Cidade onde nasceu monteiro lobato

Cidade onde nasceu monteiro lobato

Onde nasceu Monteiro Lobato e em que ano?

Monteiro Lobato nasceu no ano de 1882, na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, e se destacou em muitas áreas de atuação, mas, até hoje, é lembrado principalmente por ser o autor do Sítio do Picapau Amarelo.

Quem foi Monteiro Lobato em que ano nasceu?

1882 Monteiro Lobato () foi um escritor e editor brasileiro.

Onde ele viveu Monteiro Lobato?

Buenos Aires São PauloTaubatéNova Iorque Monteiro Lobato/Lugares de residência

Onde estudou de Monteiro Lobato?

Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo1904 Monteiro Lobato/Formação

Quando foi escrito o Sítio do Picapau Amarelo?

1920 Sítio do Picapau Amarelo é uma série de 23 volumes de literatura fantástica, escrita pelo autor brasileiro Monteiro Lobato (entre 19).

Em que o Monteiro Lobato se formou?

1904 Monteiro Lobato/Datas de formatura

Qual é a idade de Monteiro Lobato?

66 anos () Monteiro Lobato/Idade ao falecer

Como foi a infância do autor Monteiro Lobato?

Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 em Taubaté e passou toda sua infância na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, num sítio de propriedade de seu pai, cuja a casa era tão grande que, segundo Ricardo, podia-se andar tranquilamente de bicicleta dentro da sala de estar.

Onde se localiza o Sítio do Picapau Amarelo?

Barra de Guaratiba Localizada no bairro bucólico de Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a casa onde era gravada a conhecida série televisiva Sítio do Pica Pau Amarelo está aberta para visitas do público em geral.

Quais cidades Monteiro Lobato morou?

Casa onde viveu o escritor Monteiro Lobato vira museu no interior de São Paulo. Estrategicamente localizada entre a romântica Campos do Jordão, na serra, a litorânea Ubatuba e ainda apenas 130 quilômetros distante da capital paulista, Taubaté carrega o título de capital nacional da literatura infantil.

Quem era o Monteiro Lobato na década de 1920?

  • Monteiro Lobato na década de 1920 Nome completo ... Urupês, dando vida a um de seus mais famosos personagens, o Jeca Tatu. [carece de fontes?] Jeca era um grande preguiçoso, totalmente diferente dos caipiras e índios idealizados pela literatura romântica de então.

Como foi a vida do escritor brasileiro Monteiro Lobato?

  • Biografia do escritor brasileiro Monteiro Lobato, como foi sua vida, ... os “melhores frutos da fazenda” de sua propriedade, foi o livro Urupês (1918).

Quais são as características literárias de Monteiro Lobato?

  • Características Literárias. Como escritor literário, Monteiro Lobato situa-se entre os autores regionalistas do Pré-Modernismo e destaca-se nos gêneros conto e fábula. Geralmente, o universo retratado pelo escritor são os vilarejos decadentes e as populações do Vale do Paraíba, no momento da crise do plantio do café.

Por que Monteiro Lobato viveu no interior de São Paulo?

  • Por ter vivido no interior de São Paulo durante muitos anos, Lobato pôde observar as dificuldades e vícios característicos da vida na zona rural. Nesse livro, Monteiro Lobato traçou o perfil do caboclo que vivia nas fazendas de café do interior de São Paulo, esgotando os recursos da terra para depois se mudar e esgotá-los em outro lugar.

Infância e formação acadêmica

O escritor José Bento (Renato) Monteiro Lobato nasceu no município de Taubaté, interior do estado de São Paulo (SP), em 1882. Filho de José Bento Marcondes Lobato e de dona Olímpia Augusta Monteiro Lobato, Lobato apaixonou-se pelos livros ainda na infância. Uma de suas obras favoritas era As viagens de Gulliver (1735), de Jonathan Swift (1667-1745). Interessou-se, quando adulto, pelas obras do escritor português Camilo Castelo Branco e dos escritores brasileiros José de Alencar, Machado de Assis e Euclides da Cunha. Para aproveitar uma bengala herdada do pai, na qual estavam gravadas as iniciais “JBML”, Monteiro Lobato trocou o nome 'Renato' por 'Bento'.

Formou-se Bacharel em Direito, na Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em 1904 e atuou como Promotor Público no município de Areias, São Paulo, durante sete anos. Em 1914, publicou seus primeiros contos e artigos no jornal 'O Estado de São Paulo', como 'Urupês' e 'Velha Praga', os quais fizeram parte de sua primeira obra, intitulada Urupês.

A primeira coletânea de contos

Em 1917, Lobato editou sua primeira coletânea de contos, Urupês (1918), obra na qual criou o Jeca Tatu, um de seus personagens mais famosos. O escritor havia comprado a 'Revista do Brasil', da qual já era colunista, e isso contribuiu significativamente para que pudesse divulgar os seus trabalhos.

Nessa obra, Monteiro Lobato faz uma crítica ao caboclo que vivia nas fazendas de café do interior de São Paulo, causando incêndios e destruindo a mata atlântica da região do Vale do Paraíba para o cultivo de café e outros produtos. O Jeca Tatu é retratado nas obras de Lobato como sendo um “parasita que incendeia a terra”. Com certa dose de sarcasmo, o autor procura traçar o perfil caricatural do povo brasileiro, enfatizar seu caráter nacionalista e seu engajamento social sobretudo no que se refere aos problemas e ao desenvolvimento do Brasil.

A Monteiro Lobato Editora

A 'Monteiro Lobato Editora' foi fundada no final de 1918. Dois anos mais tarde, Lobato publicou o primeiro livro dedicado aos leitores mirins: A Menina do Narizinho Arrebitado (1920). Nesse livro, o autor relata as aventuras de Narizinho e sua turma, personagens de maior destaque em suas obras destinadas às crianças. Com o sucesso do livro, o autor passou a se dedicar mais à literatura infantil, mexendo com o imaginário de seus leitores. Muitas histórias escritas pelo autor acontecem em um local imaginário, o Sítio do Pica-pau Amarelo, habitado pela boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, Dona Benta, o Marquês de Rabicó e outras personagens do folclore brasileiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Crítico dos costumes da sociedade brasileira, sobretudo com relação ao caboclo do interior paulista, José Bento Monteiro Lobato publicou diversos livros de ficção sobre questões sociais, políticas e econômicas.

Principais obras de Monteiro Lobato

Público infantojuvenil

  • Reinações de Narizinho (1921)
  • O Saci (1921)
  • O Marquês de Rabicó (1922)
  • A Caçada da Onça (1924)
  • Viagem ao Céu (1932)
  • Novas Reinações de Narizinho (1933)
  • O Picapau Amarelo (1939).


Público adulto

  • Cidades Mortas (1919)
  • Negrinha (1920)
  • A Onda Verde (1921)
  • O Macaco que se fez Homem (1923)
  • América (1932)
  • O escândalo do petróleo e do ferro (1936)


Atuação política e a luta pelo petróleo

Monteiro Lobato é considerado por muitos como um intelectual engajado nas causas nacionalistas. Com a falência da sua Editora, em 1925, o escritor mudou-se para Nova York, nos Estados Unidos, e atuou como Adido Comercial até 1931.

Quando retorna ao Brasil, criou a 'Companhia de Petróleo do Brasil' com vista à exploração do solo brasileiro e mediante subscrições populares, o que lhe valeu uma condenação a seis meses de prisão pelo Tribunal de Segurança Nacional, em 1941. Após ter cumprido a metade da pena, passou alguns anos na Argentina e regressou ao Brasil.

Os investimentos em petróleo deixaram Monteiro Lobato pobre e doente. No dia 5 de julho de 1948, o escritor faleceu, vítima de um acidente vascular cerebral. Seu corpo foi velado na Biblioteca Municipal e sepultado no Cemitério da Consolação, em São Paulo.

Qual região Monteiro Lobato nasceu?

Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Desde menino já mostrava seu temperamento irrequieto. Com 13 anos foi estudar em São Paulo. Registrado José Renato Monteiro Lobato, resolveu mudar de nome, pois queria usar a bengala de seu pai, que havia falecido em 1898.

Onde nasceu Monteiro Lobato e em que ano?

José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté (SP) no dia 18 de abril de 1882, filho de José Bento Marcondes Lobato e de Olímpia Monteiro Lobato. Foi registrado como José Renato Monteiro Lobato, mas veio a adotar anos depois o prenome de seu pai, cujas iniciais estavam gravadas em uma bengala que recebeu de herança.

Em que cidade Monteiro Lobato mora?

Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Era filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato. Alfabetizado pela mãe, logo despertou o gosto pela leitura, lendo todos os livros infantis da biblioteca de seu avô o Visconde de Tremembé.

Onde cresceu Monteiro Lobato?

Natural de Taubaté, cidade do interior de São Paulo na região do Vale do Paraíba – e que atualmente abriga o Museu Monteiro Lobato – a criança José Bento Renato Monteiro Lobato cresceu e se tornou o escritor que conhecemos hoje.