflamações.

Essas inflamações costumam surgir devido à má higiene ou à presença de bactérias. Daí surge um caroço na vagina, mais precisamente na região externa.

Apesar de não doer, como nos exemplos anteriores, ele pode ser sentido no toque. Usualmente, o próprio organismo combate a inflamação, bastando apenas focar na higiene da região.

Caso haja um agravamento do quadro, com maior inchaço, surgimento de pus e dor, busque a ajuda de um profissional da saúde. Nesses quadros, podem ser indicados analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios.

Cisto Vaginal

O acúmulo de líquidos nas glândulas ou possíveis lesões durante o ato sexual podem causar o cisto, que é uma pequena bolsa nas paredes do canal vaginal.

Assim como a inflamação nas glândulas, o caroço ou bolinha na vagina pode ser sentido no toque, mas não costuma apresentar sintomas. Um exemplo comum é o cisto de Gartner, que pode aparecer depois da gravidez.

Não há tratamento específico para o caso, mas exames de rotina permitem o acompanhamento da progressão.

Varizes

Com o envelhecimento natural ou depois do parto, podem aparecer varizes na região vaginal, mesmo sendo mais raro do que o aparecimento em outros lugares, como as pernas.

O caroço na vagina provoca desconforto leve, formigamento ou sensação de coceira, mas não costuma causar dor. Geralmente esses quadros apresentam uma coloração próxima do roxo.

No geral, não é necessário tratamento. Mas, se as varizes causarem muito incomodo, o profissional da saúde pode indicar um procedimento para o fechamento do vasinho.

Herpes

A herpes é uma doença sexualmente transmissível (DST). Além do caroço na vagina, outros sintomas são febre, dor e coceira. Os episódios de sintomas podem ser passageiros, aproveitando momentos de fraqueza do sistema imune.

O Aciclovir ou Valaciclovir podem ser usados para reduzir o incômodo, mas o próprio sistema imune deve combater a herpes.

Verruga

O sexo sem proteção também pode levar à transmissão de verrugas. Além do caroço na vagina, podem surgir também machucados que lembrem uma couve-flor. Essas lesões causam queimação e coceira.

Aplicação de ácido, microcirurgias e crioterapia são algumas opções para retirar as verrugas.

Não abra mão da visita a um profissional da saúde

Este texto expôs os casos mais comuns de caroço ou bolinha na vagina, mas essas não são as únicas causas. Por isso, caso apresente algum nódulo, procure um profissional da saúde para um diagnóstico assertivo.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

O que pode ser caroço dolorido nos grandes lábios?

Os caroços nos grandes lábios podem ter diversas causas, desde pêlos encravados a herpes genital. Mas, se os caroços causarem sintomas como coceira, queimação ou dor, pode ser que o problema seja clínico e precise de tratamento médico.

O que fazer com caroço nos grandes lábios?

Quando as glândulas inflamam, geralmente o caroço nos grandes lábios desparece após alguns dias. Mas para isso é preciso ter uma boa higiene da área. Caso isso não aconteça, você deve ir até o médico pois pode ser necessário usar antinflamatórios para amenizar o problema mais rapidamente.

Quando nasceu um caroço nos grandes lábios?

A causa mais comum de caroço de grandes dimensões na região da vulva é a inflamação da glândula de Bartholin, também chamada de bartolinite, que ocorre geralmente após a obstrução desta glândula.

Como é um cisto nos grandes lábios?

Os cistos da glândula de Bartholin são bolsas repletas de muco, que podem se formar quando as glândulas localizadas perto da abertura da vagina estão bloqueadas. Os cistos normalmente são indolores, mas, se forem grandes, podem interferir em sentar-se, caminhar ou ter relações sexuais.