Jogos Olímpicos 1988 quadro de medalhas

As grandes potências esportivas, com exceção de Cuba, voltaram a participar e competir pelo quadro de medalhas. O mundo assistiu a uma série de escândalos de doping. Foi a última edição em que a cerimônia de abertura foi realizada durante o dia. As maiores preocupações do COI na ocasião foram a impopularidade do governo sul-coreano e sua constante hostilidade com a vizinha Coreia do Norte, que foi convidada, mas se recusou a participar. O judoca Aurélio Miguel conquistou o único ouro da delegação brasileira. Sob o comando do técnico Carlos Alberto Silva, o Brasil levou novamente a medalha de prata. O handebolista Andrey Lavrov conquistou medalhas de ouro representando três bandeiras diferentes: jogou em 1988 pela União Soviética, em 1992 pela Comunidade dos Estados Independentes (grupo que reuniu as antigas repúblicas da União Soviética) e em 2000 pela atual Rússia. A norteamericana Florence Griffith-Joyner, ao realizar as duas provas mais rápidas do Atletismo feminino, perpetuou os dois recordes até os dias atuais: 10,62 segundos nos 100 metros rasos e 21,34 segundos nos 200 metros.

Nesta página, você confere Medalhas do Brasil de Olimpíadas de Seul - 1988. Navegue pelos destaques deste programa de esporte da Globo.


O Brasil conquistou seis medalhas. O judoca Aurélio Miguel conquistou o ouro no judô, na categoria meio-pesado.

O judoca brasileiro Aurélio Miguel luta contra Marc Melling, da Alemanha Ocidental, nos Jogos Olímpicos de Seul, 1988. — Foto: Hipólito Pereira/Agência O Globo

O brasileiro Aurélio Miguel, ouro no Judô nos Jogos Olímpicos de Seul, 1988. — Foto: Hipólito Pereira/Agência O Globo

Jogos Olímpicos 1988 quadro de medalhas

OURO PARA O BRASIL: Aurélio Miguel ganha medalha de ouro no judô na Olimpíada de Seul, 30/09/1988.

Quadro de medalhas da Olimpíada de Seul, 1988. — Foto: Arte/Memória Globo

A seleção brasileira de futebol – com Romário, Bebeto e Taffarel em campo – e o velocista Joaquim Cruz – que competiu na prova dos 800 metros rasos – receberam as medalhas de prata.

Seleção brasileira de futebol conquista a medalha de prata após a partida final entre Brasil e União Soviética nos Jogos Olímpicos de Seul, 1988. Hipólito Pereira/Agência O Globo — Foto: Hipólito Pereira/Agência O Globo

Atleta Joaquim Cruz (115), medalha de prata na prova de 800m na Olimpíada de Seul, 1988. — Foto: Hipólito Pereira/Agência O Globo

Jogos Olímpicos 1988 quadro de medalhas

Reportagem de Marcos Uchoa sobre a medalha de prata conquistada pelo atleta brasileiro Joaquim Cruz nos 800 metros rasos na olimpíada de Seul em 1988, Jornal Nacional 26/09/1988.

O bronze veio para o iatismo, nas categorias Star (Torben Grael e Nelson Falcão) e Tornado (Lars Grael e Clinio Freitas), e para Robson Caetano, que correu os 200 metros rasos. Luiz Fernando Lima cobriu a prova e entrevistou o atleta. Robson Caetano comentou sobre o imenso valor daquele terceiro lugar para ele, que vinha de uma realidade muito dura e treinava em pistas esburacadas.

O brasileiro Robson Caetano (125), medalha de bronze e o americano Carl Lewis (1102), medalha de prata, se cumprimentam após a prova dos 200m nos Jogos Olímpicos de Seul, 1988. — Foto: Hipólito Pereira/Agência O Globo

Os norte americanos Carl Lewis (medalha de prata) e Joe Loach (medalha de ouro) e o atleta brasileiro Robson Caetano (medalha de bronze) na prova dos 200m nos Jogos Olímpicos de Seul, 1988. — Foto: Hipólito Pereira/Agência O Globo

Jogos Olímpicos 1988 quadro de medalhas

Reportagem de Luiz Fernando Lima sobre a conquista da medalha de bronze por Robson Caetano nos 200 metros rasos, na Olimpíada de Seul, Jornal Nacional, 28/09/1988.

GALERIA DE FOTOS

Galeria de fotos Medalhas do Brasil

Jogos Olímpicos 1988 quadro de medalhas

Mascote da Olimpíada de Seul, 1988. — Foto: Divulgação

Mais do memoriaglobo

Aos 11 anos, Rita sofreu com a madrasta Carminha, que, com a ajuda do amante, armou para Genésio, pai da menina. Após ser abandonada pelos vilões em um lixão, Rita foi adotada por um um casal de argentinos. Doze anos depois, Rita, agora Nina, volta para o Brasil e é contratada pela ex-madrasta, que não a reconhece.

Há 8 meses

Duas viagens, uma para Minas Gerais e outra para a Argentina, marcaram a fase inicial das gravações. Em Uberlândia, foram gravadas cenas de uma partida de futebol, protagonizadas por Tufão. Na Argentina, foram feitas as cenas de Rita/Nina com sua nova família.

Há 8 meses

O lixão cenográfico foi construído perto dos Estúdios Globo, seguindo o resultado de pesquisas em aterros sanitários reais. Todo o material cenográfico do lixão não era perecível e foi lavado. O Divino, bairro fictício do subúrbio do Rio de Janeiro, abrigou grande parte das cenas da novela.

Há 8 meses

Como a trama tem duas fases, vários personagens passaram por importantes mudanças. A equipe de figurino mergulhou no mundo do charme, do rap e do hip hop, o que fez com que pudesse ser criado para os personagens do Divino um visual bem sensual.

Há 8 meses

Uma novela de: João Emanuel Carneiro | Colaboração: Marcia Prates, Alessandro Marson, Antonio Prata, Luciana Pessanha e Thereza Falcão | Direção de núcleo: Ricardo Waddington | Direção-geral: Amora Mautner e José Luiz Villamarim | Direção: Gustavo Fernandez, Joana Jabace, Paulo Silvestrini, Thiago Teitelroit e Andre Camara

Há 8 meses

Qual foi a posição no quadro de medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos e quantas medalhas foram conquistadas?

Por edição dos Jogos Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, batemos diversas marcas: recordes de medalhas conquistadas (21); maior número de ouros em uma edição (7), igualando os Jogos Rio 2016; pódios em 13 modalidades, feito inédito, e o 12° lugar no quadro de medalhas (7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes).

Quem foi a atleta que conquistou a primeira medalha olímpica em 1988?

Jogos Olímpicos pela primeira vez na Coreia do Sul A alemã Christa Luding-Rothenburger passou a ser a única atleta da história a conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno no mesmo ano.

O que aconteceu na Coréia em 1988?

Jogos Olímpicos de Verão de 1988 (Hangul: 서울 하계 올림픽; hanja: 서울 夏季 올림픽; Seoul Hagye Ollimpik), oficialmente denominados Jogos da XXIV Olimpíada, foram os Jogos Olímpicos realizados em Seul, Coreia do Sul, entre 17 de setembro e 2 de outubro, com a participação recorde de 159 países e 8 391 atletas.

Qual a classificação final de medalhas do 1º ao 10º lugar geral?

Quadro de medalhas.