Como fazer compressa morna no ouvido

Na lista de tratamentos caseiros para curar dor de ouvido (otalgia) —problema comum, sobretudo, entre as crianças—, um bastante utilizado é pingar uma gota de azeite aquecido no canal auditivo. Muita gente garante que a prática alivia as dores e traz conforto, mas será mesmo? E ela tem riscos?

Na verdade, o que ajuda a melhorar o incômodo não é o óleo, mas sim o calor, pois ele aumenta a circulação local. Sendo assim, o mais indicado nessas situações é colocar uma compressa sobre a orelha, feita com pano limpo, morno e seco, ou então uma bolsa de água quente, tomando cuidado para não esquentá-la demais.

Relacionadas

Quando se trata do azeite, é importante destacar que pingá-lo no ouvido —assim como qualquer outra substância—, ainda mais aquecido, pode ser altamente perigoso. Além do risco de queimaduras e de agravamento do quadro, se houver alguma infecção da pele do canal auditivo, trauma, ou pior, perfuração da membrana timpânica, as chances de complicações, com prejuízos à audição, são grandes.

Quais são as causas da dor de ouvido?

As causas mais comuns de dor de ouvido são as infecções (conhecidas como otites) virais, bacterianas e fúngicas. Elas são divididas em média e externa. A primeira acontece na região da orelha média, que fica atrás do tímpano e estabelece ligação com o nariz, e está mais relacionada com gripes, resfriados e sinusites por causa da secreção acumulada na região nasal.

Já as otites externas se dão no canal auditivo (vai do tímpano até a parte de fora da orelha) e são associadas a dois fatores: umidade, por isso é mais frequente no verão, quando as pessoas costumam ir à piscina e à praia, e lesões na pele, provocadas, por exemplo, pela introdução de hastes flexíveis com algodão para remoção do cerúmen (cera).

Outras doenças não relacionadas diretamente aos ouvidos também podem causar dor no local, como disfunção da ATM (articulação temporomandibular), problemas nos dentes e tumores na rinofaringe, no pescoço e no crânio.

Como se dá o tratamento?

O tratamento da otite depende da causa, e esta somente será identificada por meio de uma avaliação otorrinolaringológica adequada. Na maioria das vezes, as indicações de terapia são os analgésicos simples (paracetamol e dipirona), para alívio da dor, e os antibióticos.

Vale salientar que a regra geral dos médicos é evitar a automedicação, incluindo a aplicação de substâncias, como o azeite, na orelha. A única permissão, como adiantamos, são as compressas mornas. Junto a isso, é imprescindível não deixar entrar água no local, para não piorar a doença e os sintomas.

Agora, para passar longe das infecções e das dores, o cuidado principal é não usar hastes flexíveis, palito, grampo ou outro instrumento para limpar os ouvidos, já que essa ação mais empurra a cera do que retira, e ainda pode machucar o canal auditivo, perfurar a membrana timpânica e lesionar a pele, abrindo uma porta de entrada para os microrganismos.

Também é importante limpar regularmente as narinas, utilizando soro fisiológico ou produto similar. Isso evita o acúmulo de secreção nas fossas nasais, especialmente em casos de infecção das vias aéreas superiores.

Fontes: André Fraga Moreira, otorrinolaringologista do Hospital Albert Sabin de São Paulo; Edson Ibrahim Mitre, presidente da Sociedade Brasileira de Otologia, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e membro da ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial) e Raimar Weber, otorrinolaringologista pediátrico do Sabará Hospital Infantil.

É muito comum ter ouvido entupido por cera, principalmente se a pessoa usar cotonete. Quase sempre nós médicos recomendamos que se faça uma lavagem de ouvido para desentupi-lo, mas muitos médicos não sabem realizar o procedimento, ou então simplesmente sua agenda é lotada demais. A boa notícia é que dá para fazer a lavagem de ouvido em casa, seguindo as orientações abaixo.

O procedimento é bem simples. Tudo de que a pessoa precisa é água morna (na temperatura da pele) e um aspirador nasal, aquela “bombinha” de tirar meleca do nariz de bebê.
Antes de realizar a lavagem de ouvido, é necessário amolecer a cera. Existem vários produtos para esse fim, que podem ser comprados na mesma farmácia em que o aspirador nasal. Caso você opte por um produto comercial, siga as instruções do fabricante. Mas, com eu já disse, basta ter água morna e um aspirador nasal.

Para amolecer a cera do ouvido com água, a pessoa deve deitar de lado, pingar água dentro do ouvido, e ficar assim por quinze minutos. Outra opção é deitar, pingar a água, tampar com algodão molhado, e esperar os quinze minutos sentado(a). Depois dos quinze minutos é só deixar a água escorrer.

A lavagem de ouvido propriamente dita é simples: basta aspirar a água morna com o aspirador nasal e jogar dentro do ouvido. Como é a própria pessoa quem está fazendo o jato, se houver algum incômodo ela acaba diminuindo a pressão do jato d’água. Mesmo assim, recomenda-se não apertar com muita força, e nem empurrar a ponta muito para dentro. A pessoa pode repetir o procedimento quantas vezes quiser.

No Brasil, os serviços de saúde costumam fazer lavagem de ouvido com soro fisiológico, em vez de água. Você pode usar qualquer um dos dois. Preferi citar o uso da água porque é bem mais fácil de conseguir, e porque os estudos científicos (leia abaixo) usaram água de torneira mesmo, como é costume nos serviços de saúde da Inglaterra e outros países.

Das pessoas que fazem lavagem de ouvido em casa, 51% têm o seu problema resolvido. As outras precisam procurar um serviço de saúde para a lavagem de ouvido. O fim da coceira e da sensação de ouvido entupido e a melhoria da audição são bons indicadores de que a rolha de cerume foi removida.

Naturalmente, só dá para a pessoa saber que melhorou se antes ela já estava sentindo algo por causa da cera. (Atualização: isso vale para adultos; não se sabe a partir de que idade o relato dos sintomas é confiável.) Além disso, a pessoa ainda precisa consultar um profissional para saber se está efetivamente com o ouvido entupido, e se é realmente seguro fazer uma lavagem de ouvido.

Em geral, a lavagem de ouvido não deve ser realizada se a pessoa estiver com uma infecção no ouvido ou se tiver uma história de cirurgia do ouvido ou de perfuração do tímpano. Mas, como tudo o que escrevo neste blog, isso é uma recomendação genérica: para recomendações específicas para você ou outra pessoa, é necessário agendar uma consulta.

Referências:

Coppin R, Wicke D, Little P. Managing earwax in primary care: efficacy of self-treatment using a bulb syringe. Br J Gen Pract. 2008; 58(546): 44–9
Eekhof JAH et al. A quasi-randomised controlled trial of water as a quick softening agent of persistent earwax in general practice. Br J Gen Pract. 2001; 51(469): 635–7

Doutor Leonardo é especializado em Saúde da Família (p. ex. PSF).

Como fazer a compressa quente no ouvido?

Compressa morna Uma simples compressa morna fornece calor suficiente para aumentar a circulação na orelha e, por isso, ajuda a descongestionar o ouvido. Para usar esta técnica simples, deve-se colocar um pano limpo quente sobre a orelha durante 5 a 10 minutos, evitando que esteja muito quente e queime a pele.

Pode jogar água morna no ouvido?

Seja cuidadoso ao utilizar água morna. A temperatura da água não deve ser quente, apenas morna. Outra dica: Você pode fazer com que a cera velha se mova para fora do canal auditivo, mascando e movendo sua mandíbula.

O que é bom para ouvido inflamado caseiro?

Os principais remédios caseiros para dor de ouvido são:.
Compressa de água morna. ... .
Palito de gengibre. ... .
Inalação de vapor de camomila. ... .
Óleo de alho. ... .
Infusão de malva. ... .
Chá de equinácea..

Como aliviar a dor de ouvido inflamado?

A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.