Como saber se algo é realmente de prata?

A prata é um material nobre que tem grande qualidade, além do brilho e charme maravilhosos, mas uma joia de prata e uma semi, podem ser facilmente confundidas visualmente. Fizemos até um post explicando sobre as diferenças entre joia, semijoia e bijuteria para você ficar atenta, mas como saber de fato se o acessório é de prata com garantia? Continue com a gente e saiba mais!

A prata é um metal precioso utilizado em utensílios, talheres, peças e em joias. No caso da joia, existem dois tipos que são utilizados: a 925 e 950. Ambos possuindo ótima qualidade e variando conforme o tipo de joia, anel, corrente, brinco ou pulseira.

O que é a prata?

A prata é um metal nobre extremamente versátil e é encontrado na natureza, e tem o seu valor superado apenas pelo Ouro. A palavra Prata tem origem indo-europeia, de "arhhg", que significa brilhante, e vem sendo trabalhada desde o quarto milênio A.C.

É considerado um metal muito mole para ser trabalhado nas joalherias, por isso é feita uma "liga à outros metais mais duros" em sua fundição.

Hoje no Brasil, duas ligas são aceitas como pratas oficiais, ou popularmente conhecidas como Prata de Lei, a 925 e 950, que possuem em suas composições:

  • 925 = 92,5% de Prata pura + 7,5% de outros materiais;
  • 950 = 95% de Prata pura + 5% de outros materiais.

Como saber se um anel é de prata?

Para saber se um anel é de prata, a primeira dica é sempre realizar a compra das suas joias em uma loja de confiança, mesmo em e-commerce, confira a reputação da loja em suas redes sociais, reclame aqui e se possível selos e certificados de segurança.

Outra dica é verificar se o anel possui em seu aro uma escrita que indica a quantidade de prata que a peça tem, 950 ou 925. Além disso, é importante também que a peça seja vendida com o certificado de garantia, confirmando a autenticidade do anel.

Por fim, você ainda pode realizar alguns testes simples para saber se o anel é verdadeiro, um dos mais conhecidos e realizados, é o teste do imã: anéis ou joias verdadeiras não são atraídos pelo imã, use um imã forte e de boa qualidade!

Você ainda pode optar por ter uma opinião técnica, pedindo para que um profissional qualificado faça o teste necessário para saber qual a quantidade de prata.

Lembre-se: não realize qualquer tipo de teste para evitar que aconteça algo mais grave com seus anéis! Busque sempre informações em locais de procedência, como aqui no nosso blog, e lá no nosso site!

Mas o anel de prata pode escurecer?

As joias de prata podem escurecer por vários motivos, sendo alguns deles:

  • Contato com água do mar ou de piscinas;
  • Contato com químicos;
  • Armazenamento em local com umidade;
  • Contato com cosméticos.

Evite essas situações, pois mesmo um anel de prata autêntico pode escurecer, mas temos um post com algumas dicas de conservação das suas joias de prata, e outro de como limpar suas peças, evitando o escurecimento dela, fazendo com que seu lindo anel dure uma vida toda!

Agora que você já sabe como descobrir se um anel de fato é de prata, confira o post com dicas para montar lindos mix de anéis, uma tendência crescente nos últimos anos!

Muitas pessoas procuram por uma Aliança de Prata na hora de selar um namoro ou um noivado e claro, o recomendado é que procure-se uma Joalheria de confiança para realizar a compra, porém, caso você ainda não tenha uma Joalheria preferida e queira comprar uma aliança para selar o seu namoro e ter certeza se realmente comprou uma Aliança de Prata Legítima, pode fazer algumas avaliações para conhecer o produto adquirido.

Como saber se algo é realmente de prata?

Existem diversas formas de verificar a autenticidade da sua Aliança de Prata. A Prata de qualidade é valiosa, tanto estetica quanto monetariamente.

Para mulheres, uma forma simples de testar a prata é utilizando a BASE, aquela de maquiagem mesmo. Passe um pouco de base sobre a mão e depois, esfregue a Aliança de Prata onde a base estiver aplicada. Faça leves movimentos de vai e vem com a Aliança sobre o local “maquiado”. Se for prata, o local onde está aplicada a base na sua pele deve ficar escurecido. Não se preocupe, não é uma mancha e sai com água. Isso acontece por conta de uma reação natural e inofensiva da prata com os componentes da base.

Se você não tiver base de maquiagem em casa, você também pode testar se sua Aliança é de Prata utilizando vinagre. Coloque sua Aliança dentro de um pote com vinagre. A prata não sofre alteração, enquanto outros metais banhados (por exemplo), podem mudar de cor ou descascar.

Outra opção é utilizar um ímã. A verdadeira prata não é magnética, ou seja, se você tem uma Aliança de Prata autêntica, ela não deve ser atraída pelo magnetismo do ímã como o ferro, por exemplo.

Se mesmo com esses três tipos de verificação você não souber analisar se sua Aliança de Prata é legítima, você pode levar sua jóia a um joalheiro próximo à sua casa e ele poderá afirmar se é uma jóia autêntica ou não.

Todas essas medidas podem ser tomadas para verificar a autenticidade da sua Aliança de Compromisso, mas vale à pena citar o seguinte: Muitas pessoas passam a desconfirar da legitimidade das suas jóias de prata quando elas escurecem (oxidam), porém, é necessário entender que PRATA TAMBÉM OXIDA, assim como outros metais, a diferença é que ela pode ser limpa e retornar à cor natural, o que não ocorre com bijuterias de metais inferiores.

Outro fator que deve ser considerado é que “não existe” prata pura quando o assunto é aliança. Quem se refere dessa forma para te vender uma jóia, certamente não sabe o que está dizendo ou está fazendo uma afirmação falsa.

A “Prata de Lei” é uma mistura que contém 95% de prata e 5% de outros metais e a Prata mais comum é a Prata 925, que é utilizada para a fabricação de Alianças, Aneis, Brincos e Correntes de Prata.

Agora que você já sabe, fique tranquilo, não vai comprar gato por lebre. Lembrando que em compras realizadas pela internet, o Código de Defesa do Consumidor garante 7 dias para arrependimento, ou seja, se você comprar, fizer um teste e não ficar satisfeito com o resultado, pode devolver as Alianças e solicitar o reembolso imediato. É seu direito.

Como descobrir se é prata ou não?

Carimbo (Selo) do metal As joias de prata que são feitas sob o padrão internacional devem possuir o carimbo indicando sua qualidade. Deve-se procurar pela peça a marcação “950”, “925”, “900” ou “800”. No Brasil o tipo de prata comercializada é a 950 e 925. Esses números representam a pureza do metal.

Como saber se é prata com vinagre?

Se você não tiver base de maquiagem em casa, você também pode testar se sua Aliança é de Prata utilizando vinagre. Coloque sua Aliança dentro de um pote com vinagre. A prata não sofre alteração, enquanto outros metais banhados (por exemplo), podem mudar de cor ou descascar.

Como saber se a prata é verdadeira com imã?

Use um ímã bem forte, como um ímã de terras raras feito de neodímio. A prata é um metal paramagnético, de forma que seu magnetismo é fraco. Caso o ímã grude com força no objeto, isso significa que ele tem um núcleo ferromagnético e, portanto, não é de prata.