Como as máquinas térmicas revolucionaram a indústria no século xviii?

Como a máquina a vapor impulsionou a Revolução Industrial?

Uma das primeiras utilizações da máquina a vapor foi para fabricação de tecidos. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito e o lucro dos donos das fábricas também . As fábricas se espalharam rapidamente e provocaram mudanças profundas no modo de vida e na mentalidade de milhões de pessoas.

Qual a relação das máquinas térmicas com a Revolução Industrial?

A vantagem fundamental das máquinas térmicas para a Revolução Industrial foi que elas permitiram aumentar a produção em uma escala nunca vista antes, isso permitiu que mais mercadorias fossem produzidas e a um custo menor.

Por que o surgimento da máquina térmica impulsionou o que conhecemos historicamente por Revolução Industrial?

Resposta: A máquina a vapor, aperfeiçoada na década de 1760, foi um invento dos mais importantes para o desenvolvimento da Revolução Industrial. Isto porque o uso do vapor como fonte de energia possibilitava substituir as energias muscular, do vento e a força da água por uma energia mecanica.

Como as máquinas transformaram a sociedade?

O padrão de produção manual é substituído pela mecanização numa escala tal que domina o século XVIII e se estende até o começo do século XIX. Um terceiro momento nesse processo transformador se dá após a Segunda Guerra Mundial, no século XX, com o advento da eletrônica e das tecnologias de informação e de comunicação.

Qual a importância e contribuição das máquinas para a sociedade?

As máquinas podem substituir e ainda agilizar trabalhos que antes eram manuais, trabalhos que antes eram afetados pelo cansaço e movimentos repetitivos do colaborador.

Como foi inventada a máquina a vapor?

As máquinas foram inventadas, com o propósito de poupar o tempo do trabalho humano. Uma delas era a máquina a vapor que foi construída na Inglaterra durante o século XVIII. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias ficou maior e os lucros também cresceram. Vários empresários; então, começaram a investir nas indústrias.

Quem aperfeiçoou a máquina a vapor?

Logo, outras pessoas aperfeiçoaram essas máquinas. Na verdade, foi James Watt (1736-1819) quem conseguiu desenhar uma máquina bastante eficiente que revolucionou a atividade industrial. O surgimento de sua máquina a vapor em 1769 marcou uma clara fronteira na história das máquinas.

Qual é o efeito final da máquina a vapor?

O efeito final obtido é o giro contínuo da roda. Os primeiros trens eram simplesmente vagões puxados por cavalos, utilizados principalmente em minas para transportar a matéria-prima extraída. A invenção da máquina a vapor revolucionou esse sistema de transporte.

Por que a máquina a vapor foi tão importante para a humanidade?

Poucas invenções foram tão importantes para a história da humanidade como a máquina a vapor. Primeiro dispositivo capaz de transformar o calor em energia mecânica com eficiência suficiente para substituir a tração animal, pode ser considerada uma das grandes responsáveis pela revolução industrial no século XIX.

Como as máquinas térmicas revolucionaram a indústria no século xviii?

Este objeto é um ins­tru­mento de demons­tra­ção de máquina a vapor clás­sica. De maneira sim­pli­fi­cada, este modelo con­siste em uma cal­deira conec­tada a um meca­nismo com pistão que trans­forma o fluxo de vapor em movi­mento das peças.

Esta máquina pode ser divi­dida em partes para faci­li­tar o enten­di­mento. A for­na­lha é o espaço onde o com­bus­tí­vel é quei­mado, gerando o calor que aquece a cal­deira. Sobre a for­na­lha encon­tra-se a cal­deira, onde a água é trans­for­mada em vapor que, por sua vez é levado sob pressão para o cilin­dro. Dentro do cilin­dro há o pistão, peça móvel que é empur­rada cicli­ca­mente para a frente e para trás pela pressão do vapor e leva o movi­mento às rodas e ao gover­na­dor cen­trí­fugo. Este último é um meca­nismo que, de acordo com a velo­ci­dade de giro das massas, con­trola a admis­são do vapor no cilin­dro, ace­le­rando ou freando o movimento.

Este vídeo mostra, de maneira didá­tica e sim­pli­fi­cada, o fun­ci­o­na­mento de uma locomotiva.

O motor, pro­pri­a­mente dito, é a parte mecâ­nica que utiliza o vapor sob pressão para gerar movi­mento. Houve diver­sos modelos de motores a vapor, mas o modelo repre­sen­tado por este objeto é o Motor Alter­na­tivo. Neste modelo, uma válvula móvel alterna o lado de admis­são e exaus­tão do vapor dentro do cilin­dro, fazendo com que a exaus­tão seja forçada devido à admis­são de vapor do outro lado do cilindro.

Como as máquinas térmicas revolucionaram a indústria no século xviii?
By Panther — Steam engine in action.gif, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=79000149

É inte­res­sante ana­li­sar como a energia se trans­forma ao longo do pro­cesso da máquina. A queima de um com­bus­tí­vel con­verte energia química do mate­rial em energia térmica, que causa a eva­po­ra­ção e expan­são da água da cal­deira, que move o pistão e pos­te­ri­or­mente as rodas da máquina, se con­ver­tendo em energia mecâ­nica. Este é o prin­cí­pio das usinas térmicas. 


Usinas térmicas nos dias de hoje

As máqui­nas a vapor revo­lu­ci­o­na­ram o mundo a partir do século XVIII. A inven­ção destas máqui­nas criou alter­na­ti­vas con­fiá­veis aos sis­te­mas ante­ri­o­res de fonte de tra­ba­lho. As prin­ci­pais fontes de tra­ba­lho eram a tração animal e a energia dos ventos, como em barcos à vela ou cata-ventos.

Quando falamos em máqui­nas a vapor, o pri­meiro exemplo é sempre o da loco­mo­tiva, mas é impor­tante per­ce­ber que a revo­lu­ção destas máqui­nas que geram movi­mento a partir da queima de com­bus­tí­vel não se resumem ao trans­porte. As pri­mei­ras máqui­nas a vapor eram esta­ci­o­ná­rias e uti­li­za­das para bombear água, e os mesmos prin­cí­pios foram uti­li­za­dos em maqui­ná­rios indus­tri­ais. A inven­ção e uti­li­za­ção de máqui­nas a vapor foi extre­ma­mente impor­tante para a 1ª Revo­lu­ção Industrial.

Hoje em dia, o prin­cí­pio das máqui­nas a vapor ainda é muito uti­li­zado. As usinas ter­mo­e­lé­tri­cas e de fissão nuclear uti­li­zam a queima de com­bus­tí­vel ou a emissão de radi­a­ção, res­pec­ti­va­mente, como forma de aquecer a água de uma cal­deira e gerar vapor sob pressão. O vapor é uti­li­zado para mover as tur­bi­nas de gera­do­res elé­tri­cos que con­ver­tem o movi­mento das tur­bi­nas em energia elé­trica. Os motores à com­bus­tão interna, como os dos carros, foram uma nova revo­lu­ção. Nestes o com­bus­tí­vel é o mesmo mate­rial que se expande e gera o movi­mento dos pistões, mas o prin­cí­pio da máquina térmica é o mesmo desde 1800. 

Pes­quisa: Gabriel Cury Perrone; Físico UFRGS / Feve­reiro 2020 

Como as máquinas térmicas revolucionaram a indústria no século XVIII?

As máquinas à vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.

Como as máquinas térmicas influenciaram a primeira Revolução Industrial?

A vantagem fundamental das máquinas térmicas para a Revolução Industrial foi que elas permitiram aumentar a produção em uma escala nunca vista antes, isso permitiu que mais mercadorias fossem produzidas e a um custo menor.

O que a invenção das máquinas térmicas representou para a Revolução Industrial?

As máquinas térmicas foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico da humanidade, a começar pela Revolução Industrial, os meios de transporte e a produção de energia.

Como foi a evolução das máquinas térmicas?

O primeiro projeto bem-sucedido de máquina térmica foi o do inglês, engenheiro militar, Capitão Thomas Savery desenvolvido em 1698, servindo como uma bomba d'água. Sua construção tentava resolver um problema na época: bombear água das minas de carvão bastante profundas já que estas eram constantemente inundadas.