Dar sangue é prejudicial ao organismo

Doar sangue faz bem. A doação, além de salvar vidas, promove uma série de benefícios à saúde do doador, que vão desde a redução de risco de doenças cardíacas até a prevenção de alguns tipos de câncer.

Ao fazer esse gesto, além de dar esperança de vida e de saúde para quem mais precisa, em uma única doação você pode salvar até quatro vidas. Neste artigo, você encontra informações sobre a campanha do Junho Vermelho, por que doar sangue, como é feita a doação, quais são os critérios e onde você pode doar.

Acompanhe a leitura para ficar informado sobre esse assunto tão importante para a saúde de todos. Vamos lá?

Junho Vermelho: o que é?

Junho Vermelho é campanha criada para lembrar da importância da doação de sangue, sendo uma iniciativa do movimento Eu Dou Sangue, criado em 2015. O mês de junho foi escolhido por dois motivos. Um deles é por conta do dia 14 deste mês, em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Além disso, Junho, Julho e Agosto são meses que registram uma baixa de doações nos hemocentros. Por ser um período de férias, as pessoas costumam viajar, e este também é um fator que contribui para a redução das bolsas de sangue. Este movimento, além de homenagear os doadores de sangue, busca conscientizar as pessoas para a necessidade de realizar esse gesto de generosidade.

Por que devo doar sangue?

Além de ser um ato de amor e generosidade ao próximo. Ao fazer esse gesto, o doador pode dar esperança de vida e de saúde para quem mais precisa e, vale ressaltar que uma única doação pode salvar até quatro vidas. É preciso doar porque os hospitais onde são tratados todos os tipos de pacientes necessitam de sangue disponível em qualidade e quantidade adequada.

Dessa forma, sua doação ajuda pacientes doentes, internados, em tratamento de anemia ou pessoas que já sofreram algum acidente e não há nenhum risco de você contrair qualquer doença durante a doação.

Benefícios da doação de sangue para a saúde

Há muitos benefícios da doação de sangue para a saúde, que vão desde a redução de doenças do coração à satisfação em promover uma boa ação, já que não existe outra forma de salvar a vida de quem precisa de doação se não for doando.

Diferente do que dizem, a doação de sangue não afina nem engrossa o sangue. Muitas pessoas deixam de doar por acharem que a doação faz afinar ou engrossar o sangue, mas é um mito. Após a doação, existe a reposição do volume e componentes do sangue pelo próprio organismo até atingir um equilíbrio existente antes da doação. Por isso, não é necessário ter receio.

Doar sangue pode reduzir riscos de doenças cardíacas

Há muitos estudos que comprovam que a doação de sangue reduz a viscosidade do sangue, assim, quem doa se torna menos propensos a desenvolver doenças do coração. Isso ocorre porque, durante esse processo, há uma espécie de limpeza sanguínea, pois o nosso sangue é produzido na medula e é renovado a cada três ou quatro meses.

Neste período, o sangue é descartado, ou seja, a doação se torna bastante eficaz para quem precisa. Sendo assim, com a doação há uma renovação das células e, com isso, as células velhas são renovadas, colaborando com a redução de certos tipos de câncer pela redução de oxidativos.

Como é feita a doação de sangue e quem pode doar?

Muitas pessoas sabem da importância de doar sangue, mas desconhecem como é feita a doação ou têm medo. O procedimento é seguro, já que é realizado com materiais descartáveis e, além disso, o doador estará acompanhado com uma equipe treinada em hemocentros e hospitais, portanto, não há riscos.

A cada coleta, são retirados 450 ml de sangue, quantidade que o corpo recompõe em até 72 horas. Assim, não há riscos para o doador. Assim que feita a doação, a recomendação é respeitar o intervalo entre as doações.

Os homens, devem esperar 60 dias entre uma coleta e outra e podem realizar a doação, no máximo, 4 doações em um ano. Já as mulheres, devem esperar 90 dias para doar sangue novamente e podem doar, no máximo, 3 vezes no ano.

E quanto tempo leva o processo de doação?

Todo o processo da doação que consta o cadastro, pré-triagem, triagem e lanche, leva aproximadamente oitenta minutos, podendo ser maior ou menor dependendo da quantidade de pessoas que estão presentes no local.

Critérios para realizar doação de sangue

Para saber se você está apto a doar e ciente que seu sangue será utilizado, é preciso conhecer os critérios de doação. Dessa forma, para uma análise mais precisa de cada doador, é necessária a triagem clínica que é feita através de uma entrevista antes da doação, onde todas as informações serão avaliadas em conjunto, para preservar a sua integridade.

Alguns dos critérios são:

  • Ter entre 16 e 69 anos (o candidato para doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos necessita de autorização e presença de um dos pais ou responsável legal durante todo processo da doação de sangue);
  • Ser saudável;
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior;
  • Evitar alimentos gordurosos antes da doação;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
  • Apresentar um documento oficial com foto.
  • Situações temporárias que impedem a doação

Há também alguns casos em que a doação não pode ser realizada temporariamente. Veja quais são essas situações:

  • pessoas com sintomas de resfriado devem aguardar pelo menos uma semana;
  • se você ingeriu bebidas alcoólicas, deve aguardar 12 horas;
  • quem fez maquiagem definitiva ou tatuagem só pode realizar a doação de sangue após 1 ano;
  • gestantes;
  • mulheres que tiveram filhos — após a realização de parto normal é necessário esperar 90 dias e da cesárea, 180 dias;
  • mulheres que amamentam podem doar 12 meses após o parto;
  • quem tomou vacina contra a gripe, deve aguardar 48 horas.

Não pode doar sangue a pessoa que:

  • teve hepatite depois dos 10 anos de idade ou que já tiveram hepatite B ou C
    portadores do vírus da AIDS ou de outra doença infecciosa transmitida pelo sangue;
  • que tem diabetes, usam insulina ou anti-hipoglicemiantes por via oral;
  • estiver com gripe, resfriado ou infecção acompanhado de febre;
  • possui peso abaixo de 50kg;
  • tenha realizado endoscopia há menos de 6 meses;
  • tem mais de 65 anos ou que tiveram perda inexplicada de 10% do peso em um mês;
  • tem epilepsia ou crises de asma;
  • for portadora de sífilis, malária ou doença de Chagas;
  • tenha se submetido a grandes cirurgias, recebido transfusão, feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano.

Procure orientação se você estiver tomando medicamentos, tenha tomado alguma vacina recentemente ou esteja em tratamento médico.

Onde doar: procure o hemocentro mais próximo de você

Para realizar a doação de sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue como os hemocentros mais próximos de você. Assim, você também pode tirar todas as suas dúvidas quanto aos requisitos necessários para a doação.

Em Campinas, as doações podem ser realizadas nos postos fixos ou volantes do Hemocentro. Confira os endereços disponíveis:

Hemocentro

Endereço: Rua Carlos Chagas, 480
Cidade Universitária “Zeferino Vaz”
Barão Geraldo – Campinas – SP
Telefones: 0800-722-8432 ou (19) 3521-8705

Dias: Segunda a Sábado (inclusive feriados)
Horário: 7:30h – 15:00h

Veja aqui mais informações para confirmação de horários.

Posto PUCC II – Hospital Celso Pierro

Endereço: Av. John Boyd Dunlop, S/Nº
Jd. Ipaussurama – Campinas – SP
Telefones: (19) 3343-8423 ou (19) 3343-8382

Dias: Segunda a Sexta-Feira
Horário: 8:00h – 14:00h

Veja aqui mais informações para confirmação de horários.

Posto Mário Gatti – Hospital Municipal Dr. Mário Gatti

Endereço: Av. Prefeito Faria Lima, 200
Pq. Itália – Campinas – SP
Telefones: (19) 3272-5501 ou (19) 3772-5758

Dias: Segunda a Sexta-Feira: 7:30h – 15:00h
Sábado: 8:00h – 14:00h

Veja aqui mais informações para confirmação de horários.

Para maiores informações, você pode acessar o site do Hemocentro Campinas ou entrar em contato através do e-mail . Se você não mora em Campinas, procure as unidades existentes em sua cidade.

Dar sangue é prejudicial ao organismo

CCRmed: clínica especializada em cuidar da saúde do seu coração

Sabemos que a saúde do seu coração deve vir sempre em primeiro lugar. Por isso, é tão importante realizar o check-up. Desde 1986, a CCRmed é referência em Campinas em sua atuação pela saúde do coração. Aqui, contamos com atendimento humanizado, compromisso ético, atualização e técnica.

Nosso Corpo Clínico é composto por Médicos altamente qualificados nas áreas de Cardiologia, Ultrassonografia, Pneumologia e Nutrologia. Assim, todos os exames podem ser realizados em um só lugar com toda segurança e comodidade que você precisa.

Realizamos Ecocardiograma de estresse físico, Eletrocardiograma, Holter ou Eletrocardiograma Dinâmico de 24h, Doppler (arteriais e venosos), M.A.P.A. de 24h, Prova de Função Pulmonar, Teste Ergométrico e Ultrassonografia em geral.

Cuide-se integralmente!

Nossas informações sobre doação de sangue foram importantes para você? Se puder, seja um doador e aproveite para compartilhar essas informações para mais gente. Nosso objetivo é compartilhar conhecimento para seu melhor viver e para a saúde do seu coração. Confira outras dicas em nosso blog. 

Quais os malefícios de doar sangue?

Doar pode prejudicar a saúde do doador (M) MCP: Após uma doação, o sangue tende a voltar ao normal rapidamente e, portanto, não há fraqueza. O volume de sangue coletado é baseado no peso e na altura do doador. Além disso, o organismo repõe todo o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.

O que acontece com o corpo após a doação de sangue?

O sangue é reposto pelo organismo. Além disso, o volume de sangue doado começa a ser reposto no organismo 24 horas após a doação. Para o homem, o plasma é renovado em até 72 horas; os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro precisa de 8 semanas.

Faz bem para saúde doar sangue?

Durante a doação de sangue, ocorre uma significativa baixa na reserva de ferro no organismo, o que possibilita uma redução dos riscos de desenvolver câncer de fígado, garganta e pulmão.

É verdade que doar sangue engrossa o sangue?

Não engrossa nem afina o sangue. Isso é um mito.