Como ocorre a reação do agente de Benedict com os açúcares redutores?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Reagente de Benedict (também chamado de Solução de Benedict ou Teste de Benedict), é um reagente químico de cor azulada, desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict, geralmente usado para detectar a presença de açúcares e açúcares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose e manose. O Reagente de Benedict consiste, basicamente, de uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino (com muitos íons OH-); e pode ser preparado através do carbonato de sódio, citrato de sódio e sulfato cúprico.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

O reagente de Benedict é usado geralmente no lugar da solução de Fehling para detectar excesso de açúcar na urina e dectar uma possível diabete. O teste pode ser feito num tubo de ensaio, adicionando-se 10ml do reagente de Benedict em 100ml da primeira urina da manhã (mais concentrada) e depois, com a ajuda do bico de Bunsen levando a mistura a ebulição. Após a fervura verifica-se uma alteração na cor original do reagente; uma cor esverdeada indica a presença de pouco açúcar e uma cor alaranjada indica altos índices de açúcar.

Qual é a função do reagente de Benedict?

O reativo de Benedict é usado para determinação semi-quantitativa de açucares redutores na urina, através da mudança de coloração quando esta apresenta indícios de glicosúria renal.

Como funciona a reação de Benedict?

Os açúcares redutores reagem com o sulfato de cobre em reagente de Benedict, reduzindo-o ao óxido de cobre, um composto insolúvel, de cor avermelhada que forma um precipitado. … Nesta solução, um resultado positivo é indicado por um precipitado branco e perda de algumas das cores azuis iniciais.

Para que serve açúcares redutores?

Açucares redutores reagem com aminoácidos na reação de Maillard, que ocorre principalmente ao cozinhar uma comida em altas temperaturas, conferindo sabor. Os níveis de açucares redutores também são importantes para identificar a qualidade de produtos como vinhos, sucos e cana-de-açúcar.

  1. Não esquecendo de identificar, prepare a seguinte bateria de tubos: (1) 1 ml da solução de amido. (2) 1 ml da solução de sacarose. (3) 1 mL da solução de glicose. …
  2. a cada um dos tubos adicionar 2 ml do reativo de Benedict;
  3. aquecer em banho-maria fervente durante 5 minutos;
  4. após esfriar, observar e descrever os resultados.

Por que o teste com reagente de Benedict na urina é positivo para pessoas diabéticas?

Especificidade: O teste não é específico para glicose, podendo dar reação positiva quando há presença de outros açucares redutores na urina, como frutose e pentose. Esses casos, embora dêem reação positiva pelo Benedict, carecem de sintomatologia típica da diabete.

Porque o reagente de Benedict não dá um resultado positivo para o amido?

O amido sendo um açúcar deveria apresentar uma coloração avermelhada. No entanto não há alteração da cor ao adicionar o reagente de Benedict porque o amido é um homopolisacarídeo não-redutor, e enquanto não houver hidrólise não haverá reação por isso a cor permanecerá azul original a do reagente.

Como ocorre a reação de Fehling?

O método de Lane-Eynon, também conhecido como Método de Fehling, consiste na redução completa dos íons cúpricos do reagente de Fehling (uma solução de ácido tartárico com cobre alcalino) a óxido cuproso, causada pelos açúcares redutores. Esta reação forma um precipitado vermelho de óxido cuproso.

Que tipo de ligação une os monossacarídeos?

A união de dois monossacarídeos acontece através de uma ligação glicosídica. Esta ligação covalente é formada com a perda de um átomo de hidrogênio de um dos monossacarídeos e a saída de um radical hidroxila do outro. Com a saída do hidrogênio e da hidroxila forma-se uma molécula de água.

O que são açúcares redutores e qual sua importância na tecnologia de alimentos?

Açúcares redutores: é a quantidade de glicose e de frutose presentes na cana, que afetam diretamente a sua pureza, já que refletem em uma menor eficiência na recuperação da sacarose pela fábrica.

Quais são os açúcares redutores?

Os monossacarídeos, glicose e frutose são açúcares redutores por possuírem grupo carbonílico e cetônico livres, capazes de se oxidarem na presença de agentes oxidantes em soluções alcalinas.

Porque o amido não é um açúcar redutor?

O amido,um polímero de glicose,também é um açúcar não redutor,não devendo apresentar a formação de precipitado. Contudo,devido ao aquecimento,supõe-se que houve a hidrólise da molécula pelo calor,produzindo monossacarídeos e positivando a reação de Benedict.

Para que serve o teste de Bial?

O Teste de Bial é um teste qualitativo bem simples e pode ser feito como quantitativo, alterando algumas medidas. Esse teste é usado para distinguir pentoses de hexoses; essa distinção é baseada na cor que se desenvolve na presença de orcinol e de cloreto de ferro (III).

Qual o tipo propriedade de açúcar que o método de Benedict detecta na urina?

O reagente de Benedict é usado geralmente no lugar da solução de Fehling para detectar excesso de açúcar na urina e dectar uma possível diabete. … Após a fervura verifica-se uma alteração na cor original do reagente; uma cor esverdeada indica a presença de pouco açúcar e uma cor alaranjada indica altos índices de açúcar.

O que quer dizer glicose na urina?

Glicose na urina (glicosúria): o que é, causas e tratamento. A glicosúria é uma expressão médica utilizada para descrever a presença de glicose na urina, o que pode indicar a presença de alguns problemas de saúde, desde diabetes até doenças renais, por exemplo.

Como ocorre a reação de Benedict?

A sacarose em ebulição com ácido clorídrico diluído irá dividi-la em glicose e frutose, que pode ser detectada. O reagente de Benedict é inicialmente azul, mas se tornará amarelo, verde ou vermelho, dependendo da quantidade de açúcares redutores detectados. A presença de glicose na urina pode ser um sinal de diabetes.

Como atuam os açúcares redutores?

Reação de Maillard: Os grupos carbonila dos açúcares redutores reagem com grupos amino dos aminoácidos na reação de Maillard, uma série de reações complexas que ocorrem quando cozinhamos. Os produtos dessas reações são diversos, podendo ser tanto benéficos para a saúde quanto tóxicos.

Por que o Reagente de Benedict pode ser utilizado para identificar açúcares?

Uso do Reagente de Benedict para monitorar Diabetes O que acontece com essas cetoses é que, na presença da solução-teste básica de Benedict, eles se reorganizam para se tornarem aldoses. A D-frutose, por exemplo, é convertida em D-glucose ou D-manose, cada uma das quais reduzindo o açúcar.

Quais testes identificam açúcares redutores?

Teste de Benedict.
Fundamentação teórica..
Os açúcares que apresentam a hidroxila livre no C-1 são bons agentes redutores. ... .
1- Coloque em um tubo de ensaio 2 ml do reativo de Benedict..
2- Em seguida, acrescente a este tubo 1 ml da amostra..