Compare a situação dos países desenvolvidos com a dos subdesenvolvidos em relação a produção de lixo

Quais países produzem mais lixo eletrônico no mundo? Veja como está o Brasil neste ranking

A era da tecnologia trouxe para o mundo mais um problema: os resíduos eletrônicos, ou lixo eletrônico, como são mais popularmente conhecidos. 

Ou seja, quando um equipamento eletrônico ou elétrico perde sua capacidade de nos ajudar (seja pela perda de sua utilidade, por causa de mudanças na sociedade ou por não funcionar mais), é necessário fazer o descarte dele.

Apenas no ano de 2019, o mundo viu  53,6 milhões de toneladas de aparelhos eletroeletrônicos sendo descartados (um crescimento de 21% nos últimos 5 anos!). Dessa quantidade, apesar de tudo poder ser reciclado, apenas 17,4% se tornaram matéria-prima novamente para outros produtos. 

E o resto? Infelizmente foram descartados da forma incorreta e foram parar em aterros sanitários ou lixões irregulares, principalmente em países pobres, afetando a saúde dos seres humanos nesses locais e até mesmo podendo contaminar o meio ambiente.

Quais países geram mais lixo eletrônico no mundo?

O tema merece ainda mais atenção e destaque ao considerarmos que o Brasil foi o quinto país que mais gerou lixo eletrônico no mundo em 2019. Os dados, divulgados anualmente pela Universidade das Nações Unidas em parceria com diversos órgãos internacionais, fazem parte do relatório The Global E-waste Monitor 2020.

Segundo o relatório, o Brasil gerou mais de 2 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2019, ficando atrás apenas da China (10,1 milhões de toneladas), EUA (6,9 milhões de toneladas), Índia (3,2 milhões de toneladas) e Japão (2,5 milhões de toneladas). Se considerarmos apenas os países da América Latina, o Brasil é o primeiro no ranking dos geradores.

Compare a situação dos países desenvolvidos com a dos subdesenvolvidos em relação a produção de lixo

Ásia e América são os continentes que mais descartaram resíduos eletrônicos em 2019. Cerca de 24,9 milhões de toneladas no continente asiático, contra 13,1 milhões de toneladas do continente americano.

Iniciativa brasileira

Para contribuir com a diminuição da geração anual de lixo eletrônico e, consequentemente, menos extração de matérias-primas da natureza, a Green Eletron, maior gestora brasileira sem fins lucrativos para a logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas de uso doméstico que não têm mais utilidade, tem trabalhado desde 2017 ajudando a mudar este cenário no nosso país. 

Entre suas atividades, estão a de promover o descarte responsável desse tipo de material, por meio de ações com a população e com o governo, auxiliar empresas a tratarem corretamente seus resíduos e incluir os consumidores no ciclo da logística reversa.

Que tal juntar-se a nós nesta causa, ajudando a dar uma destinação correta às pilhas e resíduos eletrônicos, contribuindo, assim, de forma efetiva para a preservação do meio ambiente? Quando tiver algum equipamento eletrônico danificado ou que não tem mais utilidade, acesse aqui e veja o local mais próximo onde você poderá encaminhá-lo.

Agora, se você quer descartar pilhas e baterias usadas que não têm mais nenhuma utilidade, basta consultar o local mais próximo aqui.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), países subdesenvolvidos, também conhecidos como países menos desenvolvidos ou países menos avançados, são aqueles que apresentam baixo desenvolvimento econômico e social.

São usados três critérios para classificar um país como subdesenvolvido:

Vulnerabilidade econômica

Apresenta instabilidade nas produções agrícolas, nas exportações e possui uma população que se desloca em decorrência de desastres naturais que assolam o país.

Fragilidade social

Apresenta indicadores sociais baixos. Esses indicadores levam em consideração saúde, educação e nutrição.

Baixa renda

Apresenta Produto Interno Bruto (PIB) per capita abaixo de 750 dólares.

Para o país sair da lista de subdesenvolvimento, deve apresentar renda per capita acima de 900 dólares.


Os países que superam esses critérios deixam de fazer parte da lista de países menos desenvolvidos. Podemos citar como países subdesenvolvidos: Niger, Afeganistão, Somália e Haiti.

Leia também: Industrialização nos países subdesenvolvidos

Principais características dos países subdesenvolvidos

No que diz respeito à economia, os países subdesenvolvidos apresentam baixo desenvolvimento econômico e baixo nível de industrialização, sendo, portanto, dependentes economicamente de países desenvolvidos. As nações subdesenvolvidas foram, geralmente, exploradas e colonizadas, o que explica em partes essa relação de dependência.

O Produto Interno Bruto (PIB), que constitui o valor monetário de bens e serviços produzidos pelo país no período de um ano, é reduzido. O PIB per capita, que representa o produto interno bruto dividido pelo número de habitantes, desses países não excede o valor de 750 dólares.

O baixo desenvolvimento científico é outra característica dos países subdesenvolvidos, que possuem deficiências no campo tecnológico. Os setores predominantes nesses países são o primário e o terciário.

O principal indicador de desenvolvimento social é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que analisa o desenvolvimento das nações de acordo com aspectos como saúde, educação e renda. A referência desse indicador varia de 0 a 1: quanto mais próximo de 1, melhores são as condições de vida no país. Os países subdesenvolvidos apresentam baixo IDH, ou seja, seus valores são próximos de 0, o que configura, segundo a ONU, fragilidade social.

Normalmente, a expectativa de vida nos países subdesenvolvidos é reduzida, ao passo que as taxas de crescimento populacional, de natalidade e de mortalidade são elevadas. Esses países apresentam déficit nos setores da saúde e educação, com políticas públicas incapazes de atender a toda a população.

Países desenvolvidos e países subdesenvolvidos

Países desenvolvidos

Países subdesenvolvidos

Características

• Elevado nível de industrialização

• Elevada renda per capita

• IDH próximo de 1

• Boa qualidade e expectativa de vida

• Oportunidades no campo da educação

• PIB alto

• Reduzido nível de industrialização

• Reduzida renda per capita

• IDH próximo de 0

• Baixa qualidade e expectativa de vida

• Vulnerabilidade econômica

• Poucas oportunidades no campo da educação

• PIB baixo

Desenvolvimento econômico

• Domínio na economia

• Desenvolvimento econômico estável

• Receitas geradas pelo setor industrial

• Economicamente explorado

• Dependência econômica dos países desenvolvidos

• Economia agrícola

• Receitas geradas pelos setores da agricultura e serviços

Distribuição de renda

Homogênea

Heterogênea

Qualidade de vida

Boa

Regular/ruim

Expectativa de vida

Elevada

Reduzida

IDH

Elevado

Reduzido

Educação

Alta taxa de alfabetismo

Alta taxa de analfabetismo

Indicadores demográficos

Taxas de mortalidade, mortalidade infantil e natalidade reduzidas

Taxas de mortalidade infantil, mortalidade e natalidade elevadas

Países

Noruega, Estados Unidos, Canadá

Níger, Moçambique, Afeganistão


Saiba também: Problemas econômicos nos países subdesenvolvidos

Países subdesenvolvidos na América

Na América, o único país classificado como subdesenvolvido é o Haiti. Localizado na porção oeste da ilha de Hispaniola, no mar do Caribe, o Haiti apresenta PIB per capita de 1200 dólares, valor que excede o estipulado pela ONU como critério de classificação. Contudo, a renda é mal distribuída: três quartos da população vive com apenas dois dólares, ou menos, por dia. O país ocupa a 145º posição entre 182 países no ranking do IDH, o que representa fragilidade social, caracterizada por baixos indicadores sociais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Haiti também passa por difíceis crises econômicas, falta de oportunidades de trabalho e de, até mesmo, insumos básicos para sobrevivência. É considerado pelo World Factbook como “o país do Hemisfério Ocidental que apresenta cerca de 80% da sua população abaixo da linha da pobreza”. Por tudo isso, muitos haitianos migram para outros países para fugir das catástrofes que assolam o país e também à procura de melhor qualidade de vida.

Veja também: Imigração haitiana no Brasil
 

Compare a situação dos países desenvolvidos com a dos subdesenvolvidos em relação a produção de lixo

O Haiti é o único país subdesenvolvido do continente americano.

Lista de países subdesenvolvidos

Os três critérios que classificam os países como subdesenvolvidos são: baixa renda, fragilidade social e vulnerabilidade econômica. Veja abaixo alguns países classificados pela ONU como subdesenvolvidos:

  1. Angola – IDH: 0,581

  2. Haiti – IDH: 0,498

  3. Afeganistão – IDH: 0,498

  4. Ilhas Salomão – IDH: 0,546

  5. Níger – IDH: 0,354

  6. Serra Leoa – IDH 0,419

  7. Mali – IDH: 0,427

  8. Nepal – IDH: 0,574

Compare a situação dos países desenvolvidos com a dos subdesenvolvidos em relação a produção de lixo

O Iêmen é um país subdesenvolvido imerso em uma guerra que deixou a população em situação de calamidade, miséria e subnutrição.

Países em desenvolvimento

A classificação de “países em desenvolvimento” é difícil de ser realizada, visto que não existe um único parâmetro para realizá-la. Os critérios variam muito entre os países considerados “em desenvolvimento”, já que muitos deles apresentam populações que variam de médio até alto padrão de vida.

Há classificações que consideram países em desenvolvimento aqueles que apresentam população com qualidade de vida que varia entre média e baixa e um recente desenvolvimento do setor industrial. Pode-se dizer que os países em desenvolvimento são menos industrializados que os países desenvolvidos e mais industrializados que os países subdesenvolvidos. Economicamente, esses países são dependentes dos países desenvolvidos.

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), são exemplos de países em desenvolvimento: Brasil, Argentina e Colômbia.

Leia também: IDH do Brasil

Índice de Desenvolvimento Humano

Segundo a ONU, o ranking do IDH é dividido em desenvolvimento humano muito alto, alto, médio e baixo.

Desenvolvimento Humano Muito Alto

Noruega: 0,953

Suíça: 0,944

Austrália: 0,939

Irlanda: 0,938

Desenvolvimento Humano Alto

Irã: 0,798

Palau: 0,798

México: 0,744

Brasil: 0,759

Venezuela: 0,761

Desenvolvimento Humano Médio

Filipinas: 0,699

Egito: 0,696

Bolívia: 0,693

Índia: 0,640

Desenvolvimento Humano Baixo

Uganda: 0,516

Haiti: 0,498

Congo: 0,457

Níger: 0,354

Serra Leoa: 0,419


Saiba mais: Países com IDH muito baixo

Resumo

De acordo com a ONU, são classificados como países subdesenvolvidos aqueles que possuem indicadores sociais e econômicos baixos. Normalmente, o PIB, bem como o PIB per capita, são reduzidos. Indicadores sociais, baseados na saúde, educação e nutrição, também são baixos, o que demonstra a presença de problemas sociais, como fome, subnutrição, miséria e desemprego.

O grau de industrialização nesses países é baixo, e a economia é dependente dos países mais avançados. A economia é representada, principalmente, pelos setores da agricultura e serviços, o que demonstra vulnerabilidade econômica. As taxas de natalidade e de mortalidade são, geralmente, altas, indicando problemas relacionados à saúde, como má nutrição e déficit em políticas públicas que atendam à população.


_______________
* Crédito de imagem: hikrcn / shutterstock

Quais as principais diferenças entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos?

Um país desenvolvido é aquele que possui um alto nível de industrialização e renda per capita. Eles apresentam um alto IDH, nível de educação e qualidade de vida. Um país subdesenvolvido é aquele pouco industrializado e tem uma baixa renda per capita.

Como os países desenvolvidos lidam com o lixo?

Além de desestimular o consumo de descartáveis, os países da União Europeia estabeleceram o objetivo de reciclar 50% do lixo doméstico em 2020 e 65% em 2030. Hoje a Suécia é um dos países europeus com a maior cultura de proteção ambiental e, consequentemente, possui uma das taxas de reciclagem mais bem-sucedidas.

Como é a relação entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos?

Um país com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado um país desenvolvido. ... Qual a diferença entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos?.

Quem produz mais lixo países ricos ou pobres?

O dinheiro e o lixo estão diretamente ligados. Países mais ricos são aqueles que também mais produzem lixo. Em contrapartida, o desenvolvimento econômico nem sempre significa a correta destinação dos resíduos. Além disso, existe diferença entre o tipo de lixo em países mais ricos e países mais pobres.