Como saber o resultado do exame de covid

Publicado em 30/08/2021 12h48 Atualizado em 06/10/2021 10h33

Informamos que o laboratório conveniado, ao qual são enviados exames de PCR para Covid-19 não disponibiliza mais os resultados pelo login e senha do HFA. O laboratório informou que o paciente e/ou médico devem entrar em contato, via telefone pelo número 3329-8000, para o laboratório conveniado gerar o login e senha pessoal, para assim acessar o resultado.

De acordo com as orientações repassadas pelo setor administrativo do Laboratório SABIN e da Parte nº 643/2021/SDLAC, em referência, informo que os médicos que necessitam acessar o resultados dos exames de RT-PCR, deverão realizar os seguintes procedimentos:

- enviar uma mensagem para WhatsApp (61) 3329-8100 ou para email , solicitando login e senha para consultar resultado do RT-PCR;

- scannear cópia frente e verso do CRM do profissional médico e enviá-la via whatsapp ou email;

- o Laboratório Sabin cadastrará o médico e repassará um novo login e senha provisória de acesso ao sistema de exame.

- para evitar duplicidade de cadastro, o médico deverá solicitar por apenas um meio: whatsapp ou email.

- o acesso para verificar resultado de exame poderá ser pelo computador ou aplicativo no smartphone.

Após o médico receber o login e senha, poderá acessar apenas o exame que tiver requisitado. Para acesso de exames com o pedido de outro médico, apenas o paciente poderá acessar o resultado.

Consulta online de exames de detecção de coronavírus.

Consulta online de resultados de exames realizados nas redes públicas de saúde de Canoas.

Tire suas Dúvidas

  • Como saber o resultado do exame de covid

    24h

  • Como saber o resultado do exame de covid

    Serviço online

Como funciona este serviço

O cidadão que realizou exame de detecção do novo coronavírus nas redes pública de saúde deve acessar o link disponível nesta página e digitar o seu CPF e a data de nascimento, nos campos relacionados, para acessar o resultado, que irá aparecer em uma nova aba do navegador. 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Após ter sido processado no sistema da Prefeitura, a divulgação do resultado é imediata. 

Formas de Prestação de Serviço

O serviço de consulta de exame realizados no sistema municipal de saúde para o novo coronavírus é totalmente online.

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, abril 27, 2021 as 12:53 | Voltar

Como saber o resultado do exame de covid

A partir de agora, os sul-mato-grossenses, que fizerem o exame RT-PCR, em qualquer unidade de saúde do Estado, poderão acessar o resultado de casa e pela internet, através do serviço de Consulta de Resultados de Exames de Covid-19, disponível no site da Secretaria de Estado de Saúde.

Para isso, basta ter em mãos: o número da requisição entregue pela unidade de saúde ou o número do agendamento feito pelo Disk Coronavírus e o CPF. A consulta pode ser feita pelo computador ou celular, após 72 horas que o exame chegar ao Lacen.

O endereço para acessar aos resultados é o https://www.saude.ms.gov.br/exame-covid-19/  ou ir direto no site: www.saude.ms.gov.br no menu “informações Covid-‘9”, opção “resultados de exames”.

Katiuscia Fernandes - Subcom

Publicado por: Rodson Carmo de Lima

interpretação do exame de COVID-19, embora pareça simples, pode trazer muitas dúvidas para os pacientes. Afinal, existem diferentes tipos de testes de COVID-19 disponíveis no mercado, que podem ser realizados em farmácias, laboratórios, clínicas e hospitais. Além disso, nem todo mundo está habituado a ler laudos de exames laboratoriais.  

O resultado disso é que muitas pessoas ficam sem saber quais orientações devem seguir. Acompanhe o artigo a seguir e saiba como interpretar o seu exame, seja ele de antígeno, RT-PCR, RT-LAMP ou sorologia.

Interpretação do Exame de antígeno para COVID-19 

Assim como o teste RT-PCR, o exame de antígeno também é feito com um swab nasofaríngeo, que nada mais é do que um cotonete mais longo. Sua realização geralmente é feita em laboratórios ou farmácias, uma vez que a coleta da amostra de nasofaringe precisa de um profissional habilitado. 

E, recentemente, a Anvisa liberou os autotestes para COVID-19, que também serão de antígeno. Entretanto, a coleta será nasal e o paciente poderá fazer o exame nele mesmo.

No caso dos exames feitos em estabelecimentos de saúde, os possíveis resultados: não reagente (negativo) e reagente (positivo).  O valor de referência do exame de antígeno sempre será não reagente – que indica a ausência de infecção.

  • Não Reagente (Negativo): O resultado indica que não foi detectada a presença de antígenos do vírus SARS-CoV-2 na amostra analisada. Sugere ausência de infecção por coronavírus.
Como saber o resultado do exame de covid
Laudo Hilab para exame de antígeno negativo

Se a suspeita persistir, é necessário realizar o exame novamente. Falsos negativos são possíveis, principalmente se a quantidade de antígenos presentes na amostra for inferior ao limite de detecção do teste.

  • Reagente (Positivo): O resultado indica a presença de antígenos do vírus SARS-CoV-2 na amostra analisada. Sugere infecção pelo coronavírus. É necessário adotar medidas para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas.
Como saber o resultado do exame de covid
Laudo Hilab para exame de antígeno positivo

Já no caso do autoteste, podem surgir três resultados possíveis. São eles:

  • Não reagente: Presença da linha controle (C). Indica que o exame funcionou e o resultado foi “negativo”.
  • Reagente: Presença de duas linhas controle (C) e teste (T) na tira reagente. Significa que o resultado foi positivo.
  • Inconclusivo: A tira fica limpa, sem nenhuma marcação, como na imagem a seguir. Neste caso, é necessário repetir o teste. O resultado também pode ser inconclusivo quando a tira fica borrada ou quando somente a linha teste aparece. 

Como saber o resultado do exame de covid

Vale destacar que o autoteste não é confirmatório, uma vez que o autoteste é uma triagem. Para o exame de antígeno que apresenta laudo pode-se considerar caso confirmado para COVID-19. O laudo pode ser usado em viagens e para afastamento do trabalho.  

Interpretação do Exame de RT-PCR e RT-LAMP para COVID-19 

Tanto o RT-PCR, quanto o RT-LAMP são testes e amplificação de ácido nucleico, do inglês NAAT – Nucleic Acid Amplification Test.

No caso do PCR, a sigla em inglês é para reação em cadeia da polimerase. Já LAMP é sigla de, também inglesa, de amplificação isotérmica mediada por loop.

Esses testes são de biologia molecular e detectam uma pequena parte do genoma do novo coronavírus. A diferença fica por conta da agilidade do RT-LAMP, que libera o resultado em algumas horas, enquanto o RT-PCR leva 2 ou 3 dias.

Ambas as técnicas induzem reações para realização de transcrição reversa (RT) e uma fase de amplificação. 

Os dois testes também são de alta especificidade e sensibilidade, dificilmente apresentam falsos negativos e detectam o vírus antes mesmo de ele começar a se multiplicar. 

Semelhante ao exame de antígeno, também são dois os possíveis resultados. No entanto, os exames de biologia molecular indicam a presença ou ausência do material genético e não das proteínas virais. O resultado pode ser: 

  • Não detectado (Negativo): Indica ausência de infecção. No entanto, falsos-negativos são possíveis, principalmente se a amostra foi coletada em uma fase precoce ou tardia da infecção.
Como saber o resultado do exame de covid
Laudo Hilab para exame RT-LAMP negativo
  • Detectado (Positivo): O resultado indica que o material genético do vírus foi detectado na amostra analisada. Por isso, é essencial seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do coronavírus para outras pessoas.
Como saber o resultado do exame de covid
Laudo Hilab para exame RT-LAMP positivo

Interpretação do exame sorológico de IgM e IgG para COVID-19 

Os exames IgM e IgG são indicados para avaliar se você já teve contato com o vírus. Eles detectam as imunoglobulinas M e G, ou seja, detectam a presença de anticorpos, que são produzidos pelo organismo para combater a infecção. 

Os possíveis resultados são:

  • IgM não reagente e IgG não reagente (negativo): O IgM não reagente indica ausência de infecção recente e o IgG não reagente indica que não houve contato prévio com o agente infeccioso.
Como saber o resultado do exame de covid
Laudo Hilab para exame de IgM e IgG negativo
  • IgM reagente e IgG não reagente (positivo): O resultado IgM reagente sugere infecção recente e o resultado IgG não reagente, indica que não houve contato prévio com o agente infeccioso.
Como saber o resultado do exame de covid
Laudo Hilab para exame de IgM e IgG positivo
  • IgM não reagente e IgG reagente (positivo): O resultado IgM reagente indica ausência de infecção recente e o resultado IgG reagente possível contato prévio com o agente infeccioso.
Como saber o resultado do exame de covid
Laudo Hilab para exame de IgM e IgG positivo
  • IgM reagente e IgG reagente (positivo): O resultado IgM e IgG reagentes significa provável infecção recente. O fato de o IgG ter sido reagente também indica que o organismo está produzindo os anticorpos da fase mais tardia da infecção.
Como saber o resultado do exame de covid
Laudo Hilab para exame de IgM e IgG positivo

Interpretação do exame sorológico de Anticorpos Totais para COVID-19

Existe um exame sorológico que não faz distinção entre os anticorpos IgM e IgG: o exame de anticorpos totais. O teste mostra a presença de anticorpos IgM e IgG somados. 

Por esse motivo, o médico que irá interpretar o exame precisa ter muito cuidado. Por indicar somente a presença ou não de anticorpos, não é possível saber se a infecção está na fase inicial ou se a pessoa já passou por ela. 

Os resultados possíveis são: 

  • Reagente (Positivo): Pode indicar presença de anticorpos IgG e IgM, somente presença de anticorpos IgM ou somente presença de anticorpos IgG. 
  • Não reagente (Negativo): Pode indicar ausência de anticorpos IgG e IgM (nunca teve contato com o vírus). Também pode ser um falso negativo, caso o exame tenha sido realizado no início da infecção. 

É importante lembrar que os exames sorológicos não podem ser usados para validar vacinas contra a COVID-19. Segundo a SBIm, esses testes não permitem uma conclusão isenta de erros sobre a resposta à vacina.

Se você tem dúvidas sobre quando fazer cada um desses exames, confira o texto: Testes para COVID-19: você sabe a diferença entre eles?

O que fazer em caso de resultado positivo para COVID-19? 

Caso o resultado do exame seja positivo é essencial buscar orientações de um profissional de saúde. Além disso, é importante seguir medidas preventivas para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas, como o isolamento social. 

A Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda, no mínimo, 7 dias a partir do início dos sintomas. Para os casos assintomáticos é indicado o mesmo período. Consulte o seu médico. 


Ficou com alguma dúvida em relação à interpretação do exame de COVID-19? Não deixe de entrar em contato com seu médico.

Se você estiver com alguma suspeita, veja onde encontrar um parceiro Hilab em nosso site. Se você mora em Curitiba e região metropolitana, clique aqui e descubra nosso ponto de atendimento mais próximo.

Referências bibliográficas

Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. SBAC. Disponível em: <http://www.sbac.org.br/blog/2020/03/30/diagnostico-laboratorial-do-coronavirus-sars-cov-2-causador-da-covid-19/>. Acesso em: 16 de setembro de 2021. 

Laboratory testing for 2019 novel coronavirus (2019-nCoV) in suspected human cases. Disponível em: <https://www.who.int/publications/i/item/laboratory-testing-for-2019-novel-coronavirus-in-suspected-human-cases-20200117>. Acesso em: 16 de setembro de 2021.