Como os requisitos da ISO 9001 2015 se relacionam Discorra brevemente sobre os requisitos e os relacionamentos entre eles?

Como os requisitos da ISO 9001 2015 se relacionam Discorra brevemente sobre os requisitos e os relacionamentos entre eles?

A implementação da Norma ISO 9001:2015 pode realmente trazer benefícios para uma organização? Talvez essa seja uma das principais dúvidas de gestores e empresários. Pensando nisso a Verde Ghaia resolveu preparar 15 perguntas e respostas sobre a ISO 9001: 2015 que irão convence-lo de uma vez por todas ao adotar a gestão da qualidade como uma filosofia não só empresarial, mais de vida!

Você está preparado? Então aperte os cintos e vamos quebrar os paradigmas a respeito da tão falada e pouco entendida ISO 9001.

Antes de mais nada, entender o que é a norma e fundamental para compreender seu papel nas organizações e como ela atuará nas transformação e melhoria dos negócios.

1- Afinal, o que é a ISO 9001:2015?

ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e define os requisitos (ferramentas de padronização) para a implantação do sistema em uma organização. O objetivo é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços oferecido pela empresa seguem certo padrão de qualidade.

A ISO 9001 foi elaborada pelo Comitê Técnico Quality Mangement and Quality Assurance (ISO/TC 176). No Brasil o documento foi traduzido e publicado pela ABNT , a versão brasileira da norma é a ABNT NBR ISO 9001, de 2015.

Qualquer empresa pública ou privada, desde a de grande porte as microempresas podem obter a certificação na ISO 9001, independente do seu setor, produto/serviço oferecido.

Esse documento é um recurso valioso para as empresas que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades de seus clientes.

A norma pode ser aplicada em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional ISO 45001, de meio ambiente ISO 14001 e ISO 27001.

Como os requisitos da ISO 9001 2015 se relacionam Discorra brevemente sobre os requisitos e os relacionamentos entre eles?

2-Qual metodologia é empregada na norma ?

Como os requisitos da ISO 9001 2015 se relacionam Discorra brevemente sobre os requisitos e os relacionamentos entre eles?

A ISO 9001 incorpora o ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) e a mentalidade de risco. Essas abordagens metodológicas permitem a construção de um processo de planejamento nas organizações oportunizando melhorias nas interações, processos, produtos e /ou serviços.

O PDCA é uma ferramenta baseada na repetição, aplicada sucessivamente nos processos  a partir da busca pela melhoria continua focada no alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização, projeto e/ou ideia.

A versatilidade e adaptabilidade do PDCA o torna aderente a qualquer ramo de atividade, conferindo níveis de gestão de excelência sendo assim adotado como principal mecanismo dentro da norma em um nível padronizado internacionalmente.

Destinado a tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos, o PDCA configura-se como uma saída para empreendedores transformarem planos frustrados em novas oportunidades e produtos diversos!

3-Quais são os princípios da gestão da qualidade abordados na ISO 9001?

 A norma ISO 9001 conta com sete princípios da qualidade, que resumidamente tratam do que uma organização precisa para ter sucesso em gestão da qualidade.

Na versão anterior da norma, a ISO 9001-2008, foram abordados oito princípios. Estes foram alterados recentemente, com a publicação da ISO 9001:2015, e agora são tratados como sete. O tópico “Abordagem sistêmica de gestão” se juntou ao “Abordagem de processo”.

Os princípios de Gestão da Qualidade são:

  • Foco no cliente– a empresa deve trabalhar para atender o cliente de forma satisfatória e prevendo suas necessidades futuras, obtendo a sua fidelização. Pois uma organização sem cliente não sobrevive.
  • Liderança– a organização deve possuir uma equipe de liderança que possua solidez e está por dentro dos avanços do mercado da empresa. Além disso, a organização deve oferecer as ferramentas de motivação necessárias para que os liderados executem os processos com eficácia.
  • Engajamento das pessoas – Cada colaborador da empresa precisa se envolver com os problemas da empresa e buscar solucioná-los.
  • Abordagem de processo e Sistemática para a gestão– A abordagem de processo se baseia no estudo das entradas e das saídas da empresa, tornando assim mais fácil identificar onde há desvios de lucros e quais metas a serem alcançadas. Já na abordagem sistêmica da gestão, a empresa entende as ligação entre todos esses processos e a utiliza para perceber onde estão ocorrendo os lucros e prejuízos.
  • Melhoria– As empresas devem compreender que buscar a melhoria constante é um dos principais objetivos da gestão de qualidade.
  • Tomada de decisão baseada em evidência– as empresas devem usar os indicadores, as auditorias e análises feitas através do Sistema de Gestão da Qualidade, para tomarem decisões que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos;
  • Gestão de relacionamento com os fornecedores– estabelecer um bom relacionamento com fornecedores traz benefícios mútuos, pois a relação de parceria com a empresa permite o estabelecimento de melhores prazos e preços contribuindo para a qualidade dos produtos e serviços.

4-Qual o papel das lideranças e responsáveis pela organização no processo de implementação da ISO 9001?

Como os requisitos da ISO 9001 2015 se relacionam Discorra brevemente sobre os requisitos e os relacionamentos entre eles?

É fundamental que a Alta Direção demonstre liderança e comprometimento com a implementação do sistema de gestão da qualidade.

Gerir pelo exemplo é uma das ferramentas mais poderosas para qualquer liderança de qualquer nível ou seguimento!

O líder deve:

  1. Responsabilizar-se e prestar contas pela eficácia do sistema de gestão da qualidade
  2. Assegurar que a política da qualidade e os objetivos da qualidade sejam estabelecidos para o sistema de gestão da qualidade e que sejam compatíveis com o contexto e a direção estratégica da organização;
  3. Assegurando a integração dos requisitos do sistema do gestão da qualidade nos processos de negócio da organização;
  4. Promover o uso da abordagem de processo e da mentalidade de risco;
  5. Assegurar que os recursos necessários para o Sistema de Gestão da Qualidade estejam disponíveis;
  6. Comunicar da importância de uma gestão da qualidade eficaz e de estar conforme com os requisitos do sistema de gestão da qualidade;
  7. Assegurar que o sistema de gestão da qualidade alcance seus resultados pretendidos;
  8. Engajar, dirigir e apoiar as pessoas a contribuir para a eficácia do sistema de gestão da qualidade;
  9. i) promovendo melhoria;
  10. Apoiar outros papéis pertinentes da gestão a demonstrar como sua liderança se aplica às áreas sob sua responsabilidade.

5-Quais conhecimentos a organização precisa ter?

Como os requisitos da ISO 9001 2015 se relacionam Discorra brevemente sobre os requisitos e os relacionamentos entre eles?

A organização precisa conhecer seus processos e projetos ao ponto de determinar o conhecimento necessário para a operação de seus serviços a fim de   alcançar a conformidade empresarial. Esse conhecimento deve ser mantido e estar disponível.

Ao abordar necessidades e tendências de mudanças, a organização deve considerar seu conhecimento no momento e determinar como adquirir ou acessar qualquer conhecimento adicional necessário as atualizações. Mas como fazer isso?

  1. fontes internas

Exemplo:  propriedade intelectual; conhecimento obtido de experiência; lições aprendidas de falhas e de projetos bem-sucedidos; captura e compartilhamento de conhecimento e experiência não documentados; os resultados de melhorias em processos, produtos e serviços.

2.Fontes externas

Exemplo: normas, academia, conferências; compilação de conhecimento de clientes ou provedores externos.

6- Quais as competências necessárias a uma organização para implementar a ISO 9001?

A organização deve:

  1. determinar a competência necessária de pessoa(s) que realize(m) trabalho sob o seu controle que afete o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade;
  2. assegurar que essas pessoas sejam competentes, com base em educação, treinamento ou experiência apropriados;
  3. onde aplicável, tomar ações para adquirir a competência necessária e avaliar a eficácia das ações tomadas;
  4. reter informação documentada, apropriada como evidência da competência.

    7- O que um bom sistema de gestão deve possuir?

Um sistema de gestão da qualidade deve garantir que todos os processos da empresa sejam verificados para melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes.

Então, o que um sistema de gestão deve possuir para garantir a melhoria continua do processo de uma empresa?

  1. As informações documentadas requeridas pela Norma ISO 9001 – os documentos que a empresa precisa produzir para estar em conformidade com a ISO 9001:2015 são:
  • Escopo do SGQ;
  • Política da qualidade;
  • Objetivos da qualidade;
  • Critérios para avaliação e seleção de fornecedores;
  • Registros de monitoramento e medição de equipamento de calibração;
  • Registros de treinamento, habilidades, experiência e qualificações;
  • Registros de análise crítica de requisitos de produto/serviço;
  • Registro sobre análise crítica de saídas de projeto e desenvolvimento;
  • Registros sobre entradas de projeto e desenvolvimento;
  • Registros de controles de projeto e desenvolvimento;
  • Registros de saídas de projeto e desenvolvimento;
  • Registros de mudanças em projeto e desenvolvimento;
  • Características do produto a ser produzido e serviço a ser provido;
  • Registros sobre propriedade do cliente;
  • Registros de controle de mudança de produção/provisão de serviço;
  • Registro de não conformidade de produto/serviço com critérios de aceitação;
  • Registro de saídas não conformes;
  • Resultados de monitoramento e medição;
  • Programa de auditoria interna;
  • Resultados de auditorias internas;
  • Resultados de análises críticas da direção;
  • Resultados de ações corretivas;
  • Procedimento para determinar o contexto da organização e de partes interessadas;
  • Procedimento para tratar riscos e oportunidades;
  • Procedimento para competência, treinamento e conscientização;
  • Procedimento para manutenção de equipamento e equipamento de medição;
  • Procedimento para controle de documentos e registros;
  • Procedimento de vendas;
  • Procedimento para projeto e desenvolvimento;
  • Procedimento para produção e provisão de serviço;
  • Procedimento de armazenamento;
  • Procedimento para gestão de não conformidades e ações corretivas;
  • Procedimento para monitoramento da satisfação do cliente;
  • Procedimento para auditoria interna;
  • Procedimento para análise crítica pela direção.
  1. Informações documentadas determinadas pela própria organização são úteis para a eficácia do sistema de gestão da qualidade. Como por exemplo:
  2. Porte da organização;
  3. Tipo de atividades;
  4. Processos;
  5. Produtos e serviços;
  6. Complexidade de processos e suas interações;
  7. Competência dos colaboradores.

8.Enfim, quais são os benefícios para a organização com a certificação ISO 9001?

Os benefícios da ISO 9001 se estendem desde a expansão de mercado até a melhora da imagem da empresa perante seus clientes, fornecedores, colaboradores e demais partes interessadas.

Por que definimos que melhora a imagem da empresa perante seus colaboradores?

Pois, ao implementar a ISO 9001, a empresa mostra ao colaborador que pensa no futuro, que não quer ficar estagnada no mercado, e acredita que melhorias devem ser realizadas e sugeridas continuamente.

Ter profissionais focados e comprometidos é um diferencial considerável e um benefício que o sistema de gestão da qualidade proporciona.

Abaixo listamos as vantagens mais significativas da implantação da ISO 9001.

  • Satisfação do seu cliente como foco principal do negócio;
  • Conquista de novos negócios e imagem perante ao mercado;
  • Melhora na organização interna;
  • Melhor desempenho do negócio e comercial;
  • Economia e redução do desperdício;
  • Maior controle do negócio pela direção e acionistas.

9-Qual é o custo da certificação ISO 9001?

Como os requisitos da ISO 9001 2015 se relacionam Discorra brevemente sobre os requisitos e os relacionamentos entre eles?

As empresas precisam considerar as seguintes despesas para o projeto:

  1. Treinamento de Interpretação da Norma,
  2. Consultoria de implementação
  3. Auditoria externa.

A consultoria de implementação não é um item obrigatório mas é de fundamental importância para a empresa evitar surpresas indesejadas no dia da auditoria externa.

É difícil prever o custo para uma empresa obter a sua certificação, mas pode variar de R$15 mil para uma microempresa a até mais de R$100 mil para uma grande corporação. Isso considerando todos os custos envolvidos no processo.

É importante destacar que:  o valor investido para a certificação vai depender do método de implementação, entre outras variáveis.

10-Qual são as alternativas para a contratação de uma consultoria de implementação?

As alternativas para contratação de consultorias são:

Método convencional: onde o consultor visita à empresa presencialmente. Cada visita tem um custo onde é incluído o custo de deslocamento e hospedagem. O valor geralmente é muito elevado devido aos gastos de logística e do profissional de consultoria.

Ou

Consultoria online: método onde empresas se disponibilizam para implantar o sistema sem necessitar de deslocamento constante dos consultores. Parte do processo é realizado por ferramenta de gestão e com visitas pontuais do consultor.

Contratar uma empresa especializada em consultoria online para implementação da ISO 9001 contribui para reduzir o custo da certificação.

Precisa conversar com um dos nossos especialistas da Consultoria Online e entender como a norma poderia ser implementada no seu negócio?

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

11- Quais as vantagens de uma consultoria online?

Como os requisitos da ISO 9001 2015 se relacionam Discorra brevemente sobre os requisitos e os relacionamentos entre eles?

As vantagens associadas à contratação de uma consultoria online são:

  • Renovação – a consultoria traz para a empresa um conhecimento profundo e aplicado sobre o assunto, uma vez que adquiri experiência em outros clientes;
  • Disponibilidade – o consultor dedica-se dentro do prazo estipulado do contrato;
  • Neutralidade – os consultores estão preocupados em gerar resultados e não em concorrer por cargos na empresa;
  • Tempo – como é definido prazo para a implantação do sistema entre o consultor e a empresa isso faz com que tudo fique mais rápido para ser esclarecido e resolvido;
  • Foco – o consultor consegue diagnosticar rapidamente os problemas da empresa;
  • Escopo – por trabalharem com projetos e objetivos, o consultor facilita o controle e garante o sucesso, uma vez que torna o entendimento claro do escopo;
  • Iniciativa – a atuação a consultoria de gestão é mais racional e as tomadas de decisões são mais fáceis.

A consultoria online comparada a consultoria presencial pode custar até 60% menos do valor normal. Isso ocorre porque pela consultoria online evita-se gastos com logística, hospedagem, alimentação e com as horas dos consultores. Parte do processo pode ser feito online, tornando a implementação prática, rápida e com baixo custo.

12-Qual o prazo final para a migração da 2008 para a 2015?

A ISO estabeleceu um prazo de 3 anos para que as empresas migrem para a nova versão e este prazo começou a contar a partir da publicação norma, que foi publicada em setembro de 2015. Desta forma, o prazo máximo para transição para a ISO 9001:2015 é até setembro de 2018.

13- Por que a transição para ISO 9001:2015 deve estar no topo da sua lista de prioridades?

Quanto mais cedo for iniciado o processo de transição, melhor! as mudanças necessárias para a migração, levam  tempo bem como a capacitação e conscientização dos colaboradores. Isso sem falar de alguma potencial necessidade de correção dos processos e consequentes ações corretivas.

Não deixar para a última hora é a melhor estratégia para evitar transtornos!

14- Afinal o que é uma não conformidade?

Em primeiro lugar tenha em mente que na ISO 9001 as formas verbais tem significados específicos, como:

 “deve” indica um requisito

“pode” (may/can) indica permissão/possibilidade ou capacidade.

Assim, o não atendimento a um requisito é definido como uma não conformidade, ou seja, quando a empresa não opera de acordo com os requisitos, considera-se que ela não está em conformidade com a ISO 9001.

Este requisito não necessariamente precisa estar definido apenas na norma ISO, podendo ser também um requisito do cliente, um procedimento interno ou ainda a falha em atender a um requisito legal, que quando não cumprido, se torna uma não conformidade.

15- O que fazer para manter a organização livre de não conformidades? 

Mais importante do que criar estratégias que irão corrigir as não conformidades, é ter um bom planejamento estratégico, alinhado com as ações, objetivos e metas da empresa, a fim de prever situações que poderão apresentar-se como um problema posteriormente.

Conheça algumas ações que auxiliarão sua empresa a se manter em conformidade com seus processos.

Defina metas claras e reais

a partir do planejamento estratégico é possível analisar, observar e entender o funcionamento da empresa. Portanto, ao se organizar metas claras e reais, é possível enxergar melhor os fluxos de processo com mais detalhes, e assim, perceber onde podem ocorrer ou onde já existem não conformidades. É importante também estipular, no planejamento estratégico, itens que permitam a análise das não conformidades, como um plano de ação, por exemplo.

Use de ferramentas de apoio

as ferramentas da qualidade atuarão nas suas causas fundamentais, eliminando, revendo, verificando e registrando as não conformidades e conduzindo a sua análise.

Adote uma atitude corretiva

Com a análise da origem e causa das não conformidades é possível se preparar para evitar problemas sistêmicos. Ou seja, a empresa segue seu curso normal, sem gastar tempo e recurso em correções.

Sua empresa precisa da ISO 9001?

Se  o seu negócio deseja adquirir todos os benefícios da certificação ISO 9001, ter controle sobre os processo, ter controle sobre as não conformidades, estabelecer indicadores e metas, e o mais importante aumentar a satisfação dos clientes, a resposta é Sim!

A maneira mais rápida e fácil de conquistar o selo ISO 9001 é a partir da consultoria online da Verde Ghaia.

A consultoria Verde Ghaia presta serviço de qualidade, com preço mais em conta pois não tem custo de deslocamento de consultores e não interfere nas rotinas da sua organização.

Além da consultoria na certificação ISO 9001, a Verde Ghaia faz consultoria de certificação na ISO 14001, outras normas internacionais e gerenciamento de resíduos.

O grupo Verde Ghaia conta com profissionais qualificados e possui mais de dois mil clientes em todo o Brasil e fora do país.

A Verde Ghaia possui plataforma de Consultoria Online chama de Dashboard. Por essa plataforma a sua empresa visualiza o percentual realizado versus o percentual planejado junto com a sua curva “S” de acompanhamento.

O sistema te informa as atividades pendentes e o percentual de avanço de cada item da norma. Uma excelente opção para garantir a conformidade com a implantação da norma.

Entre em contato pelo telefone (31) 2127-9137 e descubra as vantagens da consultoria para certificação ISO 9001.

Deseja se informar mais profundamente sobre a ISO 9001? Para receber um manual completo sobre a norma do sistema de gestão de qualidade, clique no botão abaixo.

Quais os requisitos da ISO 9001 e como eles se relacionam?

Os requisitos da ISO 9001 podem ser aplicáveis em todo o decorrer do modelo de negócios de uma empresa, já que a metodologia da ISO 9001:2015 se dá por meio do ciclo Plan-Do-Check-Act, PDCA, que, em português, significa Plano-Fazer-Verificar-Agir.

Qual o requisito da norma ISO 9001 2015?

O requisito 6.2 da ISO 9001:2015 está subdividido em duas partes. O item 6.2.1 que trata quais objetivos a qualidade deve estabelecer para a organização, ou seja, quais critérios são necessários para defini-los. E, o 6.2.2, que menciona o que precisa ser feito para alcançá-los.

Como a ISO 9001 2015 se relaciona com o sistema de gestão da organização?

De maneira resumida, a ISO 9001 serve para melhorar a gestão da sua empresa e aumentar a satisfação dos seus clientes. É por isso que a adoção de um sistema de gestão é uma decisão estratégica da empresa.

Quais são os requisitos da ISO 9001 faça um pequeno resumo dos mesmos?

O que é preciso para conseguir a certificação ISO 9001 para a minha empresa?.
Possuir um CNPJ;.
Cumprir a legislação pertinente ao negócio;.
Implementar os requisitos abaixo; Identificar o contexto da organização; Identificação das partes interessadas; ... .
Realizar a auditoria interna;.
Contratar um organismo de certificação..