Como a imagem de Nossa Senhora Aparecida entrou na história do Brasil?

Nesta quarta-feira, 12, é celebrado o dia da santa católica considerada a padroeira do Brasil

Hoje, 12 de outubro, é comemorado pelos católicos o dia de Nossa Senhora Aparecida, conhecida como a padroeira do Brasil. Em 30 de julho de 1980, foi criada a lei que instituiu o feriado nacional, e, a partir dessa data, o dia é celebrado em todo o país.

A imagem da santa foi encontrada no rio Paraíba do Sul, em São Paulo e a imagem seria de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, com 36 centímetros de altura e 2,5 quilos. Os responsáveis pela então descoberta foram Felipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia, em 1717.

Ela chegou aos pescadores em dois pedaços: primeiro veio o corpo e depois a cabeça. O episódio é considerado um milagre e seu nome se deu exatamente porque a imagem foi “aparecida”.

Uma teoria sobre a imagem é que alguém teria a jogado na água por estar quebrada, já que muitas pessoas acreditam que uma imagem de santo que esteja quebrada pode trazer má sorte.

Como a imagem de Nossa Senhora Aparecida entrou na história do Brasil?
Santuário de Nossa Senhora Aparecida, construído próximo ao rio que foi encontrada - Crédito: Foto de eduardohfa, via Pixabay.

Significado religioso

Os brasileiros católicos acreditam que possuir uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em casa lembra sua fidelidade e intercessão a Jesus. Maria é um modelo de fé para os cristãos, e deve ser imitada. Assim, pedir, orar e agradecer perante a imagem pode trazer uma proximidade maior com Deus.

Mariapossui várias formas e nomes em diversos países. No Brasil, Nossa Senhora Aparecida é a protetora do país, acarretando uma legião de fiéis.

Primeiro milagre

No mesmo dia em que foi encontrada pelos pescadores, a santa teria realizado seu primeiro milagre. Os homens foram encarregados de conseguir peixes para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeidae Portugal, o Conde de Assumar. Na época, ele era governador da província de São Paulo e Minas Gerais e estava visitando a região.

Contudo, os pescadores não estavam em um dia produtivo e não conseguiram pescar os peixes que precisavam. Depois que encontraram a imagem da santa, a pescaria foi um sucesso. Dessa forma, Aparecida o episódio é atribuido a santa.

Pele negra

Muitos pesquisadores acreditam que a cor da imagem, verdadeiramente, não era negra, porém, ao ficar anos submersa na água, ela teria ficado escura. Mas essa característica da imagem fez com que muitos brasileiros se vissem representados nela. Isso resultou em um carinho muito grande do povo brasileiro para com a santa, de acordo com informações do Uol.

Como a imagem de Nossa Senhora Aparecida entrou na história do Brasil?
Imagem de Nossa Senhora Aparecida - Crédito: Divulgação / Youtube / Evangelizar TV.

Celebrada nacionalmente nesta quarta-feira, 12, a estátua de Nossa Senhora Aparecida emociona fieis

Em 1717, um grupo de pescadores navegando no Rio Paraíba do Sul teria se deparado com uma imagem partida da Nossa Senhora Aparecida. Feito de barro, a cabeça e o corpo do artefato se encontravam separados. 

O episódio viria a inspirar a construção de um dos mais famosos santuários do Brasil, e ainda nomear a cidade onde a aparição ocorreu como Aparecida. A escolha do nome da santinha, aliás, ocorreu por acaso.

Diferente de outras Nossas Senhoras, que foram nomeadas em homenagem aos seus municípios de origem, essa ficou conhecida simplesmente por ter "aparecido" no rio.

Hoje, o existe um tour de barco pelo local, e a igreja em si é um dos pontos turísticos mais visitados do país. 

Milagre e mistério 

Segundo repercutido por uma matéria de 2017 da BBC, existem duas teorias principais que buscam explicar a presença do objeto no rio. 

A primeira diz que, como a santinha se encontrava quebrada, pode ser que seu dono original tenha se desfeito dela para evitar um "mau agouro", já que a crença popular da época era que um ídolo quebrado traria má sorte para a casa onde estivesse, conforme repercutido pela obra 'Aparecida - A Biografia da Santa que Perdeu a Cabeça, Ficou Negra, Foi Roubada, Cobiçada pelos Políticos e Conquistou o Brasil'. 

Já uma segunda hipótese é que a Nossa Senhora acabou no corpo d'água após ser arrastada por uma enchente. Previamente ao desastre, o artefato estaria exposto na capela de Nossa Senhora do Rosário, um templo construído em 1712 que ficava na cidade vizinha de Roseira. 

Perdida 

O período que a santa passou flutuando na corrente do Rio Paraíba do Sul, por sua vez, é objeto de debate. Para o jornalista Rodrigo Alvarez, autor do livro "Aparecida - A Biografia da Santa que Perdeu a Cabeça, Ficou Negra, Foi Roubada, Cobiçada pelos Políticos e Conquistou o Brasil", não passaria de cinco anos, uma vez que ele acredita na segunda hipótese. 

O padre José Inácio de Madeiros, por outro lado, pensa que foram algumas décadas, conforme repercutido pela BBC. 

Se a imagem foi esculpida na segunda metade do século 17 e encontrada no início do século 18, calculo que tenha permanecido entre 50 e 70 anos nas águas do Paraíba do Sul", afirmou o homem religioso. 

Como foi o aparecimento de Nossa Senhora Aparecida no Brasil?

Segundo os relatos, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, durante uma viagem até Vila Rica.

Qual a verdadeira história da imagem de Nossa Senhora Aparecida?

A imagem dela teria sido encontrada pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia em 1717, no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, e seria uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, com 36 centímetros de altura e 2,5 quilos.

Quem jogou a imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio?

Atentos à ordem da Câmara de Guaratinguetá de obter o máximo possível de peixes para recepção do novo governador, três pescadores – Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves – jogaram as redes no Rio Paraíba. Passaram horas sem nada conseguir até que, no Porto Itaguaçu, pescaram uma imagem de barro decapitada.

Como Nossa Senhora Aparecida virou santa?

Nossa Senhora Aparecida só foi proclamada padroeira do Brasil em 1930, após um decreto do papa Pio XI. Ela se juntava a outro santo que já tinha o status de padroeiro do país: São Pedro da Alcântara, que era especialmente venerado pela família imperial brasileira.