Diferença de tomada 110 e 220

Diferença de tomada 110 e 220

jan142021SEMCOMENTÁRIOS

Ligar os aparelhos na tomada é uma ação tão comum que já faz parte do nosso piloto automático. Secador, celular, microondas e por aí vai. A lista é extensa e com ela vem uma dúvida: é 110V ou 220V? Qual a diferença entre escolher uma ou outra voltagem? Como funciona na prática? É normal que no momento da compra essas perguntas apareçam. Aliás, melhor assim! Às vezes só lembramos da diferença entre 110 e 220 volts quando vamos viajar para outro estado ou país. O ideal é pensar nesse assunto antes da compra de um produto: acertar nesse momento pode evitar riscos maiores para a instalação elétrica, para os equipamentos e até mesmo para você.

Para começar, é importante saber que voltagem nada mais é do que a tensão elétrica. Essa palavra só existe pois a unidade de medida que representa a tensão é o Volt (V). A voltagem é a indicação do potencial de corrente que será necessário para funcionar um aparelho. Sendo assim, a diferença entre 110 e 220 volts está na instalação elétrica e no dimensionamento dos seus componentes.

O calibre dos fios que vão transportar a energia, por exemplo, são menores em uma tensão de 220V, do que em uma de 110V. Isso acontece, pois, independentemente da tensão, a potência dos aparelhos não muda. Ou seja, se um eletrodoméstico ou aparelho eletrônico possui uma determinada potência, a instalação de menor tensão, no caso 110V, precisa de mais corrente elétrica para manter essa potência e o equipamento funcionando. Para suportar o aumento da corrente, os fios precisam de uma espessura maior. Já em uma instalação de 220V, os fios podem ter um diâmetro menor, uma vez que a corrente elétrica necessária para o aparelho funcionar vai ser menor.

Entendendo essa parte, sabemos agora que não basta ter atenção apenas no momento da compra dos aparelhos. Antes, é preciso saber qual a voltagem da sua instalação elétrica – pelo menos a que você mais utiliza, como na sua casa ou no trabalho – para escolher equipamentos que sejam compatíveis a ela.

Se você está no início de um projeto, é possível escolher essa voltagem ou quais tomadas do imóvel serão 110V ou 220V – sim, é possível ter as duas voltagens na mesma instalação, em tomadas diferentes. Mudar a voltagem da instalação depois de um projeto concluído já não é um bom negócio. Pode sair caro para o seu bolso e acabar não compensando no dia a dia, uma vez que existem alternativas para usar a voltagem corretamente.

Na prática, sabendo que

potência (W) = voltagem (V) x corrente (A),

um chuveiro com potência de 5500W ligado em uma rede de 220V precisa de 25A. Já se for em uma rede 110V, será necessária uma corrente de 50A.

Além disso, como falamos anteriormente, a diferença entre 110 e 220 volts está na instalação. Tecnicamente não existe um critério para escolher entre uma e outra voltagem. O que você pode levar em conta é que a rede 110V é mais segura – levar um choque em uma tomada de 220V, por exemplo, tem o dobro de perigo. Mas lembre-se: choques elétricos, em qualquer uma das tensões, podem ser acidentes bem graves, mas que podem ser facilmente evitados se colocamos em prática medidas simples de segurança. O uso do novo padrão de tomadas brasileiras, por exemplo, minimiza esse risco, pois o encaixe para o terceiro pino cumpre o papel de fio terra.

Já sobre economia de energia, na prática, o desempenho e o consumo de energia são idênticos em ambas as tensões. O que impacta na sua conta de energia é a potência dos equipamentos e o tempo que eles permanecem ligados. Lembra que explicamos que a potência é a mesma, seja em uma rede 110V, seja em uma 220V? O que faz os fabricantes escolherem a tensão dos produtos é a disponibilidade de cada região. Na Europa, por exemplo, a maioria das tomadas é 220V, enquanto no Brasil é 110V. Nessa  matéria da Superinteressante você encontra mais informações sobre o motivo da voltagem mudar de uma região para outra!

Ainda que o consumo energético seja o mesmo, aparelhos elétricos que transformam energia elétrica em calor, como aquecedores, ferros e secadores, têm um desempenho melhor em uma tensão de 220V.

26 set

110V e 220V, entenda a diferença e não tenha prejuízo

Você sabe qual a diferença entre 110V e 220V? Compra os produtos de maneira adequada? Toma os cuidados necessários, principalmente ao realizar uma reforma nas instalações elétricas? São diversas as perguntas e, acredite, mais frequentes do que você imagina. Tire suas dúvidas e confira mitos e verdades sobre este assunto na nossa matéria.

Qual a diferença entre 110V e 220V?

Aposto que todo mundo já teve essa dúvida, certo? Afinal, quem nunca se frustrou com um eletrônico queimando na voltagem errada ou notando que o aparelho leva muito mais tempo para carregar? Há também aquelas situações em que uma furadeira parece girar muito mais devagar, o que pode ser bem desanimador. Bom, no fim das contas, a diferença é simples: instalações elétricas.

Em outras palavras, uma instalação de 220V possui fios de transporte de energia mais finos que uma de 110V, que percorrem por toda residência. Irônico, não é mesmo?

Diferença de tomada 110 e 220

110V e 220V, quem economiza mais?

Nem pense em fazer uma reforma em suas instalações elétricas apenas para economizar energia. Acredite, quase não há diferença no consumo entre eles, e, ainda assim, é um dos erros mais comuns.

Podemos dizer que, teoricamente, o 220V consome menos, pelo fato de possuir menor fluxo de corrente elétrica. O grande ponto aqui é que a diferença é tão mínima que acaba sendo imperceptível a economia gerada, mas, caso queira economizar alguns centavos na fatura de energia, fique à vontade.

Tenha em mente que o consumo de energia é dado por Kwh, assim como consta nas contas de luz. Podemos dizer, então, que o fator principal para definir a conta no fim do mês é o tempo que cada aparelho fica ligado, consumindo energia. Lembre-se, é possível calcular a conta de luz de maneira simples, utilizando papel e caneta, calculadora e até mesmo alguns recursos online.

Diferença de tomada 110 e 220

Choques e apagões! Qual é mais seguro?

Se você é mais desastrado, tome cuidado: choques de 220V são duas vezes mais fortes que os de 110V. Ainda assim, não se preocupe tanto, apenas tome mais cuidado. Procure utilizar os cabos certos em suas instalações elétricas e evite aparelhos com fios desencapados.

Quanto a apagões, pode variar bastante. A grande maioria, como os apagões gerais, não é influenciada pelas instalações, sendo ambas igualadas nesse quesito. Porém, quando o apagão está relacionado ao excesso de energia na rede, o 220V fica um pouco à frente por possuir menor fluxo de corrente elétrica.

Dica extra: tome mais cuidado com crianças. Independentemente da instalação, choques podem ser extremamente prejudiciais. Deixe-as longe das áreas de risco e evite acidentes elétricos.

Diferença de tomada 110 e 220

Aparelhos bivolt: o que são e como funcionam?

Já ficou com medo de colocar seu celular para carregar em uma tomada 220V por medo de queimar? Bom, talvez você não precise ter essa preocupação, afinal, hoje a grande maioria dos celulares são fabricados para suportar ambas as cargas quando carregados.

Aparelhos bivolt são basicamente como os celulares, ou seja, funcionam em ambas as cargas, muitas vezes possuindo algum botão para alternar. Assim, estes aparelhos funcionam em diferentes tensões, sem sofrer danos posteriores. Incrível, não?

Hoje, são, sem sombra de dúvida, os aparelhos mais recomendáveis a se adquirir, visto que eliminam a possibilidade de queima acidental e funcionam em qualquer lugar (em casos de viagem por exemplo), dando-lhe total liberdade de utilizar seus aparelhos como quiser.

Diferença de tomada 110 e 220

Mitos e Verdades – 110V e 220V

Ligar aparelhos na voltagem errada pode queimar o aparelho: Verdade
Aparelhos de 110V quando ligados em 220V podem queimar com muita facilidade. O contrário também pode acontecer, mas a probabilidade é menor. Ainda assim, aparelhos 220V ligados a 110V terão sua potência drasticamente diminuída (podendo muitas vezes não funcionar).

Aparelhos bivolt carregam mais rápido em 220V: Verdade
Pode fazer o teste, ao colocar o aparelho em 220V, é bem provável que carregue bem mais rápido do que em 110V. Algumas residências possuem ambos os tipos de cargas, o que facilita fazer a experiência.

Tomadas 220V podem viciar a bateria de celulares: Mito
Há quem prefira carregar seus celulares apenas em 110V, com medo da bateria viciar, mas não se preocupe, isso não passa de um mito. Os celulares já possuem mecanismos adequados para suportar as cargas que recebem e convertem da maneira correta.

Instalações 220V são mais seguras: Verdade
Apesar de termos mencionado os danos do choque anteriormente, a instalação 220V em si é mais segura do que a de 110V. Isso se deve ao fato de possuir menor fluxo de corrente elétrica, logo, a instalação utiliza fios mais finos, reduzindo perdas e proporcionando assim mais segurança.

É necessário mudar a instalação de 110V para 220V: Mito
Mito completo. Como dito na matéria, cada instalação tem seus pontos fortes e fracos, além de em determinadas regiões predominar o 220V e em outras o 110V. O aconselhável é utilizar aparelhos e cabos adequados, para evitar descargas elétricas, possíveis choques e perda de eletrônicos.

Diferença de tomada 110 e 220

Dica bônus: Não se esqueça, na hora de escolher sua lâmpada, que a lâmpada de LED é bivolt! A escolha vale a pena, confira nossas opções!

Após nossa matéria, esperamos que tenha entendido as diferenças entre as cargas e veja qual se adequa melhor a você. Desejamos-lhe uma boa sorte!

Tem diferença entre tomada 110 e 220?

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.

O que acontece se colocar tomada 220 em 110?

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

E verdade que 220V gasta menos que 110V?

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Pode colocar aparelho 110 em tomada 220V?

Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.