Foi aprovado o décimo quarto salário dos aposentados

O pagamento do 14º salário foi e continua sendo um dos principais benefícios em discussão quando se fala dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O benefício que nasceu através do Projeto de Lei 4367 de 2020 e que até o momento se encontra em discussão junto a Câmara dos Deputados.

Décimo quarto salário foi aprovado?

O Projeto de Lei 4367 ainda não foi aprovado, a proposta ainda segue em discussão junto a Câmara dos Deputados.

O texto deverá passar pela aprovação de uma Comissão Especial da Câmara para posteriormente seguir para o Senado Federal e então ser aprovado e posteriormente disponibilizado.

Vale lembrar que a proposta esteve muito próxima de ser aprovada na Câmara, no entanto, o presidente da Câmara, Arthur Lira, retirou o texto da pauta e designou que uma Comissão Especial possa avaliar o texto para posteriormente seguir para uma aprovação.

A Comissão Especial será responsável por arquivar definitivamente a proposta que institui o 14º salário, ou então, aprovar a proposta que poderá seguir para o Senado.

Qual será o valor do 14º salário?

O 14º salário será pago dependendo do valor que o segurado recebe de benefício mensal, no caso, o aposentado que ganha um salário mínimo, receberá justamente um salário no mesmo valor.

Já os segurados que recebem mais que um salário, vão receber o valor de um salário mais um valor proporcional à diferença entre o salário mínimo e o teto do INSS.

É importante lembrar que o cálculo do valor do 14º salário não foi definido no Projeto de Lei, contudo, o valor será limitado em dois salários para todos os segurados.

Dessa forma, um segurado que receber R$ 6.000 de aposentadoria, terá direito no máximo a um valor de R$ 2.424 de 14º salário mínimo, ou seja, limitado a dois salários.

Trabalho, Previdência e Assistência

Projeto em análise na Câmara prevê pagamento temporário do valor extra

25/05/2022 - 09:01  

José Cruz/Agência Brasil

Foi aprovado o décimo quarto salário dos aposentados

Texto aprovado limita pagamento dobrado a dois salários mínimos

A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (25) a concessão de 14º salário a aposentados e pensionistas do regime geral da Previdência Social.

O debate foi proposto pelo deputado Delegado Antônio Furtado (União-RJ). Ele lembra que durante a pandemia de Covid-19 aposentados e pensionistas tiveram a antecipação das parcelas do 13º salário para os meses de abril e maio de 2020.

"Cabe destacar que esse adiantamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas teve um impacto social muito importante, porque neste período de pandemia, muitas famílias se socorreram dos valores que foram recebidos do INSS para a sua sobrevivência", afirma o parlamentar, ressaltando que mais de 30 milhões de pessoas recebem benefícios previdenciários.

Um projeto em análise na Câmara trata da concessão em dobro do abono anual, que é o 13º salário pago a segurados e dependentes da Previdência Social que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão (PL 4367/20). O texto permitia esse pagamento dobrado, excepcionalmente, nos anos de 2020 e 2021.

De autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), o projeto foi aprovado pela Comissão de Finanças no fim do ano passado e previa o pagamento do abono, até o limite de dois salários mínimos, no mês de março dos anos de 2022 e 2023. O texto ainda aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça.

  • Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Foram convidados para discutir o assunto na Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, entre outros, a presidente da Federação das Associação dos Aposentados do Estado do Rio de Janeiro, Yedda Gaspar, e representantes do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

  • Confira a lista completa de convidados

A audiência será realizada no plenário 12, a partir das 15 horas, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo portal e-Democracia.

Da Redação - ND

Com toda a certeza, uma das perguntas que eu mais respondi nos últimos tempos é: “o décimo quarto salário para aposentados e pensionistas saiu?“.

Uma vez que as fake news e a desinformação ainda é uma realidade na internet, resolvi publicar esse texto para acabar de vez com essa pergunta.

Por que o 14º salário?

Afinal de contas, por que estamos discutindo a criação do 14º salário em 2020?

Antes de mais nada, temos que lembrar que o Governo Federal antecipou o 13º salário lá no início da pandemia.

Assim, muitos aposentados e pensionistas gastaram todo o valor e agora no final do ano, ficarão sem o “extra” do 13º.

Por isso, o Senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou o Projeto de Lei nº 3.657/2020, que cria o 14º salário para aposentados e pensionista do INSS em 2020.

Calma! O décimo quarto salário ainda não foi aprovado.

Por hora ele é só um projeto de Lei. Ou seja, não é lei!

Porém o Projeto de Lei do 14º salário terá validade somente esse ano e para que o benefício seja concedido, a proposta deverá que ser votada e aprovada na Câmara e Senado. Assim, o texto será encaminhado ao presidente da república, Jair Bolsonaro, que decide se veta ou sanciona a lei.

Contudo até o momento não há qualquer interesse do governo em dar prosseguimento ao Projeto e inclusive segundo declarações não a estudo suficiente que prove a necessidade da liberação da parcela extra aos segurados.

Logo o cidadão que está contando com essa liberação pode começar a se programar, pois as chances de aprovação ainda mais no cenário atual é praticamente nula.

Para acompanhar as mais recentes atualizações da proposta, basta acessar a página oficial do Senado.

Apesar de ter muita gente por aí falar que o Décimo Quarto já está aprovado, o fato é que esse boato é uma verdadeira fake news.

FONTES: PREVIDENCIARISTAS E ECONOMIA/UOL

Quando é que vai começar a pagar o décimo quarto salário?

Inicialmente, o décimo quarto salário estava previsto para ser pago em duas parcelas, ainda em 2022, assim como é feito no caso do décimo terceiro do INSS. No entanto, com a demora e o atraso na análise da proposta, se torna difícil prever novas datas de pagamento, principalmente ainda em 2022.

Quais são as últimas notícias do 14º salário?

O projeto do 14º salário para aposentados e pensionistas também já foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação, e previa o pagamento do abono, até o limite de dois salários mínimos, no mês de março dos anos de 2022 e 2023. O texto ainda aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça.

Quando vai ser pago o décimo quarto salário 2022?

Estimava-se que o décimo quarto salário fosse pago em duas parcelas, uma em março de 2022 e outra em março de 2023. Mas como o projeto ainda está em tramitação, ainda não é possível informar novas datas de pagamento. meutudo.

Foi liberado o 14º salário dos aposentados?

14º salário não será pago em 2022 Infelizmente o Projeto de Lei 4367/20 que institui o pagamento do 14º salário emergencial não tem possibilidades de ser aprovado em 2022.