Como se caracteriza a influência da continentalidade nas condições climáticas?

Como se caracteriza a influência da continentalidade nas condições climáticas?

As áreas costeiras sofrem os efeitos da maritimidade

Os climas sofrem influências de diversos elementos naturais, como os oceanos e mares. Essa influência ocorre de acordo com a proximidade de uma área do litoral. Em áreas costeiras o clima está sujeito a uma grande influência das águas marítimas e oceânicas. Isso ocorre por que as águas possuem a capacidade de reter calor e liberá-lo de forma lenta.

Em áreas sujeitas aos efeitos da maritimidade, a amplitude térmica é baixa durante o dia. Na medida em que distanciamos do litoral a variação de temperatura aumenta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em regiões distantes de oceanos e mares o clima sofre influência da continentalidade. Nesse caso, a superfície terrestre absorve calor e se aquece rapidamente, entretanto, o resfriamento é rápido, o que favorece uma variação de temperatura durante o dia (amplitude térmica).

Um exemplo claro desse processo ocorre na Europa, países banhados por oceanos e mares enfrentam invernos relativamente moderados, enquanto que em áreas distantes de oceanos, como a Rússia, a estação é extremamente rigorosa.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Maritimidade e Continentalidade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/maritimidade-continentalidade.htm. Acesso em 11 de setembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Atualidades


Como a continentalidade influencia os aspectos climáticos?

Quanto maior a continentalidade, menor é a umidade e maior é a amplitude térmica. Quanto maior a maritimidade, maior é a umidade e menor é a amplitude térmica. Isso significa que as áreas localizadas no interior dos continentes (continentalidade) variam mais as suas temperaturas.

Qual a influência da continentalidade nas áreas influenciadas por ela?

Quanto mais distante dos oceanos e mares, ou seja, quanto maior a influência da continentalidade, menor será a umidade do ar de uma região e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas). Em regiões de interior, ou seja, distantes dos oceanos, ocorre também maior variação de temperatura no decorrer do dia.

Como ocorre o efeito da continentalidade?

Continentalidade corresponde às áreas continentais influenciadas pelo aquecimento e resfriamento da superfície terrestre. Durante a noite todo o calor absorvido durante o dia é perdido muito rápido para a atmosfera.

Como a maritimidade e a continentalidade influenciam o clima Cite quais são o principais fatores climáticos?

Maritimidade. Esse fator climático influencia diretamente os climas das regiões que estão próximas do mar. Influenciadas pelas massas de água (mares e oceanos), os locais que estão mais próximos das regiões litorâneas, são mais úmidos e apresentam maior índice pluviométrico (chuvas).