Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem

1 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

2 Mas aquele que entra pela porta é o apastor das ovelhas.

3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome as suas ovelhas, e as traz para fora.

4 E quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque aconhecem a sua voz;

5 Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

6 Jesus contou-lhes essa parábola; porém eles não entenderam o que era que lhes dizia.

7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a aporta das ovelhas.

8 Todos quantos vieram antes de mim asão ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.

9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pasto.

10 O ladrão não vem senão para roubar, para matar, e para destruir; eu vim para que tenham avida, e a tenham em abundância.

11 Eu sou o bom apastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e adeixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.

13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado com as ovelhas.

14 Eu sou o bom pastor, e aconheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

15 Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha avida pelas ovelhas.

16 Ainda tenho aoutras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém conduzir estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá bum rebanho e um pastor.

17 Por isso o Pai me ama, porque adou a minha vida, para tornar a btomá-la.

18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e apoder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.

19 Tornou, pois, a haver divisão entre os judeus por causa dessas palavras.

20 E muitos deles diziam: Tem demônio, e está fora de si; por que o ouvis?

21 Diziam outros: Estas palavras não são de endemoniado; pode porventura um demônio abrir os olhos aos cegos?

22 E em Jerusalém era a festa da dedicação, e era inverno.

23 E Jesus andava passeando no templo, no apórtico de Salomão.

24 Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente.

25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As aobras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim.

26 Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas, como vo-lo disse.

27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;

28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.

29 Meu Pai, que mas adeu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.

30 Eu e o Pai somos aum.

31 Os judeus pegaram então outra vez apedras para o apedrejar.

32 Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas de meu Pai; por qual dessas obras me apedrejais?

33 Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por obra boa, mas pela ablasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes bDeus a ti mesmo.

34 Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois adeuses?

35 Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a escritura não pode ser anulada),

36 A mim, a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas; porque disse: Sou aFilho de Deus?

37 Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis em mim.

38 Porém, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que saibais e acrediteis que o aPai está em mim, e eu, nele.

39 aProcuravam, pois, prendê-lo outra vez, mas ele escapou de suas mãos,

40 E retirou-se outra vez para além do Jordão, para o lugar onde João tinha primeiramente batizado; e ali ficou.

41 E muitos iam ter com ele, e diziam: Na verdade João não fez milagre algum, mas tudo quanto João disse deste era verdade.

42 E muitos ali creram nele.

Semana de 16 de abril de 2018 (referência: leituras do domingo 22 de abril)

4º. Domingo de Páscoa – Domingo do Bom Pastor

Leituras: At 4,8-12, 1 Jo 3,1-2, Jo 10,11-18

“Eu sou o bom pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas Me conhecem.”

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus.

«Eu sou o Bom Pastor.  O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas.

O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas,

logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa.

O mercenário não se preocupa com as ovelhas.

Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas Me conhecem,

do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai;

Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas.

Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir;

elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor.

Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la.

Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente.

Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai».

Reflexão vicentina

Neste domingo, celebramos a festa do BOM PASTOR.  As leituras nos indicam, cada uma a seu modo, o que significa ser o bom pastor, como são as ovelhas, e como os dois – o pastor e suas ovelhas - se relacionam. É muito interessante entender esta relação no contexto que nós – vicentinos –  vivemos com os nossos assistidos.

O Bom Pastor é o único salvador, a pedra angular.  Jesus é o Senhor e “em nenhum outro há salvação”, como Pedro nos diz em Atos dos Apóstolos.  Ele é a pedra angular!  Para quem conhece as casas antigas que tinham arcos em pedra, há uma pedra que se põe no centro do arco, na sua parte superior.  Ela funciona como uma espécie de cunha, que segura as duas pedras verticais. Sem ela, o arco cai.  Assim é o Bom Pastor: ele é quem nos sustenta, e quem está no centro de nossa vida: sem ele, as ovelhas ficam perdidas e podem cair nos abismos do caminho.

O Bom Pastor conhece e ama cada uma de suas ovelhas individualmente.  Jesus se faz homem e padece como homem para conhecer as ovelhas.  Sendo Deus, Ele poderia ficar junto do Pai, mas é enviado para sentir tudo o que nós, homens, sentimos, a menos do pecado.  Mais do que isso, Jesus se submete a todo o tipo de humilhação e sofrimento, para mostrar-nos o quanto nos ama.  Jesus também conhece muito bem as suas ovelhas, porque escuta-as.  Quantas vezes Jesus expressa a sua misericórdia, quando Lhe chamam ou Lhe dizem algo, quando pedem a salvação, quando tocam Nele pedindo cura, quando explica melhor as parábolas não entendidas, quando compreende a incredulidade dos discípulos!  As ovelhas são tratadas como indivíduos e não como multidões por Jesus: se uma se perde, Ele deixa o rebanho de noventa e nove e vai atrás da perdida.  Nas curas que realiza, Jesus se preocupa com a alma e não somente com o corpo, buscando recuperar a autoestima de quem está sendo curado!

As ovelhas conhecem e amam o Bom Pastor.  Sabem que são filhas e filhos de Deus (segunda leitura – “Se o mundo não nos conhece, é porque não O conheceu a Ele.”).  E se são filhas e filhos de Deus, tratadas como pessoas individualmente, são muito importantes para o mundo.  O filho de Deus sabe que segui-Lo significa “estar no mundo, mas não ser do mundo”: somos missionários - criaturas humanas - inseridos no mundo, mas divinas por aceitar seguir o Pastor em tudo, com fé, esperança e caridade.  Como o Pastor foi perseguido e recusado pelo mundo, também a ovelha aceita ser perseguida e recusada porque ama o Pastor.

As ovelhas confiam cegamente no Bom Pastor e se transformam.  Pedro e João tinham feito o milagre do paralítico em frente ao templo; por isso foram presos.  Ao serem interrogados pelos sacerdotes do Sinédrio, estes lhes perguntam: “com que poder ou em nome de quem fizestes isto?” (At 4,7).  Estavam “cheios do Espírito Santo” e isso os fez manter a autoestima, mesmo em situação de perigo: de réus, transformaram-se em acusadores: “é em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, que vós crucificastes (...) que este homem foi curado”.   É interessante fazer um paralelo entre as situações dos Atos e do Evangelho de hoje.  Em Atos, Pedro e João são perseguidos por fazer o paralítico andar em nome de Jesus.  No Evangelho, a polêmica entre Jesus e líderes judaicos era porque Jesus tinha curado um cego de nascença. 

Em nossa vida de vicentinos, encontramos muitos paralelos com as leituras de hoje.  Em nosso encontro com o Pobre, às vezes, somos ovelhas, e em outras, somos pastores.  Somos ovelhas, quando colocamos Jesus no centro de nossa vocação vicentina: temos a absoluta consciência de que nosso serviço ao assistido é uma resposta de fé ao único Pastor e salvador.  Somos ovelhas quando tomamos consciência de nossa importância no mundo, como missionários e filhos de Deus.  Somos ovelhas quando nos transformamos e nos convertemos sinceramente na visita à casa do Pobre ou na perseguição, porque fazemos a escolha por Deus em nosso trabalho ou no convívio social.  Mas somos pastores porque escutamos e nos colocamos aos pés dos Pobres, servindo-Os, como nossos Mestres e Senhores.  Somos pastores, porque sentimos o sofrimento dos Pobres como se fosse nosso.  Somos pastores porque visitamos e servimos, não em nosso nome, mas em nome do verdadeiro Bom Pastor.

O que significa o bom pastor dá a vida pelas ovelhas?

Ele dá a vida pelas ovelhas que lhe são confiadas, salva-as quando estão em perigo, vai à busca de outras que ainda foram capazes de vir para o seu rebanho ou que se perderam. Mas o evangelho também transmite para nós a ideia de que a segurança das ovelhas é a sua única preocupação.

O que aprendemos com o Bom Pastor?

O rebanho que Jesus reconhece como seu é formado certamente pelos seus discípulos, por todos aqueles que já receberam o dom do batismo. Mas não apenas por esses: Ele conhece todas as criaturas humanas, chama-as pelo nome e cuida de cada uma com ternura.

Qual é a frase que Jesus diz João 10 14?

14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

O que Jesus quis dizer quando disse Eu sou o bom pastor?

O bom pastor estabelece relação de conhecimento e amor recíprocos com suas ovelhas: “Eu sou o bom pastor: conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida pelas ovelhas” (Jo 10,14-15). Jesus estabelece com as pessoas relações de amizade e confiança.