Em que ano a população urbana se tornou maior que a população rural no Brasil?

Questão 1

São fatores que se associam à urbanização do Brasil ao longo do século XX:

I. Industrialização tardia

II. Mecanização do campo

III. Políticas públicas demográficas

IV. Metropolização

V. Democratização fundiária

VI. Isenção de impostos urbanos

Estão corretas as afirmativas:

a) I, II e V

b) II, IV e VI

c) III, IV e V

d) I, III e VI

e) I, II e IV

Questão 2

Sobre o espaço urbano brasileiro, assinale a alternativa correta:

a) as regiões Sul e Nordeste, embora menos povoadas, apresentam as maiores taxas de urbanização.

b) com exceção das cidades de Brasília, Goiânia e Cuiabá, o Centro-Oeste brasileiro apresenta uma espacialidade urbana quase nula.

c) a concentração de habitantes no Sudeste, resultando na formação de grandes cidades nessa região, emergiu como uma reprodução da concentração econômica do país.

d) o espaço urbano brasileiro, embora não homogêneo, apresenta uma distribuição relativamente igualitária ao longo do território.

e) o número de cidades brasileiras com mais de dez milhões de habitantes vem diminuindo em razão do processo de desmetropolização.

Questão 3

Sobre a organização espacial e a hierarquia urbana do Brasil, julgue os itens a seguir:

I. As duas grandes cidades globais do Brasil são Rio de Janeiro e São Paulo. Juntas, elas formam um eixo populacional conhecido como megalópole.

II. O Brasil possui dezenas de metrópoles nacionais, cujo impacto produtivo, político e econômico alcança várias partes e regiões do território brasileiro.

III. Atualmente, há uma crescente importância das cidades médias e das metrópoles regionais brasileiras.

IV. Cidades como Goiânia e Florianópolis possuem uma polarização socioeconômica que se restringe a níveis regionais ou de um espaço próximo.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II

b) II e IV

c) III e IV

d) I, III e III

e) I, II, III e IV

Questão 4

(PUC-MG)

Observe atentamente o gráfico e, a seguir, assinale a afirmativa INCORRETA.

Em que ano a população urbana se tornou maior que a população rural no Brasil?

População rural e urbana do Brasil entre 1950 e 2000

a) O maior equilíbrio entre população rural e urbana verificou-se no final dos anos 60.

b) O declínio da população rural acentuou-se significativamente a partir de meados dos anos 70.

c) O ritmo de crescimento da população rural e urbana promoveu um desequilíbrio cada vez mais acentuado entre elas a partir da década de 70.

d) O ritmo de crescimento da população total tornou-se superior ao da população urbana a partir de meados da década de 90.

Respostas

Resposta Questão 1

I. Verdadeiro – a industrialização do país, tardiamente, intensificou a urbanização brasileira.

II. Verdadeiro – o processo de mecanização do campo resultou no êxodo rural e na consequente ida de pessoas para as cidades.

III. Falso – Não houve políticas públicas declaradas de direcionamento da população que possam relacionar-se à urbanização do Brasil.

IV. Verdadeiro – A urbanização do Brasil foi acompanhada, de certo modo, pela metropolização do país.

V. Falso – No Brasil não houve um processo de democratização fundiária no século XX, mas a concentração de terras.

VI. Falso – Não houve isenções de impostos de modo que isso pudesse elevar a urbanização.

Alternativa correta: letra E.

Resposta Questão 2

a) Incorreta – a região mais urbanizada do país é o Sudeste.

b) Incorreta – o Centro-Oeste apresenta áreas urbanizadas além das capitais, com destaque para as áreas metropolitanas e o entorno do Distrito Federal.

c) Correta – o Sudeste, mais povoado e urbanizado, assim o é em razão da histórica concentração produtiva e econômica do Brasil em relação a essa região.

d) Incorreta – a distribuição da população pelo território brasileiro é irregular e desproporcional.

e) Incorreta – embora a desmetropolização ocorra, não há decréscimo populacional nas grandes metrópoles.

Resposta Questão 3

I. Verdadeiro – São Paulo e Rio de Janeiro – cidades globais – formam juntas a megalópole brasileira.

II. Verdadeiro – O Brasil possui mais de dez metrópoles de alcance nacional, com destaque para Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e outras cidades.

III. Verdadeiro – As cidades médias, principalmente, e também as metrópoles de porte regional vêm recebendo uma onda de investimentos atualmente no Brasil.

IV. Verdadeiro – Goiânia e Florianópolis são exemplos de metrópoles regionais e, portanto, de alcance relativamente amplo, mas com limitações.

Resposta Questão 4

a) Correto – conforme o gráfico, ao final dos anos 1960, havia um breve equilíbrio entre a quantidade de pessoas nos meios rurais e urbanos.

b) Correto – observa-se, na imagem, que a partir dos anos 1970 o gráfico da população rural fez uma breve curva para baixo.

c) Correto – a partir da década de 1970 em diante, a população urbana aumentou, proporcionalmente, muito mais do que a rural.

d) Incorreto – obviamente, a população total do Brasil sempre foi maior do que apenas a população urbana, e não apenas nos anos 1990.

Em que ano a população urbana superou a rural?

Em 23 de maio de 2007, a população urbana ultrapassou a rural. Os especialistas calculam que 3.303.992.253 pessoas vivam nas cidades, enquanto que 3.303.866.404 estejam no campo. Esses números são imprecisos porque não derivam de um censo, mas de projeções feitas por especialistas.

Em qual década a população urbana passou a ser maior do que a rural?

Na década de 1970 o número de habitantes morando nas cidades foi, pela primeira vez, maior do que a população que vivia na zona rural.

Em que período a população urbana se tornou maior que a população rural no Brasil que fatores contribuíram para esse fato?

Podemos dizer que os fatores que contribuíram para a maioria da população se tornar urbana são a expansão da. A população urbana ultrapassou a população rural entre as décadas de 1960 e 1970 devido à expansão das atividades industriais nas cidades e a deterioração nas condições de trabalho no campo.

Em qual década que a população urbana ultrapassou a rural do Brasil?

Em 1940, apenas 31,4% dos brasileiros viviam em cidades; somente em 1970 a população urbana ultrapassou a rural. Dessa forma, só podemos falar na predominância da vida urbana no Brasil há poucas décadas, pois durante mais de quatrocentos anos predominou a vida agrícola.