Cultura corporal e discurso papel das mídias na construção dos estereótipos

2140 palavras 9 páginas

Os Sentidos da Mídia na Definição de Beleza corporal e Exercício Físico
Os sentidos da mídia no discurso sobre a ginástica e o exercício físico são de pura intenção comercial, buscando dar suporte a interesses mercadológicos e que, infelizmente são aceitos sem problemas, devido à falta de senso critico da atual sociedade.
Em outras palavras, os interesses midiáticos, e comerciais alcançam total êxito, em função da falta de analise critica das pessoas, que acabam por aceitar o que é transmitido pelos meios de comunicação, como verdade única e incontestável.
Já no que se refere ao papel da mídia na definição de modelos homogêneos de beleza corporal, constata-se uma total deturpação de valores, e do que vem a ser belo. Até porque a definição e senso de beleza e perfeição não são de entendimento e percepção única a todos os indivíduos.
Em retomada, a mídia deturpa valores e definições, e transmitem às pessoas, e principalmente as mulheres que, um corpo belo ou perfeito é um corpo extremamente magro, ou esquelético, e isso acabam por ser aceito; em detrimento da falta de analise critica que por sua vez, faz com que esse modelo torne-se almejado e buscado incessantemente, a qualquer preço, mesmo que a própria saúde e integridade estejam em questão.
Os dados não deixam duvidas de que a mídia está causando transtornos psíquicos, alimentares com sua definição de modelos de beleza corporal, e ainda, talvez por se tratar de uma epidemia silenciosa, não seja reconhecida pelas políticas publicas no setor da saúde, com a atenção e mérito devido.
A intensificação do culto ao corpo
Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.
Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma

Relacionados

  • efeitos fisiologicos

    382 palavras | 2 páginas

    Significados e sentidos no discurso das mídias sobre a ginastica e o exercício físico Os sentidos da mídia no discurso sobre a ginástica e o exercício físico é, de pura intenção comercial, buscando dar suporte a interesses mercadológicos e que, infelizmente são aceitos sem problemas, devido à falta de senso crítico da atual sociedade. Em outras palavras, os interesses midiáticos, e comerciais alcançam total êxito, em função da falta de análise crítica das pessoas, que acabam por aceitar o que….

  • Planejamento Ensino Médio Educação Física 1º Ano

    717 palavras | 3 páginas

    saúde e beleza. Padrões e estereótipos de beleza corporal Indicadores que levam à construção de representações sobre corpo e beleza Medidas e avaliação da composição corporal Índice de massa corpórea (IMC) Índice de adiposidade corporal (IAC) Corpo, saúde e beleza Capacidades físicas: conceitos e avaliação Contemporaneidade Corpo na contemporaneidade Corpo, cultura de movimento, diferença e preconceito Mídias Significados/sentidos predominantes no discurso das mídias sobre a ginástica….

  • 2° Ano - 1° Bimestre

    301 palavras | 2 páginas

    A influência da mídia na beleza corporal Os sentidos da mídia no discurso sobre a ginástica e o exercício físico são de pura intenção comercial, buscando dar suporte a interesses mercadológicos e que, infelizmente são aceitos sem problemas, devido à falta de senso critico da atual sociedade. Em outras palavras, os interesses midiáticos, e comerciais alcançam total êxito, em função da falta de analise critica das pessoas, que acabam por aceitar o que é transmitido pelos meios de comunicação,….

  • IMAGEM CORPORAL E A INFLU NCIA DA M DIA QUAL O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCA O F SICA

    1630 palavras | 7 páginas

    UNIVERSIDADE PAULISTA BRUNO CARLOS PENATTI IMAGEM CORPORAL E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA – QUAL O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA? SOROCABA-SP 2014 BRUNO CARLOS PENATTI IMAGEM CORPORAL E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA – QUAL O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA? Trabalho de atividade prática supervisionada, proposto para o curso de Educação física licenciatura, orientado pelo Prof. Dr. José Antonio S. Barbosa. SOROCABA-SP 2014 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO.............….

  • Noções e padrões de beleza no imaginário brasileiro

    8645 palavras | 35 páginas

    NOÇÕES E PADRÕES DE BELEZA NO IMAGINÁRIO BRASILEIRO Trabalho de Conclusão do Curso De Licenciatura em História da UNIESP – Centro Novo Sob orientação da Profª Dra. Gisele Gellacic SÃO PAULO – 2014 Banca Examinadora _________________________ _________________________ _________________________ Dedicatória A todos aqueles que de uma forma ou de outra se veem excluídos justamente por….

  • Educação Física e Mídia

    1608 palavras | 7 páginas

    LICENCIATURA KATYELE L. ESPÍNDULA A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO MODELO DE BELEZA CORPORAL CRICIÚMA, 2013 Material referente aos textos de Giovani de Lorenzi Pires, Pedrinho Guarechi Osvaldo Bis, Guy Debord, estudados durante as aulas de Educação Física e Mídia. A Influência da Mídia no Modelo de Beleza Corporal Principalmente em países de terceiro mundo, a mídia é grande influenciadora na formação da opinião publica e, portanto, potencial….

  • A INFLU NCIA DA M DIA SOBRE O SER HUMANO

    3748 palavras | 15 páginas

    A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE O SER HUMANO A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE O SER HUMANO NA RELAÇÃO COM O CORPO E A AUTO-IMAGEM DE ADOLESCENTES. INTRODUÇÃO Na cultura capitalista atual, marcada por valores dominantes como competição, consumismo e individualismo, o Ser humano está se tornando cada vez mais narcisista sendo que o corpo está posto como objeto, mercadoria, consumo, aparência, instrumento de trabalho para gerar lucro ao capital, sujeito as leis do mercado. Para que o processo de ensino-aprendizagem….

  • mestre

    5377 palavras | 22 páginas

    constituição de estilos construídos a partir de praticas de consumo, sendo esse consumo um importante espaço de definição de identidades nas sociedades contemporâneas. É a partir dessa ótica que o corpo vem sendo utilizado pelos indivíduos na sociedade moderna como uma arma de sedução e poder, como um viável instrumento de socialização e consequentemente como um fator de aceitação social. A mídia é vista aqui como uma mediadora entre a sociedade o consumo e a indústria do culto ao corpo. Palavras chave:….

  • Artigo Corpo e Mídia na Educação Física

    2582 palavras | 11 páginas

    CORPO E MÍDIA Relatório: Hoje, dia 23 de setembro de 2014, nos reunimos na biblioteca do Departamento de Educação Física para escolher dois artigos que serão utilizados para apresentação no dia 25 de setembro de 2014. O tema central escolhido foi Corpo e Mídia, sendo assim os artigos que selecionamos foi Representação Social do Corpo na Mídia Impressa e Um peso na alma: o corpo gordo e a mídia. Alunos presentes: Felipe Chelis, Franciane Virmond Carvalho, Guilherme Anevan, Jéssica Medeiros Haas….

  • 1423570148061

    1702 palavras | 7 páginas

    Mundial Bloco Curricular Saúde, Estética e Imagem Pessoal Aula Atividade Objetivo da Atividade: Debater sobre um assunto bastante discutido na contemporaneidade: a imagem corporal e sua construção através da cultura do belo. Até que ponto se consegue chegar em benefício da beleza e de padrões estéticos impostos pelas mídias e pela sociedade? A importância real da saúde e os verdadeiros riscos que cirurgias plásticas podem apresentar. Orientações: Em duplas, discorram sobre os tópicos retirados….

Outros Trabalhos Populares

Qual a influência da mídia sobre o estereótipo do corpo perfeito?

As conclusões apontam que a mídia tem influenciado de forma incessante a busca por uma beleza considerada a ideal, levando a um consumo exagerado de produtos de beleza e práticas que as levam a alcançar tais exigências e com isso transformando suas identidades em nome da beleza exigida pela sociedade.

Qual a relação da mídia com a cultura corporal?

As mídias possuem importante influência nas práticas corporais de movimento, sendo meio (educar com a mídia) quanto como fim (educar para a mídia), tendo como finalidade capacitar o aluno a uma apreciação crítica em relação a ela, transformando-se em instrumento de ensino e aprendizagem na Educação Física.

Qual a influência da mídia sobre a construção da imagem corporal?

A insatisfação com a imagem corporal aumenta à medida que a mídia expõe protótipos estéticos, levando a uma compulsão pela aparência perfeita13. De acordo com Conti et al. 3, acredita-se que fatores sociais como a mídia são os principais influenciadores da percepção corporal.

Como as mídias sociais influenciam nos padrões estéticos de corpo perfeito?

As mídias sociais são responsáveis por expandir essas inseguranças e ampliar essa pressão estética, pois os filtros possibilitam corrigir aspectos físicos que causam incômodo e, a partir da satisfação com a imagem alterada, a possibilidade de corrigir verdadeiramente essas imperfeições se torna mais real.