Gravidez aos 44 anos é possível

A maternidade tardia é uma tendência crescente de abrangência mundial: atualmente 3 de cada 10 mulheres que iniciam tratamentos de fertilização assistida têm mais de 40 anos.

A fertilidade segundo a idade

A capacidade reprodutiva da mulher diminui de maneira acentuada a partir dos 37 anos. De fato, a probabilidade estatística anual de gravidez diminui de 73 a 61% entre os 30 e 35 anos, a partir dos 35 abaixo de 54%. Se considerarmos o tempo imediatamente anterior à gravidez, metade das mulheres vai engravidar em uma média de:

• 3 meses antes dos 35 anos
• 7 meses dos 35 aos 37 anos
• 13 meses aos 38 anos

O avanço da ciência

Diversos avanços científicos, médicos e técnicos buscam dar resposta a este crescente número de pares que iniciam a busca da paternidade ao chegar à quarta década de vida, quando a porcentagem de mulheres inférteis ronda 64% , diante dos 30% de mulheres que não conseguem a gestação entre os 35 e 39 anos. Além disso, as gestações depois dos 40 anos apresentam riscos maiores de aborto espontâneo e complicações durante a gravidez.

Os resultados dos avanços médicos, medidos na taxa de gestações que deram certo, parecem demonstrar que está por um bom caminho. Em 2009, 50% dos casais que iniciaram tratamentos de fertilização assistida conseguiram a gravidez, enquanto esta taxa em 2007 era de 33%.

O avanço das técnicas

A respeito da tecnologia, um avanço muito importante vem sendo a possibilidade de transferir os embriões no quinto dia no estágio de “blastócitos”, em lugar do terceiro dia, como ainda se faz hoje, já que permite uma melhor sincronização dos tempos naturais de fecundação. De fato, o procedimento de transferência ao quinto dia permite selecionar embriões mais saudáveis e com maior potencial de implantação. Graças a essa modificação técnica no processo prévio à implantação, se alcançou que 57% das mulheres de 40 anos ou mais (42 anos em média) para as quais se transferiu o embrião no quinto dia, conseguiram a gestação, comparados aos 22% de êxito no caso de pacientes que receberam a implantação no terceiro dia.

Em suma, existem propostas da ciência e da tecnologia para conseguir que aqueles casais que decidiram postergar a paternidade possam realizar o seu sonho de ter seu bebê, e o melhor conselho é não atrasar tão marcadamente a busca por um filho para acompanhar o relógio biológico da mulher ou, em caso de não haver encontrado ainda o momento ou pessoa adequada, criopreservar óvulos para seu uso mais adiante.

  • Homepage
  • Doenças
  • Infertilidade Feminina
  • Bom Dia! Tenho 44 Anos E Estou Tentando Minha Primeira Gravidez. Posso Tomar Estimulador Ovariano?

3 respostas

Bom dia! tenho 44 anos e estou tentando minha primeira gravidez. Posso tomar estimulador ovariano?

Olá. Nunca inicie uma medicação sem a ajuda do seu médico. Evite a auto-medicação.
Você menstrua todo mês? Sua menstruação é regular? A mulher que cicla regularmente é o principal de ovulação.
A mulher que ovula não há benefícios no uso de indutores de ovulação. O uso dessa medicação não aumenta as chances de gravidez.
Essa medicação pode ajudar se houver alguma irregularidade menstrual ou sinais de anovulação.
Lembre que a mulher tem um importante fator de fertilidade que é a idade. A partir dos 35 anos, ocorre uma redução da fertilidade e aumento do risco de malformação. A redução de fertilidade ocorre principalmente após os 40 anos. Desta forma, você pode ter um importante fator dificultador de gravidez que é a sua idade. A gravidez não é impossível mas difícil.
Se tiver oportunidade, procure um médico com experiência em reprodução assistida.
Converse com o seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Gravidez aos 44 anos é possível

Bom dia.
A partir de 40 anos de idade, temos a preocupação com a fertilidade devido queda natural da resposta dos ovários. Nesse caso, o acompanhamento com médico especialista em Reprodução Humana é extremamente valioso para guiá-la nessa fase. Não é aconselhável o uso de indutores de ovulação sem seguimento médico.
Abç, Dra Thais

Olá, você deve procurar um especialista para uma avaliação adequada. Aos 44 anos, é muito possível baixa de reserva ovariana, por isso, é importantíssimo avaliação adequada para que seja possível o tratamento o quanto antes.Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico. Abs

  • Tenho 48 anos queria muito engravidar Qual especealista devo procurar pra saber como ta meus ovulo??
  • Estou com pequenos folículos no ovário, e tenho o ciclo muito desregulado. Estou a 5 meses sem menstruar, minha ginecologista passou um anticoncepcional selene durante 6 meses e o fortisop durante 3 meses. Porém quero engravidar devo seguir? O anticoncepcional não vai me prejudicar ?
  • Tome indux e não conseguir engravidar tome 5 comprimidos durante 5 dias de 50m e não conseguir engravidar e q posso fazer para engravidar
  • Tenho 44 anos, meu sonho era ser mãe, mas aos 28 anos fiquei tetraplégica (guillan barre),hj estou bem melhor, com algumas restrições, não tenho muitas força nos braços e pernas, minha menstruação veio quando eu tinha quase 18 anos, será com 45 anos teria chance para eu ser mãe?
  • Recebi o diagnóstico de trompa direi enovelada e trompa Esquerda parcialmente obstruída Isso me impede de engravidar? Esse é o meu sonho.
  • Tenho 2 filhos e tenho dúvidas se o médico me laqueou pois só 2 filhos tá bom. Fiz o exame e nele diz trompa esquerda porção opacificada e trompa direita não opacificada e no final do exame diz aspecto radiológico compatível com status pós salpingectomia será que ainda tenho risco de engravidar?
  • Tenho Síndrome do Ovário Policístico, útero retrovertido e uma possível endometriose antiga. Esse conjunto de coisas, causam a infertilidade?
  • Fazer força para evacuar no dia da transferência embrionária pode expulsar os embriões que foram transferidos para o útero?
  • Gostaria de saber se os bloqueadores de canal de cálcio para a hipertensao podem interferir na fertilidade feminina?
  • O que é cromotubagem? Meu médico pediu miemectomia com cromotubagem. Podem me explicar?

Nossos especialistas responderam a 82 perguntas sobre Infertilidade Feminina

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Quais as chances de engravidar aos 44 anos?

A gravidez após aos 40 anos é considerada de risco e as chances de conseguir engravidar são pequenas. Nesta idade a probabilidade é a mesma que com 35 anos, 9% durante um mês de tentativas e 50% dentro de um ano.

Estou grávida aos 44 anos e agora?

Esta gravidez seria considerada de risco? Sim, uma gestante com mais de 40 anos é sempre considerada de alto risco. Essas pacientes são mais propensas às doenças pré-existentes que complicam a gestação, como obesidade, hipertensão arterial, doenças da tireóide, diabetes, etc.

Quais os sintomas de gravidez aos 44 anos?

Hipertensão na gravidez; Síndrome Hellp; Trabalho de parto por tempo prolongado..
Perda de sangue vermelho vivo pela vagina;.
Corrimento escuro mesmo que em pequenas quantidades;.
Sangramento de cor vermelha escura ou semelhante ao corrimento;.
Dor no pé da barriga, como se fosse uma cólica..

Qual o limite de idade para engravidar?

Se natural, além da ausência de comorbidades, a mulher não pode ter entrado na menopausa — o que costuma ocorrer por volta dos 51 anos. No entanto, a taxa de fecundidade feminina entra em declínio após os 35 anos. Assim, os especialistas recomendam que a idade máxima para engravidar de maneira natural seja aos 35 anos.