O que fazer antes da depilação

A depilação com cera ainda é uma das mais comuns no Brasil e, com a proximidade do verão, volta a entrar na agenda das mulheres

Acerte na depilação e aproveite o verão sem crises (Foto: Giampaolo Sgura) — Foto: Vogue

A depilação com cera pode ser um hábito dolorido, mas é dos mais eficazes para uma remoção rápida de pelos indesejados. Saiba como se preparar para as sessões no salão e ainda como manter o resultado por mais tempo com cinco dicas da revista Allure.

Mantenha uma rotina
Quem é adepto da depilação com cera sabe que a frequência e regularidade do processo ajudam a melhorar os resultados. Isso porque, quanto mais os pelos são arrancados, mais fracos eles nascem e acabam até sumindo - em alguns casos, vale destacar. E atenção: se você optar por um tratamento a laser, nunca use a cera entre as sessões. Segundo o dermatologista Paul Jarrod Frank, esse tipo de depilação age destruindo o folículo e, quando a cera extrai o pelo, pode causar alterações na sua raiz que dificultam esse processo.

Vá com calma
A depilação, além de remover pelos, retira a camada de células mortas da pele. Por isso, evite o procedimento em áreas que estão sendo tratadas com ácidos - com o o retinóico - ou outros tipos de abrasivos e evite uma lesão incômoda. Também vá com calma na temperatura da cera e evite queimaduras.

Prepare-se
Um dia antes da depilação, experimente esfoliar gentilmente a área. Desse modo, você remove as células mortas que podem obstruir os poros e causar inflamações e pelos encravados. Para isso, experimente produtos com ácido salicílico e buchas suaves, lembrando que essa etapa deve ser gentil com a pele.

Recupere-se
Logo após a depilação, é normal que a pele fique irritada e sensível, mas há como minimizar esses efeitos. Evite abafar a região ou usar roupas muito apertadas e, assim que possível, faça compressas de água fria e leite (não o integral). Essa mistura ajuda a acalmar a pele por causa da temperatura e do ácido láctico. Também é interessante passar um bálsamo de aloe vera.

Mantenha o bom resultado por mais tempo
Nos dias entre sessões - e principalmente logo que os pelos começam a nascer - é possível que alguns pelos encravados apareçam e que a pele fique pipocada. Evite esse efeito com esfoliações leves e com produtos que contenham ácido salicílico, que remove as camadas superficiais da pele e facilita que o pelo nasça sem obstáculos. É importante que a região receba cuidados diários para evitar a obstrução dos poros

  • Victor Augusto
  • julho 31, 2020
  • 5:36 pm
  • No Comments

Saiba como promover uma depilação mais eficaz com alguns cuidados simples no pré e pós-depilatório.

Você sabia que adotar alguns cuidados simples antes e depois da depilação pode impactar (e muito) nos resultados do procedimento? A hidratação frequente da pele, por exemplo, garante que os pelos saiam com mais facilidade, enquanto a esfoliação, a evitar possíveis pelinhos encravados. Porém, esses assuntos ainda geram muitas dúvidas tanto entre depiladoras quanto clientes. 

Pensando nisso, a Depilar conversou com a depiladora e instrutora de cursos na área, Eliane Toyosato, para indicar as principais recomendações no pré e pós-depilatório para manter a pele lisinha e saudável por mais tempo. Siga corretamente as orientações e promova uma depilação muito mais eficaz e duradoura. Confira:

PRÉ-DEPILAÇÃO 

  • Oriente às suas clientes que não façam uso de hidratantes no dia da depilação. Isso porque o uso de óleos e hidratantes pode dificultar a retirada dos pelos por amolece-los demais. 
  • Da mesma forma, a esfoliação da pele até três dias antes da depilação com cera não é recomendada. Isso por que, assim como a esfoliação, a própria depilação com cera já elimina as células mortas. Na prática, é como se estivesse feito o mesmo procedimento duas vezes, deixando a pele muito sensível e aumentando o risco de irritações. 
  • Avise às clientes que também não venham com roupas apertadas. Isso porque roupas justas, como a calça jeans, impede que a pele respire, facilitando a proliferação de fungos e bactérias, podendo causar foliculite. O ideal é usar roupas leves, como saias e vestidos. 
  • Além disso, oriente-as a não fazer a depilação durante o período menstrual ou TPM. Nesses períodos, a sensação de dor pode se intensificar. O período mais ideal para o procedimento é uma semana após menstruação, quando a pele já não está mais tão sensível.
  • Se a pele estiver sendo tratada com ácidos, é preciso suspender por, no mínimo, sete dias. Isso porque o uso de ácidos deixam a pele muito mais sensível, podendo causar irritações e inflamações. Em alguns casos, é importante que faça a consulta ao dermatologista pra verificar o tempo de suspensão do uso antes da depilação. 
  • Preencha a ficha de avaliação da cliente. No primeiro contato, é importante preencher uma ficha de avaliação para identificar o tipo de pele da cliente, possíveis intolerâncias, tratamentos que realiza, entre outros. A partir dessa análise, você consegue estabelecer a cera mais indicada e os cuidados mais adequados. 
  • Fique atenta aos procedimentos de biossegurança para a depilação (link). Higienizar bem a sala e equipamentos, utilizar luvas descartáveis e lençol de papel para a marca, além de não reutilizar a cera, são cuidados indispensáveis para evitar contaminações e preservar a saúde de clientes e profissionais. 
  • Realize a assepsia completa da pele. Higienize a região a ser depilada com uma loção adstringente. Dessa forma, você consegue remover a oleosidade da pele e demais impurezas, e os pelos saem com muito mais facilidade. 

PÓS-DEPILAÇÃO

  • Logo após a depilação, é importante que você passe um gel calmante na região depilada, para ajudar a acalmar e hidratar a pele, reduzindo assim, a possibilidade de irritações e inflamações no pós-depilatório.
  • Da mesma forma, é recomendável que também aplique filtro solar sem álcool na região. Dessa forma, você evita que apareçam manchas escuras na pele causadas pela exposição solar. Se puder, disponibilize um protetor solar fator 30 da sua preferência e ofereça às suas clientes.
  • Faça uso da alta frequência. Esse tratamento, feito por meio de um aparelho que causa um efeito térmico na pele, estimula o aumento do fluxo sanguíneo na região depilada e e promove uma sensação calmante. Além disso, possui ação antisséptica e bactericida por conta do aumento temperatura, evitando foliculites e irritações no pós-depilatório.
  • Se a região depilada for a axila, oriente às clientes a não fazer uso de desodorante por pelo menos 12h. Isso porque o uso desse produto pode causar uma reação alérgica ou irritação, dependendo do tipo de pele.

O que fazer antes da depilação

Como preparar a pele antes da depilação?

Esfolie a pele antes de depilar, se necessário É melhor esfoliar sua pele antes da depilação do que depois. Caso contrário, você corre o risco de causar mais irritação. Use uma bucha ou um agente esfoliante no chuveiro para obter melhores resultados. Saiba mais sobre a esfoliação antes da depilação.

O que devo fazer antes da depilação íntima?

Hidrate sempre. O ritual da depilação começa bem antes da retirada dos pelos. Independentemente do método utilizado, hidrate sempre a pele do corpo todo, em especial a área que será depilada. Os cuidados com a pele antes garantem a eficácia da depilação e evitam o surgimento dos pelos encravados.

O que é bom passar antes da depilação?

Cuidados a Ter Antes da Depilação Com Cera.
Evite a exposição solar. ... .
Tome um banho antes da depilação com cera. ... .
Evite esfoliar a pele. ... .
Modere o uso de cremes de hidratantes. ... .
Vista roupas confortáveis. ... .
Escolha um local de confiança para fazer a depilação. ... .
Conte com os especialistas em depilação..

O que fazer antes de depilar a virilha?

Aplique um creme de barbear, um óleo, um sabonete de corpo hidratante ou um condicionador de cabelo antes de passar a lâmina - apenas se certique de usar algo para proteger a pele! "É importante usar um produto que lubrifica para a lâmina deslizar com facilidade", explica Heide.