Dor no meio do torax quando aperta

A dor no peito é um sintoma que pode indicar alguma condição grave de saúde que pode, inclusive, levar à morte. Frequentemente associado ao infarto, existem diversas outras doenças que podem manifestar esse tipo de sinal.   

A dor na região torácica pode se apresentar em diversos locais, lado esquerdo, direito, no meio do peito, entre outros, além de formas diferentes, como em pontadas, aperto e opressiva, e cada uma delas podem significar um diagnóstico diferente.   

A condição pode ainda ser acompanhada de outros sintomas que indicam o nível de gravidade e quando é necessário procurar uma ajuda especializada. 

Leia mais

O que pode ser a dor no peito? 

A sensação de desconforto na região do tórax pode ser causada por diversas doenças ou ser o sintoma de alguma condição, como explica o cardiologista e diretor técnico do Hospital do Coração de Sobral, David Carneiro Neto*. 

A dor no peito é uma das principais causas de procura por serviços de pronto atendimento do País e pode ter origem cardíaca, pulmonar, gastrointestinal, musculoesquelética, psicogênica, além de outras.  

Dor no meio, do lado direito ou esquerdo podem ter causas diferentes? 

Dor no meio do torax quando aperta

Legenda: Especialista indica que pacientes com desconforto na região do tórax não devem se automedicar

Foto: Shutterstock

A dor no peito pode apresentar-se de diversas formas e em diferentes regiões do tórax, podendo inclusive irradiar para outras partes do corpo, como os braços, os ombros, o queixo e até mesmo para as costas. Como esclarece o especialista, a área onde o desconforto atinge depende do que o está causando.  

Por exemplo, dor no centro do peito pode ser um sintoma de algum problema cardíaco, como infarto. Já a inflamação da membrana que envolve os pulmões, condição chamada pleurite, pode provocar dor na região do peito e das costelas. Desconforto ao movimentar o tórax também pode indicar um quadro musculoesquelético.    

Quando ir ao médico? 

Como já citado anteriormente, a dor no peito é um dos principais sintomas que motivam pacientes a procurarem atendimento médico no Brasil. Ela pode indicar um quadro grave, que pode levar inclusive à morte, como alerta David Carneiro Neto.  

Existem alguns sinais de alerta que podem se apresentar associadamente a um episódio de desconforto no tórax que, conforme o cardiologista, indicam a necessidade de buscar um especialista. São eles: 

  • Dor opressiva ou em queimação;  
  • Falta de ar;  
  • Sudorese;  
  • Palpitações;  
  • Sensação de desmaio iminente ou desmaio;   
  • Associação com náuseas ou vômitos;  
  • Irradiação da dor para os braços, pescoço, mandíbula, abdômen superior ou em um dos ombros. 

Quais os remédios para dor no peito? 

O médico recomenda que pacientes que sintam desconforto na região do tórax não devem se automedicar ou buscar tratamentos para aliviar a dor na internet.

Como o sintoma pode ser sinal de uma condição grave, que pode causar a morte do indivíduo, ele indica que ao sentir dor no peito acompanhada de algum dos sinais de alerta, citados anteriormente, a pessoa deve buscar atendimento médico, que avaliará a condição e indicará o melhor tratamento.  

Causas de dor no peito 

Dor no meio do torax quando aperta

Legenda: A condição pode ainda ser acompanhada de outros sintomas que indicam o nível de gravidade

Foto: Shutterstock

Diversas doenças e condições de origem como cardíaca, pulmonar, gastrointestinal, musculoesquelética, psicogênica, podem provocar desconforte no tórax. O cardiologista indica haver, pelo menos, seis principais causas de dor no peito que são comuns. Ele lista cada um deles e quais os principais sintomas de cada. São eles:  

1.  Síndrome coronariana aguda (incluindo infarto)   

  • Dor em aperto ou em queimação;  
  • Região central do tórax (retroesternal);   
  • Pode irradiar para braços, ombros, mandíbula ou dorso;   
  • Duração maior do que 20 minutos;   
  • Frequentemente associada a náuseas, vômitos e sudorese.   

2. Psicogênica (transtorno de ansiedade, síndrome do pânico, depressão)   

  • Sensação de sufocamento;   
  • Formigamento;   
  • Falta de ar ou hiperventilação (respiração acelerada);   
  • Palpitações.   

3. Pericardite (inflamação da membrana que envolve o coração)  

  • Dor em pontada;  
  • Início súbito;  
  • Piora com a respiração profunda e ao deitar;  
  • Melhora ao sentar.  

4. Pleurite (inflamação da membrana que envolve os pulmões)   

  • Dor na região do peito e costelas;   
  • Início súbito;   
  • Piora com a respiração profunda e tosse.  

5. Problemas digestivos (espasmo esofagiano, gastrite, úlcera, cálculos na vesícula)   

  • Dor opressiva ou em queimação;   
  • Região do epigástrio;   
  • Associado a azia, empachamento;   
  • Náuseas e vômitos.   

6. Musculoesqueléticas   

  • Piora com a movimentação do tórax;   
  • Reproduzida pela palpação. 

Saiba mais

Dúvidas comuns 

Dor no peito pode ser ansiedade? 

Dor no meio do torax quando aperta

Legenda: A dor no peito é uma das principais causas de procura a serviços de pronto atendimento no Brasil

Foto: Shutterstock

Sim, a sensação de dor no tórax, conforme o médico, é um sintoma frequentemente presente em pacientes durante um quadro de ansiedade.

Além da dor, o indivíduo ainda pode apresentar outros sintomas associado ao transtorno psicológico. São eles: falta de ar; e formigamento, que irradia para diversas partes do corpo, como braços, perna, dedos e pescoço.   

*Joaquim David Carneiro Neto é médico especializado em Cardiologia, com CRM 12.943. É graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com residência em Cardiologia pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui especialização e pós-graduação em Cardiologia Intervencionista pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e títulos de especialista em Cardiologia e Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista pela Associação Médica Brasileira (AMB). É diretor técnico da Unidade Hospital do Coração de Sobral Padre José Linhares, onde atua como médico, e é professor efetivo da Faculdade de Medicina da UFC e do Centro Universitário Uninta.

Assuntos Relacionados

Quando eu aperto no meio do tórax dói?

A dor torácica no centro ou no meio do tórax ou na parte superior das costas pode resultar de distúrbios do esôfago, do coração ou da aorta, problemas nas vértebras ou musculares, sendo que todos os sintomas podem ser similares.

O que pode ser uma dor no meio do tórax?

No geral, as causas mais comuns de dor torácica são: Doenças na região das costelas, cartilagem das costelas, músculos peitorais (dor musculoesquelética das paredes do tórax) ou dos nervos localizados no tórax. Inflamação da membrana que envolve os pulmões (pleurite.

Quando a dor no tórax e preocupante?

Como existem muitas possibilidades para uma dor no peito, é importante ir ao hospital sempre que a dor durar mais que 20 minutos para diminuir ou quando piora ao longo do tempo, especialmente quando surgem outros sintomas como tonturas, sudorese fria, dificuldade para respirar, formigamento nos braços ou dor de cabeça ...

Como saber se a dor no tórax e muscular?

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.