Como é conhecida a cidade fronteira de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero?

Ponta Porã/MS, Brasil e Pedro Juan Caballero, Paraguai, cidades que fazem fronteira seca, que unem duas cidades, dois estados e mais, dois países, Brasil e Paraguai. São mais de 11 km de fronteira seca, ou seja, uma linha imaginária que separa as duas nações. Nesta fronteira movimentada, principalmente pelo comércio local e agora cidades universitárias, cidades interligadas pela cultura do tereré da chipa e sopa paraguaia. Lugar dominado por três idiomas o Português, Castelhano e o Guarani, somando as duas cidades juntas mais de 200 Mil habitantes.

Nesta fronteira é onde reinam as quatro estações em um mesmo dia, saímos de casa em uma manhã de sol e fresca, mas é quase certo que uma tempestade te molhe ao meio dia. E que toma a cidade por pouco tempo e desaparece instantaneamente depois de uns minutos. Também é característico da fronteira que durante a maior parte da semana, haja uma neblina que cubra toda a cidade pela altura em que se encontra, dando uma paisagem urbana surreal, quase comparável a Londres, a Taiwan e Madrid.

Uma população de pessoas amáveis e com uma linguagem própria e um idioma misturado com o Português, Espanhol e o Guarani. E quase 100% dos pedrojuaninos falam o português. Cidades e países divididos apenas pela geografia, mas juntas pelo amor de todos que aqui vivem e querem o melhor para esta fronteira.

Abaixo segue maiores informações sobre cada cidade, algo em comum que as mesmas apresentam é a rede de hotelaria, ambas as cidades possuem uma diversidade de hotéis com os mais variados preços, características e “estrelas”, cabem a você pesquisar antes de vir e se acomodar para aproveitar o melhor da fronteira, dentro de suas possibilidades e preferências.

Nessa fronteira circulam-se três moedas diferentes, sendo elas: Real Brasileiro, Dólar Americano e Guarani Paraguaio. As faculdades cobram suas mensalidades em Guarani, e as duas moedas: real ou Guarani variam de acordo com o Dólar. Em um cambio médio hoje na fronteira R$ 1,00 (Um real) equivale a 1.650 (Mil seiscentos e cinqüenta guaranis), então suponhamos que a mensalidade da faculdade seja 1.300.000 (Um milhão e trezentos mil) Guaranis, para saber o valor em real você precisa dividir o valor da mensalidade pelo cambio do dia. Ex: 1.300.000 Gs dividido por 1.650 = R$ 788,00. Por isso ás vezes a mensalidade irá variar, dependendo do câmbio que o guarani estiver referente ao real no dia do seu pagamento.

PONTA PORÃ/MS

Ponta Porã, localizada no sudoeste de Mato Grosso do Sul, mais conhecida como princesinha dos ervais. É uma formosa cidade com cerca de 100 mil habitantes. Pode-se dizer que é uma cidade de porte média com ar de metrópole, que conta com tudo um pouco e agora principalmente estudantes. Um pouco distante da capital do estado Campo Grande, cerca de 320 km. Mas próximo da segunda maior cidade do estado, Dourados, 120 km.

Suas principais economias são as culturas de milho, soja e algodão e agropecuária. O comércio é diversificado e atrai investidores nos mais variados segmentos. Isso porque Ponta Porã é a 5ª cidade do estado no ranking de maior PIB. .

Como é Ponta Porã?

Trânsito: Tem seus horários de pico, mas conta com um trânsito planejado com rotatórias em cada cruzamento que facilita a interpretação de preferencial e semáforos, tranqüilo e poucos acidentes.

Comércio: A cidade possui uma grande quantidade de comércios: diversas lojas, variedades de lazer, alimentações típicas, diversos bares, restaurantes, Pizzarias, pastelarias, hamburguerias, Comidas Japonesas, “barzinhos” com porções e shows ao vivo. Três supermercados, diversas autopeças, postos de combustíveis, farmácias, padarias e conveniências 24H.

Moradia: Moradia tem sido um problema nesse momento, pois a cidade não estava preparada para receber essa grande quantidade de alunos, apesar de estar se desenvolvendo, ainda é complicado achar casas com localizações centrais, que ofereçam casas com preços acessíveis, o aluguel está valorizado em Ponta Porã, indico alguns bairros bons para se morar, são eles: São João, Copha Fronteira I e II, Granja e Andreazza, e outros mais distantes do centro, porém com alugueis mais acessíveis, com e casas modernas e novas.

Segurança: Há um sistema de segurança muito forte entre as duas cidades, o maior índice das mortes que ocorrem por aqui pessoas que estão envolvidas com o tráfico. A criminalidade está em todo lugar e as recomendações são as mesmas para se viver em qualquer cidade, evite andar com celular nas mãos, deixar carros estacionados abertos, casas abertas, dicas básicas de segurança, ou seja, evitar ostentações e descuidos com pertences.

Saúde: Conta com a rede pública e a particular, para consultar na rede pública é necessário comparecer ao estabelecimento e aguardar o atendimento respeitando ordem de chegada, terá direito a consulta pediátrica ou clínica geral no mesmo dia. E dependendo o medicamento pode ser fornecido pela própria farmácia do hospital público. O hospital Regional de Ponta Porã, hoje é administrado pelo estado, fato que ajudou e melhorou muito o atendimento e o andamento das consultas comparado de quando era administrado pelo Município. Para ser atendido basta ter seu cartão SUS em mãos, se não tem, quando chegar aqui o ideal é que o providencie, para uma situação de emergência facilitando o atendimento.

Educação: A rede pública de ensino em Ponta Porã é muito grande, tem muitas escolas estaduais e ainda o instituto federal, onde você pode matricular seu filho, basta escolher o bairro que você vai morar e ver a escola mais próxima. Além disso, algumas escolas estaduais oferecem cursos de capacitação técnica de forma gratuita. Em relação a universidades, Ponta Porã tem as Universidades Estadual e Federal do Mato Grosso do Sul e mais algumas faculdades privadas que oferecem cursos de graduação presencial e a distância.

Religião: Como em todo lugar religião é algo pessoal e individual da crença de cada um. Para os Católicos existe uma grande quantidade de Paróquias na cidade. Para os Evangélicos a cidade também conta com uma grande quantidade de igrejas que atendem a essa demanda. Existem ainda templos: Budistas, Maçônicos, Espíritas, garantindo a permanência da crença, ou seja, aqui todos encontraram um lugar para renovar suas forças e reforçar a fé.

Esporte: Para prática de esportes a cidade conta com muitos espaços, quadras para práticas de futsal, vôlei, basquete, handebol e etc. Campos Sintéticos para prática de futebol Society, academias para musculação, lutas e danças. Praças e parques para caminhadas e práticas de esportes.

Parque dos Ervais Ponta Porã: 

O Parque dos Ervais de Ponta Porã/MS é um espaço planejado para a população, um lugar bem arborizado, lago artificial, com belas paisagens, aconchegante para um passeio, caminhada, piquenique, leitura de livros, estudos e até mesmo práticas de esportes, pois conta com quadras, pista de skate e academia A.T.I. 

PEDRO JUAN CABALLERO, PY.

Pedro Juan Caballero é uma cidade Paraguaia capital do estado de Amambay, seu nome é em memória ao capitão Pedro Juan Caballero, líder da gesta independentista do Paraguai. A cidade tem cerca de 115 mil habitantes, se encontra situada a 459 km de Assunção, Capital do Paraguai.

Pedro Juan Caballero é conhecida como a “terraza del país”, devido estar a mais de 600 metros acima do nível do mar. Localizada em cima da Cordilheira de Amambay, no Nordeste Paraguaio.

Como é Pedro Juan Caballero?

Trânsito: O transito em Pedro Juan Caballero é um pouco mais tumultuado até por que a cidade tem um grande fluxo de comércio onde recebe muitos brasileiros, um trânsito um pouco mais lento e com mais acidentes do que o de Ponta Porã, inclusive com motos, visto que este é o meio de transporte mais usado pelos Paraguaios, por isso nos cruzamentos ou esquinas devemos redobrar a atenção e cuidado com os motociclistas.

Comércio: O comércio em Pedro Juan Caballero é bem mais movimentado que o de Ponta Porã, visto que este é o beneficio que muitos brasileiros vêm buscar no comércio Paraguaio, com uma grande quantidade de lojas que oferecem os mais variados produtos e benefícios aos estrangeiros que vêem comprar no país.

Moradia: A moradia é um pouco mais compensatória em Pedro Juan Caballero, nossos “hermanos” são de fácil negociação e entenderam muito bem o aumento da demanda de alunos nesta fronteira e estão sabendo aproveitar melhor que os brasileiros, uma característica muito forte é a receptividade dos Paraguaios e a forma como eles negociam, facilitam os acordos para não perder negócio, isso é um diferencial. A energia em Pedro Juan Caballero é um beneficio e um diferencial, bem mais barata que a de Ponta Porã, porém ela é 220W, algo que um transformador resolve e é encontrado para vender, no comércio local, evitando assim não queimar os aparelhos eletrodomésticos que já possuímos em 110W. Há uma maior facilidade para encontrar casas, apartamentos próximos às faculdades.

Segurança: Vale o mesmo de Ponta Porã/MS.

Saúde: Apesar das Universidades de Medicina estar em Pedro Juan Caballero o sistema de saúde ainda possui uma grande defasagem no atendimento e nos medicamentos, Pedro Juan Caballero possui o hospital Regional, que também é administrado pelo Departamento (governo) de Amambay. Porém para um brasileiro poder ser atendido tem que ter seu documento Paraguaio que é a Migração.

Educação: Pedro Juan Caballero também possui uma grande quantidade de escolas públicas e se por acaso optar em matricular seu filho em uma delas, basta cumprir os requisitos para matricula. Vamos apresentar nosso maior objetivo com esse trabalho que é a graduação em Medicina, Pedro Juan Caballero hoje possui Sete universidades habilitadas para o curso de Medicina, sendo elas: UniNorte, Pacífico, UPAP, Sudamericana, Uninter, UASS e Central, mais abaixo falaremos de cada uma.

Religião: Vale o mesmo para Ponta Porã/MS.

Gastronomia Paraguaia: Oferecem desfrutar de uma variedade interessante de salgados, alguns comuns outros nem tão comuns, como: a Chipa Paraguaia, Empanadas, marineras e diversos outros alimentos de cultura Paraguaia.

Esporte: Para prática de esportes a cidade conta com muitos espaços, quadras para práticas de futsal, vôlei, basquete, handebol e etc. Campos Sintéticos para prática de futebol Society, academias para musculação, lutas e danças. Praças e parques para caminhadas. Em Pedro Juan ainda existe uma grande quantidade de equipes de Futebol Suíço, onde se reúnem todo sábado para jogarem desafios, caso você faça amizade com algum Paraguaio certamente ele joga em alguma equipe e te convidará para jogar os desafios na equipe dele.

Praça da Lagoa de Pedro Juan Caballero:

Um reconhecido e obrigatório passeio para os visitantes consistem na visita a “Laguna Punta Porã”, onde ficavam os cocheiros e os viajantes deixavam suas carroças, charretes e cavalos a descansar enquanto percorriam a cidade. E por onde passaram as forças de Mariscal Lopez no início da guerra e o resto do exército em 1870 quanto se dirigiam a Cerro Corá, onde se livrou a última batalha contra a tríplice Aliança. Em 1996 ela foi revitalizada e hoje é um lindo e excelente lugar para visitar e descansar e relaxar. A praça ainda conta com a Lagoa com “Patinhos” para passeio, pista de caminhada, lugares para descansar, quadra de vôlei de areia e quadra de basquete para prática de esporte.

Pedro Juan Caballero: Surge um novo Pólo Universitário.

A capital do estado de Amambay se torna a cada ano referência para os brasileiros que buscam pelo curso de Medicina. Na cidade Paraguaia hoje são 07 universidades de Medicina e nelas quase 12 mil estudantes brasileiros. Facilitada pela fronteira seca, morar no Brasil e estudar no Paraguai torna fácil á realização de um sonho para os brasileiros, devido ao baixo custo de mensalidades em relação ao seu país. Outras facilidades são serviços de bancos, correios, lotéricas, culinários e etc. Grandes maiorias dos brasileiros hoje optam por Pedro Juan Caballero ao invés de Bolívia e Argentina como antigamente.

Como é conhecida a cidade fronteira de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero?

Como é conhecida a cidade fronteira de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero?

Como é conhecida a cidade fronteira de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero?

Como são conhecidas cidades fronteiriças com a Ponta Porã e Pedro Juan Caballero?

Por isso, as cidades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero são consideradas cidades gêmeas por causa de sua proximidade cultural. Outra curiosidade é a língua utilizada pelos moradores, já batizada de “portunhol”, pois muitas vezes não se fala puramente os idiomas guarani, nem o espanhol e nem o português.

Qual cidade paraguaia faz divisa com Ponta Porã?

A cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, faz divisa com Ponta Porã no estado de Mato Grosso do Sul.

Qual é a cidade que faz divisa com Pedro Juan Caballero?

Ponta Porã é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul, Região Centro-Oeste do país. Faz divisa com a cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

Como são conhecidas as cidades fronteiriças?

Segundo a publicação, são consideradas cidades-gêmeas as cortadas pela linha de fronteira seca ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura, que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural, podendo ou não apresentar uma conurbação ou semiconurbação com uma localidade do país vizinho, ...