Diferença entre maquina secar roupa condensação exaustão

Sabe o que são as máquinas de secar roupa de condensação? Conheça os detalhes e saiba o que as diferencia das outras máquinas de secar roupa.

As máquinas de secar roupa com condensação são uma excelente opção para quem precisa de secar roupa no inverno, especialmente naqueles dias em que o tempo não permite secagem ao ar livre. Contudo, há vários tipos de máquinas de secar e nem sempre é fácil percebermos qual a mais indicada para o nosso caso.

Máquina de secar com condensação: características, prós e preços

Características das máquinas de secar roupa com condensação

Estas máquinas não precisam de tubo de exaustão de ar, uma vez que o ar circula dentro de um circuito fechado. Isto significa que não é necessário que esteja perto de uma janela, nem fazer buracos na parede para instalação do tubo de exaustão (usado nas máquinas de secar roupa de exaustão).

O processo é simples: em primeiro lugar, o ar frio é aquecido para poder absorver a humidade da roupa. Depois, é novamente arrefecido, passando a humidade para o depósito de condensação. O ar seco e frio resultante é novamente aquecido, fechando desta forma o circuito de ar.

Alguns modelos destas máquinas apresentam também tubagem com ligação ao exterior para extração da água da condensação.

Vantagens das máquinas de secar roupa com condensação

A principal vantagem destas máquinas é o facto de poderem ser instaladas praticamente em qualquer lado, basta que haja uma tomada elétrica por perto. São muito práticas, porque não precisam de condições especiais ou instalações adicionais.

A água da condensação fica acumulada num reservatório e pode ser reaproveitada para regar as plantas, por exemplo. Contudo, esta vantagem é por vezes vista como uma desvantagem, uma vez que é necessário despejar o reservatório praticamente a cada secagem. Se o reservatório ficar cheio, o processo de secagem é interrompido.

Preços das máquinas de secar roupa com condensação

Outras informações relevantes

A qualidade de secagem da roupa em relação às máquinas de secar por exaustão é exatamente a mesma, existem apenas algumas diferenças nos programas disponibilizados pelos modelos.

Deve sempre ter em atenção as indicações de utilização do fabricante, nomeadamente o peso que deve introduzir na sua máquina de secar roupa com condensação, de modo a garantir os melhores resultados.

Saiba que se dobrar as peças de roupa imediatamente após o término do programa de secagem, muitas das peças nem precisarão de ser passadas a ferro, o que contribui para uma poupança significativa de energia.

A utilização de máquinas de secar roupa com condensação é realmente muito prática, uma vez que não são necessárias obras, nem janelas abertas, permitindo assim uma instalação rápida e cómoda.

Diferença entre maquina secar roupa condensação exaustão

Filomena Morais

Autora do blog Princípio Meio e Fi e apaixonada pela escrita e leitura. Gosta de inventar e contar histórias – criatividade que põe ao serviço de tudo quanto faz. Adora moda, cozinhar, viajar e partilhar tudo com a família e os amigos. Divertida e sempre com vontade de abraçar novos projetos.

O conceito de melhor máquina de secar roupa é mais complexo do que imagina. Por isso, isto é o que que deve saber antes de escolher.

Combinar diferentes características de modo a respeitar o orçamento disponível e a ter, assim, uma máquina de secar roupa verdadeiramente útil para si e para a sua família é o que fará de qualquer equipamento o mais indicado. Por isso, é primordial considerar uma série de questões na hora da decisão.

E chegado o tempo mais húmido e chuvoso, a atenção recai neste eletrodoméstico tão útil para poupar tempo, dinheiro e manter as suas peças de roupas nas melhores condições durante muito mais tempo.

Que tipos de máquina de secar roupa existem?

Existem três tipos diferentes de máquina de secar roupa, cada um com as suas características que podem ou não se adequar aos seus requisitos. Confira tudo.

Diferença entre maquina secar roupa condensação exaustão

Ventiladas / por exaustão

As máquinas de secar por exaustão enviam o ar quente e a humidade da secagem da roupa para o exterior através de um tubo, pelo que a primeira coisa a reter é mesmo se tem um local para onde o tubo possa passar.

Habitualmente, são as máquinas mais acessíveis e também muito resistentes, mesmo o tubo, apesar de uma aparente fragilidade.

Por outro lado, o tubo não é o acessório mais bonito para ter na cozinha ou lavandaria e se a instalação ou condições não forem as ideais, poderá haver corrente de ar, o que é mais desconfortável, principalmente no inverno.

Condensação

São as máquinas de secar mais fáceis de colocar em qualquer sítio, pois condensam a água da humidade da roupa num reservatório interno, que deve ser esvaziado de vez em quando, e manualmente, podendo até aproveitar para reutilizar para outros efeitos, como regar as plantas. Logo não é necessária uma ligação ao exterior.

Outro aspeto positivo é que podem ser colocadas em qualquer lado, porque não necessitam de tubo de exaustão, apenas de serem ligadas à corrente.

Condensação com bomba de calor

A diferença para o modelo anterior reside no modo como este tipo de máquina aquece e arrefece o ar: é utilizada uma bomba de calor que permite maior eficiência energética por funcionarem com temperaturas mais baixas.

Assim, são máquinas muito eficientes, visto que não há perda de calor. Por este motivo, são também mais caras.

5 características fundamentais a considerar numa máquina de secar roupa

A decisão pela máquina de secar certa pode ser bastante difícil. Não basta saber quais os tipos existentes. Há muitas outras características que a considerar.

1

Eficiência energética

A máquina de secar roupa é um eletrodoméstico que consome muita energia, pelo que optar por um modelo com um bom nível de eficiência energética é fundamental para poupar algumas despesas ao final do mês e ajudar o ambiente.

Não se esqueça que A+++ é a melhor classificação energética e D é a pior.

2

Capacidade

Este fator depende da composição do seu agregado familiar e da utilidade que vai dar à máquina. Há um pequeno truque que também pode ajudar: um quilo de roupa é equivalente a uma muda de roupa completa, sensivelmente. Nesse sentido, confira o que será mais útil:

  • 4 – 6kg: destinada a peças de reduzida dimensão, utilização até 3 secagens por semana;
  • 7 – 9kg: destinada a peças de pequena a média dimensão, utilização de 4 ou mais secagens por semana;
  • 10 – 15kg: destinada a peças de grande dimensão, utilização de 4 ou mais secagens por semana.

3

Funções disponíveis

Naturalmente que, apesar de haver muitas semelhanças entre as máquinas de secar de roupa, há diferenças que podem afetar a sua decisão.

Falamos de, por exemplo, se deseja um aparelho fácil de utilizar e que seja intuitivo, ou se prefere que a máquina lhe indique o tempo de lavagem, ou se quer um equipamento com programa de arranque automático, ou até se precisa de função antirrugas, para facilitar na hora de passar a ferro.

4

Necessidades futuras

Antes de escolher a máquina de secar roupa, considere não só as suas necessidades de agora, mas também perspetive um pouco o futuro, visto que é um aparelho que, a correr bem, irá fazer parte da sua vida durante muitos anos.

5

Espaço disponível

Parece uma característica óbvia, mas ficaria surpreendido pela quantidade de vezes que este fator é esquecido. Ainda que as máquinas tenham tamanhos semelhantes, um centímetro a mais ou menos pode ser uma verdadeira dor de cabeça.

Dicas para reduzir o consumo de energia da máquina de secar

Depois do frigorífico, o maior gasto energético de sua casa é muito provavelmente provocado pela máquina de secar. Há formas de controlar esta questão:

  • Ler sempre as instruções da máquina que comprar e cumpra-as;
  • Utilizar sempre o programa correto para cada tipo de roupa;
  • Retirar a roupa da máquina logo após o término do programa, de modo a que não fiquem tão engelhadas, podendo até evitar de passar algumas peças a ferro;
  • Quando lavar a roupa, opte pela centrifugação máxima, de modo a diminuir a quantidade de água contida na roupa no fim da lavagem, logo vai diminuir o tempo necessário para a secagem;
  • Limpar regularmente o filtro da máquina de secar roupa;
  • Não sobrecarregar a máquina, respeite sempre a capacidade disponível;
  • Se tiver tarifário bi-horário, opte por colocar a máquina de secar a funcionar precisamente no período em que a eletricidade é mais barata.

Já está a par de tudo o que deve saber para escolher a máquina certa para si. Há muitas e variadas opções à venda, pelo que deve dispensar algum tempo a pensar nas características que deve priorizar, tendo em conta sempre o seu orçamento.

O que é secagem por condensação?

Então, como funcionam? O ar frio é aquecido para poder absorver a humidade da roupa e, de seguida, é novamente arrefecido, passando a humidade para o depósito de condensação. O ar seco e frio resultante é novamente aquecido, fechando desta forma o circuito de ar.

O que é máquina de secar com bomba de calor?

As máquinas de secar com bomba de calor são as mais económicas, uma vez que conservam o calor do ar dentro do tambor para secar as roupas. A bomba de calor funciona em todos os programas e reduz a energia utilizada sem sacrificar o tempo de secagem.

O que não pode ir na máquina de secar?

O que não pode ir na secadora “A lã, por exemplo, não pode ser colocada na secadora, pois encolhe. É preciso ter cuidado também com glitter e pedrarias, usando a secadora no modo de resfriamento”, afirma Marinês.

Quanto gasta de luz uma máquina de secar roupa?

Esta máquina tem a potência estimada de 0.85 kW e trabalha em média 8 horas por mês – ou 2h por semana, para secar as roupas de um agregado de familiar de 3 a 4 pessoas. Nesse sentido, estimamos que o seu consumo em kWh/mês é de: 0.85kW X 8h = 6.8kWh/mês. Certo.