Como fazer um filhote de gato engordar?

Como fazer um filhote de gato engordar?

Encontrou um gato andando cabisbaixo, magro e sem apetite? Cuidado, isso pode representar um quadro de desnutrição. Isto é, se não tratado e olhado com carinho, o gato desnutrido acaba sofrendo e agravando o seu estado de saúde.

Quer saber o que fazer quando encontrar um bichinho nessas condições? Continue a leitura! 

O que fazer com um gato desnutrido?

Se notar sinais de desnutrição, leve o gato ao veterinário o quanto antes. Embora a desnutrição seja considerada leve, somente ao consultar um especialista será possível fazer um diagnóstico mais preciso e indicar o tratamento mais adequado. 

Como se trata de uma doença que requer mais cuidados, o gato deve passar por alguns exames, como o de sangue e de urina, na busca para saber o que causou a desnutrição.

Seja por fome, ou originada por alguma doença ou infecção (como vermes), o quadro pode se agravar ao demorar para levar o animal ao veterinário. 

Inclusive, os resultados dos exames podem mostrar que o gato desnutrido está sofrendo com outras doenças. 

A depender do estado dele, recomenda-se um plano alimentar e medicamentos, assim como a internação com uma nutrição parental (feita por via intravenosa) em casos mais graves. 

Além disso, o tutor deve ajudar o pet a manter a temperatura corporal dentro do normal. Como fazer isso? Vale protegê-lo sob uma manta para proporcionar o calor necessário ao gato. Assim, é uma maneira de transmitir que ele esteja são e salvo, longe dos perigos que o deixaram fragilizado pela desnutrição. 

Não se esqueça, também, de separar um ambiente aconchegante para que o gato desnutrido possa descansar. Reserve um espaço em sua casa para deixá-lo confortável, tranquilo e seguro, contribuindo para a recuperação e na alimentação dele. 

Quais as rações mais indicadas a um gato desnutrido?

Com a ajuda do veterinário, há a criação de um plano alimentar para que o gato desnutrido volte a ganhar peso. A princípio, os alimentos mais recomendados contêm um alto teor de proteínas de origem animal.

Neste momento, siga à risca a dieta elaborada pelo especialista para o animal consumir todos os nutrientes necessários à sua saúde. 

Como falamos de um gato muito desnutrido, o tutor deve oferecer um pouco de ração úmida no começo. O motivo? A ração úmida é apetitosa e mais fácil de ingerir, ajuda no retorno suave do funcionamento do sistema digestivo, além de conter mais proteínas e minerais em sua composição. 

Por isso, o ideal seria disponibilizar porções pequenas e regulares, evitando grandes refeições para não forçar o organismo do felino. 

Assim, protegerá o gato desnutrido de sofrer com algum novo problema de saúde, como o vômito. De maneira gradual, o animal vai aumentar o peso sem afetar a sua saúde.   

Para determinar a comida para gato desnutrido, somente um veterinário pode indicar o estado de desnutrição do animal. Em situações que envolvam algum problema digestivo, existem rações úmidas específicas para essas situações. 

No caso de um quadro mais leve, pode ser mais rápido o processo de transição entre a ração úmida para a ração seca. Lembrando que a quantidade de porções deve ser aumentada aos poucos. 

Aliás, um alimento que pode entrar na dieta seriam as vitaminas. São suplementos disponíveis em diferentes formatos e muito úteis para o combate de uma possível carência de nutrientes. 

Como fazer um filhote de gato engordar?

Hidratar com soro é importante? 

Na verdade, o uso do soro seria indicado em casos de internação, na qual seria um estado muito grave de desnutrição. 

Nessa ocasião, o gato desnutrido precisaria de uma alimentação pastosa acompanhada do soro para se hidratar. Dessa forma, conseguiria recuperar o funcionamento do organismo, prejudicado pela desnutrição. 

Em quadros menos severos da doença, o tutor deve sempre oferecer água limpa e fresca ao gato. Mesmo que seja necessário aplicar o líquido por seringa na boca do animal, impedirá que haja desidratação e estimula o apetite do pet. 

Como fazer um filhote de gato engordar?

  • Qual é o peso normal de um gato?
  • Qual é o peso médio de um gato?
  • Qual é o peso de um gatinho?
  • Como saber se um gato é muito magro?
  • Gato magro demais - Por quê?
    • Gato magro porque dieta pobre
    • Gato magro seguindo uma mudança na dieta
    • Gato magrinho porque é hiperativo
    • Gato magro por causa do estresse
    • Buceta magra porque ela está amamentando
    • Gato magrelo porque é velho
    • Gato magrinho porque está doente
  • Como fazer um gato engordar?
    • Engordando um gato - Comida de qualidade
    • Engordando um Gato - Patés e Mordidas
    • Colocando em um gato - Chega de refeições
    • Engordando um Gato - Óleo de Peixe
    • Faça um gato engordar - trata?

Como fazer um gato engordar? Se você acha que seu gato é muito magro, que ele perdeu muito peso ultimamente, que ele absolutamente tem que engordar, você tem razão em se preocupar ...

Na verdade, com exceção de algumas raças de gatos que são naturalmente magros, como os abissínios, siameses ou angoras turcos, um gato saudável não deve ser nem muito gordo nem muito magro.

No entanto, às vezes um gato pode perder peso de repente ou não conseguir ganhar peso suficiente e isso pode ter consequências no seu estado de saúde.

Mas para saber como engordar o seu gato, você deve primeiro saber se o peso dele é normal ou não e, nesse caso, entender por que ele é magro demais.

Abaixo você encontrará dicas para fazer seu gato voltar ao peso normal, sabendo que embora a perda seja muito importante, é imprescindível consultar um veterinário.

Qual é o peso normal de um gato?

O peso de um gato é função de vários factores: a sua raça, a sua idade, o seu estado de saúde, o seu estado de esterilização ... São elementos que devem ser tidos em consideração para determinar o peso ideal de um gato.

Conhecer o peso normal ou fazer a curva de peso ideal para um gato não é, portanto, fácil (muitos fatores entram em jogo para fazer este cálculo), por outro lado posso dar-lhe os pesos médios dos gatos adultos de acordo com as principais raças. . Veja meu artigo: Peso de um gato de acordo com sua idade.

Qual é o peso médio de um gato?

Apresento a seguir uma estimativa, de acordo com as principais raças de gatos, do peso médio de um gato adulto saudável:

  • Gatos do tipo europeu (gatos de rua): Peso entre 3 e 5 kg
  • Gatos de raça abissínia: peso médio entre 2 e 4 kg
  • Gatos birmaneses: peso médio entre 3 e 4,5 kg
  • Gatos Devon Rex: Peso médio entre 3 e 5 kg
  • Gatos da raça Maine Coon: peso médio entre 5 e 7 kg
  • Gatos persas: peso médio entre 4 e 6 kg
  • Gatos da raça Sacred of Burma: Peso médio entre 4 e 5 kg
  • Gatos da raça siamesa: peso médio entre 3 e 5 kg

Ou seja, qualquer que seja a raça, um gato macho será mais pesado que uma fêmea e um gato esterilizado mais pesado que um gato normal.

Qual é o peso de um gatinho?

Em relação ao gatinhos, seu peso ao nascer está entre 90 a 120 gramas. Gatinhos saudáveis ​​e bem alimentados ganham cerca de 100 gramas por semana. Para saber mais sobre o peso normal de um gatinho de acordo com seu crescimento, aqui está: Peso de gatinhos

Como saber se um gato é muito magro?

Em geral, percebemos rapidamente que nosso gato está muito magro ou que perdeu muito peso.

No entanto, os veterinários têm um método para saber se um gato está com peso normal ou não. Eles são baseados em uma grade de avaliação para determinar se seu gato está acima do peso ou abaixo do peso. Se você estiver em dúvida, sua melhor aposta será consultar um veterinário.

Como fazer um filhote de gato engordar?


Gato magro demais - Por quê?

O emagrecimento ou o problema de baixo peso em um gato podem ter várias causas mais ou menos sérias:

Gato magro porque dieta pobre

Quem pensa em peso pensa em dieta. Na verdade, faz sentido que um gato desnutrido perca peso. Se ele não tiver a quantidade de comida de que precisa, provavelmente perderá peso.

Mas tenha cuidado porque mesmo que o seu gato coma em quantidade suficiente, ele pode ter deficiências devido a uma dieta pobre. Na verdade, a ingestão de alimentos pode ser correta em quantidade, mas não suficientemente nutritiva ou não adaptada às necessidades nutricionais do gato.

Alguns donos alimentam os seus gatos apenas com comida "caseira" (sobras das nossas refeições, menus caseiros, etc.) mas não sabem equilibrar as doses e a comida. Assim, a comida que alimentam seus gatos não tem nutrientes e calorias suficientes. 

Se for este o seu caso, a sua melhor aposta será abandonar este tipo de dieta e mudar para uma dieta ração. Veja meu artigo: Como alimentar um gato adequadamente.

Aqui está uma marca de croquetes que fornecem um suprimento de energia incomparável dado o seu alto nível de proteína  :


Gato magro seguindo uma mudança na dieta

A perda súbita de peso, mesmo que o gato não esteja vomitando e não tenha diarreia, pode ser devido a uma mudança na dieta (nova marca de ração, mudança para comida caseira, BARF, etc.). Na verdade, qualquer mudança nos hábitos alimentares pode incomodar seu gato. É por isso que deve ser sempre feito de forma gradual e distribuída ao longo do tempo (misture gradualmente os novos croquetes, misturando-os com os antigos).

Gato magrinho porque é hiperativo

Os gatos, e principalmente os gatos jovens, se movem muito, passam o dia todo, caçam, brincam ... Se o seu gato é jovem, muito ativo e está perdendo peso sem motivo aparente, pode ser porque ele gasta mais calorias do que 'ele não consome em sua dieta.

Neste caso, bastará aumentar um pouco a ração diária de alimentos ou escolher alimentos mais nutritivos ou croquetes, assegurando-se de que beba bastante água.

Gato magro por causa do estresse

Assim como um gato pode, se se sentir estressado ou ansioso, urinar em todos os lugares ou ser agressivo com você, ele também pode perder peso. No entanto, muitas situações podem causar esse estado em um gato: Um simples movimento, a chegada de um bebê em casa, oadoção de um novo gatinho, o novo coabitação do gato com um cachorro, a perda de um membro da família ou porque seu gato está entediado...

Nesse caso, será necessário saber a causa de seu mal-estar para poder remediá-lo. Um conselho, tire mais tempo para brincar com ele, para abraçá-lo e tranquilizá-lo!

Buceta magra porque ela está amamentando

As necessidades nutricionais aumentarão em um buceta grávida mas também durante os dois meses de amamentação. De repente, se você não aumentou sua ração diária ou se não adaptou sua dieta (precisa de ração muito mais rica), seu gato inevitavelmente perderá peso ...

Aqui estão os croquetes recomendados para gatas grávidas ou amamentando seus gatinhos:


Gato magrelo porque é velho

E sim, quanto mais velho seu gato fica, menos apetite ele terá. De repente, é comum ver perda de peso significativa em gatos mais velhos. Se for este o caso do seu gato, saiba que existem croquetes adequados para gatos velhos.

Esta é uma marca recomendada por veterinários para gatos idosos:

Como fazer um filhote de gato engordar?

Gato magrinho porque está doente

A perda de peso repentina e severa pode ser a sintoma de uma doença. Outros sintomas podem apoiar este diagnóstico: perda de apetite, vómitos, problemas digestivos, diarréia, casaco desgrenhado, mudança no comportamento do gato ...

Para descobrir, você precisará levar seu gato a um veterinário imediatamente. Na verdade, só existe um profissional que pode diagnosticar corretamente as causas (diabetes, parasitas intestinais, infecções nas gengivas ou nos dentes, bolas de pelo no intestino, câncer, etc.) e administrar um tratamento adequado.


Como fazer um gato engordar?

Em primeiro lugar, no caso de patologia, as recomendações do médico veterinário devem ser seguidas prioritariamente.

Então vai demorar pese seu gato e acompanhe a evolução de seu peso pesando-o pelo menos uma vez por mês para verificar se está crescendo bem e regularmente.

Saiba que o seu gato vai demorar para engordar visivelmente, por isso você vai precisar ter paciência, segui-lo de perto e ser atencioso e carinhoso! Aqui estão algumas dicas para ajudar seu gato a recuperar o peso normal:

Engordando um gato - Comida de qualidade

Esta é a base: para engordar o seu gato, você terá que começar por dar-lhe uma dieta mais rica e de qualidade. Com efeito, será necessário escolher croquetes com elevado teor proteico (o 1º ingrediente mencionado na composição deve ser peru, peixe, borrego, frango ou bovino).

Veja um exemplo de ração recomendada para gatos magros abaixo:

Como fazer um filhote de gato engordar?

Engordando um Gato - Patés e Mordidas

Se o seu gato tem problemas para engolir ração, considere alimentos enlatados, patês deliciosos e pequenos pedaços suculentos no molho. Muito gulosos, cheios de sal e água e bastante ricos em calorias, podem rapidamente adicionar algumas centenas de gramas a mais ao peso do seu gato! E como são muito apetitosos, o seu gato não resiste!

Pacote de 8 patês Seleção de peixes com vegetais para gatos:

Veja o vídeo de apresentação desta comida : https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/C18egalyu5S.mp4

Colocando em um gato - Chega de refeições

Geralmente, os gatos preferem comer pouco, mas frequentemente ao longo do dia. Então, para engordar o seu gato, ao invés de oferecer a ele uma grande refeição de uma vez, será melhor aumentar a frequência de suas refeições e até mesmo dele dar comida à vontade !

Para isso, aconselho a utilização de dispensador de ração:

Engordando um Gato - Óleo de Peixe

Para um suplemento alimentar natural e de qualidade, recomendo óleo de peixe rico no famoso Omega 3. Basta colocar uma colher de sopa por dia em sua tigela misturada com sua comida e sua ingestão calórica e material. a gordura vai explodir !!!

Você pode usar óleo de sardinha, atum ou cavala, mas é preferível escolher óleos especiais de peixe-gato.

Faça um gato engordar - trata?

Atenção porque tendemos a pensar que se quisermos que seu gato engorde, você pode dar-lhe quantas guloseimas quiser ... Bem, eu não recomendo. Na verdade, se o seu gato não tem muito apetite, seria uma pena se ele ficasse apenas com guloseimas. Certamente alguns são calóricos, mas se ele só comer em pequenas quantidades, é melhor dar-lhe uma alimentação balanceada e nutritiva como prioridade.

As guloseimas devem ser reservadas apenas para recompensas ou como parte de um programa de educação positiva. Então seu o gato comerá principalmente comida de qualidade.

Seu gatinho se recusa a comer? Vejo Minha gatinha não está comendo - quanto tempo ela consegue ficar sem comer?

Como engordar um filhote de gato?

Entre algumas das maneiras como você pode fazer isso estão: Dividir a porção diária em refeições menores que você coloca regularmente. Esquentar a comida para liberar os aromas e abrir o apetite. Evitar assistir ao gato comendo, pois ele pode achar isso estressante.

É normal gato filhote não engordar?

A perda de peso não é um distúrbio em si, mas pode ser um indicador de outra doença da qual nosso animal está sofrendo. De toda forma, o gato pode estar perdendo peso não apenas devido a uma doença, isso também pode acontecer devido a um estresse psicológico ou mudanças em sua alimentação.

Qual vitamina dar para o gato engordar?

Vitamina C: importante para fortalecer a imunidade. Suplementos com levedura de cerveja: podem auxiliar na digestão e absorção de proteínas, gorduras e outros nutrientes, uma vez que estimulam a flora bacteriana dos gatos. São, por isso, muito utilizados como vitamina para o gato ganhar peso.

O que dar para filhote de gato desnutrido?

Como falamos de um gato muito desnutrido, o tutor deve oferecer um pouco de ração úmida no começo. O motivo? A ração úmida é apetitosa e mais fácil de ingerir, ajuda no retorno suave do funcionamento do sistema digestivo, além de conter mais proteínas e minerais em sua composição.