Defina corretamente com suas palavras o significado do termo heterozigoto

A diferença entre homozigoto e heterozigoto está na presença ou ausência de alelos iguais em cromossomos homólogos.

Defina corretamente com suas palavras o significado do termo heterozigoto
Os cromossomos possuem os genes responsáveis por nossas características

Os cromossomos são filamentos espiralados de cromatina, uma substância formada pela associação entre, principalmente, DNA e proteínas denominadas de histonas. São os cromossomos que abrigam os nossos genes.

Denominamos de homólogos aqueles cromossomos semelhantes que estão presentes aos pares nas células somáticas, ou seja, nas células diploides. Nesse par de cromossomos, encontramos os genes alelos, que são genes que ocupam o mesmo lugar (locus) em cada cromossomo.

Defina corretamente com suas palavras o significado do termo heterozigoto

Os genes alelos exercem função sobre a mesma característica, mas nem sempre estão relacionados com o mesmo aspecto. O gene pode estar relacionado, por exemplo, com a cor da semente de uma planta, mas, em um cromossomo, um alelo pode determinar a cor amarela e, no outro cromossomo, pode determinar a cor verde. Percebe-se, portanto, que apesar de influenciar a cor, ambos os alelos não determinam a mesma cor. A expressão de uma determinada característica está relacionada com a relação de dominância e recessividade de determinado alelo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando encontramos cromossomos homólogos com alelos diferentes, denominamos o indivíduo de heterozigoto. Nesses casos, na gametogênese, são formados dois gametas diferentes: um com alelo recessivo e outro com alelo dominante.

Defina corretamente com suas palavras o significado do termo heterozigoto

Algumas vezes, no entanto, os cromossomos homólogos apresentam genes alelos que determinam o mesmo aspecto, ou seja, o mesmo alelo ocorre em dose dupla. Nesses casos, na gametogênese, são produzidos gametas de apenas um tipo, que podem ser dominantes ou recessivos. O indivíduo que apresenta essa característica é chamado de homozigoto.

Assim sendo, podemos diferenciar um indivíduo heterozigoto de um homozigoto analisando seus alelos. Se os alelos nos cromossomos homólogos são iguais, dizemos que se trata de um homozigoto. Se os alelos forem diferentes, o indivíduo é heterozigoto.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Na genética, os seres homozigotos possuem pares de genes alelos idênticos, enquanto os heterozigotos caracterizam os indivíduos que possuem dois genes alelos distintos.

Genes Alelos

É importante frisar os conceitos de genes e cromossomos, uma vez que os genes são diminutos segmentos de DNA e os cromossomos são segmentos de genes, os quais ocupam uma posição específica denominada “lócus”.

Os genes alelos, responsáveis por determinarem as características biológicas dos seres, são segmentos de DNA (ácido desoxirribonucleico) que se encontram no mesmo lócus nos cromossomos homólogos.

Eles são constituídos de pares adquiridos dos progenitores, sendo um deles proveniente da mãe (óvulo) e outro, do pai (espermatozoide).

Dessa maneira, quando os genes alelos são iguais denomina-se "homozigotos" e quando diferentes, "heterozigotos". São classificados em:

  • genes alelos recessivos, representados por letras minúsculas (aa, bb, vv)
  • genes alelos dominantes, representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV)

Homozigoto

Os indivíduos homozigotos são chamados de “puros”, visto que são caracterizados por pares de genes alelos idênticos.

Ou seja, os alelos análogos produzirão apenas um tipo de gameta representado pelas letras iguais (AA, aa, BB, bb, VV, vv), sendo que as maiúsculas são chamadas de dominantes, enquanto as minúsculas são as possuidoras do caráter recessivo.

Em outras palavras, os homozigotos são compostos de alelos iguais, porém, podem ser recessivos ou dominantes, como é o caso das evidências resultantes das Leis de Mendel.

A partir do cruzamento de ervilhas, as ervilhas verdes eram recessivas de genótipo v v e, por outro lado, as ervilhas amarelas eram consideradas as ervilhas homozigotos de caráter dominante, indicada pelos alelos V V.

Heterozigoto

Os chamados heterozigotos ou "híbridos", correspondem aos indivíduos que possuem pares de alelos distintos que determinam tal característica.

Na medida que nos heterozigotos os pares de alelos são diferentes, eles são representados pela união das letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo, Aa, Bb, Vv.

Note que nas experiências de Mendel (1822-1884), o botânico identificou que todos os indivíduos da primeira geração (F1) do cruzamento de ervilhas, eram heterozigóticas (característica da ervilha amarela) e, portanto, os genes de alelos eram diferentes.

Defina corretamente com suas palavras o significado do termo heterozigoto

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Qual é o significado do termo heterozigoto?

Organismos heterozigotos são aqueles que possuem alelos diferentes em uma mesma posição em cromossomos homólogos.

O que significa o termo heterozigoto e homozigoto?

Homozigoto é o indivíduo que recebe genes idênticos dos pais para uma determinada característica. Já o heterozigoto ocorre quando esse indivíduo recebe um gene da mãe diferente do gene herdado pai. Esses genes ocupam o mesmo lugar (chamado de "lócus") na formação de cromossomos homólogos.

O que é um indivíduo heterozigoto Brainly?

Resposta. Heterozigoto é o indivíduo que apresenta genótipo, por exemplo Aa. Um gene para a característica dominante e outro gene(que não se manifesta pela presença do gene dominante) com a característica recessiva.