Como a globalização afeta a cultura dos diferentes locais do mundo?

O que é globalização?

Você abre seu laptop e liga para um amigo em Londres, envia um e-mail para seu colega de trabalho na França, encomenda roupas novas da Índia e se candidata a empregos na Suíça. Essa interconexão via Internet é apenas uma das formas de você fazer parte da globalização. Em sua essência, a globalização é o relacionamento complexo que conecta e mistura culturas, países, pessoas e empresas por meio de oportunidades comerciais, investimentos e recursos tecnológicos avançados. Essa integração também inclui e não se limita às visões políticas, culturais, educacionais e talvez religiosas dos países.

Os prós da globalização são vistos de longa data em todo o mundo. No entanto, junto com os prós vêm os contras que afetam a subsistência dos mesmos indivíduos que experimentam os benefícios da globalização.

Os Prós da Globalização

De conexões virtuais a bens mais acessíveis, como roupas e alimentos, a globalização tem sido benéfica para muitos aspectos da sociedade. Isso ocorre porque a globalização levou à redução dos custos das mercadorias e ao aumento do comércio.

Custo reduzido dos bens e aumento do comércio

Ao parar para abastecer seu carro (pagando aproximadamente US $ 2,50 a US $ 3,50 por galão de gasolina nos EUA) e, em seguida, entrar no Walmart para comprar alimentos, roupas e eletrônicos a preços acessíveis, você está pessoalmente experimentando como a globalização ajudou a diminuir o custo de bens e serviços por meio de maiores oportunidades de comércio.

Acordos feitos por meio de iniciativas comerciais reduziram o custo de importação , ou introdução de mercadorias, e exportação , ou envio de mercadorias. A maior capacidade de comércio com menos barreiras, como impostos ou cotas, reduziu o custo do comércio. Isso torna os produtos adquiridos por meio do comércio mais acessíveis ao comprador médio. Além disso, muitos países, incluindo os EUA, Canadá e México, desenvolveram acordos de livre comércio , que permitem que o comércio ocorra sem restrições, tornando mais fácil e barato para os países participarem do comércio internacional. Esta é uma das razões pelas quais a globalização ajudou a 'reduzir o custo dos bens'.

Maior compreensão cultural

A globalização também levou a uma maior compreensão cultural. Assim como você experimenta pessoalmente uma maior comunicação por meio de ferramentas virtuais, como a Internet, a globalização ajudou a melhorar as conexões humanas. Esteja você pesquisando no Google sobre culturas tribais ou conhecendo pessoas da Índia, a globalização permite que você aprenda sobre outras culturas e desenvolva uma compreensão cultural mais ampla por meio da Internet e maiores oportunidades para viagens internacionais.

Mercado de Trabalho Flexível

A globalização também ajudou a criar um mercado de trabalho flexível. Junto com uma melhor comunicação, aumentam as oportunidades no mercado de trabalho. Devido à globalização e à tecnologia avançada, você pode trabalhar em todo o mundo com relativa facilidade. Se você quer trabalhar no Brasil para uma empresa americana, isso é totalmente viável. Portanto, a mão de obra não precisa vir do país de origem e funcionários podem ser trazidos de todo o mundo. Este ano você pode trabalhar no Canadá e no próximo ano pode trabalhar na China. O mercado de trabalho é significativamente mais flexível do que era antes da globalização.

Maior Participação Econômica Internacional

O aumento da participação econômica internacional também resultou da globalização. Reunindo um mercado de trabalho flexível, maiores oportunidades comerciais e melhores sistemas de comunicação, mais países podem agora participar do mercado internacional. Abra seu armário e dê uma olhada nas etiquetas e veja de onde vieram seus itens. Provavelmente, você encontrará tags de Taiwan, Indonésia, Paquistão, China e vários outros países.

Devido aos muitos benefícios da globalização, mais economias podem crescer e se desenvolver por meio da participação no mercado internacional. Mesmo países com poucos recursos naturais podem participar do desenvolvimento de tecnologia e da manufatura, já que as empresas continuam terceirizando mão de obra. A globalização oferece mais oportunidades aos países que podem não ter conseguido entrar no mercado internacional por conta própria.

Os contras da globalização

Todos esses benefícios são excelentes. No entanto, existem também alguns efeitos colaterais negativos que afetam a sociedade e a cultura.

Perda de mão de obra

Infelizmente, houve uma perda de mão de obra como resultado da globalização. Sim, você pode buscar uma carreira em praticamente qualquer continente que permita a obtenção legal de um visto de trabalho. Isso é fantástico se você for um executivo de alto nível ou um funcionário em uma posição especializada. O problema surge para empregos de manufatura e funcionários que ocupam posições de operário.

Embora o livre comércio tenha aumentado as oportunidades de comércio, ele reduziu o custo de muitos bens, forçando os concorrentes a buscar ativamente maneiras mais baratas de fabricar seus produtos. Além disso, nem todos os países experimentam igualmente o livre comércio e ainda existem muitas barreiras, como o imposto sobre o valor agregado (IVA) - comum na Europa - que leva os fabricantes a terceirizar mão de obra para diminuir o custo de suas mercadorias. A terceirização significa que muitos empregos deixaram países desenvolvidos como os EUA e foram transferidos para a China, Índia e outras economias emergentes, onde o custo da mão de obra é significativamente mais barato. Essa prática deixa centenas e às vezes milhares de homens e mulheres sem trabalho.

Condições de Trabalho

A terceirização de empregos gerou vários outros problemas em relação às condições de trabalho. Nem todos os países cumprem os mesmos requisitos de segurança dos EUA e o trabalho infantil também é legal em muitas economias emergentes. Empresas como a Nike, que terceirizam a mão de obra para determinados produtos, têm sido associadas ao trabalho infantil ou a condições perigosas de trabalho para todos os funcionários. A questão então é: quem é o responsável? Como as empresas não administram ou operam diretamente algumas dessas fábricas, elas não acreditam que devam ser responsabilizadas. Assim, a globalização tem gerado um acirrado debate sobre as condições morais e éticas de trabalho.

Culturas Ameaçadas

Por fim, é importante observar que, embora a globalização nos conecte e nos ensine sobre outras culturas, ela também ameaça a singularidade de cada cultura. Cada cultura tem algo que agrega à sociedade e, à medida que continuamos a vincular tecnologia e viagens, essas diferenças culturais começam a se desintegrar. Há uma pressão cada vez maior para que os países se 'ocidentalizem' e ajam mais como os Estados Unidos e a Europa Ocidental. No entanto, a ocidentalização ameaça as personalidades culturais distintas de muitos países, o que pode ter repercussões que não podemos explicar totalmente neste momento.

Resumo da lição

A globalização , ou integração de sociedades e pessoas por meio do comércio, tecnologia e mercados de trabalho aprimorados, também inclui e não se limita às visões políticas, culturais, educacionais e talvez religiosas dos países. A globalização teve muitos efeitos positivos no mundo. Devido à globalização, você pode comprar produtos mais baratos, se comunicar com pessoas de todo o mundo e trabalhar em praticamente qualquer país. É importante ressaltar que a globalização também abriu nossos olhos para várias culturas, o que aumentou a compreensão das pessoas umas pelas outras. Tornou-se também mais barato importar , ou trazer, e exportar , ou despachar, cada vez mais barato, permitindo assim um melhor crescimento econômico. Isso tem sido feito por meio de acordos de livre comércio, que permitem que o comércio ocorra sem restrições, tornando mais fácil e barata a participação dos países no comércio internacional.

Junto com todos esses benefícios, porém, estão os contras que incluem a perda de empregos devido ao aumento do uso da terceirização, o abuso das condições do mercado de trabalho emergente e uma perda de identidade cultural, pois há mais mistura entre as nações. Os efeitos da globalização têm impactado fortemente a cultura local e a sociedade e cada uma de forma diferente. Avaliar os prós e os contras nos ajuda a pesar os custos e benefícios da globalização contínua.

Como a globalização afeta as culturas locais?

Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial.

Como a globalização influencia a cultura?

A globalização cultural é a aproximação e a troca de características culturais das sociedades, por meio da circulação de informação. Alguns aspectos culturais influenciados por esse tipo de globalização são: linguagem, valores, modo de vida, hábitos alimentares, vestimentas, tradições, religiões e crenças.

Como a globalização afeta a população mundial?

Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas.

Como a globalização interfere nas condições econômicas e culturais dos diversos países do mundo?

ampliação da competitividade entre lugares e também entre empresas; transformações no papel do Estado diante da maior atuação do mercado; intensificação dos fluxos de investimentos estrangeiros entre empresas e territórios; maior integração entre os lugares e criação de novas redes geográficas.