Como Thomson chegou à conclusão que o elétron era uma partícula negativa?

Como Thomson chegou à conclusão que o elétron era uma partícula negativa?

Qual foi a conclusão do modelo atômico de Thomson?

O modelo atômico de Thomson foi proposto no ano de 1898 pelo físico inglês Joseph John Thomson ou, simplesmente, J.J. ... Thomson, a partir de seu modelo, confirmou e provou a existência de elétrons (partículas com carga elétrica negativa) no átomo, ou seja, o átomo possui partículas subatômicas.

Qual o fenômeno pode ser explicado pelo modelo de Thomson?

O fenômeno da eletrização por atrito pode ser explicado segundo o modelo de Thomson, uma vez que ele possibilitaria aos elétrons migrar de um material para o outro.

O quê Thomson acrescentou ao modelo atômico apresentado por Dalton?

Thomson identificou uma partícula de carga negativa chamada de elétron. ... E, como o elétron era negativo, ele supôs que deveria haver uma carga elétrica positiva no átomo que anulava a carga negativa.

Quando surgiram os modelos atômicos?

  • Os modelos atômicos surgiram da necessidade de entendermos qual é e como se constitui a matéria ao nosso redor. Os primeiros escritos sobre este assunto datam do século V antes de Cristo, na Grécia, feitos por pensadores e cientistas da época. Naquele momento, a estrutura da matéria foi denominada átomo, que significa indivisível, na língua grega.

Qual foi sua maior contribuição para o modelo atômico?

  • Apesar de Dalton ter desenvolvido o primeiro modelo atômico, foi Thomson que notou a divisibilidade do átomo, apresentando as primeiras ideias quanto à estrutura interna. Assim, sua maior contribuição para o modelo de Rutherford-Bohr, que usamos hoje em dia, foi a descoberta dos corpúsculos de carga negativa, chamados de elétrons.

Como foi o experimento de Thomson?

  • Com esse experimento, Thomson chegou à conclusão de que, quando os átomos do material gasoso no interior do tubo eram submetidos a uma alta tensão, seus elétrons eram arrancados e direcionados até a placa positiva.

Por que o modelo atômico de Dalton foi substituído?

  • O modelo proposto por ele substituiu o modelo atômico de Dalton, conhecido como "modelo bola de bilhar", pois, segundo esse químico e físico inglês, era esse o aspecto apresentado pelo átomo. O Modelo Atômico de Thomson, por sua vez, foi substituído pelo Modelo Atômico de Rutherford.

O Modelo Atômico de Thomson foi o primeiro modelo de estrutura atômica a indicar a divisibilidade do átomo. De acordo com Thomson, o átomo era formado por elétrons presos a uma esfera onde havia carga elétrica positiva.

História

Quando Joseph John Thomson (1856-1940) estudava a existência de partículas subatômicas, conseguiu comprovar que existiam partículas com carga negativa (os elétrons) menores do que o átomo.

O experimento de J.J. Thomson sugeria que os elétrons situavam-se numa parte do átomo que apresentava carga positiva.

Desse modo, o átomo de Thomson teria o aspecto de ameixas em um pudim. Por esse motivo, o seu modelo, que surgiu por volta de 1898, ficou conhecido como o “modelo pudim de ameixa” ou “pudim com passas”.

Como Thomson chegou à conclusão que o elétron era uma partícula negativa?

O cientista inglês Thomson acreditava que a carga do átomo era nula. Isso porque o átomo era composto por cargas positivas e negativas que se anulavam pelo fato de o número de ambas as cargas ser igual.

As experiências de Thomson foram úteis na evolução da teoria atômica. O modelo proposto por ele substituiu o modelo atômico de Dalton, conhecido como "modelo bola de bilhar", pois, segundo esse químico e físico inglês, era esse o aspecto apresentado pelo átomo.

O Modelo Atômico de Thomson, por sua vez, foi substituído pelo Modelo Atômico de Rutherford. O físico neozelandês Rutherford (1871-1937) havia sido aluno de Thomson.

Thomson, professor de Física Experimental da Universidade de Cambridge, é considerado o “pai do elétron” pelo fato de ter descoberto essa partícula subatômica em 1897.

Anos depois, Rutherford confirmou a existência do próton, identificado em 1886 por Eugene Goldstein e, mais tarde, foi a vez do cientista inglês James Chadwick (1891-1974), em 1932, descobrir o nêutron.

Conheça todos os modelos referentes à evolução da teoria atômica:

  • Modelos Atômicos
  • Evolução dos Modelos Atômicos
  • Modelo Atômico de Dalton
  • Modelo Atômico de Rutherford
  • Modelo Atômico de Bohr
  • Exercícios sobre modelos atômicos

Como Thomson chegou à conclusão que o elétron era uma partícula negativa?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Como Thomson chegou à conclusão que o elétron e uma partícula negativa?

Utilizando uma ampola de Crookes, Thomson observou que as emissões irradiadas pelo gás dentro do tubo eram desviadas no sentido da placa externa positiva, seja qual for o gás. Deste modo, ficou confirmada a presença de partículas subatômicas negativas, denominadas elétrons.

Como Thomson descobriu as partículas negativas no átomo?

Os experimentos de J.J. Thomson com tubos de raios catódicos mostraram que todos os átomos contêm minúsculas partículas subatômicas com carga negativa, ou elétrons. Thomson propôs o modelo do pudim de passas do átomo, com elétrons carregados negativamente inseridos em uma "sopa" carregada positivamente.

Qual a conclusão de Thomson?

Thomson, a partir de seu modelo, confirmou e provou a existência de elétrons (partículas com carga elétrica negativa) no átomo, ou seja, o átomo possui partículas subatômicas.

Como Thomson descobriu o elétron?

Thomson usou um campo elétrico perpendicular a um campo magnético, para desviar o feixe de elétrons num tubo de raios catódicos, conforme esquematizado na figura 8.1. Joseph John Thomson (1856-1940), descobriu o elétron em 1897.