Como está estruturada a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos Lei nº 14.133 21 )?

Como sabemos, as leis estão sempre em constante alteração para que se adequem às novas demandas da sociedade. O assunto de Licitações e contratos é extremamente relevante para a Administração Pública; assim, a nova Lei 14.133/21 com certeza estará presente na maioria dos concursos públicos e também na Prova OAB. 

Até 2023, contudo, a preparação para a Lei 14.133/2021 dificilmente acontecerá de maneira isolada, ainda podendo incluir menções às antigas formas de Licitações e Contratos. Pensando nisso, ao longo do artigo apresentaremos os principais pontos da Nova Lei de Licitações e como ela poderá aparecer na sua prova. Confira!

Destaques:

  • Nova Lei de Licitações: como pode ser cobrada em questões?
  • Saiba mais sobre as mudanças na Lei de Licitações com Gustavo Scatolino!
  • Lei 8.666/93: veja os principais pontos! 

Por que a Lei 14.133/2021 foi criada?

As mudanças na Lei Geral de Licitações, Lei nº 14.133/21, vieram para realizar a substituição das seguintes leis: Lei nº 8666/93, Lei nº 10.520/2002 e 12.462/2011. As duas últimas se referem, respectivamente, à Lei do Pregão e à do Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

A Lei Geral de Licitações tem origem principalmente na necessidade de garantir que a Administração Pública faça contratações imparciais e justas, sem realizar escolhas impróprias e que se desvirtuem do interesse coletivo. Para que a lei se torne mais adequada aos atuais contextos da Administração Pública, algumas mudanças foram necessárias. A seguir apresentaremos as principais delas.

Lei 14.133/21: quais foram as principais mudanças empreendidas nos processos de Licitação?

Um assunto muito importante e diretamente afetado pelas mudanças da Lei 14.133/21 diz respeito às modalidades de licitação. De acordo com a nova legislação, agora as modalidades que devem ser consideradas são: pregão, concorrência, concurso, leilão e diálogo competitivo (inédita, até então, no país, nesse tipo de legislação). A partir dessa alteração, a tomada de preço e o convite, que estavam previstos na legislação anterior, passam a não estar mais presentes na nova lei.

O principal destaque vai para a modalidade inédita, diálogo competitivo. De acordo com o artigo 6º da nova lei, essa modalidade pode ser entendida como a “modalidade de licitação para contratação de obras, serviços e compras em que a Administração Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos”. O objetivo é desenvolver alternativas que possam atender as necessidades da administração. Assim, os licitantes devem apresentar a proposta final após o encerramento dos diálogos.

Outras mudanças empreendidas pela Lei 14.133/21

Outras mudanças se referem às fases da licitação (adicionando uma camada adicional de cuidado com o processo prévio de preparação das licitações), a duração dos contratos (estendida até 5 anos, podendo se prorrogar até 10) e diretrizes sobre divulgação do orçamento, que agora passa a ser sigiloso. 

Ainda podemos citar a seguinte diretriz:  “As licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica”. Essas e outras mudanças têm o objetivo de otimizar e deixar os processos licitatórios mais transparentes. Para tanto, criou-se o Portal Nacional de Contratações Públicas, previsto no artigo 174, para centralizar toda e qualquer licitação realizada pela Administração Pública.

Lei 14.133/21: como pode cair na sua prova?

Publicada em abril de 2021, a nova lei 14.133/21 ainda convive com as anteriores, pois o prazo de revogação estabelecido para as leis anteriores foi de dois anos, ou seja, as leis anteriores só passarão a ser desconsideradas em abril de 2023.

Assim, até lá, a Administração Pública ainda poderá fazer uso do que está definido nas leis anteriores, seja na Lei nº 8.666/93 ou na Lei nº 14.133/21, mas sem realizar a combinação entre elas, pois esse procedimento não é permitido.

Essa possibilidade de opção afeta diretamente tanto as provas de concursos públicos quanto o Exame de Ordem: afinal, ficará em cargo do edital qual dispositivo legal será cobrado para falar sobre Licitações e Contratos.

Como a Nova Lei de Licitações pode cair na prova OAB?

De acordo com o último edital publicado para o XXXV Exame de Ordem, a Lei 14.133/21 já está prevista na lista de conteúdos cobrados. Porém, a Lei 8.666/93 também isso está. Assim, é importante que o candidato conheça os principais pontos de cada uma, dando maior atenção especialmente às principais mudanças empreendidas no campo de Licitações e Contratos.

Como a Lei 14.133/21  pode cair em concursos?

Depende. Em editais recentemente publicados, a cobrança exclusiva da Lei 14.133/21 costuma ser bem mais observada. Ainda assim, isso não é uma regra. Como se trata de uma legislação relativamente nova, muitas bancas organizadoras podem centrar questões na comparação entre os diferentes dispositivos. Assim, ainda é importante conhecer ao menos as principais noções da Lei 8.666/93.

Saiba mais sobre como a cobrança da Lei 14.133/21 e o assunto de Licitações está acontecendo até agora em concursos públicos com o professor Vandré Amorim:

Lei 14.133/21 na prática: resolva questões grátis!

A melhor maneira de compreender a cobrança da Lei 14.133/21 tanto em concursos públicos, quanto na Prova OAB é por meio da resolução de questões. Na plataforma Gran Cursos Online, você já é capaz de encontrar diversos itens que exploram o tema, permitindo também que você assimile de maneira mais direta as principais mudanças no ramo de Licitações e Contratos.

Comece a resolver questões comentadas sobre a Nova Lei de Licitações! 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Quais as principais mudanças trazidas pela Lei 14.133 21 nova Lei de Licitações )?

A nova lei extinguiu a tomada de preços, o convite e o RDC das modalidades de licitação, mantendo as demais. Agora, o valor estimado da licitação não caracteriza um fator determinante da modalidade de licitação, importando apenas a natureza do objeto licitado.

Quais as principais mudanças trazidas pela nova Lei de Licitações e contratos administrativos?

As novidades da nova lei são: maior desconto; melhor técnica ou conteúdo artístico e maior retorno econômico. O novo regulamento, prevê 05 modalidades de licitação: Concorrência, Concurso, Leilão, Pregão e Diálogo Competitivo, que é a novidade criada na nova lei.

Como vai funcionar a nova Lei de Licitações?

As fases do processo licitatório apresentam algumas novidades. Na lei nº 8.666/93 acontece primeiro a habilitação e depois o julgamento das propostas. Todavia, agora a regra é o julgamento e em seguida a habilitação, com fase única de recurso.

São princípios previstos na nova Lei de licitações e contratos administrativos?

A Nova Lei de Licitação trouxe os princípios constitucionais previstos no artigo 37º da Constituição Federal que são legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.