Ide por todo mundo pregai o evangelho e fazei discípulos

Domingo de Pentecostes

Evangelho (Mt 28, 16-20)

“…portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do filho e do Espírito Santo…”

Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.

Reflexão        

Quandom a cada domingo ou em outras grandes celebrações, nós somos convidados a recitar o Credo durante a Eucaristia, parece que nos lançamos em uma série de tratados filosóficos, cujos conteúdos sentimos muito longe de nós, de nossa compreensão, longe da nossa vida e da nossa linguagem. Mesmo assim, é muito importante invocarmos o trabalho feito com tanto sofrimento com o qual os nossos pais e mães na fé conseguiram exprimir no que acreditavam. Um trabalho empenhativo para proclamar a fé em um Deus que não é aquele que queremos fabricar segundo os nossos uso e consumo, mas que criou o homem sobre a terra e nos adotou como filhos. Deste modo, o Altíssimo nos abriu o seu coração oferecendo-nos o acesso a uma relação íntima e amorosa com Ele. Toda uma vida não seria suficiente para fazer morrer dentro nós aquela imagem de Deus, que arriscamos em construir para evitar de encontrá-lo e de nos fazermos encontrar-nos. A celebração do mistério da trindade não é um quebra-cabeças, mas um trabalho cotidiano de não fazer-nos um deus que seja à nossa imagem. Somos chamados a deixar-nos continuamente reconstruir pelo Deus no qual somos chamados a crer próprio pela consciência sempre mais profunda de quanto ele mesmo creia em nós, do momento no qual ele nos criou a cada momento no qual acompanha o nosso caminho com uma discrição amável. Contemplar a relação que existe entre as três pessoas divinas se torna uma escola de esperança e uma escola de amor eficaz – o Pai e o Filho e o Espírito Santo viveu uma liberdade pessoal que faz tudo em um uma unidade substancial. Deus se revelou ao mundo como uma comunhão de amor. A trindade não é um conceito teológico, mas um mar de misericórdia. Celebrar este mistério na liturgia pode reavivar o desejo de poder aprofundá-lo sempre mais na vida de cada dia.

Hoje, a liturgia nos convida a adorar a Santíssima Trindade, nosso Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Um só Deus em três pessoas, em nome das quais fomos batizados. Através da graça do batismo somos chamados a formar parte da vida da Santíssima Trindade aqui embaixo, na obscuridade da fé, e, depois da morte, na vida eterna. Pelo sacramento do batismo, fomos feitos participantes da vida divina, chegando a ser filhos de Deus Pai, irmãos em Cristo e templos do Espírito Santo. Pelo batismo, iniciamos a nossa vida cristã e recebemos a nossa vocação à santidade.

Pe. Paulo Eduardo Jácomo, sdb.

Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura... Marcos 16.15

Ide por todo mundo pregai o evangelho e fazei discípulos

“Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações” Marcos 13.10

Nós cristãos somos a mensagem e possuímos apenas uma missão; somos a mensagem que é o Santo Evangelho e nossa missão é fazer conhecido em todas as nações este evangelho. Simples assim.

Jesus foi muito claro e direto ao nos delegar essa tarefa; ele disse: 

“Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura” Marcos 16.15

Note que nossa única missão é pregar o evangelho; porém, alguns têm se empenhado de corpo e alma em fazer outros negócios que não nos compete:

Nossa missão não é mudar o mundo.

Não podemos impedir que o mundo se corrompa; na verdade, o mundo vai se corromper de tal forma que será impossível para um cristão viver piamente nele; por isso os cristãos serão tirados um dia. Porém, durante o tempo em que for determinado aos cristãos permanecerem por aqui, cabe a eles refletir a luz de Cristo através de um viver pacífico, piedoso e reto; sendo, em tudo, exemplo de boas obras, moralidade, honestidade, bondade, benignidade, ética, honra, sensatez e tantos outros atributos valorosos ensinados a nós pela Palavra, como descrito na epístola a Tito 2.7 que diz: "Em tudo, te dá por exemplo de boas obras...". Para que as pessoas que vivem suas vidas na corrupção e nas vaidades do mundo enxerguem a mensagem, ou seja, vejam nosso exemplo, sejam tocadas pelo Espírito de Deus através de nós e julguem por si mesmas o que é melhor para suas vidas.

Cabe aqui ressaltar que o discurso e o exemplo de um cristão sempre são um só, ou seja, falar algo e não demonstrar com a própria vida jamais deve acontecer. O que o cristão prega é o mesmo que ele pratica. Não há exceção quanto a isto, pois está escrito: "Assim falai e assim procedei..." Tiago 2.12

Nossa missão não é mudar as pessoas.

A humanidade sempre viveu, vive e viverá por aquilo que julga e entende ser o correto; todas as pessoas agem dessa forma; Jamais devemos tentar obrigar não-cristãos a viver pela nossa filosofia de vida ou por nossas convicções, não devemos tentar impor às pessoas algo que elas não querem, sob pena de perdermos completamente o contato e a oportunidade futura de mostrarmos O Caminho, e, com isso acabar fazendo inimizades e batalhas desnecessárias com aqueles que devíamos amar e ajudar a serem salvos. "...Quando depender de vós, tende paz com todos os homens..." Romanos 12.18 E.R.A; porque o próprio Deus diz: "...Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos." Zacarias 4.6

Devemos, sim, mostrar, dizer e ensinar que existe uma opção melhor na vida; uma opção melhor que a dor, melhor que o sofrimento, melhor que a frustração, melhor que os dogmas. Devemos mostrar que esta opção é o Santo Evangelho de Jesus Cristo.

Nossa missão é falar das boas notícias para todas as pessoas de todas as nações da forma como Jesus determinou:

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado.” Mateus 28.19-20

Alguns verão e ouvirão a mensagem, entenderão e aceitarão. Outros verão e ouvirão, mas não entenderão e, ou, não aceitarão, por isso Jesus disse: “quem crer será salvo e quem não crer será condenado” Marcos 16.16

Algumas pessoas simplesmente não crerão, mas nossa missão não é obrigá-los a crer, ou julgá-las por não crer; o que importa é que todos ouçam o evangelho como declara o versículo que destaquei no início deste capítulo: “Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações” Marcos 13.10

Essa é a nossa missão; ser e pregar o evangelho para toda criatura acreditando que elas crerão na mensagem. Essa é nossa única e sublime missão.

O que quer dizer em Marcos 16

Deus ordena que seus servos ofereçam a salvação a “todos os homens”. Se eles rejeitam, é por sua conta e risco. Deus não tem culpa se eles não escolherem ser salvos. Sua misericórdia é manifesta; sua graça é ilimitada em oferecer vida a uma criatura tão culpada quanto o homem.

Por que Jesus disse Ide por todo mundo e pregai o evangelho?

Eis porque o evangelho de hoje nos ordena de “anunciar por todo o mundo, a todas as criaturas…”. Porque se de uma parte a fé é um dom que se recebe de uma experiência que te muda a vida, é também verdadeiro que diante desta experiência permaneçamos livres para dizer sim ou não.

O que quer dizer Ide e fazei discípulos?

Na verdade o “ide” está no particípio, qualificando o imperativo da frase. Isto significa que no grego a ordem dada por Jesus Cristo é o “fazei discípulos” e não o “ide”. Nessa sentença o “ide” apenas determina a maneira pela qual a ordem de se fazer discípulos é cumprida.

Quem disse Ide e pregai o evangelho a toda criatura?

Marcos 16.15. Nós cristãos somos a mensagem e possuímos apenas uma missão; somos a mensagem que é o Santo Evangelho e nossa missão é fazer conhecido em todas as nações este evangelho.