Faça uma lista em ordem decrescente das aglomerações urbanas de acordo com o número de habitantes

O conceito de megacidade foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer referência a toda e qualquer aglomeração urbana com população superior a dez milhões de habitantes. Portanto, o grupo de megacidades envolve as maiores áreas urbanas habitadas do planeta. A maioria delas é constituída por municípios de países emergentes e subdesenvolvidos, embora a maior seja Tóquio, capital do Japão.

A capital japonesa, no entanto, possui excesso populacional por uma série de fatores específicos, principalmente a questão da área habitável restrita que o país possui para os seus mais de 125 milhões de habitantes. Tóquio, aliás, já faz parte também de um novo conceito, o de metacidades, porque possui mais de 30 milhões de pessoas em sua área urbana, que envolve uma série de cidades metropolitanas.

Faça uma lista em ordem decrescente das aglomerações urbanas de acordo com o número de habitantes

Tóquio já possui mais de 30 milhões de pessoas na atualidade

A formação das megacidades e sua proliferação pelo mundo acontecem com base em alguns fatores principais: a intensa urbanização das sociedades, sobretudo durante o século XX, e a acelerada metropolização, ou seja, a concentração das populações urbanas nas grandes metrópoles de seus países. Esse processo ocorre em razão das maiores oportunidades de emprego e moradia que essas cidades oferecem, além do processo de êxodo rural que vem ocorrendo em maior intensidade nos países subdesenvolvidos e emergentes.

Para se ter uma ideia dessa realidade, o ano de 2010 foi o primeiro em que a maior parte da população mundial vivia em cidades, ou seja, em que a população urbana finalmente ultrapassou a população rural em todo o espaço geográfico da Terra. Desse montante, uma considerável parte vive em megacidades, que somam, atualmente, 21 áreas urbanas. Destas, 17 pertencem a países periféricos ou em desenvolvimento.

Algumas dessas megacidades de países subdesenvolvidos vêm apresentando elevados índices de crescimento populacional, tanto pelo aspecto migratório quanto pelas elevadas taxas de natalidade, como é o caso de Lagos, na Nigéria, e Karachi, no Paquistão. O principal desafio dessas e de outras grandes cidades é o provimento de infraestruturas sociais que permitam uma mínima qualidade de vida a seus habitantes em face de um crescimento acelerado e desordenado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, a maior parte das megacidades sofre com problemas relativos à ausência de saneamento básico, expansão de favelas e ocupações irregulares, elevados índices de violência, segregação socioespacial, ausência de mobilidade tanto nas vias de trânsito quanto no deslocamento pelos transportes públicos, entre outros muitos fatores. Por isso, além de conter essa expansão desordenada, são necessárias políticas públicas mais eficientes que visem à correção desses problemas com investimentos diretos em saneamento, segurança, educação, moradia, mobilidade, entre outros.

Outro aspecto considerado negativo existente nas megacidades abrange os problemas ambientais. Eles acontecem pelos elevados índices de poluição, remoção da vegetação, degradação de cursos d'água e outros, gerando problemas ambientais gerais e específicos, tais como as ilhas de calor e a inversão térmica. Por esse motivo, é preciso descentralizar os serviços existentes e promover uma maior democratização nas estruturas sociais para garantir a todos os cidadãos o direito à cidade.

A população mundial é composta por mais de 7,7 bilhões de pessoas. Dessas, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 55% vivam nas cidades. Podemos, com isso, considerar o mundo atual como sendo urbanizado. As maiores aglomerações urbanas estão no continente asiático, com destaque para:

  • Tóquio (Japão);

  • Délhi (Índia); e

  • Xangai (China).

São Paulo ocupa a quarta colocação no cenário mundial e a primeira no Brasil, e a capital carioca também aparece na lista de maiores cidades do mundo.

Leia também: Os 10 países mais pobres do mundo

Tópicos deste artigo

As 20 cidades mais populosas do mundo

De acordo com o relatório Perspectivas da Urbanização Mundial da ONU (2018), as maiores aglomerações urbanas do mundo estão localizadas em países do continente asiático, com destaque para China, Índia e Japão. Entre as 20 maiores megacidades do planeta, duas ficam no Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.

Megacidade

País

População

Tóquio

Japão

37.468.000

Délhi

Índia

28.514.000

Xangai

China

25.582.000

São Paulo

Brasil

 21.650.000

Cidade do México

México

21.581.000

Cairo

Egito

20.076.000

Mumbai

Índia

19.980.000

Pequim

China

19.618.000

Daca

Bangladesh

 19.578.000

Osaka (Kinki M.M.A.)

Japão

 19.281.000

Nova York

Estados Unidos

18.819.000

Karachi

Paquistão

15.400.000

Buenos Aires

Argentina

14.967.000

Chongqing

China

14.838.000

Istambul

Turquia

14.751.000

Calcutá

Índia

14.681.000

Manila

Filipinas

13.482.000

Lagos

Nigéria

 13.463.000

Rio de Janeiro

Brasil

13.293.000

Tianjin

China

13.215.000

Fonte: Relatório Perspectivas da Urbanização Mundial. ONU, 2018.

Anualmente são produzidos diversos rankings classificando as cidades mais populosas de todo o mundo. Entretanto, precisamos atentar para o fato de boa parte deles estar se referindo ao que chamamos de aglomerações urbanas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A definição desse conceito que é adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece as aglomerações urbanas como sendo a população contida em um território contínuo que ultrapassa os limites administrativos de uma única cidade. Conforme a definição do IBGE, essa estrutura está ligada a uma cidade central e refere-se ao processo de metropolização.

As aglomerações urbanas com dez milhões de habitantes ou mais são chamadas também de megacidades.

Faça uma lista em ordem decrescente das aglomerações urbanas de acordo com o número de habitantes
Tóquio, capital do Japão, é a maior megacidade do mundo.

Cidade menos populosa do mundo

Existe uma pequena cidade na Croácia que é considerada a menor do mundo em população: Hum, que conta atualmente com apenas 30 habitantes. Entretanto, há algumas controvérsias com relação a esse título pelo fato de Hum pertencer à municipalidade de Buzet, que possui atualmente cerca de 6 mil habitantes.

Faça uma lista em ordem decrescente das aglomerações urbanas de acordo com o número de habitantes
Acredita-se que Hum é a cidade menos populosa do mundo, com apenas 30 habitantes.

É preciso lembrar, ainda, que a definição de cidade não é a mesma em todos os países, o que pode fazer com que o título de menor cidade do mundo varie conforme a localidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma cidade no estado do Nebrasca com apenas uma moradora, que é Monowi.

Veja também: Os 20 maiores países do mundo

As 5 cidades mais populosas do Brasil

As cinco maiores cidades do Brasil em população se localizam nas regiões:

  • Sudeste;

  • Centro-Oeste; e

  • Nordeste.

O ranking é composto por quatro capitais estaduais e a capital federal, que ficou com a terceira colocação, conforme as estimativas do IBGE para o ano de 2020.

Cidade

População

São Paulo

12.325.232

Rio de Janeiro

6.747.815

Brasília

3.055.149

Salvador

2.886.698

Fortaleza

2.686.612

Fonte: IBGE (2020).

Ressalta-se que as informações do IBGE apresentadas acima dizem respeito à população dos municípios, por isso a divergência com relação aos dados da ONU referentes às capitais paulista e carioca.

Faça uma lista em ordem decrescente das aglomerações urbanas de acordo com o número de habitantes
São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil e a quarta maior aglomeração urbana do mundo.

Diferença entre populoso e povoado

O termo populoso é empregado em referência ao número total de habitantes de uma determinada localidade, ou seja, diz respeito à população absoluta. Com mais de 12 milhões de habitantes, podemos afirmar que São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil. Em escala global, temos a capital japonesa, Tóquio, como a megacidade mais populosa do mundo.

O termo povoado se refere à distribuição populacional sobre uma determinada área. Em outras palavras, diz respeito à população relativa ou densidade demográfica. Continuando com o mesmo exemplo, temos que São Paulo é, também, a cidade mais povoada do território nacional, uma vez que possui elevada densidade demográfica (7.398,26 hab/km²), conforme o último censo do IBGE (2010).

Quais são os maiores aglomerados populacionais?

Tóquio continua a ser a maior aglomeração urbana do mundo com 38 milhões de habitantes, seguida de Deli com 25 milhões, Xangai com 23 milhões e a Cidade do México, Mumbai e São Paulo, cada uma com cerca de 21 milhões de habitantes.

Qual é a maior aglomeração urbana no Brasil?

São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil e a quarta maior aglomeração urbana do mundo. ... As 5 cidades mais populosas do Brasil..

Quais são as duas maiores aglomerações urbanas da região norte?

As duas maiores cidades em população do Norte do Brasil são Manaus e Belém. A população de Manaus é superior a dois milhões de habitantes, enquanto Belém possui mais de 1,5 milhão de habitantes.

Em qual continente se situa a maior parte da aglomeração urbana mais populosa do mundo?

Segundo o relatório Perspectivas da Urbanização Mundial, publicado pela ONU em 2015, mais da metade das grandes aglomerações urbanas do mundo encontra-se no continente asiático.